sexta-feira, 10 de setembro de 2021

FINAL: Dr. Ramune -Mysterious Disease Specialist- #12

ÚLTIMO POST DE DR. RAMUNE.
Um anime que eu esqueci que fazia parte do Crunchyroll Originals, porque sou desmemoriada assim mesmo.

Se eu recomendo o especialista em incognoses? RECOMENDO MUITO!
APROVEITA QUE O BLOG TERMINOU A ANÁLISE E VAI CORRENDO MARATONAR ESSA BELEZA!
 
Nos episódios anteriores... descobrimos como Ramune e Kuro se conheceram, além de sabermos um pouco mais sobre a vida desse assistente tão misterioso do especialista em incognoses. A mensagem que fica é que você precisa buscar apoio quando não está se sentindo bem e quando o apoio não vem da família que tanto te adora... É hora de fazê-los "enxergar" na marra!
 
Mataria o Momiji se ele ficasse para o piquenique, Kimono?

Dr. Ramune -Mysterious Disease Specialist-
12º episódio
Gente, que dó daquele pitico Ramune chorando e ainda levando bronca!
Opinião: Coisas que eu não entendo: meu cérebro achou mais fácil decorar "Dr. Ramune -Mysterious Disease Specialist-" do que "Kai Byoui Ramune". Por quê? Porque o "Byoui" bugou meu cérebro.

NÃO SEI COMO FUNCIONA UM CÉREBRO COM APENAS UM NEURÔNIO ZUMBI, mas ok, né? Vida que segue.

E hoje é dia de última cartinha de Dr. Ramune aqui no blog, dando aquele reforço básico nos cuidados que devemos manter, pois A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU, apesar dos governos acharem uma boa ideia reabrir tudo como se não existisse a covid-19.

"Olá, Kimono!
Espero que você e seus leitores estejam bem e se cuidando.

Eu sou Nico, neto da vovó Ayame, e amigo do Ramu-chan.

Antes de falar sobre a importância de manter os cuidados durante a pandemia da Covid-19, é bom lembrar que essa doença já matou mais de meio milhão de pessoas apenas no Brasil e que continua com taxas muito altas de mortes por dia e transmissão.

Entendo que todos estão cansados da pandemia, querem sair para se divertir, ver gente e aproveitar a vida, contudo, é importante lembrar que a Covid-19 ainda não tem cura e muito menos um medicamento específico que possa acabar de vez com o vírus e evitar sequelas graves.

É necessário que você entenda que a vacina não é uma cura. Ela ajuda o seu corpo a evitar que a doença se desenvolva para a forma grave, desde que todos os cuidados continuem sendo feitos.

A vacina não garante imunidade de 100%, só que mesmo assim você deve tomá-la. De qual fabricante? A que tiver. Com quantas doses? A quantidade que for recomendada.
A vacina pode salvar a sua vida, então tome assim que ela estiver disponível para a sua faixa etária e fique de olho no calendário para não perder a 2ª dose (se a sua vacina for de duas doses).

É chata toda essa repetição? Sim, é chata, mas parece que as pessoas não entendem a importância dos cuidados e da vacina.

Falando em cuidados, vamos repassar os principais?
-Usar máscara sempre que sair de casa;
-Lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool 70%;
-Evitar sair com frequência;
-Evitar lugares fechados ou com pouca ventilação;
-Evitar ambientes com muitas pessoas;
-Limpar compras e itens de uso diário (que você usa em casa e fora dela, como celular, relógio, óculos, etc);
-Deixar calçados na entrada ou num lugar separado e com boa ventilação;
-Tomar banho completo e colocar a roupa que usou na rua para lavar.

Não é hora de frequentar bares, restaurantes, cinemas, museus e outros ambientes onde as pessoas retiram as máscaras para comer ou lugares fechados.

A Covid-19 desenvolveu algumas variantes que são muito transmissíveis. Ou seja, quanto mais pessoas na rua, mais chance do vírus infectar mais pessoas. Inclusive as que não foram vacinadas e os grupos de risco que mesmo vacinados podem acabar se expondo e correndo ainda mais riscos.

Se você sai com frequência para trabalhar e se depara com lugares fechados e aglomerações, principalmente na hora de ir ou voltar do trabalho, invista em máscaras N95 ou PFF2. Elas têm tecidos que filtram melhor o ar e barram as partículas minúsculas como as do vírus.

Para saber identificar esse tipo de máscara, onde comprar, faixa de preços, como reutilizar, entre outras informações importantes, acesse o site PFFparaTodos.

Não se arrisque e não aposte com a sua vida.

E não esqueça de cuidar da sua saúde mental e emocional, que são tão importantes quanto a saúde física.

Fiquem bem.

Assinado: Nico"
 
Lembrando que independente da máscara que você usar, ela deve cobrir o nariz inteiro e a boca. Vejo muita gente com a máscara na ponta do nariz, no meio ou simplesmente com o nariz de fora. A máscara tem que ficar mais alta, sem brechas e folgas por onde o ar contaminado possa entrar.

E se precisar ajustar a máscara, lembre de higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão, sempre tocando nas extremidades ou nos elásticos. NUNCA COLOQUE A MÃO NO CENTRO DA MÁSCARA ou onde fica o seu nariz!!!

Quanto menos pessoas vacinadas e tomando esses cuidados, mais a pandemia vai durar e mais pessoas vão morrer, então faça a sua parte!

Bom, depois dessa carta preocupada do Nico, vamos para o episódio final de Dr. Ramune!!!
Gente, o Ramune feliz que o Kuro está tão saudável que até deu uma engordadinha. SABE, SOCIEDADE, NÓS NÃO MERECEMOS O RAMUNE!
E a gente começa como, sociedade? COM VONTADE DE CHORAR, preferencialmente não condimentos, POIS A KOTO DO EPISÓDIO DE ESTREIA VOLTOU!

Bem, isso não deveria ser novidade, já que se num médico tradicional a gente precisa fazer acompanhamento, o mesmo vale para os afetados por incognoses, né?

O triste aqui são as palavras do Momiji, mestre do Ramune, dizendo que ele deve manter uma distância entre médico e paciente para que "ninguém ao redor dele fique triste"...

Fico pensando se isso é só um conselho frio ou se o Ramune tem alguma condição especial que o impede de viver cercado de gente...

Gente.
EU VOU QUEBRAR A CARA DO MOMIJI. É isso.
EU VOU QUEBRAR A CARA DELE COM TUDO O QUE EU TENHO DE FORÇA e avaiana de pau.

Ramune tentando seguir o conselho bosta do mestre bosta que ele tem e depois CHORANDO AS PITANGAS pra vovó Ayame e pro Nico, POIS QUERIA QUE O KURO NÃO FOSSE EMBORA E FICASSE SENDO ASSISTENTE DELE.

Galera, bora enterrar o Momiji. Ninguém precisa de um bonitão sendo escroto na vida de um pobre médico incognologista e idiota!
 
Claro que não é do feitio dele, Nico! É A PRAGA DO MOMIJI FODENDO A CABEÇA DESSE LOIRO IMBECIL!
 
MEU DEOS, ATÉ PARECE O ALIBABA NA BURRICE! NÃO É POSSÍVEL!

Jogada no chão da sala COM O AONA TENTANDO CHAMAR A ATENÇÃO DO KURO... apertando dois bichinhos de pelúcia nas bochechas do colega.

AONA.
MELHOR PESSOA.
E NÃO SE FALA MAIS NISSO!

Aona, NÃO ME FAÇA CHORAR! EU NÃO TENHO CONDIÇÕES EMOCIONAIS PRA ME RECOMPOR! EU SOU BRASILEIRA, TÁ?

A pessoa que assistiu Jujutsu não consegue escutar "sake" e "okaka" e não gritar "TOGE INUMAKI" em seguida. Jujutsu acabou com a minha vida... Toda vez que eu ouvir ingredientes de bolinho de arroz (onigiri), VAI TER O TOGE INUMAKI NA MINHA MENTE FALANDO ESSES INGREDIENTES!
 
Aliás, menino Toge Inumaki que eu gosto de chamar de "Okaka".

Velho, não faz isso comigo não, Kuro.
KURO, EU VOU MORRER, KURO!
VOCÊ CHAMOU OS PACIENTES DO RAMUNE PARA O PIQUENIQUE! EU VOU TER UM TRECO, KURO!

MENTIRA QUE O CARA DO PIPICO DE CHIKUWA ARRANJOU UM TRABALHO!
Não, pera... Ele era desempregado antes? Eu nem lembro...

Por favor, me deixem quebrar o Momiji na porrada. Nunca te pedi nada, anime.
E eu chorando com a sua felicidade ao ver que o Kuro está bem!
Ramune.
Onde você é bonitão, super na moda e popular com homens e mulheres?
Ramune, você é o Alibaba de Magi e isso não é um elogio.
 
Terminou o episódio.
POSSO ME AFOGAR NO MEU CHORO PORQUE EU QUERIA MAIS DR. RAMUNE?

Então vamos de Telecurso Incognóstico - Como superar o final de um anime tão gostosinho quanto este?!

Como diria a Marília Mendonça: SUPEEEEEEEEERA!

A verdade, leitor, é que Dr. Ramune terminou "redondinho", ou seja, não precisa dar mais explicações. Não acho que renderia uma segunda temporada, apesar de... poder.
 
Mas nem sempre poder é... necessidade.

Seria interessante acompanhar mais casos de incognoses e aumentar o número de pessoas para o próximo piquenique? EU ADORARIA, LEITOR. Só que não sobraram pontas soltas e precisaríamos de alguma situação para ser explorada numa nova temporada.

Talvez um OVA? Sim, isso parece um pouco mais provável.

Descobri que o mangá de Dr. Ramune acabou em fevereiro deste ano, depois de quatro anos de publicação, 27 capítulos e 5 volumes.
 
Como não faço ideia de até qual capítulo/volume adaptaram no anime, fica ainda mais difícil dizer se e quando teremos uma nova temporada. Aliás, esse é um assunto complicado que eu não domino (por ter diversas variáveis), então vamos pular.

Se acontecer, eu assisto.
Se não acontecer, teremos as minhas análises para lembrar de como essa jornada foi divertida.

E então, bora falar do que aconteceu neste episódio para depois arrematar e nos despedirmos de vez?
 
A primeira coisa é: se você está preocupado com alguém, seja direto.
Fale sobre suas preocupações e dê sugestões sobre o que a pessoa pode fazer para mudar a situação.

NUNCA.
JAMAIS.
Seja que nem o Momiji.
 
Não entrem na ideia errada de romantizar essa postura seca e terrorista, pois nem todas as pessoas vão perceber as diversas nuances do seu comportamento. Sem falar que pode deixar as coisas piores e deprimirem alguém.
 
NÃO ROMANTIZEM O COMPORTAMENTO DO MOMIJI, JAMAIS!
 
Falo isso por experiência própria.
Comentários que te aterrorizam ou censuram não devem ser levados em consideração. Procure outra pessoa para te aconselhar.
 
"Ah, mas foi com boa intenção" - Já dizia o sábio Reimei e o ditado, que de boa intenção o inferno está cheio!

Vamos analisar a situação.
O Ramune é muito empático, ou seja, ele se coloca no lugar e entende o sofrimento do paciente. Por conta disso, tende ao autossacrifício, desesperado para conseguir curar ou fazer o tratamento dar certo.

Como bem comparou a vovó Ayame e o Nico, o Ramune estava agindo sem pensar e por satisfação própria, já que o paciente certamente não ficaria feliz em vê-lo ferido ou até mesmo morto.

Não adianta você pegar essa situação, virar para a pessoa e dizer: "Feche sua clínica de incognose ou aprenda a manter distância dos pacientes".

É muito abrupto, chocante, e pode deixar a pessoa sem saber o que fazer, como foi o caso do Ramune.
Kuro, não perca seu tempo. Demônios como o Momiji sabem voltar para o inferno.
Ok que nem todo mundo vira amigo do seu médico e muitas vezes quando vai se consultar nem pega o mesmo profissional. Só que ainda assim, se acontecer, qual o problema?

A intenção do Momiji era impedir que o aprendiz se colocasse novamente em situação de risco. Porém, as pessoas que conseguiram passar a mensagem de forma mais compreensível e tranquila, foram a Ayame, o Nico e o Kuro.

Terrorismo não leva ninguém a nada e só causa destruição. É completamente desnecessário.

E um dos detalhes que mais aquece o coração neste anime é exatamente a relação que o Ramune forma com os pacientes, fazendo com que se sintam acolhidos num momento em que ninguém podia ajudá-los e eles achavam que não teriam nenhuma chance.

Jogar isso fora sem medir as consequências é querer que a pessoa siga um modelo que VOCÊ acredita ser o melhor, e que pode não servir para ela.

Cada pessoa tem o seu próprio jeito e deve se adaptar para viver da melhor forma possível, mas sem deixar de ser ela mesma. Sem perder sua essência.

E o Ramune é expansivo, gosta de cuidar dos pacientes, fica feliz quando as coisas estão indo bem e se diverte bastante! Aliás, quando ele comenta do Kuro não ter aparecido na clínica e fala que está se sentindo sozinho, fico pensando se o especialista em incognoses não é do tipo de pessoa que evita solidão, pois lembra momentos ruins ou simplesmente não se sente bem.

TAÍ UM NEGÓCIO QUE PODERIA RENDER PARTE DE UMA SEGUNDA TEMPORADA: o passado do nosso Alibaba médico!

Como ele foi parar aos cuidados do Momiji? Como descobriu que via incógnitas? Será que o próprio Ramune já precisou de tratamento para incognose? Como se tornou aprendiz do Momiji tão novo? O que faz com que ele se dedique tanto a ponto de se arriscar? Será que já perdeu algum paciente por conta disso?

Gente, e como não amar a mudança causada por esse tapado que cozinha muito bem, na vida das pessoas que ele ajudou?

O moço do pipico de chikuwa tomou jeito e arrumou um trabalho, o menino dos dedos de pimenta voltou a competir no atletismo, a Koto tem uma boa relação com a mãe e não chora mais condimentos, e o menino que a mãe tinha orelhas de gyoza também tem uma ótima relação com ela!

Como bem disse o Kuro, o nosso adorável protagonista não só curou aquelas pessoas, como as fez enxergar o mundo de um jeito novo. E olha que alguns deles, com as suas incognoses, pareciam estar à beira de um abismo. E justamente o Kuro é um deles.

E o mais bonito foi que o garoto disse que pararia seu mestre se ele inventasse de se sacrificar novamente.

A gente precisa tanto de empatia nesse momento em que vivemos, de olhar para o outro, entender aquele sofrimento e tentar ajudar de alguma forma. Ser egoísta é bom em algumas situações da vida, mas olhar o outro com frieza não pode fazer parte de nós.

Este episódio fala para sermos mais humanos, mas sem nos sacrificarmos.
Não adianta entrar na água para salvar alguém que está se afogando e morrer afogado (salvando ou não essa pessoa). Aí não é ganho para ninguém.

Existe estratégia para salvar alguém que está se afogando, por isso é preciso analisar a situação e pensar no que fazer, antes de simplesmente se jogar na água.

É isso que a Ayame e o Nico tentam passar ao Ramune, arrematado pelo Kuro no final, fazendo com que o médico entenda qual era o seu erro.
ESTA CRIANÇA É MINHA PROTEGIDA! QUEM MEXER COM ELE, LEVA PORRADA!
E, gente...
NÃO SEI LIDAR COM A AMIZADE DO KURO E DO AONA. EU AMO OS DOIS!
Aona é uma fofura e vê-lo viver conforme o que ele é, me trouxe certa paz.

"Ah, mas é estranho. Ah, mas é esquisito" - E daí? Olha que gracinha ele tentando "recarregar" a coragem do Kuro com os seus bichinhos de pelúcia!

Aliás, o Kuro só conseguiu enxergar a vida de outra maneira, depois que se envolveu com o Aona e se permitiu seguir um pouco os passos do seu mestre.

Para o Momiji ser daquele jeito restrito é algo natural ou o certo a seguir, no entanto, nem todo mundo tem a mesma prática ou facilidade.

Tão lindinho o Ramune feliz vendo o Kuro sorrir enquanto comia aquele tigelão de katsudon.

E CÁTISSUDÃO QUE O RAMUNE PREPAROU PRA ELE, pois o coitado do moleque passou vontade no ano anterior, quando estava ferrado do estômago.
 
Bom, não dá para falar desse anime sem exaltar o elenco de dublagem, né?
Principalmente quando se trata de Yuuma Uchida.

Tanto em entrevistas e rádios quanto em eventos presenciais, o Yuuma é divertido, brincalhão e passa muito a vibe do Ramune. Por isso achei a escolha da voz bastante pertinente.

Aliás, é sempre hilário assistir Jujutsu e lembrar que aquele carrancudo do Fushiguro é dublado por um cara que tem o riso fácil e se diverte rapidinho.
 
Claro que o dublador não precisa necessariamente agir como um dos personagens que dubla, leitor. MAS QUE É HILÁRIO VER A SINTONIA ENTRE O RAMUNE E O YUUMA, ISSO É!

E que gostoso escutar o Ayumu Murase fazendo personagens avoados e fofos, como é o caso aqui do Aona.

Ou depois de quatro temporadas e uns episódios da quinta de shounen de lutinha, escutar o Nobuhiko Okamoto com a voz bem suave no Nico foi surpreendente.
 
Parece que desde então o pessoal descobriu que o moço é bom de berro e tem dado alguns personagens esquentados como o Bakugou. Por isso é um carinho nos ouvidos quando a gente se depara com o Nico e até mesmo com Masato Ojou de Burning Kabaddi.

E para encerrar... Acredito que Dr. Ramune seja um bom anime para quem queira relaxar um pouco e não precisar pensar em uma trama extremamente complexa.

Combina com aquela tarde quentinha, com ventinho soprando, uma bebida gelada e muita paz. Ou, para você que poderia morar num iglu, uma tarde de tempo fechado, chuvinha fraca, ventinho gelado, mantinha aconchegante e uma bebida quentinha.

Apesar da temática sobrenatural, não tem nada de assustador, pelo contrário!
É muito divertido acompanhar as pessoas tentando dar um jeitinho e depois percebendo que fazer o certo, seguir à risca o tratamento, é o caminho mais curto para que tudo termine bem.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Adorarei ler o obituário DA SUA PRÁTICA MÉDICA, seu vagabundo caçador de tesouros! CADÊ QUE VOCÊ ATUA NA ÁREA DA INCOGNOLOGIA?
É o Momiji sendo um péssimo mestre, é o Kuro dando bronca, sou eu comparando com o Alibaba e ainda dizendo que não é elogio... Coitada da autoestima do Ramune!
Gente, a decoração do piquenique é tão linda! COMO NÃO AMAR O AONA?
Nota: Gostosinho e aconchegante como uma mantinha e um chocolate/chá/café/leite/insira sua bebida favorita quente no inverno
Pretende reassistir algum dia?: Sim
Recomenda a série?: Muito!
Categoria: Sobrenatural, medicina, medicina não tradicional, medicina incognóstica, incógnitas, incognose, doença do corpo e da alma, slice of life/cotidiano, comédia, divertido
Premiações: Pior Mestre - Momiji, Melhor Personagem - Aona, Destaque da Dublagem - Yuuma Uchida e Nobuhiko Okamoto, Melhor Caso - O Pipico de Chikuwa, Melhor Assistente - Kuro, Pior Senso de Moda - Ramune
Pontos fortes: Premissa, carisma dos personagens, histórias interessantes, Ramune cozinhando, Aona e a amizade entre ele e o Kuro
Pontos fracos:
Já acabou e Momiji
 

 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Assim se encerra a participação do gostoso cotidiano sobrenatural de Dr. Ramune -Mysterious Disease Specialist- no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que adoraria acompanhar mais casos de incognoses... - 10/09/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/