quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

FINAL: A Destructive God Sits Next to Me #12

Pois é, leitor! DOBRADINHA com a season finale de Um Deus da Destruição Senta Perto de Mim!
 
Digamos que dos dois animes com "deus" no nome, hoje pelo menos um está se despedindo do blog.

Nos episódios anteriores... um novo ano começou na vida da louca turminha de Seri Koyuki. Além de uma primeira visita ao santuário bastante tumultuada, o Gato-Miau ainda teve que passar por difíceis provações, como: trabalho involuntário nesse santuário por causa do Hanadoido, a preocupação do Deus da Destruição com as notas do coleguinha, um crush para a sua crush e o uso indevido de verba do conselho estudantil numa entrevista de universidade...

Será que dá para chamar o Koyuki naqueles reencontros de Ensino Médio depois de alguns anos, Kimono?

A Destructive God Sits Next to Me
12º episódio
Acredito que este print responda a pergunta aí de cima. Eu particularmente acho ainda que ele vai, mas... Não me olhe com essa cara de desgosto, Gato-Miau.
Opinião: Sabe, leitor, apesar de ter gostado muito dos animes que analisei no ano passado e que estou terminando este ano, tenho a sensação de "dever cumprido" acima de tudo. É como encerrar um ciclo e sentir paz de espírito.

Sei lá, os problemas ocasionados pelos hiatos, mais uma série de complicações e a pandemia, fizeram com que eu não pudesse curtir esse "começo, meio e fim" no tempo certo.

Tudo bem que o blog não é conhecido por sua rapidez de entrega (saiu episódio, saiu post novo), no entanto, todos esses problemas acabaram tirando um pouco dessa magia de acompanhar os animes da melhor forma possível.

E a melhor forma possível não é no estilo Adventure of Sinbad/Magi: de quatro em quatro meses e olhe lá.

Bom, leitor, não dá para mudar o passado e também não tem como controlarmos perfeitamente o futuro, por isso, eu escolho transformar o presente!

Então, aqui e agora, teremos o episódio final de Destructive God sendo comentado com todo o carinho e amor que esse anime merece!

Menos o Tsuki-Mia.
Esse merece apanhar.

Está rolando uma nevasca DAQUELAS e, de repente, surge Hanadori atrasado culpando quem? A nevasca? Um cachorrinho que ele foi salvar? Não. Guestêbah.

A CULPA DA NEVASCA É DO HIEROFANTE DE GELO, GUESTÊBAH.

Mano, falou o nome do Koyuki direitinho...
"Koyukichi-dopado"? Todo mundo entrou num universo paralelo, só pode...
Se bem que o Mogami deu uma fraquejada ali, né? Chamou de "Koyukichi-dono".

Atuação?
VOCÊS TÃO PRATICANDO BULLYING COM O GATO-MIAU ASSIM, GRATUITAMENTE? SÓ PELA DIVERSÃO DO TSUKI-MIA? Porque é certeza que o Tsuki-Mia está adorando, né?

Gato sem dono...
Koyuki, se você fosse um "cachorro sem dono", dava até para te encaixar num Bungou Stray Dogs... Espera... pfff... Se bem que o dublador dele participou da 2ª temporada, né?

Pera.
22 DE FEVEREIRO? ERREI ESTE POST POR CINCO DIAS? APENAS CINCO DIAS? Uau. Ainda chocada que, sem querer, acertei o mês.

Então... Estavam maltratando o Koyuki para que ele não soubesse da festa surpresa que faziam por debaixo dos panos.

O problema é que além do aniversariante escutar todo o plano, pois estava no banheiro pensando como cargas d'água os colegas começaram a praticar aquele bullying, o dia promete tanta neve... que a gente poderia chamar esse lugar de HOKKAIDO E NINGUÉM ACHARIA ESTRANHO!
 
Sabe o meme "essa festa virou um enterro"? Então...
Aparentemente nada envolvendo o Gato-Miau dá certo.
Ele até tentou dar uma mãozinha na própria festa surpresa, falando sobre um local em que precisaria estar, só que... Mogami saiu na hora errada, Hibiki-Baratinha apareceu com o bolo na hora errada, os dois entraram em pânico e tudo terminou como sempre termina: com o Tsuki-Mia rindo.
Eita que o coração de alguém ficou até mais molinho, hein?
E a neve FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE.
Acho que esses idiotas terão que passar a noite na escola, hein?

Gente, que horror...
Todo mundo ali sofrendo.
O Hibiki que não parava de chorar, o Mogami com a bexiga solta quando fica nervoso e até o Hanadoido dizendo que foi um desastre... SÓ O TSUKI-MIA, ESPÍRITO DE PORCO, RINDO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ. Triste.

ENTERREM O TSUKI-MIA! QUEM SABE NO PRÓXIMO ANO NÃO DÊ CERTO?

E do mesmo jeito que temos acompanhado, o episódio final será dividido em duas partes. A primeira foi o aniversário que deu muito errado e... Hanadoido está replicando as falas de uma esposa japonesa? É sério isso, produção?

"Bem-vindo, Guestêbah! Você quer jantar, tomar banho ou... Miguel?" - QUÊ?! TÁ OFERECENDO O DEUS DA DESTRUIÇÃO PRO HIEROFANTE DO GELO? TÁ ESPERANDO O QUÊ? QUE ELES COMECEM UMA GUERRA PELO PLANETA?

Certo.
Exige-se independência do japonês desde muito cedo.
As crianças quando ficam um pouco maiores vão sozinhas para a escola, digo, desacompanhadas dos pais, podendo às vezes seguirem com alguns coleguinhas.

A limpeza da classe e da própria escola fica por conta das crianças e adolescentes, para que tenham noção de responsabilidade.

Então não seria diferente quando se formassem no Ensino Médio.
Algumas universidades têm dormitórios próprios, enquanto outras não. E por isso os estudantes precisam alugar um local pequeno para si mesmo ou dividir com os amigos para sair menos caro. Sim, tipo uma república.

Casa modelo de TRÊS ANDARES E QUATRO QUARTOS! DEVE CUSTAR UMA PEQUENA FORTUNA, VIU? Se bem que com o Tsuki-Mia negociando o aluguel, deve sair por uma pechincha.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! KOYUKI IMAGINA QUE VIDA MERDA! VOCÊ JÁ QUERIA MATAR ESSA PATOTA NO ENSINO MÉDIO, IMAGINA TER QUE CONVIVER DURANTE O ENSINO SUPERIOR? Certeza que o Gato-Miau comete pelo menos um homicídio.

Legal que eles estão fazendo tour pela casa e já começaram a planejar um monte de coisas, como com quem ficará cada quarto, quem vai ajudar a pagar o que e por aí vai...

Fiquei com pena do Mogami não ser convidado para morar na casa? Sinceramente? Não.

Pior ainda é oferecerem uma casinha de cachorro para ele enquanto o Cérbero FICARIA COM UM QUARTO, QUE É O PRIMEIRO ANDAR, INTEIRINHO PARA ELE. UM CÃOZINHO DAQUELE TAMANHO!

Ok, eles chamam de casa de três andares, porque tem o térreo e mais dois.
O térreo é chamado de primeiro andar e segue assim sucessivamente.
O segundo andar é uma área comum com sala e cozinha.

Falo nada do povo brincando de casinha e do Guestêbah sendo o pai, enquanto o Hanadoido seria a mãe. Gente, vocês vivem uma fanfic em cada cômodo, né?

E, sim, leitor, a "metragem" do quarto é dada por tatamis no Japão.
Não é uma unanimidade, porém, costuma-se usar essa medida específica.

E decidiram que os quartos maiores ficam para as pessoas mais altas e os menores para os pequenos... Faz sentido, mas... Poxa, coitado do Koyuki, né?

Gato-Miau: Não vou gritar com eles nem em pensamento.
*2 segundos depois*
Gato-Miau: EU VOU MATAR TODOS VOCÊS, SUAS PRAGAS!!!

Bom, leitor, terminei o episódio.
Pretendo primeiro falar sobre ele e depois fazer o arremate final sobre a série.
 
Vamos então ao último Telecurso do Deus da Destruição.
 
Descobrimos que o Tsuki-Mia faz aniversário dia 12 de dezembro.
Dez dias e dois meses depois, o aniversariante é Seri Koyuki.
Eu não sei de quem eu tenho mais pena do lado esquerdo. Do lado direito a galera está levando melhor do que se esperava.
Tsuki-Mia sagitariano.
Tem quatro patas, quatro ferraduras, e dois braços para atormentar a vida do coleguinha que é pisciano. Sério, a ideia de colocar o Koyuki como sendo do signo de Peixes foi genial, dada toda a sua caracterização como felino.

Hanadori deve ser de Aquário, porque só tem gente louca nesse signo.
Hibiki deve ser de Libra, porque entendo de pessimismo.
E Mogami deve ser de Libra também, já que combina com sofrimento.

Essa história de que libriano é alto-astral, manjador de moda e etc, é tudo balela. LIBRIANO É SOFREDOR, mas gosta de se fazer de "diva" para não aparentar o fracasso.

*Deos Matoba: Librianos, ignorem. Ela que tem o ascendente no signo errado para ser uma libriana tão sofrida.*

Enfim...
A primeira parte do episódio foi dedicada à festa de aniversário surpresa para o nosso Gato-Miau, infelizmente num dia de muita nevasca.

O que era para ser uma agradável surpresa, virou aquele meme do Clodovil com a legenda: "Essa festa virou um enterro".

A intenção era boa: dar um gelo no Hierofante do Gelo num dia de nevasca, arrastá-lo de forma não suspeita para uma sala que estaria decorada, levar um bolo, cantar parabéns ao som do Koto artesanal do Mogami, dar os presentes e todo mundo se divertir.
 
Essa pelo menos era a expectativa.
 
Na realidade, o aniversariante escutou toda a conversa, tentou fingir que não sabia de nada e... o acaso deu aquela mãozinha para estragar tudo, com Mogami super nervoso e Hibiki-Baratinha estragando o bolo na base do desespero.
 
Daí todos decidiram esquecer aquele dia caótico.
Como vai ser no ano que vem, galera? Vai ter um melhor planejamento ou vai passar em branco para não lembrar desse fiasco?

Já na segunda parte do episódio, aproveitando que o terceirão vem chegando, Tsuki-Mia conseguiu com um conhecido ver uma casa-modelo. Que nada mais é que a versão "casa japonesa" daqueles apartamentos planejados que a construtora faz antes de botar o prédio em condições de moradia.

A ideia dessa fanfic é que os terceiranistas dividam a casa quando se tornarem formarem. O que leva a crer que: irão para a mesma faculdade ou é um local próximo de mais de uma faculdade.

Bom, também há a maravilhosa hipótese de "não é nenhuma das opções, eles só querem imaginar".

Toda uma atmosfera montada para dar adeus aos espectadores que assistem ao último episódio do anime. Principalmente no discurso do Hanadori.
Quando ele diz que gostaria que as coisas fossem daquele jeito para sempre, dando um tom de despedida e tristeza, fazendo com que o Hibiki-Baratinha chorasse (uma das suas grandes qualidades), é uma menção ao fim da jornada.
Acho que vocês poderiam fazer terapia juntos, né? Todo mundo aí está precisando.
Não sei se isso adiantaria. Certeza que colariam em você feito chiclete cola em cabelo.
É compartilhar com o espectador aquela vontade de não ir embora.
E mais uma vez percebemos o que o Koyuki tem dificuldade de notar em tempos de calmaria: ele reclama desse pessoal, mas não conseguiria viver sem eles. A preocupação de estar mais uma vez se despedindo do Hanadori tomou conta e o garoto demonstrou o apreço que tinha pelo amigo... até quebrar a barra da cama de mezanino e jogar o Deus da Destruição pela escada.

E não sei você, leitor, mas achei genial o uso do sangue preto na cena de homicídio do Koyuki. É preto para remeter à tinta, ou seja, mostrar que são personagens de desenho, feitos de tinta. Não sei se foi proposital, no entanto, fiz essa leitura.

Só esperamos de coração que o Gato-Miau nunca chegue a esse tipo de via.
Melhor ligar para o manicômio e internar todo mundo ou trabalhar para pagar uma terapia. Acredito que seja mais válido. hehehe

E agora o arremate.
 
Engraçado que Destructive God vinha tendo bons episódios e... nos três últimos parece que desandou, principalmente na sua parte mais importante: a comédia.
 
É uma mistura de más escolhas, entre as histórias a serem apresentadas e o tipo de assunto para virar piada.

Achei pesada aquela referência a suicídio, como comentei no post anterior, e também não gostei do bullying um tanto pesado com o rumor da crush do Koyuki.

O personagem do Tsukimiya foi feito para criar essa atmosfera de "vamos ferrar a cabeça do coleguinha, só para ele descobrir que era zoeira depois" e, ao meu ver, as coisas estavam mais divertidas nos outros episódios, enquanto que nesses desandou completamente.

A impressão é que quando foi "revelado" aquele negócio do universo, dando a entender que o Tsukimiya era uma espécie de deus, a coisa ficou chata.
Era divertido vê-lo lendo a mente do Koyuki e respondendo como se o garoto estivesse de fato falando em alto e bom tom. O ar de mistério em torno disso era mais cômico. Depois que quiseram dar uma pseudo-explicação, o personagem parece ter "perdido a mão" junto.

É uma pena, porque gosto da proposta do Tsukimiya dentro da história e obviamente de seu dublador.
A crença em Guestêbah é de zero porcento.
A comicidade da história é o Koyuki perdendo a paciência com o Hanadori, que é inconstante, tendo momentos de clareza impressionantes em contraste com comportamentos às vezes até infantis. E isso por si só era divertido.

Também com as inserções do Hibiki pessimista e do Mogami masoquista.
São dois personagens que não "pesaram a mão" na comédia (e olha que poderia ter dado muito errado), então agregaram bem ao time.

Não sei se esses últimos três episódios seguiram a sequência do mangá, são histórias à parte ou não estavam em ordem cronológica, só sei que fecharam mal um anime que estava indo tão bem.
 
A premissa é muito boa: temos um garoto que se tornou parte de uma fanfic dos colegas de classe e que simplesmente não consegue ignorar a sua participação nisso.

A história em volta dos personagens também é muito boa, então fico me perguntando como algo que começou de forma tão divertida, terminou com um gosto meio amargo.

A única conclusão que eu chego é que foram más escolhas no caminho do humor.
Infelizmente não curti tanto esses dois últimos posts.

Bom, leitor, isso não quer dizer que o anime em si é horrível, que ninguém deve assistir, que é uma porcaria. Nada disso.
 
E é relativamente normal termos esse "desencontro" durante uma obra. Ela pode começar muito bem e terminar muito mal e vice-e-versa, sem perder seus pontos positivos.

A vida não é um completo preto no branco, o mundo é colorido e cheio de tonalidades, então pense nisso antes de apostar no extremismo.

Para mim Destructive God é uma boa série de comédia e eu gosto dela.
Claro que gosto um pouco menos com esses episódios já citados acima, porém, não vejo razão para não maratonar loucamente no próximo final de ano, rindo do Koyuki perdendo a paciência com o Hanadori.

E lá se vai mais um anime que o Takahiro Sakurai fez papel principal.
Da última vez também era uma quarta-feira e tivemos o prazer de nos despedirmos de The Case Files of Jeweler Richard.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Por isso que eu me refugio na Limbosfera Otaku. Aqui só tem animes, Vício Impact e dubladores falando qualquer coisa por vários minutos só para agradar meus ouvidos.
Nota: Divertido e doido
Pretende reassistir algum dia?: Sim, provavelmente no final do ano
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Comédia, josei, escolar, palhaçada, Síndrome de Sétima/Oitava Série, Fischl de Genshin Impact (miHoYo) com Tartaglia leitor de mentes, pastelão, divertido, clica que eu aprovo, eu recomendo, Selo Hakone de loucura
Premiações: Melhor Fischl - Kabuto Hanadori, Quem Precisa Ir à Terapia? - Todos precisam, Melhor Fanfiqueiros - Hanadori, Tsukimiya, Mogami, Hibiki e Koyuki, Melhor Catchorí - Mogami Cérebro,
Pontos fortes: Humor, personagens carismáticos, loucura e elenco de dublagem
Pontos fracos:
Os últimos três episódios, algumas escolhas ruins para usar no humor, Tsuki-Mia sem controle


Assim se encerra a participação do divertidamente despirocado A Destructive God Sits Next to Me no Kimono Amarelo.


Por Kimono Vermelho aquela que vai orar pela alma de Seri Koyuki - 17/02/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/