sábado, 20 de abril de 2019

Carnaval 2019: Primeiras Desimpressões do OVA de Natsume Yuujinchou Roku

O blog tarda, mas não falha!

Chegou o #CarnaKimono2019, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Agora que o feriadão passou e você deu um jeito de fugir dos confetes, serpentinas e marchinhas, venha curtir o melhor Carnaval Otaku... FORA DE HORA!

Confira a programação no post de abertura do CarnaKimono e venha fazer a festa conosco! #SeloLaFolia
Ficha técnica
Título: Natsume Yuujinchou Roku Specials

Diretor: Não consta o nome no MAL
Estúdio: Shuka
Temporada: Natsume Yuujinchou Roku
Onde assistir?: Crunchyroll


Natsume Yuujinchou Roku
OVA - Um Fragmento de Fantasia
Miga, na real ele é um youkai comedor de marmitas, mas... deixa quieto.
Opinião: Começamos oficialmente hoje os trabalhos!
Infelizmente não pude trazer o #CarnaKimono na época certa, mas... ESTE BLOG É UM LOCAL QUE TEM O SEU PRÓPRIO TEMPO e o cronograma sempre pode ser acertado!

Dito isto, vamos falar de um anime que faz carinho no coração ao mesmo tempo que deixa aquele sabor agridoce. Enquanto a sétima temporada não é anunciada e a nossa esperança é a última que morre, apresento aqui a análise do segundo OVA da 6ª temporada.

O primeiro, O Toco de Suzunaru, deu as caras no blog no final do ano de 2017, num especial que fiz antes de sair para as merecidas "férias" de final de ano.

Além dele, também analisei um episódio especial e dois OVA's da 5ª temporada no mesmo período. E lá pelos primórdios do Kimono Amarelo, o Itsuka Yuki no Hi ni (não encontrei esse OVA na Crunchyroll).

E a quem possa interessar e que tenha caído neste post por acaso, analisei as SEIS TEMPORADAS desse anime amorzinho: Natsume Yuujinchou. Na página, você pode acessar o link para as outras séries.

Acho que já deu de introdução, né? Vamos falar sobre este episódio em específico.

Uma das coisas que eu mais amo em Natsume é com certeza a trilha sonora.
A verdade é que nunca presto atenção em tantas coisas de uma vez, por isso é sempre assustador quando me apego a alguma trilha sonora, como é o caso deste anime.

Em "Fragmentos de Fantasia", originalmente Mugen no Kakera, acompanhamos Tamami, uma menina bem cuca fresca, que entra numa floresta com um "mapa do tesouro" para devolver uma joia.

Segundo o que ela conta, um dia deu de cara com uma coruja branca, LINDA DEMAIS PARA SER VERDADE, pendurada numa árvore e a resgatou.

Ela tinha machucado a testa e ficou presa em uma linha de pesca.
Quando a menina tirou a linha de pesca da perna da coruja, ela saiu voando.
SAIU VOANDO E ESQUECEU UM ANEL COM UMA PEDRA VERMELHA.

Essas criaturas sobrenaturais são muito "sem expediente".
Como é que você carrega uma joia daquelas e não espera a humana que te resgatou colocar de volta?
Não resisti e printei a coruja, PORQUE EU ADORO CORUJAS! E essa é fofa demais!
Como Tamami é uma boa pessoa, ela guardou o anel esperando um dia reencontrar a penosa desesperada e devolver. Algum tempo se passou e durante um sonho, a coruja deu as coordenadas para que ela pudesse levar até ele a joia.

E por isso vemos a personagem dando uma de "doida" com um "mapa do tesouro" e adentrando uma floresta que não é muito normal.

Aí eu tenho que dar uma risada básica do anime, porque... ONDE QUE JAPÃO TEM ALGO DE "NORMAL"? AH TÁ QUE UM PAÍS TÃO CHEIO DE MACUMBARIA TERIA UMA FLORESTA NORMAL! AH TÁ!

Ainda mais se tratando de Natsume, "normal" passa bem longe do dicionário e dos episódios.

Descobrimos depois que o lugar tem um nome bem propício para não rolar NORMALIDADE NENHUMA: Floresta do Evangelho.

Pelo que conta nosso amado Mestre Gatuno, "Nyanko-sensei" para os fãs e "Mestre Nyanko" para os desconhecidos, o ambiente sobrenatural também conta com um poderoso regente, no nível de protetor divino.

Ou seja, VOCÊ NÃO VAI QUERER ARRANJAR TRETA COM ELE.

Nas buscas de Tamami, ela acaba se deparando primeiro com o nosso gato safado favorito que além de dar a mancada de aparecer falando, AINDA FILA A MARMITA DA GURIA! 

MAIS SAFADO QUE NYANKO NESSE ANIME, só o escroto do Matoba.
MAS GRAÇAS AO BOM DEOS DESTE BLOG, que por acaso também é "Matoba", o esgarnicento não aparece.

Aliás, se um dia tivermos OVA com esse cara, vai ser uma desgraça, certeza.

Voltando à Tamami e esse nome que eu não tenho maturidade para não rir, ela é avisada pelo gato falante que tudo não passa de um sonho e que aquela floresta não é um bom lugar para se estar.

Algum tempinho antes ouvimos o Natsume ser difamado pelo Nyanko e, lá longe, como quem não sabe as merdas que estão rolando, dá um berro.

Para variar sendo atacado por youkai. QUEM NUNCA, NÉ?
Ou melhor... QUANDO NUNCA?

Posteriormente, incluindo aí um encontro com uma criatura sobrenatural de um olho só e bem assustadora por sinal, Tamami se depara com menino Natsume, aquele que não sabe diferenciar humanos de youkais.

Também pudera, né? De vez em quando as criaturas se disfarçam.
Eu não sei lidar com o pobre Natsume de Chapeleiro Maluco ou esse design estranho das pernas da Tamami de Alice.
Como ela ainda não pode sair da floresta, a nossa linda criança protagonista aceita que ela se junte à patota, já que o garoto procura pelo regente da floresta e a menina a coruja branca.

E se eu dissesse que... VOCÊS ESTÃO PROCURANDO A MESMA COISA?

Pois bem, não deveria ser uma informação relevante, mas... acabei assistindo esse OVA há um bom tempo, próximo da data em que foi publicado na Crunchyroll (1º de fevereiro de 2018 para assinantes e 8 de fevereiro de 2018 para todos).

Então não é novidade nenhuma.
E por isso eu talvez tenha pecado pela falta de surpresa, um dos bons temperos das minhas análises.

Bom, vida que segue, ninguém morreu por isso.

Depois de muita correria, pergunta aqui e pergunta acolá, pelo menos o Natsume encontrou o que queria e deixou a menina perto da entrada.

Descobrimos que ele estava lá para devolver o nome do regente da floresta, que tinha, só para variar, aceitado a brincadeira da Reiko e obviamente perdido seu nome.

Nome recuperado, Hakuhi, a entidade que cuida da Floresta do Evangelho, se transforma na coruja e é levada até Tamami.

Lá ele recupera o anel e antes de se despedir e apagar a memória da garota, quebra uma lasquinha da pedra e deixa com ela. Por isso o nome do OVA, "Um Fragmento de Fantasia".

Muito bem, hora de falar de partes que omiti no texto acima, visto que precisavam ter o seu próprio momento de explicação.
Que pedra boa essa, que uma bicada de coruja arranca uma lasquinha. Super pedra sobrenatural.
O tempo das criaturas sobrenaturais
Assunto recorrente na série, vemos que Hakuhi, quando conheceu a Reiko, sobrevoava um lugar mais verde, mais cheio de plantações.

Já quando foi socorrido por Tamami, o local estava mudado, com mais casas e coisas bastante diferentes, então ele ficou tão encantado que acabou se prendendo numa linha de pesca e ao passar pela árvore, ficou.

Aliás, é visível na primeira passagem que o mundo humano traz certo fascínio ao regente da floresta. Tanto é que ele para numa árvore para observar as crianças brincando, sem notar que ali do lado temos nossa demônia favorita, dona Reiko.

É inclusive nesse momento que descobrimos que Hakuhi, de vez em quando, peregrina até lagos de montanhas especiais para se purificar das auras malignas (que ele deve destruir quando tentam fazer algum mal no seu território).

Dá a entender que ele não sai muito da floresta, ainda mais depois que perdeu o nome para a avó de Natsume. Porém, como o tempo dos seres sobrenaturais passa de outra forma, as mudanças parecem acontecer muito rapidamente.

O encontro e relação entre humanos e os sobrenaturais
É inclusive nesse momento que o protagonista percebe o machucado na testa do regente e liga as histórias.

Como é recorrente na série, normalmente os mundos de cada um não se encontram, tirando quando há alguma situação específica ou pessoas como o Natsume que transitam entre o sobrenatural e os humanos.

Por mais que uma pessoa seja boa, no caso aqui, o regente precisa fazer com que a garota não se lembre do encontro, uma vez que isso poderia trazer vários problemas.

Que vão de simplesmente um apego entre os dois (e sabemos que os humanos duram muito menos que youkais e ayakashis) até o bullying entre as colegas de escola.

Essa era uma das preocupações do Natsume, que viveu na pele o julgamento, preconceito e reações das pessoas quando ele falava sobre algo que elas não viam.

Ainda mais se tratando de uma garota com um coração tão puro.
Vai, em que outra situação alguém pensaria estar no País das Maravilhas como Alice?

E COM O POBRE DO MEU FILHO MAGRELO COMO CHAPELEIRO MALUCO!
Pelo menos a coruja branca entrou no lugar do Coelho Branco.
Por que o Nyanko-sensei não é o Gato Chesire?
Imprimir e pregar na frente de casa para as Testemunhas de Jeová deixarem a gente dormir mais uns minutinhos no final de semana... -_-'
Bom, apesar disso tudo, o Natsume não acha justo que seja roubada a memória de uma pessoa, já que é uma parte da vida dela.

No entanto, como ficamos bem sabendo, tirando gente como o meu filho que vê visagem e os sacerdotes do Hakuhi, quem não perder a memória será eliminado.

Melhor não ser eliminado, correto?

O mais bonito aqui é que mesmo dizendo aquilo e precisando mesmo tomar essas lembranças da Tamami, o regente deixa com ela um fragmento da pedra vermelha, como quem diz que de alguma forma aquele momento não foi perdido.

E mais uma vez Natsume Yuujinchou mostra que nem tudo é "preto no branco" quando humanos e criaturas sobrenaturais se encontram.

O mundo não é só o que podemos ver
Pelo menos essa é uma das falas razoavelmente recorrentes em GeGeGe no Kitarou, que acaba sendo muito bem aplicada aqui.

Talvez não aparente ter o mesmo peso que durante as temporadas, porém, quando não vemos com quem o Natsume está conversando enquanto procuram pelo regente da floresta, estamos observando pelos olhos de alguém normal.

Já comentei durante as análises do anime que esse é um recurso muito interessante, já que estamos acostumados a sempre ver tudo e todos, quando aquela visão só é normal para poucos.

E penso que é muito bonitinho que, apesar de achar o coitado do meu filho estranho, a Tamami não faz um julgamento ruim do garoto. Apenas encara tudo como uma aventura divertida.

Últimas considerações...
Pode até não ter sido a primeira vez que assisti este OVA, MAS CAÍ NA MESMA BURRICE, pois meu ouvido não é o Google auditivo.
E mais uma vez precisei usar meus poderes de decodificação de kanjis... Difícil, viu?
Ouvindo a voz do Hakuhi, ACREDITEI PIAMENTE que poderia ser o Toshiyuki Morikawa ou o Ryouta Takeuchi, quando na realidade aquela voz pertencia a Show Hayami.

PODEMOS DIZER QUE O SHOW HAYAMI É A JUNÇÃO ENTRE TOSHIYUKI MORIKAWA E RYOUTA TAKEUCHI? CLARO QUE PODEMOS, O BLOG É MEU! HUEHUEHUEHUE!!!

A quem eu quero enganar?
Melhor que isso, é o que tenho a falar sobre o dublador e coincidências macabras. 'GUENTA AÍ!

Como destaques de Show Hayami, temos: Sousuke Aizen de Bleach, Zsigmond III de Shoukoku no Altair e o Kottou-ya, mais conhecido aqui como o Antiquário, de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou.

Por acaso, E BEM AO ACASO, depois de assistir esse OVA, fui para o de Bungou Stray Dogs, o "Hitori Ayumu", que na Crunchyroll está como episódio 25.

E por que estou dizendo isso?
PORQUE NO OVA DE BUNGOU APARECE O DUBLADOR DO ICHIGO KUROSAKI DE BLEACH!

Até parece praga! TO SENDO PERSEGUIDA POR SHINIGAMI E NEM FIZ NADA PARA MERECER ISSO! Vou ligar para o Hoozuki e ver o que tá acontecendo, porque ainda não chegou a minha hora!

Floresta do Shinji
E guardou com tanto carinho que parece que a pedra grudou na mão dela como se tivesse passado superbonder!
Coisas incríveis sobre este OVA que não consigo assimilar, uma vez que estão muito além da compreensão humana:

COMO UMA PESSOA VAI ALMOÇAR NO MEIO DO MATO, NUMA FLORESTA ESTRANHA, E AINDA ME RESOLVE TIRAR UM COCHILO? TAMAMI, MINHA FILHA, QUER VIRAR SOBREMESA DE YOUKAI?

E isso que eu nem estou batendo a cabeça na parede com o milagre da menina não ter perdido e/ou derrubado aquela lasquinha da mão!
ESSE OVA ME PERTURBA NESSE NÍVEL!

Bom, esse foi o primeiro post da nossa adorável leva do CARNAVAL FORA DE HORA! Espero que tenham se divertido mesmo com a blogueira só despirocando mais ou menos do meio para o final.

Tentarei ser mais louca nas próximas e... Bem, terei várias oportunidades para isso! hehehe

Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir essa festa FORA DE ÉPOCA comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos às 14h com os OVA's de Mahoutsukai no Yome!

Por Kimono Vermelho aquela que usaria o Nyanko-sensei de travesseiro - 20/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/