sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018: Primeiras Desimpressões de Mahoujin Guru Guru

Chegou o CarnaKimono, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Se você não curte bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 09/02 a 14/02, uma programação especial no feriado!
#SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:

-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.


Ficha técnica
Título:
Mahoujin Guruguru (2017)
Diretor: Hiroshi Ikehata
Estúdio: Production I.G
Temporada: Julho 2017

Total de episódios: 24
Onde assistir?: Crunchyroll


Mahoujin Guru Guru
1º episódio
O encontro entre a maga aprendiz que invoca coisas bizarras e o herói que queria uma vida mansa.

Opinião: Por acaso eu vi este anime em alguma parte da Crunchyroll. Não sei se era enquanto eu procurava as datas que sairiam os animes que eu estava acompanhando ou coisa do tipo, só sei que achei a arte UMA FOFURA e decidi arriscar neste Carnaval.

O que eu sei sobre Mahoujin Guru Guru? Praticamente nada.
Parece aqueles jogos de RPG em que temos uma jornada de um herói seguido por uma maga (normalmente para curá-lo) e o objetivo é algum muito importante.

De resto, estou mais por fora que a Itália da Copa do Mundo de 2018. ohohoho

Não sei o que aconteceu em julho do ano passado para eu ter ignorado Mahoujin Guru Guru... Talvez por conta do ar de jogo ou talvez a arte que pode ter passado uma impressão "errada"?

Bom, o que importa é que este anime agora será analisado!

"Analisado" é um pouco de exagero da minha parte, afinal, Limbosfera Otaku não é tão pomposa e bacana quanto a Blogosfera Otaku, mas... BORA VER O ANIME!

Apesar de não ser uma amante de animes com temática de jogos RPG, acabei me divertindo horrores com este episódio e os outros dois.

Sim, preferi assistir tudo, escrever pequenos comentários em cada um para me lembrar do que cada episódio tratava e escrever numa porrada só.

Não é também o tipo de obra que vai recorrer aos meus típicos surtos, então o que você vai ler é só opinião mesmo, sem despirocação adoidada.

Acho que um anime para "gerar surtos" tem que ter algo além do que só comédia ou um plot interessante, e Mahoujin é do tipo "entretenimento total", não há tempo para perder escrevendo comentários ou dando chilique na frente do computador.

O humor é bastante fluído, gostoso de acompanhar e sem grandes pretensões. Não é o que te faz parar e refletir, é apenas para curtir.

A história de Mahoujin segue o clichê de boa parte dos jogos de RPG com a missão principal de acabar com um vilão e se tornar o grande herói reconhecido por esse feito.
Ah, Nike, se você soubesse como todos nós gostaríamos de uma vida mansa...

Só que ao contrário do que normalmente acontece quando jogamos, essa é a vida que a galera realmente tem no anime. E o nosso "herói" foi OBRIGADO PELOS PAIS a seguir esse caminho.

Sua vontade mesmo era ter uma vida mansa e talvez aprender magia, afinal, MAGIA MELHOR QUE ESPADA! Beijos, Sharrkan!

Com o ressurgimento do Rei Demônio, o rei do Castelo Antygo convocou todos aqueles que se consideram heróis para derrotar o grande vilão.

Aliás, boa sacada em mudar uma coisa ou outra nos nomes dos lugares, como "Castelo Antygo" ou "Vilarejo Thedioso". Quanto mais simples melhor.

O nosso pobre protagonista chamado Nike, que nem aquela princesa que fazia chover, é arremessado para a casa da velha bruxa da região que dará algumas dicas e itens ao guerreiro que só queria uma vida mansa.

Lá ele se encontra com Kukuri, sua companheira de jornada e uma maga aprendiz que pode usar a famosa magia Guru Guru.

Na história apenas essa magia é forte o bastante para combater os inimigos.

O problema é que a adorável Kukuri não consegue controlar muito bem o seu poder, trazendo mais problemas do que soluções.

Depois de umas tretas no castelo, o rei dá oitocentos dinheiros para que eles comprem o que for necessário para seguirem viagem.

Esse é o básico que eu posso dizer sobre a história do primeiro episódio.

A abertura é "Trip Trip Trip" de ORESAMA e o encerramento é "Round&Round&Round" de TECHNOBOYS PULCRAFT GREEN-FUND com Bonjour Suzuki.

As duas músicas são umas gracinhas e as animações são igualmente fofas.

Se você quer um anime engraçado que não vai exigir grandes reflexões, apenas para puro entretenimento, vale à pena dar uma olhada em Mahoujin.

É claro que a comédia tem algumas repetições ou detalhes que podem ser cansativos para alguns, então o negócio é fazer mais ou menos como eu e testar.
Duas crianças com dinheiro para gastar como quiserem... para sair em viagem numa missão perigosa.

Dei boas risadas no segundo episódio.

Comentei acima sobre os clichês, né?

No anime eles seguem o estilo do que poderíamos ver comumente em jogos e outra narrativas de aventura e fantasia, porém, a tiração de sarro é tão divertida que o recurso acaba servindo de catapulta para o humor.

E esse é detalhe mais importante na história: ela não se leva a sério e traz boas cenas para você relaxar e soltar algumas gargalhadas.

Neste episódio Kukuri e Nike conseguiram salvar um vovô que estava sendo atacado por um monstro.

ADOREI A PARTE DO MONÓLOGO, já que inimigo adora ficar contando os planos e todas aquelas tantas asneiras que servem só para o herói ganhar tempo.

E não tem como não adorar a duplinha principal.

Acabou me lembrando bastante o Aladdin e Alibaba de Magi, não só pela boa relação amistosa como também pela personalidade solar dos dois.

Além do que o Aladdin era bem cabeça de vento no começo da história, além de não ser um grande mago.

E o que dizer do azeite de oliva mais virgem do mundo, né? O pior é que Nike e Alibaba são loiros, o que aumenta a comparação e a zoeira.

Não estou falando nada contra PESSOAS LOIRAS, estou trollando Nike e Alibaba, que por acaso são loiros, mas poderiam ser ruivos ou morenos, que a tiração de sarro seria a mesma.

Mahoujin Guru Guru
2º episódio
Tudo teria sido mais fácil se a nossa maga aprendiz tivesse levado o cajado, né?
Opinião: Sou daquelas que pula abertura e encerramento se a música não me interessa muito ou simplesmente para ir logo ao episódio, mas curiosamente neste segundo episódio dei "bobeira" e acabei notando uma coisa bem legal.

Quando temos o destaque nos personagens principais, atrás deles vemos algumas cenas num tom mais escuro e nelas estão prévias do que acontecerá no episódio!

Gostei desse detalhe.
Sempre acho bonitinho quando o anime se dá ao trabalho de fazer algumas coisas diferentes.

Depois de salvarem o velhinho, ele os leva para a Cidade do Norte no que parece ser uma missão secundária.

Lá eles descobrem que a população é assombrada por monstros e um de seus principais meios de vida, a criação de ferramentas com pó da montanha, está sendo também prejudicada por essas criaturas.

O líder deles transformou a montanha em sua moradia e aí ferrou, né?

Bom, não dá para seguir a missão principal sem ganhar um pouco mais de experiência e uns prêmios por se livrar de inimigos em outras regiões.

Claro que não é bem essa a vontade ou falta dela na nossa duplinha principal, já que para eles não existe a opção de fugir dessa quest.

Até boa parte desse episódio eu só tinha dado uns leves sorrisos e risadinhas, mas depois da pintura kabuki na cara do Nike não teve como segurar a gargalhada.
O melhor foi no final o pessoal fazendo uma festa para honrar o "herói morto". Gente de pouca fé!
Não é para entender o meu humor, leitor, pois eu mesma não faço ideia de como ele funciona.

Só sei que me fez bem e eu curti. hoho

Descobrimos também que a nossa adorável maga ruiva, que não é a Chise, só sabe duas magias e ambas relacionadas ao fogo.

É O ALADDIN DE CABELO VERMELHO!

Uma dessas magias acabou eliminando três inimigos que estava à espreita para atacar o herói!

Depois da investida noturna não ter dado certo, um dos inimigos sequestra a maga e uma menina da cidade (que carrega o velhinho com ela), obrigando o herói e o irmão e mais um amigo da menina a partirem para a Montanha Serrada.

Este episódio acabou servindo como primeira parte da missão na Cidade do Norte.

Eu só questiono a necessidade do fanservice.
É um recurso que até pode ser usado para fazer humor, mas me pergunto se é realmente necessário até mesmo para a comédia.

Mahoujin Guru Guru consegue fazer palhaçada com muito menos e de forma mais simples, então não seria preciso esse tipo de "apelo".

O primeiro mangá, de onde o anime é adaptado, começou a ser publicado em 1992 e terminou em 2003, ganhando uma sequência em 2012 que ainda está sendo publicado. Ambas as séries são do mesmo autor: Hiroyuki Etou.

Bom, não que atualmente seja muito melhor, só que o "filtro" dos anos 90 era bem mais condescendente com várias questões, então pode ser por causa disso que o "apelo" prossegue na versão animada.

Antes desta versão de 2017, Mahoujin teve 70 episódios que passaram entre os anos 1994 e 1995. Sua censura de idade era livre, enquanto a versão mais atual é para maiores de 13 anos.

Aproveitando a deixa, vamos falar do que eu entendo um pouco mais: DUBLADORES.
小野友樹 - Ono Yuuki, o dublador de Tatejiwanezumi A~F. Créditos durante a batalha!
A série conta com nomes, como: Takahiro Sakurai, Katsuyuki Konishi, Nobuhiko Okamoto, Takehito Koyasu (Fool de Youkai Apaato), Nobuo Tobita (Dayon de Osomatsu-san), Ryouta Takeuchi (Elias Ainsworth de Mahoutsukai no Yome), Kenta Miyake (All Might de Boku no Hero Academia) e Akira Ishida.

Além deles, procurei por alguns nomes que achei curiosos nos créditos, já que o MAL não tem os nomes dos coadjuvantes e figurantes.

Você sabia que Yuuki Ono, conhecido por fazer Taiga Kagami de Kuroko no Basket, faz os inimigos-ratos? Eu cheguei a desconfiar do Daisuke Namikawa, mas dei com os burros n'água.

O Rei do Castelo Antygo é dublado por Atsushi Ono, o tio Ryuurou Hirotsu da Máfia do Porto em Bungou Stray Dogs e Goldbalt XI, o imperador de Balt-Rhein em, Shoukoku no Altair.

E o último destaque vai para o chefão mais zoado da missão, o Kahsegi Gold, que é dublado por Tetsu Inada. Ele fez o Sajin Komamura e o Love Aikawa de Bleach, Enji Todoroki (o cuzão do Endeavor) de Boku no Hero Academia e o Ira Gamagoori de Kill la Kill.

PÉROLAS que nós nunca saberíamos se a blogueira aqui não tivesse uma curiosidade do cão e habilidade para decodificar ideogramas japoneses.

Ok, a internet com seus recursos também ajudaram bastante, mas... Daí você vê muita coisa acaba se perdendo pelo caminho e não chega as listas do MAL.

É um bom elenco de dublagem.
Pena que em apenas três episódios não deu para ouvir nem metade dele.


Mahoujin Guru Guru
3º episódio
De dia você não pode brincar com os amigos, mas à noite rola magia, é?
Opinião: Se no episódio anterior a nossa pobre Kukuri precisou prestar atenção na bunda do velhinho com sua dança do Norte-Norte para aprender uma nova magia, finalmente vemos para que ela será aplicada e...

Foi legal pra caramba!
Pelo menos enfraqueceu os inimigos e assim o herói por muito milagre conseguiu acabar com o chefão.

Ah tá que ele lembrou do ponto fraco que a fada falou!
AQUILO FOI PURO GOLPE DE SORTE, já que cada um acabou decorando algo mais louco do que o real.

É por isso que sou a favor dos jogadores terem um caderninho com caneta ao lado para anotar essas dicas e prosseguir o jogo sem grandes perdas de tempo.

Não acho que seja trapaça, chamo isso de ser precavido.

O mais bizarro nisso tudo é tentar identificar o Katsuyuki Konishi nesse velhinho dançando. Não dá, o cérebro fecha automaticamente o pensamento.

E antes de prosseguirmos com a missão, um flashback surgiu para nos mostrar que Kukuri tem muito potencial mágico e só precisa treinar com mais afinco.

Como ela não podia sair para brincar de dia, pois a velha bruxa não deixava, à noite a menina tentava desenhar os círculos mágicos e invocar seus poderes.

Numa dessas noites ela encontrou uma garota e as duas começaram a ajudar uma a outra, até que num dia de chuva essa menina apareceu para se despedir. Curiosamente foi na parte noturna desse dia que a Kukuri finalmente conseguiu fazer a magia do fogo.

A maga deixa a entender que seus sentimentos foram tão fortes que acabaram invocando uma amiga, que a ajudou a focar nos estudos de magia.

Como ela não tinha muito controle pela criatura que invocou, Kukuri acabou ficando assustada com tanto poder, mas pelo menos tudo acabou dando certo.
Essa menina é tão fofinha que dá vontade de proteger de todo o mal deste mundo.
A preocupação ficou por conta da mensagem que surgiu na perna do vovô dançante, de que o selo tinha sido rompido.

Depois de descansarem da vitória, a duplinha voltou para a terra-natal buscando explicações e recebeu um "VÃO VIVER A VIDA E DESCOBRIR SOZINHOS".

Tão Magi esse anime...
Parece o Ugo virando para o Aladdin e dizendo que ele precisa viver para aprender sobre si mesmo.

Bons tempos que Magi era assim...

Voltando, a dupla acaba descobrindo um "segredo muito íntimo" do Rei de Antygo e... dá ruim.

Dá ruim em parte, já que uma moça de cabelo chanel aparece para ajudá-los, mostra que manja de magia e... ainda apresenta um novo círculo para que Kukuri possa usar.

E o mago falsiane era um monstro, quem diria!
E dublado pelo Nobuo Tobita. DAYOOOOOOON~

Mahoujin Guru Guru não tem grandes pretensões e tira sarro das épicas jornadas de herói. A simplicidade joga a seu favor e o humor é fácil de digerir.

Também não podemos esquecer que o Herói Nike tem seus treze anos e já demonstra algum interesse no sexo oposto, enquanto a Maga Kukuri é mais meiga e adorável.

O shipping fica a cargo do espectador.

A trilha sonora, no pouco que prestei atenção, dá aquela fisgada na nostalgia com trilhas 8bit e algo mais típico da proposta da história, que é um jogo em que o herói tem a missão de derrotar o grande vilão.

A arte é uma gracinha, as cores são bem vivas e é difícil não adorar a duplinha principal (ainda que com algumas ressalvas já citadas anteriormente).

♫ Meu blog é mais forte que feitiçaria*
Essa é a qualidade de herói que chamamos de DELINQUENTE ou, pelo menos, aprendiz.
Pelo visto acertei em cheio quando decidi dar uma olhada neste anime.

O único problema de gostar das séries que aparecem por aqui é que acabo perdendo a chance de trazê-los como "Relembrar é viver", animes que já passaram em outras temporadas e que o blog não comentou na época.

Serve bastante para entupir os buracos deixados por temporadas fracas, o que acabou não sendo o caso da Temporada de Janeiro 2018.

E aí, leitor? Gostou do primeiro dia do CarnaKimono?

Não esqueça que amanhã e domingo também teremos POSTS às 13h e 14h para que você possa curtir o feriadão passando longe de "Carnaval comum".

*Paródia de "I Got It" de Charli XCX, mais especificamente do trecho cantado pela Pabllo Vittar.

Joga confete e serpentina, que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir o feriadão comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos amanhã com... Makura no Danshi!

Por Kimono Vermelho aquela que penou para trazer os posts de Carnaval sem ter que fazê-los DURANTE o Carnaval - 09/02/2018

2 comentários:

  1. Escritora e olha que legal ver falar de "Mahoujin Guru Guru", um dos animes de 2017 que mais curti enquanto via com afinco.

    Um anime que não leva nada a sério, que trás elementos de games de RPG com um bom elenco de personagens, uma dupla de protagonistas bem carismática e fofa e os velhinhos mais hilários que temos notícias, diga do Velhinho Norte-Norte...
    Foi uma dos animes de 2017 que mais me surpreendeu,mais ainda que venha de um mangá mais antigo e foi muito bem, obrigada! O elenco de vozes é bem estrelado, com situações nonsenses pra tudo que é canto, não preocupa em botar uma trama, apenas segue seu ritmo e de aberturas, a segunda dela lembra músicas de discoteca, muito boa esta.

    Nos vemos em outros posts deste especial, caso tenha visto alguma série. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora Conan!

      Deve ter sido divertido acompanhar tudo na época.
      Vou colocar esse anime na minha lista para ver depois.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/