sexta-feira, 6 de outubro de 2017

FINAL: Natsume Yuujinchou San - #13

Mais uma sexta-feira sobrenatural com DOBRADINHA YOUKAI!!! Só que esta é especial, pois tem último post dessa temporada de Natsume Yuujinchou!

A boa notícia é que semana que vem estreia Natsume Yuujinchou Shi e a gente prossegue com as dobradinhas sobrenaturais!!!

No episódio anterior... um youkai do passado de Natsume volta para assombrá-lo e acaba trazendo memórias de uma época triste que acabou tendo um seguimento feliz. Foi quando Natsume conheceu o casal Fujiwara.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como é estar chegando perto de completar essa série, Kimono?


Natsume Yuujinchou San
13º episódio
Mais um episódio lindo que teve aquela carga básica de sofrimento e fechou bem a temporada.
Opinião: Se no final da temporada passada o nosso adorável protagonista tinha que escolher entre youkais e humanos, neste episódio ele mostrou que é possível conciliar os dois grupos de amigos.

Além do que, aprendemos principalmente nesta temporada que alguns humanos podem ser tão terríveis e cruéis quanto os youkais, deixando de nos dar a impressão de que são e sempre serão apenas vítimas.

Agradeçam tio Seiji Matoba que pode sim ser considerado "O vilão" da série. Além de não ter escrúpulos, o exorcista ainda é capaz de chantagear e sequestrar o Natsume sempre que precisa das habilidades dele.

Nesse quesito Natori sempre foi bem menos agressivo que Matoba, ainda que tenha cometido alguns pecados no começo da série.

Agora que já tivemos uma introdução razoavelmente digna de fim de temporada, bora descobrir o que rolou neste episódio e... Se ele é filler como o final da primeira temporada ou foi inspirado em alguma história do mangá.

Com o fim as provas o grupo pensa em como descansar suas mentes adolescentes. Entre tantas opções, o quinteto acaba lembrando das despreocupações da infância e das brincadeiras da época.

E, de fato, quando crescemos acabamos nos interessando por outras coisas, tanto que Kitamoto comenta que quando se é criança até um simples terreno baldio pode ser aproveitado ao máximo.

Aqui o anime tenta mostrar o amadurecimento do grupo, ainda que Natsume tenha uma "falha" na infância que não foi devidamente aproveitada e por isso ele não pareça o mais maduro.

Ele talvez seja mais responsável do que os colegas por conta da vida complicada que leva e que o obriga a lidar com responsabilidades muito maiores do que as esperadas para um adolescente normal de 15~16 anos.

Quem também não teve uma infância muito fácil foi Tanuma.
Descobrimos nas outras temporadas que ele ficava muito doente quando era mais novo por causa das criaturas sobrenaturais.

Tadinho, levou uma surra por se esconder num altar do templo.
MELHORES HISTÓRIAS SÃO AS HISTÓRIAS DE UMA CRIANÇA QUE VIVIA NUM TEMPLO! GENTE, ALGUÉM PROTEJA CRIANÇA TANUMA E DÊ ALTAS RISADAS, POR FAVOR!!!

Um fofo esse menino, né?
A melhor diversão adulta é TER DINHEIRO PARA PAGAR CONTAS e comprar o que quiser.
E O QUE FOI A GALERA FALANDO:
"AINN TANUMA E NATSUME PARECIAM TÃO MADUROS".
As crianças não falavam com ninguém, porque viam coisas estranhas e não queriam assustar ninguém.

"AINN OS DOIS FALAM BESTEIRAS QUE NEM A GENTE (Kitamoto e Nishimura)".
As crianças querem se enturmar, então se envolvem nos assuntos ADOLESCENTES de vocês, né?

"AINN OS DOIS PARECEM ANÊMICOS".
Vira e mexe as crianças estão correndo por aí e desmaiando, porque... SÃO PERSEGUIDOS POR CAPIROTOS, ORAS!

E os dois se olhando com cara de "só nós sabemos as tretas que nos metemos". Eu já disse que a amizade desses dois é uma bênção?

E apesar do ar de maturidade, o nosso adorável protagonista ainda tem esse ar de inocência que o torna na maioria das vezes um livro aberto. Um comportamento que ainda vai meter o neto de Reiko em muitas confusões.

Falo nada dos youkais sequestrando a criança mais fofa da cidade para UMA FESTA DE YOUKAIS. Ai, Natsume, que inveja de você, moço.

Como o menino não pode encher a cara de saquê com a patota, os seres sobrenaturais resolvem participar de uma brincadeira humana, que no caso é o "pega-pega da sombra".

Gente...
QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA BRINCA DE QUALQUER COISA COM YOUKAIS?
Eles são adoráveis? A gente tem vontade de zoar com eles? Dá vontade de curtir altas baladas?

Ok, leitor, tudo bem, mas... ALGO QUE ENVOLVA COMPETIÇÃO ENTRE ESSAS CRIATURAS ACABA SE TORNANDO UMA PEQUENA GUERRA! E reze para que ninguém seja devorado no final, sério.

Madara Costner vira uma fera LITERALMENTE quando o bigodudo pisa na sua sombra. Madara Costner definitivamente não sabe brincar. MELHOR YOUKAI PRA COMEÇAR ALTOS BARRACOS e ser expulso da festa, né?
Pensando no futuro, temos o Sr. Tanuma e o ATORmentado exorcista. Pobre Natsume...
E o mais legal foi o final, que descobri depois que foi liberdade libertinosa do estúdio e que caiu muito bem na história: de um lado os amigos humanos e do outro os youkais.

Além disso adoro as cenas em que enxergamos tudo como os outros humanos que não podem ver as criaturas sobrenaturais. O episódio do espelho foi outro incrível! Pudemos ver com os olhos do Natsume, do Tanuma e da Taki o mesmo item.

Quando Nishimura, Kitamoto e Tanuma chegaram o neto de Reiko estava acompanhado de seus fiéis companheiros, porém, o que vimos era um templo abandonado e o gato ao lado.

É uma cena linda quando os youkais pedem para que ele vá com os amigos, porque representa o respeito da ligação que ele tem com humanos (por ser um deles) e com o sobrenatural (por poder vê-los).

Para alguém que teve um longo período da vida não conseguindo saber lidar com os dois lados e num momento foi questionado para escolher um deles, o personagem parece muito mais confortável agora.

Hora de saber qual capítulo do mangá foi adaptado durante essa temporada!

Capítulo do Mangá -> Episódio do Anime:
Quinze.2 -> Quatro
Vinte e Três E Vinte e Quatro -> Seis
Vinte e Cinco E Vinte e Seis -> Sete
Vinte e Seis.1 -> Treze*
Vinte e Sete -> Nove
Vinte e Oito -> Dez
Vinte e Nove -> Onze
Trinta E Trinta e Um -> Doze
Trinta e Sete E Trinta e Oito -> Três
Quarenta e Dois E Quarenta e Três -> Cinco
Quarenta e Oito -> Um

Procurei várias vezes, mas não achei os capítulos correspondentes aos episódios dois e oito.

Ok, que o oitavo episódio era bem cara de filler mesmo, mas o segundo foi um pouco surpreendente para mim.

Já *este episódio, apesar de ser mesmo adaptado de um capítulo do mangá, apresenta algumas diferenças, como a inserção da parte dos colegas do Natsume. E faltou aqui o filhote de raposa, que participou da festa da "Lua dos Espíritos" e da brincadeira de pega-pega da sombra.

Sinceramente não recomendo mesmo que se faça uma maratona LOKONA de Natsume Yuujinchou, e digo isso por experiência própria. Este anime é do tipo que você deve dar algumas pausas para descansar o cérebro e absorver melhor a história.

Por mais que esse slice of life seja cheio de aventuras sobrenaturais, às vezes é tanto conteúdo e sentimentos que se não dermos um descanso acabamos perdendo a sensibilidade para enxergar as minúcias da série.
Tanuma, os carecas estão SUPER EM ALTA hoje em dia! Seja em One Punch Man ou Haikyuu!!... E o pobre do Natsume não quer nem pensar em se tornar um "Matoba" da vida.
Fazendo as análises nesse passo consigo observar muitas coisas que passaram despercebidas nas primeiras vezes que assisti o anime. Inclusive no primeiro post que fiz sobre ele para outro blog.

Este episódio foi assistido pela Crunchyroll (39).

Nos vemos em Natsume Yuujinchou Shi!

Nota: Só não foi melhor, porque teve o Matoba Capiroto
Pretende reassistir algum dia?: Só se for daqui uns 40 anos
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Sobrenatural, shoujo, shoujo que não é chato, não é shoujo de romance, slice of life sobrenatural, youkai, capiroto, capirotagem, macumba, macumba japonesa, inspiração para Deos Matoba, exorcistas que deveriam ser exorcizados, altos choros, vários berros, dor e sofrimento, gente que vê o que os outros não veem, Hyakki Yakou reduzido, livro de amigos.

Premiações: Pior Ser Humano - Seiji Matoba, Melhores Youkais - Círculo do Cão do Natsume, Melhor Parça - Madara Costner, Melhor Amigo Humano - Kaname Tanuma, Melhor Representante de Classe que vive se metendo nos assuntos dos colegas - Jun Sasada.
Pontos fortes: Youkais, elenco de dublagem, Nyanko-sensei, os amigos humanos e youkais do Natsume, a beleza de Seiji Matoba, a voz de Seiji Matoba, a história.
Pontos fracos: Seiji Matoba, Shuuichi Natori, Shibata, passado traumático e pesado do Natsume.

Assim se encerra a participação do doloroso, ao mesmo tempo que agradável, Natsume Yuujinchou San no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que espera ansiosamente as férias de final de ano - 06/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/