quinta-feira, 2 de março de 2017

Natsume Yuujinchou #05 e #06

DOBRADINHA YOUKAI, POR QUE NÃO?
A tristeza é que Nurarihyon no Mago está terminando...
Aí deixaremos de ter as dobradinhas youkais. *chora*

No episódio anterior... Natsume ajudou uma colega de classe durante um "teste de coragem" e ainda por cima conseguiu devolver o nome de uma entidade que morava no antigo prédio da escola. 

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Por que você não discute com o Nishimura sobre biscoito x bolacha da próxima vez, Kitamoto?


Natsume Yuujinchou
5º episódio
Espero que aquele vidrinho ali NÃO SEJA DE AJINOMOTO. JAPÃO, NÃO SE COME MELANCIA COM SAL!
Opinião: Duas semanas depois voltamos a nos encontrar com a duplinha mais famosa deste blog: DOR E SOFRIMENTO, por acaso nome de tag aqui no Kimono Amarelo!

Brincadeira.
Pelo menos neste post "dor e sofrimento" não está tag-ado.

Ainda que o anime exija um pouco de tearbending para segurar as possíveis lágrimas que possam forçar as comportas dos olhos a se abrirem, desta vez tivemos episódios mais tranquilos.

Podemos dizer que o tema deste episódio foi centrado na amizade e que Natsume acabou descobrindo outro lado de sua avó.

Enquanto nas memórias dos youkais que têm seus nomes devolvidos, Reiko parece uma pessoa desajustada socialmente e que se dá bem com os seres sobrenaturais, por outro também é uma pessoa... "Pega, mas não se apega", sabe?

No segundo episódio seu neto precisou lidar com duas páginas "coladas" no Livro de Amigos, sugestão de que a moça era bem esquecida e descuidada, e aqui acompanhamos algo parecido.

Nas tentativas de se ligar cada vez mais com sua ancestralidade, Natsume acaba encontrando dentro de um livro que sua avó esqueceu de devolver à biblioteca, uma passagem.
NOSSA... LEMBREI DO MATOBA DIZENDO A MESMA COISA NA 5ª TEMPORADA!
Curioso, o rapaz decidiu ir até a estação para ver se encontrava mais pistas sobre o passado tão misterioso de sua família.

E DESDE O EPISÓDIO ANTERIOR, PARECE QUE O NOSSO PROTAGONISTA ADORÁVEL GANHOU UMA ADMIRADORA! Sim, Sasada está a espreita e acaba pegando o ticket quando o colega se distrai com a briga dos amigos.

Aquele negócio de japonês querer discutir sobre feijão em cima do arroz ou embaixo. Não, pera... Lá no Japão é sobre comer sua comida favorita primeiro ou deixá-la por último.

Coisas de quem faz guerra por biscoito x bolacha.

Se não fosse Tanuma para aparecer e dar uma mãozinha ao nosso amigo, Sasada teria o acompanhado de qualquer forma.

Calma, gente, ainda teremos mais episódios com Tanuma, relaxem!

Natsume acaba descobrindo um youkai-capivara muito cabeça-oca que estava esperando Reiko na estação, pois ela tinha prometido acompanhá-lo até outra parada.

A história é que Santo, esse youkai-capivara, ingenuamente deu seu nome para a moça e isso fez com que um amigo brigasse muito com ele. A promessa era que a avó de Takashi o acompanharia na visita ao amigo aborrecido.

Até agora vimos quatro tipos diferentes de opiniões sobre a Reiko:
-Não convivia bem entre os humanos por ter essa habilidade de ver criaturas sobrenaturais, sendo até mesmo hostilizada por isso;
-Divertida, fazia amizade facilmente com esses seres, como se se importasse;
-Esquecida e desapegada;
-Alguém cruel.
Não dá para saber se Nyanko-sensei conhecia muito bem a Reiko ou só quer nos trollar.
A primeira opinião é da maioria dos humanos e parentes que a conheceram, a segunda é de boa parte das criaturas que cruzaram com ela, a terceira é do Nyanko-sensei e a última também de parte de criaturas que se encontraram com a moça, uma vez que fazia promessas e simplesmente não se lembrava.

O que dizer do sofrimento da youkai do primeiro episódio? 

Não quero dizer que Reiko tenha sido uma pessoa ruim, e sim que preenchia sua solidão vagando entre o mundo das ayakashis e dos humanos. Quando comentei do "pega, mas não se apega" era bem sobre isso que eu dizia.

Mesmo se sentindo sozinha, ela também não conseguia confiar em nenhum grupo. Como ela acabou engravidando e quais foram as circunstâncias de sua morte prematura, continuam um mistério.

O bom é que os amigos youkais fizeram as pazes, Nishimura e Kitamoto também, e a ligação entre Tanuma e Natsume parece estar se desenvolvendo um pouco mais.

Natsume Yuujinchou
6º episódio
Primeiro a criatura aparece assim, BEM YOUKAI DOS INFERNOS QUE VEIO PARA TE DEVORAR...
Quando na verdade ela é assim. Alguém que não odiou os humanos, mesmo que eles tenham sido a causa de sua vida trágica. Tão lindo ela dizendo que ama pessoas gentis.
Opinião: A cada novo episódio, o nosso Mestre Gatuno acaba ganhando um novo apelido divertido, ainda que não seja eu a dona de todas essas boas ideias.

"VELHO REACIONÁRIO" - De onde as pessoas tiram esse tipo de coisa? SÓ SEI QUE ADOREI! Até parece que Nyanko-sensei participa de protesto na Avenida Paulista, gente!

Enquanto no episódio anterior falamos de amizade, aqui mais uma vez acompanhamos os encontros e desencontros entre humanos e seres sobrenaturais.

Parece que ao contrário de sua avó, Natsume é mais gentil com as criaturas que ele e poucas pessoas podem ver, tanto que aqui o adolescente acabou se esforçando além da conta para conseguir um yukata que poderia dar forma humana a qualquer ayakashi.

Não adianta, por onde esse menino passa acaba sendo perseguido.

Foi acompanhar os amigos numa tarde de pescaria numa represa, só que se depararam com a Cantareira na época que analisei Soredemo Sekai Wa Utsukushii, então nada de farra.

O problema é que Natsume acabou avistando alguém no local, e como os amigos não podiam vê-la, logo imaginou que se tratava de um ser sobrenatural.
Nyanko-sensei, deixa o Natsume andar de mãos dadas com a ayakashi, oras!
Sem saber que estava sendo possuído e sendo seguido por youkais do vilarejo submerso que tiveram seus nomes colhidos por Reiko, o rapaz depois de devolvê-los acaba se deparando com Tsubame, uma existência tão fraca que precisou possuí-lo para sair do local.

Depois de alguma insistência, a nossa duplinha dinâmica acaba escutando a história da criatura. Depois de uma vida trágica quando era apenas uma andorinha, Tsubame acabou se tornando um espírito e recebeu comida de um humano que provavelmente a confundiu com algum animal perdido.

Tudo o que ela desejava era rever esse humano.

Munido apenas do nome e tempo em que o homem ajudou a ayakashi, Natsume foi perguntando aos colegas e acabou recebendo ajuda de Kitamoto.

Eles encontram a pessoa, só que ela é incapaz de ver a ayakashi. Por isso Natsume aceita seguir para o Festival de Futaba, mesmo que a primeira intenção do youkai que o acompanhava fosse outra.

Diferente de sua avó, talvez possuindo um coração mais gentil e outro modo de compensar sua "solidão", Takashi faz de tudo para ajudar Tsubame.

Como já comentei anteriormente, ele acaba servindo de ponte entre dois mundos que de vez em quando se chocam e acabam deixando marcas fortes nas criaturas que se encontram nesse pequeno instante. 

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou! 

Por Kimono Vermelho aquela que está com muito sono para pensar em algo legal para escrever aqui - 02/03/2017

2 comentários:

  1. Euu li as regras do comentario e so vim aqui dizer que a viagem na secao de comentarios foi otimo! hihi. Era so isso mesmo, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XDDDDDDDDDDDDDDDD
      Ok, né? Se dá próxima vez quiser comentar sobre o anime, estamos aí, Ian! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/