quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Natsume Yuujinchou #03 e #04

Hoje não terá a famosa "dobradinha youkai".
Como a galera de Nurarihyon no Mago está se preparando para a "Tretas das Tretas", resolvi ir adiantando outros posts enquanto eles descansam e treinam.

No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos Takashi Natsume, um garoto que pode ver criaturas sobrenaturais. O problema é que além de viver com pessoas que não podem enxergá-los, Natsume parece ter herdado muito mais do que apenas essa habilidade de sua avó.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Estava planejando os acontecimentos do quarto episódio desde o primeiro, né, Sasada?


Natsume Yuujinchou
3º episódio
A pessoa tem que fazer todo um mistério para depois NEM SER A REAL CULPADA, né?
Opinião: Segundo post de Natsume Yuujinchou e, ao que parece, vocês têm curtido bastante, já que a estreia deu mais de cinquenta visitas no blog, o que é difícil para séries sem surto ou muito fora da temporada.

Se bem que estou falando de um anime razoavelmente famoso.

Uma coisa que acabei esquecendo de contar no post passado, é que originalmente Natsume tem cabelos prateados e olhos verdes (se não me engano).

Ou pelo menos é assim que a mangaká o colore.

Não sei os motivos para trocarem as cores, então não vou arriscar palpites. O fato é que quando peguei o mangá para ler, depois que maratonei loucamente as quatro temporadas do anime, senti uma diferença um tanto drástica.

A arte de Yuki Midorikawa é bem diferente da que vemos na animação. Particularmente não acho a mais bonita de todas, mas quem está interessado na história às vezes consegue deixar isso passar batido.

Foi o meu caso, acabei acostumando.

Neste episódio fomos apresentados à família Tanuma, composta apenas de pai e filho.

Bem, pelo menos morando na mesma cidade que o Natsume, né? Na quinta temporada (07) descobrimos que o jovem tem uns parentes em outro local.

Lembram? Informação que "não vai matar ninguém", eu conto.
Quero tentar manter as análises livres de spoilers para que todos tenham a melhor experiência possível.

Com sua "fama" se espalhando pouco a pouco pelo mundo youkai, Natsume se vê numa situação complicada: um humano está destruindo o lar de youkais e eles precisam da ajuda de alguém "tão poderoso" quanto o detentor do Yuujinchou.
Não sei o que é mais louco nesta cena e no episódio: Natsume sendo carregado como se estivesse comemorando algo, Nyanko-sensei se transformando de youkai gigante para gato ou... o nosso pobre protagonista sendo apalpado de tudo quanto é jeito por um bando de youkais.
Natsume que prefere passar seus dias tranquilamente, sem chamar muito a atenção para suas possíveis "manias estranhas", também enfrenta problemas de sono, já que os youkais que desejam seus nomes de volta chegam sem dó nem piedade com horário.

PODIA ROLAR UM AGENDAMENTO POR MEIO DE APLICATIVO, NÉ?
Ok, essa foi a única piada inútil que eu deixarei vir à superfície deste post. Perdão pelo vacilo, leitor.

O neto de Reiko até tenta se desviar do problema, porém, Hitotsume e Ushikao dos Oito Campos, atormentam o adolescente até dizer chega.

Sim, estou confirmando os nomes no MAL, porque eu sou conhecida por NÃO LEMBRAR NOMES, PRINCIPALMENTE DE COISAS QUE APARECEM A CADA DEZ MILÊNIOS OU TÊM NOMES MUITO DIFÍCEIS DE MEMORIZAR.

Hitotsume é o youkai com um olho só, o Ushikao parece um boi/vaca.
Aparentemente são fofos e notavelmente ATRAPALHADOS.

O problema é que o pedido deles vêm com um "se livre do humano que está nos fazendo mal", praticamente um "por favor, mate esse miserável".
As coisas ficam ainda mais complicadas quando Misuzu, um youkai que teve seu nome "coletado" por Reiko, escuta por cima a conversa e resolve "acabar com o problema de uma vez por todas".

Mais uma vez Nyanko-sensei ajuda Natsume com uma dica preciosa sobre o Livro de Amigos: desde que você saiba o nome do youkai é possível comandá-lo.
Natsume servindo como uma "ponte" para entendimento entre humanos e youkais.


Algo que já tinha sido dito, porém, não recebeu aprofundamento.
E por conta desse ato, Natsume acaba salvando a vida do pai de Tanuma, um monge budista que purificava o local por causa da saúde frágil do filho.

E, complementando o flashback da infância problemática do nosso protagonista, o monge não consegue ver youkais. Isso acaba fazendo com que Natsume ache que é o único ou que pode ser uma condição hereditária.

Nós que estamos olhando de fora e conhecemos a gama de histórias que segue mais ou menos o mesmo estilo, sabemos que não é bem assim. Mas se coloque no lugar dele: só você pode ver essas criaturas, sendo que algumas pregam peças, outras não se importam com ele e existe um grupo que tenta se comunicar e dar algum alento ao seu coração.

Vá se acostumando com esse tipo de episódio se resolver assistir a série. Principalmente nas quatro primeiras temporadas, temos muitas cenas do passado traumático e doloroso de Natsume, que acabam nos contando um pouco sobre o jeito do adolescente e seus receios, medos e angústias.

E como eu gosto de lembrar: prepare o coração, pois muitas cenas poderão abrir suas "comportas lacrimais".

No final vemos Natsume contando a Tanuma que pode ver "coisas estranhas". É a primeira vez na temporada que ele se abre assim.


Natsume Yuujinchou
4º episódio
A qualidade da imagem não ajudou muito, então os prints não ficaram tão bonitos...
Opinião: Lembram quando a Sasada, a menina de óculos no print acima, dá o formulário do teste de coragem para o Natsume assinar? Acabei reparando que ela o olhava diferente, como se já desconfiasse que o nosso amadinho tivesse algum dom para ver criaturas sobrenaturais.

Acabamos descobrindo neste episódio suas motivações.

Talvez quatro episódios sejam pouco para que todos entendam o pavor que Natsume tem quando perguntam sobre as "coisas estranhas que ele faz" e se o jovem é capaz de ver o que a maioria não consegue.

E para quem for novo no mundo dos animes, um dos TROCENTOS TRILHÕES de clichês desse estilo é o tal "teste de coragem".
Está em vários gêneros e nem sempre envolvem fantasmas reais.

É um tema recorrente.
AH! E antes que eu esqueça: mais típico ainda é o tal "prédio antigo/abandonado da escola", onde costumam fazer esses "testes de coragem".

Se você assistiu NuraMago antes, já sabe disso.

Como estamos num anime de gênero sobrenatural, não preciso avisar que vai dar rolo, né?
Não me odeiem muito. Acabei tirando print só de close no rosto dos personagens. Desculpa.

Sasada organizou esse evento, pois acabou se encontrando com uma antiga entidade que morava no lugar há muito tempo. É por ela que conhecemos a história de Shigure, o Deus da Juventude, que amava e costumava brincar com os humanos.

Um dia um mercador ganancioso prendeu o deus no porão de sua casa a fim de ganhar mais dinheiro, o que fez Shigure ficar ressentido e assim transformá-lo em ayakashi.

Acontece que mesmo com esse histórico ruim, ele acabou ajudando a representante da classe de Natsume quando ela ainda estava no Ensino Fundamental.

Acabou perdendo um amuleto, recordação bastante estimada que tinha da mãe, e resolveu voltar à noite para procurá-lo mesmo morrendo de medo.
Mesmo seu encontro com o Deus da Juventude não sendo o mais caloroso, a moça sentiu-se na obrigação de agradecê-lo, e como não teve a oportunidade no instante que recuperou o amuleto, voltou muitas outras vezes.

Ela também ficou incomodada com aquela questão de impureza e queria dizer ao deus que ele não era impuro, uma vez que a ajudou mesmo não tendo nenhuma obrigação.

É neste episódio que vemos o Nyanko-sensei usar uma de suas habilidades "escondidas": ele pode se transformar num ser humano. E acaba usando uma forma que lembra bastante o de Reiko.

Uma curiosidade divertida é que a dubladora da avó de Natsume também dubla essa versão feminina do nosso querido gato-youkai.
Por um instante Shigure pôde tocá-la e agradecer pelo alento que ela deu ao seu coração.
Ainda que certa tensão tivesse rolado, foi mais um dos tantos episódios que veremos youkais não querendo se desfazer da boa sensação de estar com um humano mais puro de coração e intenção.

Shigure até reclama que a menina era barulhenta, que sempre voltava ao prédio acabando por importuná-lo, no entanto, admite que gostaria de tocá-la mesmo tendo medo de passar sua "impureza" para ela. 

A entidade ainda deixa no ar o quanto gosta de vê-la por ali, já que "tocá-la" poderia fazer com que a "dívida", por assim dizer, fosse paga e Sasada não precisasse mais voltar lá.

É um episódio bacana de acompanhar, ainda que as comportas lacrimais se sacolejem um pouco.

Sobre a criatura que parecia uma tartaruga e tinha a parte de cima da cabeça raspada: esse é o kappa. Uma mistura de tartaruga com pato ou coisa do tipo.

Para sobreviver eles precisam manter água no topo de suas cabeças.
Tanto que a dica para sobreviver aos kappas menos amigáveis é se curvar, do mesmo jeito que os japoneses se cumprimentam, fazendo com que o youkai derrube a água do topo da cabeça e morra.

Acho que terminei o post de um jeito meio macabro...

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou!

Por Kimono Vermelho aquela que quer dormir, mas precisa driblar o calor - 16/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/