segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: Primeiras Desimpressões de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

O Carnaval chegou no Kimono Amarelo!
E se você não quer saber de bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 24/02 a 01/03 com uma programação especial! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os QUATRO primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Não adianta reclamar, chorar ou fazer mimimi. Esse é o esquema do Carnaval por aqui.
Ficha técnica
Título: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Diretor: Shinichi Omata
Estúdio: Studio Deen
Temporada: Inverno 2016
Total de episódios: 13 - 1ª temporada

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
1º episódio
Você aí na fila do pão que está com roupa nova, mas que sequer pode comprar um sonho de padaria!
Opinião: OLHA SÓ QUEM APARECEU NO CARNAVAL, COMO DITO NO POST DE COMEÇO DE TEMPORADA!!! Promessa é dívida e cá estou eu para falar de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, que nos poucos comentários que vi da otakusfera, não é pouca coisa NÃO.

E como esse povo tem um gosto decente para algumas obras, decidi reforçar meu ânimo para acompanhar Shouwa.

O que eu sei desse anime? Um cara estava preso e saiu da cadeia. Uau? Uau. Só que em vez de voltar para a vida de crimes (alô, Brasil), ele decide fazer teatro ou algo assim.

Eu gostei bastante da sinopse e passei vontade com o trailer. De qualquer forma, 2016 foi um ano bem merda para animes, então encontrar boas pérolas como tem acontecido nesse feriadão vai me deixando mais contente e menos descrente na humanidade.

AKIRA ISHIDA APARECEU! 
TÁ ME PERSEGUINDO, SEU DOIDO?

Treze minutos de anime e já aconteceu UMA PORRADA DE COISA.
Tem anime que nem no primeiro episódio consegue te segurar, você precisa de mais quarenta até para soltar um pum, MAS ESSE SHOUWA PASSOU DOS LIMITES JÁ! TÁ DESPIROCANDO COMO SE FOSSE BRASIL e é apenas o primeiro episódio.

Oi, pessoal, então...
A estreia tem quase cinquenta minutos e estou nos trinta e quatro quando São Pedro decide baixar a tempestade em São Paulo com direito a trovão e tudo. 

ADIVINHA QUEM VAI TER QUE DESLIGAR O COMPUTADOR E ESPERAR O PANCADÃO PASSAR?

Vai foder meus esquemas? Vai foder minha impressão do anime? "VAI" PROS DOIS. Aliás, "vai" pros três que eu estou incluindo um "VAI PRO INFERNO" de raiva.

Voltei depois de duas horas, mas vocês não sentiram nada, pois este é o PODER da edição? DE DEOS MATOBA!

Gente, o guri dormiu na apresentação do mestre.
RONCOU NO MEIO DA APRESENTAÇÃO.
VAI MORRER OU VAI SER TORTURADO PSICOLÓGICA E FISICAMENTE ANTES DE MORRER? Bom, ele vai morrer de alguma forma, isso é certo.

São quase cinquenta minutos de muita intensidade e de finalmente descobrir O QUE É AQUELE SHOW QUE OS TIOS FICAM SENTADOS CONTANDO HISTÓRIAS E AS PESSOAS APLAUDEM.

Vira e mexe vejo isso na NHK, só que não fazia ideia do que era.
TÃO ENGRAÇADO que até abaixou a cabeça para ser acariciado como se fosse um bicho.

E a vibe Joker Game chega junto neste anime.
Eu sei que aqui não se fala de espionagem, nem rolam tretas entre países, mas a tensão, o drama e a dor estão garantidos.

Muito bem, terminei esse episódio GIGANTE e estou sinceramente fascinada. Eu já tinha minhas desconfianças sobre Shouwa, algo me dizia que era acima da média e neste primeiro episódio posso concordar.

É encantador quando você vê o Yotarou (soa quase como "otário") saindo da cadeia e se mostrando um fã de rakugo, uma arte que parece ser mais apreciada por gente madura.

Essa parte lembra um pouco Barakamon.
Uma arte ancestral que é admirada por alguém mais jovem.

E o mais louco é que o Yotarou teve contato com o rakugo na cadeia por causa de uma apresentação desse tiozinho escroto.

Temos esse esqueminha de tiozinho escroto que talvez descobriremos como se tornou um ser humano tão desgostoso durante a temporada, temos o aprendiz besta que parece cachorro que caiu do caminhão de mudança e a guria cheia dos traumas/problemas que vive com os dois.

Em algum momento você já se deparou com filmes, séries, mangás, livros ou até outros animes que se aproveitaram dos esquemas acima em personagens, então não é nenhuma novidade.

O que pode tornar Shouwa um grande destaque é o que ele fará com esses personagens e nisso dependeremos do desenvolvimento da história.

Ao que tudo indica, no segundo episódio, depois de sermos apresentados aos personagens principais, conheceremos o passado do pai da guria e do tiozinho escroto.

Este anime é uma adaptação de um mangá homônimo de Haruko Kumota.
Não, não conheço essa versão.

A arte não é minha favorita, ainda que sejam bonita e simples.

As obras citadas com certeza causam mais "explosão de mentes" nos japoneses do que em estrangeiros que não faziam a mínima ideia do que era rakugo antes de assistirem este anime.

Confesso que por um instante acreditei piamente que o "cachorro que caiu do caminhão de mudança" voltaria para o crime quando seu chefe apareceu do nada na casa.

E o coitado é mesmo um bobo alegre, quase um cachorrinho que se afeiçoa ao primeiro pedaço de carne que lhe é entregue. Tem respeito, lealdade e é firme quando diz que deseja se especializar em rakugo.
Miga, depende. Tem filho que sai a cara da mãe e tem filho que sai a cara do pai.
Nessa precisamos agradecer o tiozinho escroto, foi ele que resolveu a situação com diplomacia ao convidar o tal "chefe" para assistir uma apresentação de Yotarou, que até aquele momento tinha ganhado uma balinha como recompensa e errava as falas uma após a outra quando treinava com a guria impaciente.

Se bem que o pobre transpirou como se estivesse no Rio de Janeiro, do tamanho nervosismo que estava. Tinha que provar ao antigo chefe que rakugo era sim algo interessante e também mostrar que tinha força de vontade para se dedicar.

Uma das coisas que pareceu incomodar nesta longa e proveitosa estreia foi a "semelhança" da apresentação de Yotarou com o do falecido colega do tiozinho: o pai da guria.

Claro que como uma pessoa que está começando nisso, o cachorrinho tenta imitar e procura um jeito que se pareça com o dele, adaptando-se mais facilmente ao estilo mais engraçado.

Como não acompanho o cenário atual de rakugo, não sei se é permitido que uma mulher se apresente. Ao que parece, antigamente isso era proibido e por isso a reclamação da moça sobre ter nascido mulher. 

Muitos rolos nos reservam os próximo episódios, só precisamos descobrir se são rolos compressores ou rolos de papel toalha para secarmos as lágrimas. 

Agora vamos falar de dubladores, uma das poucas coisas que posso me dar ao luxo de comentar com tanto frufru.

Akira Ishida faz Yakumo Yuurakutei, o tiozinho escroto.
A interpretação dele na fase mais velha do Yakumo está bastante impressionante. Estou acostumada com os personagens mais jovens que ele faz, então essa foi uma boa surpresa.

Kouji Yusa faz Mangetsu Tsuburaya, mocinho megane que disse que se apresentaria depois do Yotarou.

A abertura é "Usurai Shinjuu" de Megumi Hayashibara e o encerramento é "Kawa, Taredoki" de Kana Shibue.


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
2º episódio
Essa é a cara de quem está de saco cheio da vida e das pessoas imbecis que nela aparecem.
Opinião: MEU DEUS, ESSA TRILHA SONORA AUMENTANDO O MEU DESESPERO AO ESCUTAR ESSA HISTÓRIA DO RECÉM-NASCIDO. Gente, alguém salva o tiozinho escroto quando ele era mais novo, o pobre está morrendo na sua apresentação de estreia.

Antes que alguém comente que reclamei horrores em ACCA sobre cigarro e esqueci de dar mais um show em Joker Game e aqui... Oi, tudo bem? Odeio cigarro, acho que essa merda deveria ser banida da galáxia e personagens fumantes não ganham comigo estrelinhas em seus cadernos.

Agora que fiz mais um merchan que você pode ou não clicar e ainda garanti mais um pouquinho de carne na tripa da linguiça do churrasco, vamos falar sobre este episódio e a cota de sofrimento.

Sou uma pessoa lerda, então tenham paciência.
Parece que o... Tenho que arranjar um nome melhor do que "tiozinho escroto" e "pai de guria", né? Deveria, mas é o que temos no momento.

Parece que o tiozinho escroto era filho de uma família meio rica, só que por causa de um problema na perna foi posto de lado, digo, foi dado a um mestre rakugo para que se tornasse seu discípulo.

Antes disso o menino dançava.

Neste episódio descobrimos que o tiozinho escroto e o pai da guria (soframos pela minha falta de capacidade em decorar nomes) se conheceram ainda quando muito novos. Um enviando pela família e o outro por não ter uma.

Acabam se complementando e aprendendo a arte do STAND-UP COMEDY TEATRAL, porque realmente me lembra um stand-up comedy.

Enquanto o tiozinho escroto, que quando jovem se parece bastante com o Sakamoto sem óculos, sofre horrores com a constatação de que foi abandonado e não gosta de rakugo, temos o despirocado do "pai da guria". Isso nem é spoiler, ok?

O futuro "pai da guria" é um moleque encardido que adora fazer stand-up comedy japonês e tem o dom de fazer as pessoas rirem, INCLUSIVE O TIOZINHO ESCROTO.
Tão fofinho o Bon desabafando com o Shin. PRECISAMOS PROTEGER AS CRIANÇAS, GENTE!
Antes que você berre de forma grotesca sobre eu estar MACULANDO o rakugo (ou o stand-up comedy, vai saber), EU ACHO MUITO VÁLIDA A COMPARAÇÃO.

Ok que um é feito sentado numa almofadinha desconfortável e o outro é de pé, no entanto, ambos apresentam histórias do cotidiano/contos, sejam eles reais, criados, pessoais ou não.

É impressionante como a dupla "opostos se atraem" se dão tão bem. O cara do cabelo todo doido e roupa destrambelhada é o que faz o "certinho" relaxar e dar risada.

A gente sabe que a história quer comer o nosso fígado quando: ela sabe mostrar o desespero do personagem. Quando botam o tiozinho escroto para se apresentar primeiro e ele precisa contar uma história pastelona, daquelas que fariam os mais cuca-fresca rirem, a gente viu o suor descer como se fosse calor de São Paulo.

E a trilha sonora aumentando conforme os últimos momentos da história se aproximavam? Gosto bastante de cenas assim... Mesmo que meu coração não agradeça a pressão exagerada.

Em meio ao passado, escutamos o próprio tiozinho escroto narrar os acontecimentos.

Fico pensando se vamos voltar em alguns momentos ao presente ou teremos nesta primeira temporada uma viagem apenas pelas memórias do nosso tiozinho que não aceita que durmam no meio da apresentação dele.

Eu dormiria, sinto muito.

Ah! Uma pequena curiosidade, o dublador do Yotarou é um velho conhecido daqueles que assistiram a segunda temporada de Yowamushi Pedal: Tomokazu Seki.

Ele emprestou sua voz para o insuportável Eikichi Machimiya.

E se você viu Amaama to Inazuma, ACREDITE, ele fez o Yuusuke Yagi, amigo do professor Inuzuka, pai da nossa fofa Tsumugi.


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
3º episódio
Certo ele, temos que focar nos nossos pontos fortes e ver como diminuir a importância dos pontos fracos.
Opinião: Largado, favor não desvirtuar esse menino puro que é dublado pelo Akira Ishida? OBRIGADA.

Imaginem Akira Ishida, com essa voz do capeta, contando histórias eróticas. SENHORAS, SENHORES E PESSOAS... TERÍAMOS UM NÚMERO DE MORTES ENORME! Com essa voz ele é capaz de matar muita gente. Altos infartos.

IMAGINE CONTANDO PUTARIAS, SUSSURRANDO SAFADEZAS... Tenho medo desses dubladores japoneses.

OI? SAÍA COM MULHERES PARA VER COMO ELAS ERAM. Moço, elas são tudo umas loka. Saia com homens que as fujoshis gozam, digo, gostam.

Sinto que o próximo episódio vai ser a porta para os desesperados e talvez mude muuuuuuuita coisa. Não quero assistir, PODE DROPPAR?
*Deos Matoba: Não droppou animes piores, pare de reclamar*

COMO SEMPRE UM ANJO ESSE DEOS MATOBA. Não é ele que tem que assistir a angústia misturada com a dor e o sofrimento, E FAZER POST DISSO, né?

Neste episódio acompanhamos um pouco mais da relação entre Bon e Shin, os únicos nomes que eu consegui decorar sabe-se lá Deos Matoba como. Bon é o nosso "tiozinho escrito" e Shin o "pai da guria".

Ambos sem grandes referências familiares, vivendo com um mestre em rakugo e acabando por criar laços fraternos. A relação deles é muito bonita, tanto que quando Shin volta da guerra, Bon, mesmo com suas limitações, vai até o irmão e o abraça com lágrimas nos olhos.

Antes disso os dois fizeram uma promessa, unindo seus mindinhos, de que Shin voltaria vivo.
A CARA DO BON DE "COMO ASSIM IR NO PUTEIRO? QUERO COMER BOLO COM ESSE DINHEIRO".
Essa é a cara da pessoa que não quer saber dessas coisas, pois não tem maturidade mental para elas.
Na falta do irmão para acalmar seu coração durante os momentos difíceis em que o Japão estava em guerra, o rapaz acabou encontrando no rakugo um refúgio.

E os dois chegaram na casa de seu professor aparentemente sem dom ou jeito para a coisa, sendo lapidados durante o tempo.

E o anime fala sobre o outro lado da magia do "sucesso": o talento.

Ainda que as palavras sejam usadas como sinônimos, "dom" para mim soa como uma habilidade inata ou que se teve facilidade para aprender, enquanto o "talento" é a persistência em se tornar bom ou ainda melhor em determinada atividade ou assunto. 

Há também um diferencial: Bon não gostava de rakugo e o aprecia ser familiarizado.

Uma coincidência, no mínimo macabra, é que este episódio fala sobre a Segunda Guerra Mundial, assim como Joker Game. Porém, enquanto os espiões trabalharam durante a guerra, vemos sua chegada e fim num só episódio.

Com o passar do tempo Bon vai se dedicando ao rakugo e quando volta à capital começa a se apresentar com um nível acima do que estava. A rotina é puxada, diferente da que tinha quando precisava estudar de dia, afinal, ele virou o "homem da casa" na falta do mestre.

O que acabou tornando a vida dele e da esposa de seu professor um pouco mais angustiante foi quando as notícias pararam de chegar, deixando no ar a possibilidade de morte dos dois.

E no final deste episódio os aprendizes se tornam independentes e saem da casa de seu mentor. O problema mesmo é essa mulher que chega um pouco antes do encerramento.

ISSO DAÍ TEM CHEIRO DE ENCRENCA.


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
4º episódio
PODE, MOÇO! ME FALA COMO FAZ PARA FUGIR DE ANIMES COM A TAG "DRAMA".
Opinião: TIOZINHO ESCROTO, digo, BON, VAI SER LINDO ASSIM NA CASA DA MÃE PAULA, HEIN? Mané "Mãe Joana", essa está ultrapassada!

MIGA, TU VAI MESMO FICAR PASSANDO A MÃO NA PERNA DO MOÇO NO TEATRO? ASSIM? Ah... O safado do mestre deles conheceu essa mocinha na Manchúria... NÃO IMAGINEM QUE TIPO DE "CONHECEU", já que ele disse "não contem para minha esposa".

Bon, essa mulher quer te comer de GARFO E FACA.

Mestre de rakugo, acho que o senhor está levando uma galhadinha, porque a moça curtiu o Bon ser CINCO ANOS MAIS NOVO.

Ah, vai, não julgo a moça, eu tenho QUINZE ANOS de diferença com o Takahiro Sakurai e mesmo assim gostaria de me casar com ele. hoho

Precisamos falar sobre a prévia do quinto episódio.
LEITOR, EU NÃO QUERO SABER SE ISSO ESTÁ FORA DO POST, EU QUERO FALAR SOBRE A PRÉVIA DO QUINTO EPISÓDIO.

ALÔ, PRODUÇÃO! ALGUÉM ME LIGA COM O TIOZINHO ESCROTO, TENHO UMA COISA PARA JOGAR NA CARA DELE.

ALÔ, TIOZINHO ESCROTO? FICOU LINDO VESTIDO DE GUEIXA.
Ok. Confesso que surtei um pouco além, mas... O bicho já é meio gatinho, tem uma beleza meio andrógina, vai lá e se veste de mulher... E fica melhor de mulher do que muita mulher. Leia: a blogueira.

Minha autoestima que estava em zero, ABAIXOU AINDA MAIS. Obrigada.

Ok, agora podemos falar do quarto episódio.
É engraçado como, mesmo tendo minutagens relativamente iguais, os episódios 2 a 4 pareceram ter uma passagem de tempo diferente.

Para mim o terceiro foi o mais longo, enquanto o último deste post, mais curto.

No pós-guerra o rakugo voltou com força, ainda que somente ele não pudesse encher barrigas no apartamento de Bon e Shin.

Não, não vou comentar NADA MAIS sobre o nosso FUTURO TIOZINHO ESCROTO sendo assediado no café/restaurante/servimos chá com bolinho ou AQUELA TRANQUEIRA QUE VEIO DA MANCHÚRIA PARA COMÊ-LO DE GARFO E FACA.

Porque se você pode ficar com um novinho gatinho, você não vai ficar com um maracujá de gaveta que tem idade para ser seu avô, né?

Não fique assustado, leitor, tem gente que troca qualquer oportunidade por uma "melhor ainda" (na visão deles, claro).

Este episódio conta com o começo de suas carreiras, agora sem os títulos de "aprendizes" e rumo ao caminho do sucesso.

Bon continua com dificuldades para encontrar seu próprio estilo, mas se diverte com o jeito como Shin conta as histórias. É por conta disso que o mestre lhe dá algumas dicas, como deixar "brechas", não procurar a perfeição e deixar de ser "tão disciplinado".

Para tirá-lo um pouco da linha, o homem aproveita que sua amante está na cidade (leia: veio perturbá-lo e talvez fazer uma chantagem básica, pois é assim que acontecem nas novelas brasileiras) para colocá-la em seu caminho.

Sei lá...
SEI LÁ.
Ok que tem gente certinha até demais nesse mundo, só que ao meu ver acaba soando como um pai que leva o filho adolescente num bordel para perder a virgindade.

Patético?
Bom, não muito longe deste século a tradição era essa.

Ah...
Dando uma pesquisada por cima, descobri que o coitado do Bon não é filho de família rica coisa nenhuma, ele é filho de uma gueixa TOP CLASS e por isso foi enviado ao mestre em rakugo.

Não gosto muito de histórias "antigas" por causa do machismo, do "jeito certo" que as coisas devem ser feitas, da obrigação da maturidade sexual do homem.

Em pleno século XXI não consigo engolir bem esse tipo de plot para personagem, ainda que entenda o contexto da época em que aconteceu.

Bem, a análise do anime é pessoal, então esperem ler exatamente isso.

Em suma, Shouwa tem uma história interessante, parece bem desenvolvido, tem carisma, conta sobre uma arte tradicional de um país, mas o caminho pelo qual está seguindo destoa muito do que eu gosto como entretenimento, então a partir do terceiro episódio começou a ficar cansativo.

A palhaçada do dia é que saí de um drama (Joker Game), estou num drama (Shouwa) e irei para OUTRO DRAMA (próximo post). Minha cota de desgraça bateu o suportável.

Teatro lotado
Esse pedido é tipo: "NÃO CONTEM PRA MINHA FAMÍLIA QUE BLOGO ANIMES".
Particularmente não sou fã desse tipo de história.
Mesmo ficando razoavelmente curiosa para saber como o Bon vira o "tiozinho escrito" e se a carreira do Yotarou continua ou definha de uma vez, este anime não está na minha lista de prioridades.

Ainda mais tendo a categoria "drama" descrita em sua página do MAL. Não, não, obrigada, eu já tenho drama e sofrimento demais na minha vida, então prefiro não me encher de mais angústia.

Para quem quiser, fique à vontade. Eu estou com a minha cota a transbordar do copo.

A arte é bonita, o Bon é BEM BONITO, a trilha sonora não me agradou muito, a história é interessante e, até o quarto episódio, parece muito bem desenvolvida.

Junto com Joker Game vai para a lista de "TALVEZ veja um dia, TALVEZ não". Acho que já deixei clara a minha opinião sobre histórias dramáticas e etc.

Joga confete e serpentina, que esse é o Carnaval no Kimono Amarelo!
Oferecendo desde 2014 uma programação diferente para quem quer fugir de "carnaval"!

Nos vemos daqui a uma hora com 3-gatsu no Lion!

Por Kimono Vermelho aquela que gostaria de passar o Carnaval dormindo e fazendo altas baladinhas... no mundo dos sonhos - 27/02/2017

2 comentários:

  1. Escritora Conan Fangirl, pois é, vou usar o nickname todo porque me surpreendeu com esta: quem ia esperar esta série neste blog?

    Vou começar com uma afirmação: Akira Ishida, por quê?! Quando achava que ele não ia dar às caras, eis que me surpreendo, pela segunda vez consecutiva (a anterior foi em "Chrno Crusade"), uma interpretação fora das convencionais. Passado o susto inicial, este foi o melhor anime do ano passado, ao lado do "RELife" em minha opinião. Claro que "Shouwa Rakugo" está um nível acima, já que possui uma história que foge dos padrões dos animes que estamos habituados a assistir.
    Pode ser que drama não seja o seu tipo de história,mas, é bacana pra diversificar e ir além das possibilidades: pois é, repetindo o mesmo que falei lá no "Joker Game".

    Como falar de um anime que tenho acompanhado sua segunda temporada, sem ficar toda melosa e cheia de detalhes? Vamos aos pontos que valem a pena este anime: a ambientação e contexto histórico pé-no chão; personagens fascinantes; uma dublagem digna de nota e trabalhada com muitas nuances e trejeitos; animação estável, sem precisar de mostrar fluidez e aquilo que torna os animes interessantes, a de contar histórias com temáticas tão variadas, sejam ou não clichês.

    De resto, se for ou não assistir, "Shouwa Rakugo" é um anime que me encantou demais e os elogios pela blogosfera otaku não são à toa. Vale e muito a pena.

    Meus sinceros agradecimentos por ter feito esta análise, de um anime que desde comecei e acompanhar semanais, tem sido algo sensacional. Até a próxima, Kimono Amarelo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora Conan!

      Quem tivesse lido o post de temporada que estreou este anime. É difícil eu dizer que gostaria de ver no Carnaval e não cumprir, afinal, já prometi outras vezes outras séries e aconteceu.

      Falar que a história foge aos padrões e talz, é um pouco exagerado, a não ser que estejamos falando do tema, no caso, rakugo. De resto não é novidade um ou outro anime serem muito bem criados e desenvolvidos; pelo menos UM POR ANO pode ser considerado assim. Tudo depende da vontade de conferir e constatar se é realmente bom ou fogo de palha.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/