segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

FINAL: Natsume Yuujinchou Go - #11

O ano está acabando e uma penca de animes também está se despedindo do blog. De quais você mais sentirá falta? Gostaria que a Globo fizesse uma Retrospectiva 2016 só com os animes que estrearam este ano? É, eu também, mas...

No episódio anterior... conhecemos um pouco mais sobre a vida do casal Shigeru e Touko antes de adotarem o menino Takashi Natsume. Vemos pela perspectiva deles cenas que conhecemos em outras temporadas. 

Como foi acompanhar uma temporada de Natsume Yuujinchou pela primeira vez com o blog, Kimono?

Natsume Yuujinchou Go
11º episódio
Essa é a cara que todo mundo faz quando descobre que o blog ainda não entrou em recesso.
Opinião: Se eu contar que fiz este post na mesma leva que o dos episódios 9 e 10, vocês vão aplaudir para maluco dançar ou me desejarão "Feliz Natal" atrasado? Sério, só para saber mesmo. 

Com o título de "Aos Efêmeros", o último episódio de Natsume Yuujinchou Go ressalta a diferença de tempo entre humanos e seres sobrenaturais.

"Efêmero" é tudo aquilo que possui curta duração; que é breve. E é assim que a vida humana é vista por youkais, ayakashis, yuureis e bakemonos.

Não, leitor, você não entrou no blog errado e tampouco está lendo texto escrito por outra pessoa, não ofenda o limbo da otakusfera.
Acontece que esta quinta temporada também é a primeira que comento com o meu blog.

Assisti Natsume Yuujinchou algumas meses em forma de maratona e uma delas foi para o guest post de um blogueiro que atualmente parece inativo, o nome que ele usava era "Ketsura".

Tenho o esquema que usei para fazer a análise ainda hoje no meu computador, datado de 2012. O Kimono Amarelo só surgiu em 2013.

Obviamente o guest post foi um resumo bem doido e não vou dizer que aprendi a analisar animes/mangás, pois continuo naquele esquema em algumas séries.

Foi bacana participar como uma experiência, mesmo que eu me encha de ressalvas e tente não despirocar loucamente, já que na casa no blog dos outros a gente tem que manter, pelo menos, o mínimo de ordem.

Principalmente o ano de 2012 foi bom para eu conhecer um pouco mais sobre as temporadas de animes e os títulos que eu tinha perdido enquanto esperava pelos episódios dublados em TV aberta.
O QUE DIZER DO MESTRE GATUNO USANDO ÓCULOS, HEIN? CHARMOSO, NÉ? -q
2011~2012 também foram ótimos anos para descobrir novos mangás e pegar desgosto de outros. hehe Essa história fica para um outro dia...

Saindo da nostalgia e voltando para o episódio final da quinta temporada, temos ainda os bons sentimentos deixados pelas memórias de Touko e Shigeru do episódio anterior, fluindo por este. Pelo carinho e preocupação da Touko.

Não acredito muito que a minha memória esteja fresca o bastante para fazer comparativos perfeitos, contudo, nesse retorno de Natsume senti que a relação entre o protagonista e sua família adotiva deu um upgrade.

Na minha cabeça, apesar do carinho do casal pelo neto de Reiko, ele ainda não parecia deixar seu coração aberto para esse afeto. Tanto que no episódio anterior, a Touko comentou que o adolescente às vezes dava um sorriso forçado.

Só dá sorriso forçado quem está fingindo algum comportamento para agradar ou não causar problemas. Sei lá, me dá a impressão pelas cenas que vimos anteriormente que Natsume era engessado, meio sem saber como agir. Bom, dá para entender depois que você acompanha as outras temporadas.

Quer queira ou não, durante esse tempo que ele conheceu o Livro de Amigos e ajudou entre humanos e youkais, Natsume acabou criando relações com os dois tipos de criaturas, o que acabou levando Hitotsume e Ushikao a serem cabeças de vento como sempre.

SIM, GENTE, VAMOS PASMAR MUITO, PORQUE EXISTE UM HITOTSUME igualmente besta, PORÉM, EXTREMAMENTE AMÁVEL! NÃO É SÓ AQUELE ESCROTO DE NURARIHYON NO MAGO! ALELUIA!

Ao querer mostrar o florescer de belas flores efêmeras, a dupla acabou fazendo nosso querido protagonista escalar uma montanha e tomar AQUELA FRIAGEM que só médico acredita que não dá gripe.

MENTIRA, NO BRASIL ELES CHAMAM DE "VIROSE". Tudo é "virose" por aqui.

Enfim, o adolescente acaba caindo de cama e ganhando uma febre como bônus. Tudo isso para apresentar a fragilidade humana perto das criaturas sobrenaturais.
Nada vem sem um pouco ou "UM MUITO" de sacrifício, queridos youkais de "classe média".
Apesar da duplinha ser totalmente o Leandro Hassum e o Marcius Melhem de Os Caras de Pau (Globo), o coração deles é puro, tanto que ao saber da doença de Natsume (Nyanko-sensei foi lá contar e apontar de garra) dão um jeito de procurar alguém que tenha remédio contra a febre.

Espero que você já saiba que eu não lembre do nome da criatura. Parece o Orochimaru (Naruto) com chifres. #prontofalei

Em troca do remédio, Hitotsume e Ushikao teriam que arrumar uma porrada de lanternas de pedra que caíram num temporal aí que deu.
SERIA ESTE ANIME MAIS UM SE PASSANDO EM SÃO PAULO? Tá, parei, desculpa.

Quando a duplinha dinâmica viu a QUANTIDADE DE LANTERNAS DE PEDRA, chegou no bicho e falou que não rolava. Só que sem compensação, nada de remédio.

Deu pena deles, viu? Sofreram horrores, mas colocaram as lanternas de pé, tudo direitinho pelo remédio.

EDITADO 2018: PARA, PARA, PARA!
Lembra do esquema citado em Natsume Roku? Pois bem, eis que você verão aqui o que só tive ideia de fazer na primeira temporada, que era procurar de qual capítulo do mangá foram adaptados os episódios.

Aproveitei que o final do ano foi bacana e... TOMA AQUI O QUE EU ESTAVA DEVENDO!!!

Capítulo do Mangá -> Episódio do Anime:
Cinquenta e dois -> Três
Cinquenta e três E cinquenta e quatro -> Quatro
Cinquenta e cinco -> Seis
Cinquenta e seis -> Dois
Cinquenta e sete, cinquenta e oito E cinquenta e nove -> Um
Cinquenta e nove.5 -> Onze
Sessenta e três.1 -> Dez
Sessenta e três -> Nove
Sessenta e quatro E sessenta e cinco -> Cinco
Sessenta e seis E sessenta e sete - > Sete
Setenta.1 E setenta.2 -> Oito

Pronto, já cumpri o que prometi. AGORA SEGUE O POST...
 
Enquanto isso os amigos de Natsume se preocupavam com a saúde dele e se dividiam entre "visitar ou não visitar, eis a questão". Foi quando Tanuma se ofereceu para passar na casa do amigo.

Nesse meio tempo o pobre coitado que estava doente e ainda levava bronca de seu lindo gato tricolor tinha sonhos bizarros e ainda tinha que ouvir da própria avó que se estivesse sozinho não precisaria proteger ninguém.

Na verdade, eu acho que isso não foi um conselho do além, e sim o caminho pelo qual Reiko optou. Se ela estivesse sozinha, não precisaria proteger ninguém, então talvez por isso mesmo ela reforçasse o estereótipo de "estranha".
Natsume Yuujinchou é o tipo de anime que aquece o seu coração de um lado e espeta do outro.
Apesar de Hinoue ter dito que aquele remédio não funcionava com humanos, algumas doenças realmente parecem ser curadas por fé, ou melhor, pelo desejo dos outros para que aquela pessoa esteja logo bem.

Foi assim quando Natsume era criança e um youkai apareceu quando ele estava doente.

A preocupação de ambos os lados, humanos e sobrenaturais, o desejo para que o amigo logo melhorasse e a rápida vida dos seres mais frágeis.
Uma mensagem de amizade e amor.

"Não, nós é que somos estúpidos.
Sabemos que as pétalas de flores irão cair, e mesmo assim, nos encantamos com elas".

Nota: Estava com saudades!
Pretende reassistir algum dia?: Quando terminar (todas as adaptações para anime) vou maratonar tudo.
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Sobrenatural, shoujo, gato gordo, youkais, slice of life, slice of life MUTCHO LOKO, versão encapirotada de Deos Matoba, tranquilo, "furusato" (terra-natal), anime bom para assistir todos os dias do ano, amorzinho demais, dor e sofrimento, angústia, gente sendo escrota com menino fofo.
Premiações: Melhor Anime de 2016, Melhor Retorno de 2016, Melhor Gato Gordo - Nyanko-sensei, Melhor Ser Humano - Takashi Natsume, Pior Capiroto de 2016 - Seiji Matoba, Prêmio "Lindo e Cretino" - Seiji Matoba, Prêmio "Vadjea de 2016" - Shuuichi Natori.
Pontos fortes: já anunciaram a sexta temporada, Nyanko-sensei, Takashi Natsume, Tanuma, Taki, Touko e Shigeru.
Pontos fracos: ONZE EPISÓDIOS, Seiji Matoba, Shuuichi Natori, dor e sofrimento.

Assim se encerra a participação do encantador e sofrido Natsume Yuujinchou Go no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que também andou sofrendo um pouco para trazer todos esses posts - 26/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/