quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Sanzoku no Musume Ronja #05 e #06

A ÚLTIMA TEMPORADA ANIMÍSTICA DO ANO JÁ COMEÇOU e eu estou cagando para ela. Hunf!

Mentira, leitores, eu na verdade estou chorando de arrependimentos e risadas, pois neste ano, MAIS DO QUE NUNCA, demorei para trazer os posts com as primeiras peneiras.

Em Outubro manteve a tradição por quê? PORQUE FIQUEI GRIPADA e o destino gosta mais do Sinbad do que de mim.

No episódio anterior... conheceu os perigos da floresta, entre eles os anões cinzentos e as terríveis harpias. Provando que seus próximos dias continuarão sendo de aventura, Ronja encontra Birk, um garoto que tem a sua idade, mas que tem cheiro de problema.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como é ser o menino mais adorável da Floresta Mattis, Birk?


Sanzoku no Musume Ronja
5º episódio
Esse menino aprontou todas neste episódio: provocou, ficou pulando uma fenda mortal e quase caiu.
Opinião: O último post aconteceu na semana que eu participaria da Bienal do Livro, aquela linda, e um mês e mais uns dias depois cá estamos nós de novo para falar desse anime amorzinho que eu ALTAMENTE RECOMENDO.

Claro, depende de pessoa para pessoa.
Não dá para recomendar Ronja a alguém que só gosta de shounen, porradaria e sangue. Na verdade até dá, só que a chance de não curtir ou largar mão é muito maior.

Sei que os colegas blogueiros não gostam de admitir esse tipo de coisa, mas... É fato. Cada um tem seu gosto e nem todos estão a fim de "sair de sua zona de confronto conforto" para conhecer obras diferentes (leia: bizarros).

Sim, acabei de dar uma indireta sobre um anime da Temporada de Outubro 2016 que vocês NUNCA vão adivinhar qual é.

Neste episódio seguimos com Ronja e Birk se conhecendo e, claro, não indo muito um com a cara do outro. Verdade seja dita, a culpa é mais da garota que do menino.

Ronja é chucra, e não digo em tom de ofensa. Impulsiva, levada pelas emoções igual ao pai, ela vomita todos aqueles dizeres que aprendeu por todos os anos em que viveu na Fortaleza Mattis.
Tal pai, tal filha. Muito fofo esses dois serem tão parecidos e tão grudados um ao outro.
As crianças repetem e compram a versão dos pais, aliás, eles são os responsáveis por dar a educação e criação.

Birk é provocativo, porém, educado.
Quando foi salvo pela menina agradeceu, mesmo fazendo uns gracejos.
Aliás, "Birk" e "gracejo" são sinônimos.

O episódio gira em torno dessa duplinha se conhecendo, do menino quase caindo na Fenda do Inferno e a reação de Mattis a notícia de que no outro lado do castelo dividido está seu pior inimigo.

Voltando a falar de criação, é natural tomarmos as decisões dos nossos pais como as corretas quando somos crianças, então Ronja repete a parte de "demônios imundos" como se fosse algo natural, já que ela mesma não conhece o real significado dessas palavras.

Sem esquecer que Birk também lhe causa fascínio, uma vez que é a única criança além dela por ali.
Posteriormente ficamos sabendo que sua mãe, Undis, deu a luz no susto por causa de um trovão, por acaso na mesma noite tempestuosa que Lovis pariu Ronja.
E QUANDO O BIRK DIZ QUE DE UM JEITO OU DE OUTRO ELES JÁ ESTÃO PRESOS?

Na brincadeira de provocação entre os dois pirralhinhos, começaram a pular de um lado para o outro, desafiando a Fenda do Inferno. O problema é que num momento, Birk acabou pisando numa parte do piso que se desfez e caiu.

Gente.
GENTE.
O castelo é meio decrépito, um raio partiu aquela área ao meio, é óbvio que as bordas são as partes mais frágeis e instáveis, então...

A sorte é que o instinto solidário de Ronja falou mais alto e acabou evitando o pior para o único filho de Borka. Essa o ruivo deve a ela.

É claro que não tinha como esconder essa preciosa informação de seu pai, então acompanhamos por alguns minutos as reações hilárias e imaturas de Mattis que, como sempre, precisa ser contido de alguma forma por Lovis.
Lovis é aquela pessoa tão paciente que joga água fria em gente que dá chilique. AMO MUITO.
Arremessou as coisas, tacou ovos, se jogou no chão...
Sério, se tem uma coisa que eu sempre me divirto quando assisto Sanzoku no Musume Ronja é como o Mattis fica todo descontrolado com algo que o aborrece. 

Depois disso é decidido que alguns membros do bando ficarão responsáveis por guardar a entrada da Fenda do Inferno.

E uma das coisas que eu mais gosto nesta história é que vemos bem o ciclo da vida, o nascimento, a morte, o crescimento e amadurecimento, e as estações do ano passando.

Começamos no verão (se eu não me engano) e agora estamos definitivamente no outono.

Sanzoku no Musume Ronja
6º episódio
Num nível não muito grande, Borka é um pouco mais racional e razoável que Mattis.
Eita, Mattis, e agora? "Ladrão" é uma palavra que Ronja não sabe o verdadeiro significado.
Opinião: Este episódio poderia ser dividido em três partes: o encontro dos ladrões, a primeira "briga" entre Ronja e seu pai, e novidades na Floresta Mattis.

Antes mesmo do nascer do sol lá estavam Borka, Mattis e seus respectivos bandos se encarando.
Entre diversas provocações, algumas coisas são interessantes de perceber.

A primeira é que inicialmente, em certo momento da vida, os dois chefes de ladrões já foram crianças e AMIGOS! Brincavam juntos e caçavam ratos!
Tudo mudou quando o pai de Mattis encontrou o pequeno Borka e deu-lhe uma surra, mandando o recado de que aquele local não tinha espaço para um membro de outro clã.

Ou seja, voltamos naquele problema da criação e da intolerância e ignorância de nossos pais.
Uma das atitudes mais brilhantes e importantes que devemos tomar como cidadãos e pessoas dotadas de consciência, é perceber o que dentro dos valores que fomos ensinados realmente é correto e o que é errado.
Olha que coisinhas mais fofas o Borka e o Mattis quando eram crianças!!! Muito adoráveis!
Não é pelo fato de nossos pais dizerem uma coisa que ela se torna automaticamente o único caminho e a certeza. Assim que começamos a nos perceber como indivíduos, devemos também ter discernimento e aprender a escolhermos nós mesmos as nossas próprias opiniões.

Essa é uma das explicações mais básicas para o preconceito contra negros, gays, transexuais e outros grupos. Nós não nascemos preconceituosos, nós herdamos essas opiniões arcaicas da família e do ambiente.

Alguns se abrem para o conhecimento, a compreensão do que é o outro, enquanto o resto prefere não questionar e pode levar ao túmulo esse comportamento obscuro.


A segunda coisa interessante e divertida é: QUE MATTIS NUNCA CONTOU O QUE LADRÕES FAZEM. 

Vira até piada ladrão educando filho e dizendo que é errado pegar as coisas dos outros sem pedir, aliás, foi disso que Mattis acusou Borka de fazer com a parte norte do castelo.
A. PISCADINHA. DESSE. MOLEQUE! É o Cat Noir muito antes de eu conhecer o Cat Noir!
Bom, não deveria ser novidade, afinal, "LADRÕES". Seria lindo se eles pedissem permissão para algo, né?

E a pequena Ronja não gostou nada de saber dessa "desvirtuação".

A sorte é que os dois bandos são dividos por uma fenda, então tiveram que recuar e deixar a coisa como estava.
Descobrimos também que se deu tudo certo para o grupo de Borka, foi porque seu filho pequeno e ágil escalou o paredão norte da fortaleza e conseguiu "abrir caminho".

E se a nossa pequena levada da breca achava que poderia se ver livre do "inimigo", acabou notando que o tempo de solidão passou e agora ela dividiria a floresta com Birk.

Mas será que ela vai deixar por isso mesmo?

O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "sanzoku no musume ronja". 

Nos vemos no próximo episódio de Sanzoku no Musume Ronja!

Por Kimono Vermelho aquela que está lutando esta semana contra a gripe e suas consequências para trazer posts para vocês. Mereço um brigadeiro, MIM DÁ BRIGADEIRO! - 06/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/