terça-feira, 23 de agosto de 2016

Suisei no Gargantia #03 e #04

Alguém acompanhando ou relembrando o anime do mundo verdejante? hehe
O pior disso é que vou ter que assistir novamente aquelas cenas toscas de fanservice e querer morrer por dentro. D:

No episódio anterior... Ledo chegou no planeta Terra e descobriu que ainda existia vida inteligente por lá. Tentando arrumar um acordo com as pessoas, acabou metendo os pés pelas mãos quando decidiu ajudá-las.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Posso formar um esquadrão de proteção para você, Bevel?


Suisei no Gargantia
3º episódio
A pessoa pede socorro para uma criatura que tem ensinamento militar do espaço, quer o quê?
Opinião: Sabe o que eu notei, leitor? Que tem dois animes acompanhados aqui no blog com uma mesma patota.

Arslan Senki: Fuujin Ranbu e seu Arco dos Piratas e... SUISEI NO GARGANTIA também com Arco dos Piratas. Bom, isso sem esquecer que no mangá Magi rolou bem antes o Arco dos Piratas e na segunda temporada de Magi a adaptação animada do Arco dos Piratas.

Eu definitivamente odeio piratas.

P.S.: Antes que alguém cite Adventure of Sinbad, lá era mercadora, não pirata.


Imagine você, leitor, chegando num lugar que é praticamente lenda no seu tempo, onde as pessoas vivem de forma bastante antiga, que você não entende lhufas e que de repente pedem a sua ajuda para salvar uns amiguinhos...

Claro, você poderia assustar os inimigos e pãns...
MAS QUAL A DIVERSÃO DE TER UM ROBÔ QUE É CAPAZ DE DESTRUIR TUDO SE VOCÊ NÃO PODE USÁ-LO DESSA MANEIRA?

Que graça tem? 

Agora vocês já sabem que eu não devo ter grandes poderes além deste blog. hoho Sem esquecer que o conhecimento do Ledo é baseado em ensinamentos militares que são simplesmente "MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA".

Se em Magi a Tia Madaura tocava o terror com seus pimpolhos-escravos-piratas, aqui é Rackage que carrega uma fama bem mais "gloriosa" que a da nossa tia retardada.
O nosso pobre ET de varginha já está a uns poucos dias tentando entender como o destino pode ser cruel e dar-lhe férias de seu posto como soldado exterminador de Hideauze.
Como esperado, os atos imprudentes de Ledo acabaram fazendo com que os piratas se voltem contra a frota de Gargantia, complicando ainda mais a vida do nosso extraterrestre.

Bellows chega para agradecer Ledo COM MAIS UMA CARCAÇA DE BICHO MORTO (calma, Ledo, calma), só que dessa vez rola um churrasquinho na laje. Churras de frango, pois até onde minha lembrança vai não criavam vacas em Gargantia... hehe Também pudera, depois que a Terra descongelou ainda existiriam vacas por aí?

A mulher explica algumas coisas básicas de convivência para Ledo e ele começa a compreender um pouco melhor como tudo funciona por lá.

Uma das coisas mais bizarras desse resgate de animes de 2013 é que eles sempre se modificam quando assisto anos depois e Suisei no Gargantia não foi exceção.

Na época eu adorava o anime e me empolgava a cada episódio, reclamando mais ou menos das mesmas coisas que reclamarei aqui provavelmente, mas de alguma forma, na minha cabeça, essa série tinha 26 episódios e as coisas andavam um pouco mais devagar.
Cuidado, Ledo, não diga que desta água nunca beberá... Você ainda não está se afogando.
Por exemplo: os piratas e o ataque da Rackage pareciam vir lá pelo quinto ou sexto episódios, ainda que a metade do cour não tenha sido esquecida por mim.

Sério, acho que vai ser no próximo post.
É um fanservice que chega a causar asco e foi uma das reclamações da blogosfera animística também, sobre termos algo extremamente desnecessário para o plot. E eu concordo bastante.

Ainda que em 2013 eu tenha gostado bastante de Gargantia e não visto a enorme quantidade de furos de queijo suíço como os blogueiros otakus, alguns pontos acabaram sendo parecidos.

Não sei se tem muito a ver, mas acabei reparando que a Rackage, a pirata gostosona de cor linda de cabelo, não tem essa pintura nojenta nas ombros, bochechas, cotovelos e joelhos, como a Bellows e a Amy.

Ah, vão me desculpar, eu não consigo engolir esse vermelhinho na pele delas em pontos específicos, me dá ódio, me dá nojo, porque eu sei que é para chamar a atenção de uma parcela desnecessária do público, ao meu ver.

Bom, dinheiro de punheteiro ainda é dinheiro, mesmo com sêmen nele, né?
Falo nada dessas brincadeiras/dizeres de cunho duvidoso... Mas curti o penacho na cabeça.
Enfim...
Sobre a Rackage não ter essa pintura me faz teorizar, pois eu provavelmente não encontrarei respostas em português sobre isso.

A personagem já é bastante sexualizada, só notar a roupa, e parece madura e "mais experiente", por isso falta-lhe a "pureza" e idoneidade das mulheres citadas.

Se essa for a realidade, mais um motivo que tenho para torcer o nariz para esse lado da história.

Sim, Gargantia não é perfeito e tem muitas características que pesam para seu desfavor, porém, eu procuro pensar com carinho nas partes mais relevantes do plot.

Suisei no Gargantia
4º episódio
Minha maior paixão nesse anime são os olhos da Amy e do Ledo. As cores são lindas demais.
Opinião: Aqui começamos a perceber as opiniões destoantes entre Ledo e Chamber, já que no final de episódio o robô diz que ele não deve se preocupar em se familiarizar demais com o local, pois logo entrarão em contato com a Aliança Galática e voltarão a matar os Hideauze.

Eu me pergunto se o Chamber também não fala isso para se convencer, mas como estamos lidando com uma máquina, acho é pedir um pouco demais.

Este episódio acabou lidando com o tema de inutilidade.

Se de um lado Bevel é considerado inútil, um indivíduo a ser descartado na Aliança, por outro poderíamos colocar Ledo na mesma situação, afinal, ele não faz nada pela frota desde que afugentou os piratas.

Ele não ajuda a levar as coisas de um lado para o outro, não pode consertar nada e depende de Chamber Google Tradutor para a maior parte da conversação (ainda que esteja se esforçando para se comunicar sem auxílio).

E mesmo assim, se olharmos por outro ângulo, Chamber faz praticamente tudo sozinho, apenas dependendo de algumas decisões do piloto, uma vez que um humano, em tese, é melhor em julgamento do que uma inteligência artificial. De alguma forma seu conhecimento é muito limitado.

Se aplicássemos a mesma restrição da Aliança Galática em Gargantia, Ledo não seria necessário. E olha que o Pinion vive pedindo para se livrarem do moleque!
É interessante perceber que uma criança razoavelmente frágil, inútil e sem tanto estudo foi capaz de dar lições valiosas a alguém extremamente rígido e inútil em Gargantia.
Eu ainda acho que deveríamos colocar esse menino num potinho e cobrir de amor.

É difícil para o extraterrestre compreender o modo de vida civil e humano, pois o treinamento que recebeu e até sua concepção foram atos programados dentro de um cronograma militar e rigoroso.

Por isso ele chora quando lembra do irmão mais novo que perdeu e de algum jeito consegue entender ali qual o significado daquilo. Nem que fosse por um instante, a ficha caiu.

Essa conversa é uma dor, porque Bevel é uma criança que dá vontade de colocar num potinho e proteger até o fim da vida. E mesmo tendo a sensibilidade da idade e a própria humanidade, foi sábio em absorver as palavras de Ledo. Sim, todos sabemos que não foi dito de maldade, era apenas o que ele considerava "o certo", porque foi assim que o ensinaram.

O menino, mesmo com sua "deficiência", foi capaz de fazer alguns trincos na carapaça de pensamento militar e inquestionável do jovem.

E antes que alguém queira jogar um tijolo na minha cara, Ledo vem de fora da Terra, logo, é um extraterrestre. 

Continuando com os meus absurdos, eu acho que Gargantia vai se tornando aos poucos uma espécie de Avalon para o piloto. O tal lugar onde ele poderia comer, dormir e se reproduzir sem que precisasse seguir ordens.
A dor em uma só imagem. Tens o que é preciso para não sentir um aperto horrível no peito?
Até o final do anime e sem dar grandes spoilers (mas já dando), Gargantia vai se tornando um lar enquanto o próprio garoto vai redescobrindo sua humanidade, deixando-se levar pelos sentimentos e começando a compreender melhor o que está a sua volta e que sentido vai querer dar a sua vida.

Depois da primeira parte da conversa com o irmão de Amy, Ledo pôde ver a explicação exemplificada quando começou a chover. Todos estavam se ajudando para coletar a água doce que caía do céu.

O trabalho de um grupo para que cada indivíduo possa viver a seu modo. É isso que faz a sociedade (ou deveria, né?).

E que fofura o Ledo pedindo de volta a "flauta" que ele fez com a unha/dente do Hideauze e que tinha dado ao menino.

De fato, numa guerra uma flauta não é necessária, mas mesmo ela não é de total inutilidade. E a coisa fica ainda mais bacana ou sinistra se pensarmos que até mesmo os inimigos podem produzir boas coisas.

Seria mais um ensinamento comentado em Suisei no Gargantia?

EU FALO É NADA... Essas amigas da Amy são o lado obscuro que eu tento não cultivar.
Se eu vi o que acho que vi no finalzinho do encerramento deste episódio, os próximos serão totalmente dispensáveis. É fanservice atrás de fanservice e eu não tenho muita vontade de escrever sobre eles.

O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "suisei no gargantia".

Nos vemos no próximo episódio de Suisei no Gargantia!

Por Kimono Vermelho aquela que vai pular os episódios 5 e 6 por motivos óbvios... - 23/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/