segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sanzoku no Musume Ronja #03 e #04

E começoooooooooooooooou a Bienal do Livro de São Paulo, minha gente!
Daqui a uma hora tem edital importante falando sobre isso e o que vai acontecer com os blogs durante esse período mágico!

Sim, estarei disfarçada de garota mágica sem magia, então não adianta querer me procurar na multidão. Sou otária otaku, sei me esconder direitinho. 

No episódio anterior... conhecemos Mattis e seu bando de ladrões, que abortam saques importantes para esperar o nascimento de Ronja, filha do líder do bando com Lovis. Não bastasse isso, o pessoal ainda fica babando pela fofurinha enquanto ela cresce. Aí, Secretaria de Segurança, olha que esquema bom para diminuir o número de crimes. -n -q

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como é ter um quintal tão vasto para brincar, Ronja?


Sanzoku no Musume Ronja
3º episódio
A menina mais serelepe da Floresta Mattis volta esta semana antes do hiato da Bienal!
Opinião: E já vamos conhecendo o terrível sabor da angústia, nesta história que é inspirada num livro infantil quase que obrigatório para as crianças suecas.

Se existe alguém por lá que não conhece "Ronja, a Filha do Ladrão", pode contar nos dedos. São poucos.

Falando sobre a versão em anime que mescla belos cenários 2D com computação gráfica, temos o primeiro dia da pequena Ronja em seu "quintal de casa", a Floresta Mattis.

A narração do início e fim dos episódios complementa muito bem a obra, além de me lembrar de alguns doramas de época que passam na NHK.

Eu sou suspeita para escrever sobre Ronja, porque gostei muito da história e acabei não implicando tanto com o CG, e olha que essa é uma das coisas que mais me deixa irritada nos animes atuais.

Claro, CG é uma facilidade gigantesca perto do trabalho de animação 2D, contudo, não me agrada tanto. Aliás, tudo que destoa muito dentro da animação já me faz torcer o nariz.

Uma das coisas que eu reparei e fiquei encantada neste episódio foi o cenário. Ele é melhor explorado e podemos ficar algum tempo reparando nos detalhes. Poderia dar uma grande diferença como acontecem em outros animes, mas acredito que o Studio Ghibli e o Polygon tenham feito um trabalho de outro nível.
A filha do ladrão em cima da pedra redonda, um de seus lugares favoritos.
Vai, leitor, fala... Não é um cenário lindo? Dá até vontade de imitar a Ronja, né?
Até porque é o cenário que é 2D, não o contrário.
Se bem que em Arslan Senki... As movimentações da câmera são tão ruins que estragam a cena mesmo.

Eu não vejo isso acontecer em Ronja, talvez por termos um estilo mais "tradicional". Em Arslan Senki parece que o estúdio queria mostrar como se estivéssemos assistindo um filme de Hollywood.

Enfim, sei que não é muito a cara do blog e da blogueira comentar essas coisas aqui, só que...

BOM, TERÍAMOS APENAS CURTOS PARÁGRAFOS SOBRE COMO A RONJA É FOFA E COMO EU MAL CONSIGO ESPERAR PARA VER O BIRK! Gente, eu amo aquele menino como se fosse meu filho. Muito amorzinho!!! E ele faz...

Ah, espera...
Acho que estou quase jogando spoilers por aqui.

Então vamos falar sobre essa menina se divertindo muito no seu primeiro dia na floresta?

Como outras histórias, Sanzoku no Musume Ronja conta sobre o crescimento de uma criança que vai aos poucos percebendo o mundo ao seu redor.
Se no post anterior o castelo de Mattis era o mundo de Ronja, agora ela via que existe algo muito maior lá fora e que, por isso mesmo, o mundo não gira apenas em torno dela, a da criança.

Faz parte da maturidade a compreensão de que existe algo além do amor, do conforto e das pessoas que ela conhece.
Ronja começa aproveitando muito esse primeiro dia na floresta e mesmo com os avisos dos pais sobre os perigos, a menina não é das mais quietinhas.
Atraídos pelo medo da criança humana, os anões cinzentos se unem e se acham fortes o bastante para abatê-la. Por isso conhecer os prazeres e perigos do mundo são importantes.

O problema começa quando a pequena acaba cochilando e perde a hora de voltar para casa. Com a escuridão dominando, logo Ronja se vê cercada pelos terríveis anões cinzentos (uma ameaça que tinha sido comentada anteriormente por seu pai).

Por não conhecer e também não saber como se livrar daquilo, o seu último recurso é o choro.
A sorte é que seu pai desconfia da demora e vai procurá-la.

A vida tem disso, de nos deslumbrarmos com as coisas boas e num primeiro momento não saber lidar com as ruins. Ainda assim, nem Mattis ou Lovis aninham e protegem para que ela não se envolva mais com o "mundo lá fora", pelo contrário.

Mattis aconselha e a mãe indica: é preciso ser corajoso para viver naquele lugar. Uma mensagem para que a menina entenda que não precisa se abater e ficar apavorada, com medo de tudo. Cada dia é um dia.


Sanzoku no Musume Ronja
4º episódio
E essa pequerruchinha NÃO PARA! Até escalar um paredão de pedra a pirralha escalou!

Opinião: Provando ser mesmo um digno membro do bando de Mattis, Ronja parte para as aventuras no seu segundo dia na floresta.

Agora um pouco mais confiante e compreendendo que o "mundo lá fora" é coisa séria, a menina se diverte com a natureza e sua abundância.

Mas é claro que uma criança nascida em noite de tempestade e com harpias sobrevoando o castelo não seria uma Kimono da vida, correta?
Enquanto eu gosto de ficar quieta no meu canto, Ronja é serelepe e... descuidada.

E olha que a Lovis tinha avisado antes da menina sair: "Acabou a alegria do verão e agora que o outono está chegando, as harpias estarão ainda mais recalcadas e agressivas".

Não adiantou.
Foi só a pequena se irritar com as vozes de gralha das criaturas que soltou um berrão, chamando sua atenção.

Parece que a filha de Mattis é realmente uma apaixonada pelo perigo.

Depois de se esconder num arbusto, correr pela floresta e até pular no lago, ela finalmente resolveu não dar uma esticadinha por lá. Afinal, vai que o azar dá sorte?
Uma das coisas mais lindas dessa animação com certeza são essas reações fofas do Mattis.
E segurem o coração, pois as harpias continuarão nos dando momentos de tensão até o fim do anime!

Ainda com tempo de sobra até o pôr-do-sol, ela decide não se arriscar e volta escondida para o castelo, resolvendo explorar sua própria residência.
E ao contrário de Skalle-Per que ficou perdido por quatro dias no local, Ronja pega uma pedra e faz indicações nas paredes para saber de onde veio.

Não bastasse o combo "anões cinzentos e harpias", agora ela desbravava a Fenda do Inferno. Lembrou das palavras de seu pai, dizendo que se a garota caísse ali nada mais poderia ser feito.


A pequena já sabe que a noite do seu nascimento foi cheia de acontecimentos históricos, entre eles o trovão que dividiu o castelo em duas partes, dando origem à Fenda do Inferno.

Interessante nisso é que novamente o assunto "Borka" entra na conversa, desta vez sendo comentado também por Ronja.

É bacana perceber que ela chega a perguntar a razão dos ladrões do bando rival atrapalharem o grupo de Mattis, sem esquecer da pergunta constrangedora sobre os guardas que são responsáveis por cuidar das carruagens que passam pela floresta.

A pequena ainda não sabe que a atividade do pai é ilícita e que o bando de Borka é igual, nem melhor nem pior.
Esse menino é um amor puro! E o que dizer da narração explicando a diferença entre meninos e meninas? "Alguns se tornariam Lovis e outros se tornariam Mattis. Aquela criança provavelmente se tornaria um Mattis".
Como é uma criança e depende das opiniões e conselhos dos mais velhos, ela não tem um pensamento próprio sobre isso e é quando vemos Birk no final do episódio que veremos o rompimento de mais essa bolha. Quando descobrimos que nossos pais não estão sempre totalmente certos.

E a explicação, saída mais fácil para as perguntas complicadas da menina, foi que "as coisas eram assim", um modo conformista que mantinha tudo funcionando bem no grupo.

Ronja durante esses episódios vai nos mostrar que fica a cargo da nova geração questionar e não aceitar modelos arcaicos e muitas vezes errados só por serem tradição ou estarem aí há mais tempo.

Por isso podemos dizer que essa história é atemporal. Não fica limitada a uma só época, ela ensina a todos o olhar da evolução, do que deve ser modificado para que novas coisas surjam e a vida melhore.

Ah! Antes que eu me esqueça, o pica-pau do episódio anterior e a coruja deste eram animações 2D. Bom, pelo menos pareceram. No meio de tanto CG bem feito, meus olhos treinados ainda têm alguma dificuldade com essas minúcias. Mas não passou despercebido!

O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "sanzoku no musume ronja". 

Nos vemos no próximo episódio de Sanzoku no Musume Ronja!

Por Kimono Vermelho aquela que está se preparando para o evento das maravilhas: a Bienal do Livro SP! - 29/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/