Na Temporada de Outono/Outubro 2014... foi a estreia. Uma série que cativou mais pelo Studio Ghibli do que por qualquer outro motivo. Não foi acompanhada em Outubro de 2014, mas surge por aqui no "Relembrar é viver", contando a história de Ronja, a filha do ladrão Mattis, que acaba dando altos plot twists no pai e na vida!
Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
Como é ser o pai mais babão de todos, Mattis?
Sanzoku no Musume Ronja
1º episódio
E a tradição no blog prossegue! Com o print-réplica do post de 2014 com Mattis babão. |
Opinião: Esse é com certeza um dos animes de 2014 que eu guardei com mais carinho na memória.
Sanzoku no Musume Ronja tem tudo que uma boa história precisa para me agradar: bom desenvolvimento, personagens carismáticos, muito amorzinho e sofrimento e angústia numa medida que não assassine as ideias de ninguém.
Os estúdios unidos nesse projeto são Studio Ghibli e Polygon Pictures, este que ficou responsável pelo CGI.
Pois é, eu que normalmente detesto animes em CGI/3DCG/CG/3D acabei me encantando por Ronja. Posteriormente me rendi também a Miraculous Ladybug, mostrando que até uma criatura de sangue ruim como eu tem suas exceções excepcionais.
Studio Ghibli dispensa apresentações. Conhecido por seus filmes fantásticos, ganhadores e indicados a muitos prêmios, acabou fazendo parte da minha infância com "Meu Vizinho Totoro" e "A Viagem de Chihiro".
O diretor de Ronja é Gorou Miyazaki, filho mais velho de Hayao Miyazaki (aquele que acredita que anime foi um erro e dirigiu os filmes que comentei acima).
Na época vi os blogueiros entendidos no assunto dizendo que Gorou não era tão bom quanto o pai e tralálá. Como não entendo de direção, roteiro e esses frufrus importantes, fiquemos com surtos e comentários aleatórios. É disso que se trata o Kimono Amarelo.
Eu adoro essa cena! O desespero do Mattis e do bando por conta de um gesto pequeno e provavelmente sem muita importância para Lovis, se tornando um verdadeiro tornado para os homens. |
Já o Polygon Pictures tem em sua lista de trabalhos, animes como Knights of Sidonia/Sidonia no Kishi e Ajin. Não assisti nenhum dos dois, o que obviamente não tira seus méritos.
Por acaso as duas obras tiveram suas versões em quadrinhos anunciadas respectivamente pelas editoras JBC e Panini.
Esse anime é uma adaptação do livro "Ronja Rövardotter" da escritora sueca Astrid Lindgren, que é conhecida por suas histórias para o público infantil.
Infelizmente não tive contato com a obra original para saber quais liberdades foram tomadas na adaptação, mas de qualquer forma dá para curtir bastante Sanzoku no Musume Ronja.
A abertura é "Haru no Sakebi" de Aoi Teshima e o encerramento é "Player" de Mari Natsuki. São músicas legais até, mas eu não me apeguei a ponto de baixar ou deixar de pular.
Originalmente o primeiro episódio foi exibido junto com o segundo na estreia.
O elenco de dublagem não conta com nenhum nome conhecido por mim, então se surgir algum interesse, recomendo o MAL.
Contrariando a praga jogada pelas Harpias, Ronja nasceu linda, adorável e alegre, parecida com o pai. |
Mais um saque aconteceria se o líder dos ladrões não ficasse sabendo que sua esposa, praticamente pronta para dar a luz, gemeu e pôs a mão na barriga. Sim, o cara abortou a missão só para assistir ao parto.
O problema é que quando chega lá acaba pagando mico com seu desespero infundado enquanto a esposa faz um lanchinho.
Aliás, falemos de Lovis.
Ela é casada com o líder do bando e apresenta uma figura mais forte e sábia, tanto que normalmente é mais controlada e bota ordem na bagunça.
Ainda assim uma das coisas mais bacanas nessa história é a relação de Mattis com a paternidade. Não é simplesmente um prêmio de um macho que conseguiu produzir uma descendência, o homem simplesmente larga tudo para dar mingau de arroz e brincar com a filha, sem esquecer seus olhinhos brilhando a cada coisa fofa que a criança faz.
E também tem um pequeno detalhe que chama a atenção: ao contrário do que a maioria dos homens no estilo e época de Mattis, ele não reclama nenhuma vez por ter tido uma "filha" em vez de um "filho".
Será que ainda vale dar "Feliz Dia dos Pais"? hehe
Por um mundo onde as mulheres possam alimentar seus bebês e não serem julgadas, apenas amadas e respeitadas nesse momento extremo de carinho e união. |
E como esse pai é ciumento.
MINHA NOSSA SENHORA. O cuidado que ele tem com essa pequena é uma das coisas mais fofas dessa série.
E como ele berra... XD
Eu dou altas gargalhas a cada grito irritado que ele solta, seja com o velho Skalle-Per ou com o pobre que resolve dar um rato morto para a bebêzinha. Ah, também tem aquela hora que Mattis percebe que a pequerrucha está chorando e consegue assustá-la ainda mais quando briga com o bando.
A pessoa se pudesse carregava a filha para sempre num bebê-conforto, né?
Sanzoku no Musume Ronja
2º episódio
E o mais engraçado é que não é só o Mattis que ficou babão com a Ronja, hein? O bando de ladrões virou bando de babões. hehe Como não adorar esse anime, me diz? |
Ronja aprende a engatinhar e dá um pouquinho de trabalho para ser encontrada. Nada de suffering por enquanto. POR ENQUANTO.
Acho que a pior época desse anime foi quando precisei esperar pacientemente o episódio sair a cada semana. É por isso que eu tenho me divertido horrores nessas últimas duas temporadas. Vai tudo acumulando e eu fico de boa na lagoa sem desespero.
E sobre o suffering...
Bom, eu falei sobre ele no começo do texto, então já fica a dica para corações mais frágeis. Vocês vão acabar sentindo um pouquinho de dor até o 26º episódio.
Sim, se eu esqueci de contar serão 26 episódios.
O contraste entre Lovis e Mattis faz com que tenhamos um equilíbrio no casal, ainda que eu não tivesse a santa paciência da bela ruiva.
Mattis, ao que tudo indica, mais uma vez deixa de saquear as carroças que passam por seu território para acompanhar as pequenezas do dia-a-dia de Ronja.
Será essa a próxima líder dos ladrões? Ronja herdará a posição ou escolherá outro modo de vida? |
Com a constatação de que os ladrões viraram um bando de babões que estão pela primeira vez tendo o contato com uma criança e vendo seu crescimento, notamos também o carinho do grupo pela recém-chegada.
É um bando de tios que não sabem exatamente o que fazer.
Outra coisa interessante de perceber é que os viajantes parecem estar realmente se sentindo seguros, já que não andam mais com escolta.
E também dá para supor que Borka não está de fato aproveitando as boas oportunidades que seu rival tem deixado, pois também sai do local antes de roubar as carroças.
Acompanhamos o crescimento da fofíssima Ronja e dos problemas que essa fase traz para seu pai, o protetivo Mattis.
Agora que a menina está maior e compreende melhor as coisas, chega a hora de deixá-la sair um pouco do ninho para descobrir o que há no mundo lá fora de incrível, mágico e perigoso.
Chega a cortar o coração quando o líder dos ladrões precisa ter aquela conversa sobre os perigos que deve evitar. Nesse quesito a menina mantém a calma como a mãe, enquanto Mattis se rende ao choro quando falam daquela fenda do castelo criada por um raio na noite que ela nasceu.
Tudo bem querer ter contato com a natureza, mas... Pés descalços? Ninguém pensou em fazer uma sandália para essa menina? Tem muita coisa que machuca pelo caminho, poxa... |
Se Ronja caísse ali, não tinha o que fazer.
Munida de fatias de pão e algo para beber, a herdeira do bando de Mattis sai para a floresta, empolgada para explorar o local.
Imagina você ter uma floresta como o "quintal da sua casa"?
O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "sanzoku no musume ronja".
Nos vemos no próximo episódio de Sanzoku no Musume Ronja!
Por Kimono Vermelho aquela que está no período "amorzinho" da vida com esse anime adorável - 07/08/2016
Seguir @KimonoAmarelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).
TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.
P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.
Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/