quarta-feira, 13 de julho de 2016

Miraculous: As Aventuras de Ladybug - Primeira Temporada - #26

"Volpina" é o episódio de Ladybug comentado neste post.

Nos episódios anteriores... conhecemos a origem da versão francesa de Hawk Moth, Ladybug e Cat Noir. Além de acompanhar a trajetória dos recém heróis, conhecemos também o primeiro akumatizado da série: Ivan. Assim tivemos "Ladybug & Cat Noir" e "Coração de Pedra".

Como é ser a akumatizada mais útil para Hawk Moth, Lila?


Miraculous Ladybug
26º episódio: Volpina
A personagem que dividiu o fandom entre os que têm alma e os que já jogaram a sua fora.

Opinião: Muito bem, miraculers, chegamos ao ÚLTIMO EPISÓDIO da primeira temporada de Miraculous Ladybug.

Na primeira vez que o assisti já sofri com uma cota considerável de angústia, então imaginem se eu estava muito animada para revê-lo.

Antes que surja o questionamento, eu já adianto: vou usar os nomes originais e não os da dublagem, que segue a pronúncia da versão americana.
Sim, nada de "Eidrian", "Juleika" ou "Laila".

Acho que vocês já perceberam o quanto eu não gosto da dublagem americana, né? Se você curte, seja feliz, não vamos criar uma guerra por picuinhas.

Tenho mesmo que analisar esse episódio? Preciso?
Deos Matoba olhe por mim, pois não vai dar para ser aquela "Kimono" de sempre que analisa Ladybug sem altos surtos.

Vamos falar de adolescência e de como essa fase da vida pode ser a pior de todas.

Miraculer, hora de botar a imaginação para funcionar!

Você é perdidamente apaixonado por um colega de classe. A sua única rival é uma amiga de infância do crush e ele não parece retribuir o sentimento.
Durante VINTE E CINCO episódios essa criatura adorável te trata com respeito e carinho, sendo muito legal. E, claro, ele ainda gosta da sua faceta heroína.

Daí chega uma menina que pode ser considerada a "Rainha da Mentira", ganhando rapidamente popularidade com todos na escola por espalhar um monte de informações que ninguém checou.

E, pior, ela é muito mais ameaçadora que aquela amiga de infância do crush.
Por mais que eu não goste das atitudes de Lila, ela também não pode ser condenada por tudo.

Enciumada e insegura, já que nunca confessou seu amor ao colega de classe, você "entra em parafuso" e quando consegue uma oportunidade de desmentir que ela e você na versão heroína são amigas, vai lá e acaba com toda a pose da rival... Bem na frente do menino que ela queria impressionar, no caso, o SEU AMOR de adolescência. 
Eu gostaria de ter a coragem de apontar de dedo na cara da Marinette e dizer que ela agiu muito mal e blá blá blá... É fácil condenar os outros sem se colocar no lugar deles.

E eu acabei me vendo um pouco na pele da nossa heroína, por isso não tive condição de atear a pobre adolescente apaixonada na fogueira.

O plot twist disso tudo é que eu também não consigo culpar totalmente a Lila, mesmo a personagem tendo um comportamento nada bacana.

Agora vamos usar novamente a imaginação.

Por algum motivo, miraculer, você tem um misto de insegurança, orgulho e vontade de ser aceito por todos. Achando que o caminho mais fácil é demonstrar ser o que você na verdade não é, espalhando mentiras para atrair amigos e conquistar o que deseja.

É claro que também precisamos aceitar as falhas no roteiro para que este episódio tenha algum sentido, já que:
-É aluna nova;
-Acabou de chegar;
-Presumiu-se que Ladybug e Cat Noir tinham acabado com um akuma antes da chegada da menina;
-Além do grande fator "os nossos heróis não vão lembrar de todos que salvaram".
E mais uma vez Marinette/Ladybug é culpada por uma akumatização... Eita, Joaninha, assim não dá!
Bom, Ladybug não foi planejado para ser complexo, uma vez que seu público-alvo é o infantil, portanto, a gente vai engolindo os furos.

Voltando a Lila...
Você está lá de boa no parque conversando com o garoto que te chamou atenção quando, de repente, Ladybug surge e acaba com a sua farsa. Ela diz que vocês não são amigas, que ela nunca te salvou e isso abre o precedente para aquele garoto que você gostou achar que a história sobre sua descendência heroica também é mentira.

Não que eu concorde com as atitudes tomadas pela Joaninha e muito menos com o comportamento nocivo de Lila, porém, não há exatamente o lado do "Mal" e o lado do "Bem" aqui.

Na verdade, o "Lado do Mal" é o Hawk Moth se aproveitando dos sentimentos negativos de Lila, que é uma garota muito esperta e por isso foi a que chegou mais perto de conseguir os miraculous para o grande vilão.

A ÚNICA QUE CHEGOU AO PONTO de fazer a Marinette arriscar a própria vida para salvar quem ela amava.

Isso acaba me lembrando daquela história bíblica das duas mães.

Duas mulheres aparecem diante do Rei Salomão (que não é o de Magi) reivindicando a maternidade de uma criança. Como as duas diziam ser a mãe verdadeira, Salomão então disse que bastava serrar a criança ao meio, assim as duas teriam posse do "filho".

Bom, vocês sabem o que significa dividir um ser humano vivo ao meio, né?

A mãe verdadeira disse que a outra mulher poderia ficar com a criança, já que preferia ver seu filho sendo criado por outra pessoa do que morto. Aí o Rei Salomão viu quem de fato era a mãe. 
Encerraram a temporada sem o "zerou", apenas com uma versão dolorosa do seu "agora ficou tudo bem".

Tudo bem que Lila estava blefando e que nós todos sabemos que aquele Adrien era uma ilusão, no entanto, a garota foi tão longe com o plano que não considerou o que estava fazendo. Ela poderia também ter usado qualquer outra pessoa e isso não mudaria a gravidade de ter um refém e estar pronta para soltá-lo de cima da Torre Eiffel.

Se a nossa heroína tirasse seus miraculous, ela revelaria sua identidade e, pior, não tendo mais seu ioiô, cairia de uma altura absurda.
A sorte é que tínhamos Cat Noir, o verdadeiro Adrien, ali.

E se formos falar desse mocinho...
Mesmo com todos os problemas familiares e essa aura de não ser aquele herói que sabe de tudo, é amado por todos e se acha, o menino acaba metendo os pés pelas mãos quase na mesma proporção de Ladybug.

Foi quando se destransformou e apareceu diante de Ladybug e Volpina, que o caldo entornou e a vilã akumatizada teve a ideia de fingir que tinha levado o garoto como refém.

Acho que o ensinamento que fica para as crianças é que nossos heróis não são perfeitos, eles possuem a imaturidade típica dessa idade, e ainda estão descobrindo mais sobre seus próprios sentimentos.

É certo usar poderes de combater o mal para resolver uma picuinha adolescente? Não. Mas se nem adultos conseguem segurar suas "carteiradas", que dirá uma menina de quinze anos.
Este é o colar que Lila diz ter ganhado da avó e que se parece bastante com um miraculous da imagem abaixo (que eu peguei da internet, já que esqueci de printar no post anterior).
Nos episódios de Origem, conhecemos quatro miraculous e seus respectivos kwamis: Nooroo de Hawk Moth, Tikki de Ladybug, Plagg de Cat Noir e Wayzz do Mestre Fu.
E o mais interessante é que: Cat Noir e Adrien continuaram apaixonados e encantados apenas por uma menina, a Ladybug.

Você não vê o nosso Gato francês fazendo piadas ou jogando cantadas na Volpina, e olha que a roupa dela revelava um pouco mais de maturidade do que, por exemplo, o da Ladybug. 

Tem também aquela questão de "raposas", de serem enganadoras e blá blá blá... Como boa apreciadora de histórias sobrenaturais japonesas, adoro as terríveis raposas youkais, então não vou entrar nesse desmérito.

Não bastasse toda essa situação mais o Hawk Moth agourando um possível retorno de Volpina, ainda descobrimos que Gabriel Agreste guarda um miraculous e o livro que conta os segredos sobre esses itens num cofre atrás de uma pintura da esposa.

Tudo termina parcialmente bem, já que Marinette e Tikki acabam ficando com esse livro e aproveitam para levá-lo até o Mestre Fu, o guardião dos miraculous.

O que o Tibet, o miraculous de pavão e o livro sobre os nossos heróis (e o vilão) tem a ver com Gabriel Agreste e possivelmente a mãe do Adrien... Bom, teremos que esperar para descobrir.
Esta imagem foi inspirada na pintura "Portrait of Adele Bloch-Bauer I" de Gustav Klimt, também conhecida como "The Woman in Gold". Vide Wikipedia.
E aí, reconhece o broche de pavão? Lembrando que este miraculous já não estava na caixa que o Mestre Fu guardava os outros. Só que o da Lila estava. LEMBRAM DISSO?
Esse é o livro que foi mostrado quando Nooro explicava a Hawk Moth sobre os miraculous e seus poderes.
E o pior é que isso reforçou aos nossos amigos miraculers a ideia de que Hawk Moth e o estilista Agreste são a mesma pessoa.

Tirando isso e botando uma ideia maluca no lugar... Fico pensando se Gabriel Agreste não tira umas ideias muito loucas de vestuário daquele livro.
VAI SABER, NÉ?

Além disso muitas teorias interessantes acabaram surgindo no fandom como o casal Agreste sendo usuário dos miraculous de Nooroo e do pavão.

Eu já desisti de teorizar, mas se você gostar de quebrar a cabeça para achar explicações ao que saberemos depois de muuuuuito tempo, recomendo o Tumblr para distribuir e conhecer outras boas ou más ideias.

Neste episódio o elenco de dublagem foi:
Marinette/Ladybug: Jéssica Vieira
Adrien/Cat Noir: Fabrício Vila Verde
Tikki: Isabelle Cunha
Plagg: Luiz Sérgio
Hawk Moth: Guilherme Briggs
Alya: Luísa Palomanes
Nino: Gustavo Pereira

Chloe: Bruna Laynes
Natalie: Angélica Borges
Gabriel Agreste: Ricardo Schnetzer

Rose: Lhays Macêdo

Lila: Luiza César
Títulos/Letreiros: Sérgio Beck


Para quem não percebeu, não foi o Mário Monjardim que dublou aquela falinha do Mestre Fu neste episódio. Como só era uma fala, o estúdio parece que preferiu pegar algum dublador que estivesse por ali (ou que normalmente fica responsável pelo vozerio - conjunto de vozes; figuração), por isso a voz é diferente.

Isso é frequente no mundo da dublagem.

Assista os episódios, agora em reprise, pelo canal Gloob.

Nos vemos na próxima temporada de Miraculous: As Aventuras de Ladybug!

Por Kimono Vermelho aquela que gostaria de tirar umas férias de toda essa angústia que foi o último episódio - 13/07/2016

11 comentários:

  1. Tem tanta teoria que pode ser feita em cima do Hawk Moth/Agreste/Pavão/Mãe do Adrien, que prefiro realmente esperar pra ver o que acontece na S2...

    E nesse episódio dá pra ver bem o quanto o Adrien mexe com a Marinette, mesmo na forma de Ladybug. Percebe que na hora dos mísseis, ela consegue parar e usar a razão, apesar de estar na mesma situação de entregue o miráculos ou farei vítimas. Mas quando é com o Adrien, aí já viu né. E realmente, que dor no coração a cena da porta </3

    Concordo também com a análise de que nessa situação de Marinette vs. Lila, ambas se portaram errado porém em situações compreensíveis. Lila pra ganhar aceitação na nova escola, e conquistar a atenção do Adrien, e a Marinette motivada pelo ciúmes do seu crush.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Sim, pessoal não perde tempo em fazer todo o tipo de teoria mirabolante ou plausível.

      Essa com certeza foi a pior forma de terminar uma temporada, ainda mais se tratando de um "show para crianças". É um tipo de angústia que nem os mais novos deveriam passar (ainda mais tão cedo da vida). D:

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi denovo kimono, sobre esse episódio, na primeira vez eu joguei toda a raiva na Lila, mas depois de ver este post me suavizei mais, é bom quando entendemos os motivos das coisas e não julgamos de maneira superficial.
    Dizem que o mundo vai acabar em 21 de Setembro desse ano com a colisão de um planeta chamado Nibiru, se é verdade não sei, mas se for, eu gostaria de dizer que foi um grande prazer te conhecer, você é a melhor das blogueiras brasileiras que eu já conhceci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Esther!

      Ah, eu também tenho aquele ódio básico pela Lila, mas daí os minutos vão passando e eu vou lembrando que ela deve ter um monte de problemas...

      Miga, relaxa, o mundo não vai acabar. O mínimo que vai acontecer é o planeta jogar a humanidade no saco de lixo e despachar para algum aterro extra-planetário. Então não acredite em tudo que dizem.

      LOL Obrigada por ter gostado do meu trabalho.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Eu não quero acreditar que o miraculous do pavão seja da mãe do Adrien. De verdade. Porque?
    Quando o Nooro explica pro Hawk Mofh (eh assim que se escreve gnt??) sobre os miraculous ele diz que eles foram usados para proteger a humanidade.
    Supondo que o Gabriel Agreste, pai do Adrien seja o Hawk Mofh, assim possuindo o miraculous da bosboleta, a mãe do Adrien possuindo o do pavão, e o Adrien o do gato preto.. 3 miraculous numa mesma família é algo meio.. Forçado, não? Ainda tem a Marinette, amiga da sala do Adrien, com o miraculous da Joaninha, e o fandom teorizando que o miraculous da abelha será dado a Chloé, isso sim que eu posso chamar de mundo pequeno. Convenhamos: proteger a humanidade com heróis concentrados em apenas uma cidade não parece algo muito conveniente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milinha!

      Sua teoria e comentário são bem bacanas, mas você precisa perceber uma coisa: no momento os miraculous foram dados a duas pessoas de Paris, pois o primeiro akuma surgiu em Paris. (Em outras épocas e não de forma simultânea, pertenceram a outros locais)
      Tudo bem que "Paris tem mais de uma escola", mas a gente acaba caindo na mesmice das novelas que sempre têm apenas um hospital, uma empresa disso ou daquilo, uma não sei o quê... A história é centrada naquele grupo, por isso infelizmente a gente tem que conviver com esse pequeno furo de falta de realidade.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Concordo inteiramente com sua análise: têm-se, neste episódio, duas meninas de 15 anos (aproximadamente) disputando um garoto. Também já está mais que evidente que a Marinette perde a razão quando o assunto é o Adrien (em vários episódios isso fica bem claro). Aliás, esse é um dos charmes da série: os heróis são passíveis de falhas (todo mundo está enjoado de heróis perfeitinhos. Outra coisa que se pode perceber: todas as vezes em que a Marinette/Ladybug faz uma M* ela se arrepende e, geralmente, pede desculpas depois (e não é o que todos nós fazemos?), mostrando que a personagem tem uma boa índole. E geralmente essas desculpas são aceitas pelos outros envolvidos nos problemas gerados pela nossa heroína (até mesmo pela Chloe!!!!).
    Aí chego no ponto seguinte: a imaturidade também explica a atitude da Lila, porém, não podemos esquecer que as desculpas da Ladybug não foram aceitas por ela, o que evidencia (a não ser que a segunda temporada prove o contrário!) uma má índole da personagem (pior até mesmo que a da Dona Chloe Mimadinha) o que pode evidenciar uma futura vilã perigosa.
    Especulações...
    O jeito é esperar a próxima temporada!
    P.S.: estive "matutando": talvez se o CatNoir não arrastasse tanto a asa pra Marinette (também!), a Lady Bug levasse ele (um pouquinho) mais a sério. Afinal, ela não sabe que ele faz isso apenas para as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josi!

      Bacana você expor sua opinião sobre a série, porque a gente sempre pode agregar e acho que você agregou muito bem aqui.
      Eu só quero discordar de um ponto. Não acho que a Lila tenha uma índole ruim por não aceitar as desculpas da Ladybug. Ela ficou ofendida, magoada, e na adolescência nem sempre a gente aceita tudo de bom grado. O que, na minha opinião, tornaria a índole da Lila ruim, seria se ela insistisse em vingança e não parasse em algum momento para rever o seu comportamento.

      Rancor é algo difícil de lidar e eu concordo totalmente quando você fala da imaturidade da personagem (incluo a Marinette aqui também). Ainda é nova, deve ter algum problema com aceitação dos outros, e por enquanto não deu uma de "advogado do Diabo" para se corrigir, coisa que a Marinette faz de forma muito natural.

      Não dá para comparar muito as duas, porque não sabemos todo o pano de fundo da Lila, mas o que deu para ver dos episódios de Origem, a Marinette só se tornou uma pessoa "melhor" e uma grande heroína por ter ultrapassado uma barreira que sempre a impedia de agir contra o mal (seja ele a Chloe ou algum outro comportamento ruim de alguém).

      Sem falar que ela tem uma família amorosa, é uma pessoa de coração puro (tanto que as boas e más ações têm quase o mesmo peso na intensidade) e conseguiu fazer amigos sendo daquele jeito.

      A Lila não tem essa "pureza" de coração, ela se deixa levar mais pela emoção e guarda rancor. Concordo que pode se tornar uma futura vilã perigosa, mas isso já está nas mãos da equipe de Ladybug. Particularmente eu ia gostar desse tipo de reviravolta.

      Sobre o seu P.S.: pois é! Ele não se toca nenhum pouco que só é cheio de cantadas com a duas (ou melhor, com as facetas diferentes de uma mesma pessoal). Não sei se dá para incluir aí o respeito e carinho que o Adrien tem pela Marinette desde a cena do guarda-chuva e por isso ele a trata de forma especial quando está como Cat Noir. Se bem que a Chloe é amiga de infância e sua versão herói não é tão cheia de amores. hoho Vai saber. A gente está especulando pra caramba. XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Concordo novamente contigo: apenas na segunda temporada vamos saber "qual é" a da Lila. Também iria gostar bastante se ela retornasse como uma vilã (aliás, uma vilã bem mais séria do que a Chloe!).

      Excluir
  5. E parece que uma personagem odiada vai mesmo fazer uma grande
    mudança na segunda temporada (a não ser que inventem uma conveniente
    irmã gêmea).Todos estã xingando essa transformação imprevista,mas
    ainda acho melhor do que seguirem com o estereótipo irritante de
    garota rica má pelo resto da série.E gostei de Bruna Laynes em
    Pokemon XYZ, essa possível mudança daria a ela a chance de mostrar
    mais de seu talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!

      Concordo com você. Sem falar que uma Chloe sozinha não faz verão, digo, até pode ajudar a akumatizar, mas a série precisava de alguém mais ardiloso e que nos desse uma nova fase de evolução (trama mais complexa, evolução melhor dos personagens).

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/