segunda-feira, 11 de julho de 2016

Miraculous: As Aventuras de Ladybug - Primeira Temporada - #24 e #25

"Origem - Parte 1: Ladybug & Cat Noir" e "Origem - Parte 2: Coração de Pedra" são os episódios de Ladybug comentados neste post.

No episódio anterior... um príncipe chegou em Paris e abalou estruturas! Tanto que Rose até foi chamada atenção durante a aula e fez uma linda carta para o rapaz. O problema como sempre foi Chloe, a akumatizadora favorita de Hawk Moth. Assim tivemos "Princesa Perfume".

Como foi ser o primeiro akumatizado, Ivan?


Miraculous Ladybug
24º episódio: Origem - Parte 1
"Ladybug & Cat Noir"
Os brincos da criação e o anel da destruição, as duas metades que se completam.
Opinião: Depois de duas semanas de hiato forçado e muitas horas bem dormidas, cá estamos nós com o penúltimo post de Miraculous Ladybug.

E já que vocês ficaram muito tempo sem as análises da história da Joaninha francesa, aproveitei para despejar muita polêmica, relembrá-los do fanservice do shipping e requentar os sentimentos que desceram ladeira abaixo quando viram os episódios de origem.

O mês de março foi marcado por quase uma propaganda do filme Capitão América: Guerra Civil (Marvel), só que com miraculers.

Tudo isso poderia ter sido evitado pela emissora sul-coreana que exibia os episódios da nossa heroína favorita. Não seguindo a vontade do criador de deixar os episódios de origem mais para o final, a emissora simplesmente exibiu a primeira parte que explicava o surgimento de Hawk Moth, Ladybug  Cat Noir como o 21º episódio, seguindo com "Coração de Pedra" como o 22º.

O plano de Thomas Astruc era que esses episódios ficassem antes da season finale "Volpina", o último episódio de fato.

O fandom se dividiu entre os que procurariam spoilers na versão sul-coreana e os que esperariam a versão oficial de seus países. Ah sim, e entre os sul-coreanos que tinham sua versão oficial e poderiam conferir antes de todos esses episódios especiais. 

No fim, ninguém foi akumatizado por isso... Eu acho.  


Boa parte dos miraculers gostaria de aninhar o pobre Nooroo, que acabou com o pior usuário.
Parecendo uma pequena tartaruga, Wayzz tem um ar de sabedoria que se assemelha ao seu usuário.
É neste episódio que descobrimos os outros kwamis além de Tikki e Plagg.

Somos apresentados ao pobre Nooroo que acabou caindo nas mãos de um mestre que se corrompeu e decidiu usar seus poderes para o mal.

Seguindo para Wayzz, um kwami que lembra uma tartaruga e responde ao bracelete do Mestre Fu, aquele senhor curandeiro que cuidou de Tikki em Princesa Perfume.

Descobrimos que esse senhor não é qualquer pessoa. Além de ser um dos usuários de miraculous, ele também é o guardião e responsável por escolher aqueles que ganharão esses fantásticos poderes.

Também ficamos sabendo que além dos brincos de Ladybug e do anel de Cat Noir, existe o broche de Nooro, o bracelete de Wayzz, uma espécie de leque que lembra o rabo de um pavão, um colar com um rabo de raposa e um pente de cabelo que lembra uma abelha.

Sem esquecer dos primeiros minutos de episódio quando acabamos sabendo de outros usuários dos miraculous, entre eles heróis lendários. Por isso fazia sentido as escrituras em O Faraó com uma Ladybug egípcia.

Na versão sul-coreana a imagem da silhueta de Hawk Moth, ainda sem sua costumeira roupa de vilão, é mais clara e acaba revelando alguns detalhes que deram ainda mais pistas de que possivelmente sua identidade seria a de Gabriel Agreste. Sem esquecer que em outros países, o pai de Adrien e o grande vilão de Miraculous dividem o mesmo dublador.
As reações hilárias dos mais novos heróis de Paris: o gato que vivia preso e a joaninha sem sorte.
E a mulher da foto no broche parece muito com a mãe do nosso modelo loiro.

Sobre a imagem clara, Thomas Astruc disse que era da pré-produção, ou seja, faltou escurecê-la (como a que vemos na versão brasileira).

Agora vamos falar sobre os heróis?
Que Ladybug nos trouxe uma dupla totalmente improvável para salvar Paris, isso não dá nem para discutir.

Um garoto que é modelo fotográfico e razoavelmente tímido se transforma quando assume a identidade de Cat Noir, um herói com piadas levemente engraçadas e cantadas direcionadas a só uma garota.

Uma menina atrapalhada que tem talento para ser uma grande estilista se transforma em uma heroína confiante, ativa e encantadora quando assume a identidade de Ladybug.

Quem vê pensa que sempre foi todo esse glamour, né?

Será que se voltássemos no tempo e eu te contasse lá no terceiro episódio que Marinette chegou a desistir de ser a Joaninha e não acreditar que seria capaz de salvar o povo quando o mal chegasse, você acreditaria?
Uma gracinha o primeiro "zerou" da dupla que... mal sabia o nome de suas versões heroicas!
E essa é uma das coisas mais legais da Marinette.
Mesmo sendo esse mito que é a Ladybug, ela continua sendo uma garota normal que se deixa levar pelos sentimentos, que odeia mentiras e que não é perfeita.

O fato dos personagens não serem os heróis perfeitos, de vida e personalidades enrijecidas, é o mais legal na história. Com certeza um dos fatores que trouxe o público mais velho para o show.

Para quem vivia curioso para saber detalhes como o dos "cinco minutos depois de usar o poder", este foi um episódio cheio de boas descobertas para os miraculers e o nosso time de salvadores franceses.

E a primeira vítima de Hawk Moth, essa criatura agourenta que passa o dia inteiro esperando alguém nutrir sentimentos negativos, foi o querido Ivan.

Mesmo com uma aparência que não demonstra muita sensibilidade, o menino é uma fofura e está apaixonado pela colega de classe Mylene. Por conta disso, Kim, aquele menino que realmente merece gostar da Chloe, tira sarro e diz que o colega é covarde por não confessar seu amor.

Acabamos descobrindo como Alya e Marinette se conheceram, já que, ao que tudo indica, Sabrina e Chloe eram velhas conhecidas da nossa aspirante a estilista.
Assim como achei muito injusta a akumatização da Mylene, Ivan também foi de cortar o coração.
Falando em coração... O Coração de Pedra causou a maior confusão em Paris!
O bacana deste episódio com certeza não foi esperar uma semana para descobrir o que acontecia depois do momento que Marinette simplesmente tirou os brincos e resolveu não ser mais a Ladybug. Ainda bem que aqui no Brasil os episódios eram diários. Sério, muito sofrimento ser miraculer desde 2015.

O legal mesmo foi ver que os heróis surgem em épocas de dificuldade e que não passam de pessoas normais que tiveram a oportunidade de ganhar algum poder e usá-lo para salvar os outros.

É isso que Marinette aprende no próximo episódio.
O herói é aquele que não assiste o mal vencer, ele vira o jogo.

O problema, claro, é que a nossa heroína não capturou o akuma e isso fez com que ele se multiplicasse e ficasse esperando pelo retorno dos sentimentos negativos de Ivan.

Também pudera.
De repente você descobre uma caixinha estranha no seu quarto, abre e de dentro dela surge uma criatura pequena e falante. É tanta informação ao mesmo tempo que fica difícil saber tudo que é preciso ser feito.

Não dá para condenar a coitada da Marinette.
De todos os macarons que seu pai Tom fez, sobrou apenas um que ela dividiu com a mais nova amiga.
Neste episódio o elenco de dublagem foi:
Marinette/Ladybug: Jéssica Vieira
Adrien/Cat Noir: Fabrício Vila Verde
Tikki: Isabelle Cunha
Plagg: Luiz Sérgio
Hawk Moth: Guilherme Briggs
 
Alya: Luísa Palomanes 
Nino: Gustavo Pereira 
Chloe: Bruna Laynes
Sabrina: Helena Palomanes
Prefeito Bourgeois: Márcio Simões
 
Rose: Lhays Macêdo 
Professora Bustier: Sylvia Salusti 
Nádia: Márcia Morelli
Mestre Fu: Mário Monjardim
Sabine: Maíra Goés
Tom: Malta Jr.
Natalie: Angélica Borges
Gabriel Agreste: Ricardo Schnetzer
Ivan: Charles Emmanuel
Kim: José Leonardo
Diretor Damocles: Luiz Carlos Persy
Roger: Maurício Berger
Nooroo: Marcelo Garcia
Wayzz: Marcelo Sandrynni

Títulos/Letreiros: Sérgio Beck
Outras vozes: Guto Nejaim


Miraculous Ladybug
25º episódio: Origem - Parte 2
"Coração de Pedra"
Marinette decide passar a responsabilidade para alguém mais "hábil" para ser a heroína de Paris.
Opinião: As polêmicas já foram citadas e os sentimentos continuam rolando e te trazendo todas aquelas boas memórias desses dois episódios. Bom, agora só sobrou o fanservice mesmo.

Se no episódio anterior Adrien não conseguiu nem sentir o cheiro da sala de aula, neste o menino não começou muito bem seu primeiro dia na escola.
Além de mais uma vez fugir de casa e desobedecer as ordens de seu pai superprotetor, o menino que conhece Chloe desde mais novo acaba conhecendo os dois lados da vida escolar.

O primeiro de ser admirado por seu trabalho como modelo e o segundo de ser perseguido pela má fama de sua amiga de infância.

Tanto que a primeira impressão que Nino tem dele não é das melhores... E o que dizer de Marinette que o vê com a "mão na massa", na verdade, tentando tirar o chiclete que Chloe grudou no banco onde a aspirante a estilista sentaria?

Quem diria, hein?
Todo mundo esperando alegre e contente a dona Marinette "stalker-obcecada" chilicar feito louca quando descobrisse que ADRIEN AGRESTE estaria na mesma sala que ela e...
Adrien, você realmente é muito querido, hein? Imagino os tipos de montanhas que Natalie precisou mover para que seu pai te deixasse ir à escola. Essa vai pro Céu quando morrer.
Antes de assistir este episódio você conseguiria imaginar a Marinette fazendo essa cara para o Adrien?
No final foi:
-Oi? Quem é?
-Era para eu me importar?
-Ah, o filho do meu estilista favorito
-É amigo da Chloe, não dá para confiar

A equipe de Miraculous Ladybug realmente não brinca em serviço!
Não sei se é pelo fato de Alya ter gravado quando Ivan desakumatizou, mas o bullying que o garoto sofreu na escola depois foi desmedido.

Teriam os outros akumatizados se safado dessa por não terem sido gravados e divulgados como vilões ou toda essa comoção ruim foi porque tivemos o PRIMEIRO akumatizado?

Determinada em passar os brincos de Ladybug para frente, Marinette tentou animar Ivan dizendo que ele deveria demonstrar seu amor por Mylene com algum talento seu e... Até teria dado certo se a menina já não estivesse bem assustada e o nosso amigo não gostasse de um estilo musical um tanto quanto problemático para quem quer confessar seus sentimentos.

Eu poderia sugerir um Sam Smith ou um Ed Sheeran, sabe?
A sequência de cenas da Marinette vendo a Alya em perigo e sua decisão em virar a Ladybug foi muito bonita. Ali pudemos ver a determinação nos olhos da garota.
Os akumas que tinham se multiplicado e tornado várias pessoas Paris afora em cópias do Coração de Pedra, só precisavam que o original fosse akumatizado mais uma vez para tornarem seus servos.

E está aí a importância da Ladybug, a única capaz de purificar o mal, como bem explicado no final do episódio anterior. 

Com Ivan entregue novamente aos sentimentos negativos e agora com uma nova motivação (de ficar com Mylene e fazer Chloe se arrepender de indiretamente tê-lo empurrado para a akumatização), o Coração de Pedra segue pelas ruas de Paris sendo perseguido por Cat Noir e pela afoita Alya.

Mesmo tendo colocado a caixinha com os brincos de Ladybug na mochila da nova amiga, por uma sucessão de acontecimentos fortuitos, Marinette recebe mais uma oportunidade de se tornar a Joaninha e parar de fugir da "tomada de atitude", já que ela costumava recuar aos mandos e desmandos de Chloe.

E olha que isso aconteceu depois que ela viu o Cat Noir salvar Alya pela segunda vez (a primeira foi no estádio, no episódio anterior). Antes de se arrepender amargamente pelo que poderia acontecer à amiga, Marinette assume seu posto e depois de deixar Alya em segurança, vai até seu companheiro conquistador.
Sinto muito, mas tive que printar a piscada desse Gato francês! Ninguém pode com ele!
A gente sabe que são duas pessoas e quatro shippings, mas Ladynoir e Adrienette nesse episódio... ♥
Não é engraçado?
O primeiro a se apaixonar nessa relação toda foi o Cat Noir.
Depois a Marinette na fatídica cena do guarda-chuva.  

A dupla de heróis chega bem na hora que o Coração de Pedra resolve arremessar Chloe, que chega a ensaiar uma promessa para sair sã e salva. Ensaiar a pessoa ensaia, né? Agora cumprir de verdade... Vai vendo.

Ainda desacreditada do que pode fazer e se sentindo culpada por não ter encerrado a questão já na primeira vez, Ladybug vê sua insegurança ser dissipada pelas palavras confortantes de Cat Noir.

Aí depois vocês querem reclamar de perfil em Twitter de Serviço de Atendimento ao Consumidor que pede para "as senhoras" se acalmarem, pois todos seus shippings têm cara de canon e possivelmente o serão. 

É neste episódio que os nossos heróis conhecem seu grande inimigo (não pessoalmente, claro) e que prometem tomar o miraculous que ele corrompeu! Aí sim, hein, Ladybug?

Além disso, a cena da purificação do akuma e do salvamento de Ivan e Mylene foram lindas. É o tipo de sequência que deixa o coração em queda livre... sem saber abrir o paraquedas. Sorte que com a Ladybug esse problema não aconteceu. 
Esses dois se olhando... Se isso não foi amor, eu não sei qual o nome desse sentimento fofo.
Então...
Vocês querem muito saber as minhas impressões sobre a cena do guarda-chuva, não?

AH, NÃO QUEREM? QUE ÓTEMO, PORQUE EU NÃO AGUENTO MAIS ESPREMER O QUE SOBROU DAS MINHAS MEMÓRIAS E CÉREBRO PORQUE PASSA DAS QUATRO DA MANHÃ

Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi

Usando um trecho da música "Emoções" de Roberto Carlos para definir de forma perfeita o que fui eu assistindo primeiro os gifs dessa cena e depois ela completa em francês com legendas em inglês.

É esse o tipo de sofrimento que os espera, miraculers.
Bom, isso se vocês forem como eu que não espera o show chegar em solo tupiniquim.

Escutei Ladybug em coreano e adorei, escutei em francês e amei, e agora cá estou eu mais uma vez me apaixonando, só que em português do Brasil.

Não, eu não gosto da dublagem americana.

Não, senhora, não falaremos do guarda-chuva fechando na Marinette e fazendo o Adrien dar risada. Não, senhora, tampouco diremos que a Marinette também acabou rindo dessa presepada do destino.
Já não bastasse GABRIEL AGRESTE SHIPPER, temos que lidar com Mestre Fu shipper.

Senhora, também vamos evitar comentar que a Ladybug falou tanto que Mylene e Ivan eram feitos um para o outro (tanto que até se "beijaram"), que o Mestre Fu roubou a frase e usou para os nossos quatro ships.

Não, senhora, me recuso a mencionar sobre o encantamento de Adrien Agreste em ter "amigos", ainda mais quando seu kwami sugeriu que tinha rolado uma paquera no ar.

"Seja quem for por trás daquela máscara, eu amo essa garota" - Cat Noir, para variar um pouco, dando aquela cutucada incômoda e terrível no nosso coração shipper... Assim não dá.

"Esse é o problema dos super heróis. Eles são muito... heroicos" - Não sei o que você esperava de heróis, Hawk Moth, mas é exatamente isso que eles são: heroicos.

Alguns são péssimos piadistas e tentam as cantadas mais toscas, enquanto alguns criam itens bizarros que num primeiro momento não servem para nada e que precisam de um pouco de criatividade para funcionar. Esse tipo de coisa.

As outras vozes que apareceram neste episódio foram:
Alix: Isabella Simi
Mylene: Pâmela Rodrigues
Nathanael: Yan Gesteira
Juleka: Érika Menezes
Rose: Lhays Macêdo
 
Max: João Victor Granja
Outras vozes: Alexandre Maguolo, Cafi Ballousier, Marcelo Sandrynni, Roberta Nogueira
Senhor, o senhor quer os miraculous de Ladybug e Cat Noir? Bom, o senhor vai continuar querendo.
Destaque para a interpretação incrível de Guilherme Briggs que deixou a última frase do vilão MAIS RECALCADA DO QUE QUALQUER OUTRO DUBLADOR NO MUNDO PODERIA DEIXAR.

Aquilo que eu chamo de "ataque de pelanca".
Hawk Moth e seu "sonho secreto"...

Será que ele quer os miraculous para encontrar/reviver sua amada (a da foto no broche)? Bem que eu comentei algo assim em O Faraó.


Assista os episódios, agora em reprise, pelo canal Gloob.

Nos vemos no último episódio de Miraculous: As Aventuras de Ladybug!

Por Kimono Vermelho aquela que demorou uma noite e uma madrugada para terminar este post - 11/07/2016

4 comentários:

  1. Uma das coisas que refleti sobre as motivações e forma de atuar do Hawk Moth, acaba ligando diretamente ao que o Visão disse em Capitão America III. A ideia do Hawk Moth é conseguir os Miráculos da Ladybug e do Cat Noir, e para atrair heróis, a melhor maneira é criar vilões. Então, mesmo que indiretamente, nossos heróis são de certa forma "responsáveis" pelo mal que assola Paris?

    Ao que tudo indica também, o Mestre Fu já estava de olho nos dois futuros portadores dos miráculos, tanto que já sabia seus endereços, rotinas, e, principalmente, caráter. Seria interessante vermos na S2 uma explicação mais a fundo do "processo seletivo" para super herói em Paris.

    O conflito da Ladybug, tendo medo de se tornar heroína, mas ao mesmo tempo em que sua amiga estava em perigo, nos traz diretamente pra frase do Homem-Aranha (personagem bastante utilizado como inspiração para nossa querida Joaninha, segundo o próprio Astruc): "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades", ou no Homem-Aranha de CAIII, "se temos a capacidade de fazermos algo, e não o fazemos, somos culpados pelas coisas ruins que acontecem". Ainda bem que a Alya teve um destino melhor que o Tio Ben.

    Bem lá no fundo, até pelo motivo dela ter sido escolhida para ser a Ladybug, a Marinette sempre foi essa pessoa justa, com boas intenções e lutando pelos "fracos e oprimidos". Ela só precisava de um empurrãozinho e autoconfiança para lidar com sua timidez e nervosismo.

    Agora o discurso da Ladybug ante a primeira aparição do Hawk Moth é tipo, ABSOLUTAMENTE TUDO que queremos ver numa boa história de super heróis. Eles são tão... HEROICOS! Até eu me apaixonaria pela Ladybug depois dessa hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Sim, indiretamente a culpa é dos nossos heróis e do Mestre Fu que conseguiu perder o miraculous do Nooroo. Tem ele também nessa parcela de culpa indireta.

      Acho difícil isso acontecer, já que o show tem uma narrativa bem simples e em vários momentos teve a oportunidade de ser mais complexo e não foi. O público-alvo não é diretamente de jovens e adultos.

      Sim, o discurso dela foi bem bonito e, o melhor de tudo, não soou falso ou forçado. Essa é a heroína que Paris merece.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Acredito que parte de porque a narrativa foi mais simples nesse começo foi por exigência das próprias produtoras/canais de TV. Uma das tendências das emissoras era pedir por programas que pudessem ser exibidos de forma "avulsa", sem uma sequência definida, em detrimento de programas "serializados".

      Dessa forma, fica um pouco difícil construir uma narrativa mais extensa e complexa sem meterem os "pés pelas mãos" por causa do tempo curto do episódio. Conseguimos perceber algumas evoluções muito sutis em alguns poucos episódios, como Simon Mandou, Princesa Perfume, e, logicamente, Volpina; por outro lado, as histórias mais "simples" e "repetitivas" favoreceram um grande trabalho de apresentação dos personagens, ao final da S1 saímos como se conhecêssemos e até torcendo por eles, sejam os personagens mais secundários ou os que só apareceram em um episódio.

      Mas, com o sucesso estrondoso que foi Miraculous em várias partes do mundo (inclusive aqui no Brasil, onde se tornou o programa de TV mais assistido), acredito que os criadores vão tomar liberdades maiores em relação à trama, afinal, meio que TÊM que fazer isso para não ter uma S2 com mais do mesmo que foi feito na S1.

      Excluir
    3. Olá, Matheus!

      E preferencialmente sem a quantidade de "erros" que apresentou, seja pelo anúncio no ônibus ou na imagem mais clara do episódio de Origem (na Coreia).

      Ainda assim acredito que a narração continuará mais simples (só espero que com menos furos no roteiro).

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/