quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval - 2016: Primeiras Desimpressões de Gekkan Shoujo Nozaki-kun

É Carnaval no Kimono Amarelo!
E aqui no blog o feriado é diferente! Nada de desfile de escola de samba, marchinha ou qualquer outra coisa do tipo!
De 05 a 10/02 programação especial de Carnaval! #SeloLaFolia

Sempre quando rolam primeiras desimpressões no Carnaval elas seguem o seguinte esquema:
-Assistirei e comentarei os três primeiros episódios do anime escolhido;
-Se eu gostar não quer dizer que vai ter posts semanais.

Antes de ficarem enchendo o saco com "AINN MAS TRÊS EPISÓDIOS É MUITO POUCO PARA ENTENDER A PROFUNDEZA DOS CORAÇÕES DOS PERSONAGENS E-"... Chega.

Meu blog, minhas regras.
É "primeiras impressões", e não "vou ver a primeira temporada inteira e comentar". Não é análise completa do anime, é só "primeiras impressões". Espero que eu tenha sido BEM clara quanto a isso.
Ficha técnica
Título: Gekkan Shoujo Nozaki-kun
Diretor: Mitsue Yamazaki
Estúdio: Doga Kobo
Total de episódios: 12


Gekkan Shoujo Nozaki-kun
1º episódio
É engraçado como à primeira vista ela é irritante e depois isso se dissolve como açúcar em água.
Opinião: Amiga, primeiro, TU NÃO CONVIDOU O CARA PARA SAIR, VOCÊ DISSE QUE ERA UMA "FÃ". Não retarda assim no começo do anime que fica feio para você.

ISSO MESMO.
CHAMA A MENINA PARA IR NA SUA CASA LER MANGÁ.

E o pior de tudo isso é que no MAL esse anime está rotulado como "shounen".
Pai, sem or, alumia que eu estou na escuridão eterna da alma.
E o pior do pior... o mangaká tapado é dublado por Yuuichi Nakamura. Não mereço.

A abertura é hilária.


Fez a menina trabalhar... É isso, Nozaki BOKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE [imbecil].

Não joguem pedras... De alguma forma eu gostei do encerramento.
É, também avisei Houston que estamos com problemas mentais, mas lá ninguém responde.

O ritmo é gostosinho, capaz de acabar baixando depois.
Desculpa. Não resisto a músicas ruins que tem boa batida.

Ocai, vamos falar do episódio.

Por incrível que pareça, eu recomendo este anime.
Apesar de ter achado o episódio arrastado (quando os vinte e poucos minutos parecem duas horas) e a história bem chatinha, algumas coisas devem ser destacadas em Nozaki-kun.

Primeiro o fato de termos um homem escrevendo e desenhando shoujo sem ter nenhuma experiência amorosa no currículo e sequer notar que a menina dos lacinhos chamativos estava se declarando para ele.

Sim, o personagem deve ser analisado nesta totalidade, e não com o que foi dito separado. Nozaki não é apenas um homem que faz shoujo, também não é apenas um homem que não teve experiências amorosas e muito menos apenas um homem que não notou a declaração de amor. ELE É ISSO TUDO JUNTO, JUNTO MESMO, SEM TIRAR NEM POR, JUNTINHO.

Essa é uma das piadas da história.
E para mim funciona como argumento/desculpa para as barbaridades que veremos nos próximos episódios, tenho quase certeza.
Ok, cara, não tem problema... Só me explica o que você usa de base para fazer seu mangá de romance.
Sobre dona Chiyo Sakura, eu acho engraçadinhas as vezes que ela fica surtando sozinha pensando nas coisas aleatórias de shoujo e pãns, mas é uma personagem que a princípio me pareceu irritante.

Depois de ver a coitada não conseguindo se declarar e ganhando DOIS autógrafos, não sei se consigo manter essa opinião, ela acaba me dando um pouco de pena. Funciona como bom alívio cômico.

Até agora uma boa comédia e provável... "desconstrução do shoujo"?
Não acredito que a história tenha essa pretensão.
O bom de Nozaki-kun é que ele diverte e funciona para maratonas de Carnaval. Acho que a pessoa que fizesse isso riria horrores nesse fim de feriado.

É claro, você precisa ter gostado da proposta e ter achado muito divertido, o que não é o meu caso. O ritmo do episódio para mim foi muito lento (também pudera, sou hiperativa) e o anime não me interessou, deixou intrigada ou curiosa para ver todo o resto.

Eu sou eu.
E eu sei do que gosto.
Nozaki-kun não é o caso.

Mesmo tendo essa opinião, acredito que entre as últimas séries analisadas nesses dias, Nozaki-kun é uma boa pedida. Tem humor, é mais pacato e você pode shippar aí os personagens e sofrer. hehe

E que tal agora pular para o elenco de dublagem?

Umetarou Nozaki é dublado por Yuuichi Nakamura.

Mikoto Mikoshiba, o Mikorin, é dublado por Nobuhiko Okamoto.

Nobuhiko Okamoto empresta sua voz para: Yuu Nishinoya de Haikyuu!!, Shin-ah de Akatsuki no Yona, Karma Akabane de Assassination Classroom, Rin Okumura de Ao no Exorcist (Kazue Kato), Yoichi Saotome de Owari no Seraph, entre outros.

E o elenco ainda conta com os nomes de: Ryouhei Kimura, Daisuke Ono e Mamoru Miando Miyano.

A abertura é "Kimi ja Nakya Dame Mitai" de Masayoshi Ooishi e o encerramento é "Ura Omote Fortune" de Ari Ozawa (dubladora da Sakura).


Gekkan Shoujo Nozaki-kun
2º episódio
A Síndrome de "Me Chame de Senpai" sendo mais uma vez mostrada para mim em forma de anime.
Opinião: Nishinoya, não chame os outros de "tampinha".
Falando em meninos do vôlei... Sempre esqueço que o Nakamura dubla o Kuroo do Nekoma.

Uma vida sobre reconhecer vozes de dubladores masculinos e inserir personagens de outros animes no que estou comentando. Na próxima encarnação, São Pedro vai barrar essa habilidade caótica, tenho certeza.
"Ele se envergonha das coisas que ele mesmo fala. Não é adorável?"

É, Nozaki. Pior que eu tenho que concordar com você.
Mikorin parecia tão delinquente, tão retardadinho, depois virou um personagem típico de shoujo que joga charme para as meninas e quando elas ficam "kyah kyah, vem cá que eu vou te usar", o pobre vira um tomate.

Bom, "típico" até a parte de "jogar charme", depois disso não tem nada de "típico". hehe

Confirmado, Mikorin é tsundere.

SENHOR DEOS MATOBA.
ELE TEM O MESMO DEFEITO DO NISHINOYA, ELE CURTE SER "SENPAI".

Gente, isso é parte da vida do pobre Okamoto ou eu posso considerar coincidência. Sim, posso considerar coincidência.

Percebendo que dá para shippar a Sakura com TODO MUNDO.

Eu sou essa Yuzuki.
Minha sinceridade aberrante irrita muita gente.
Meu jeitinho pau no cu também. hoho

Ok, terminei de assistir o episódio e tenho um aviso muito sério para dar: O PRIMEIRO EPISÓDIO É UMA MENTIRA!

Ele é chato, chato que dói!
E o segundo é hilário! Sem or! Esqueci até da minutagem dele de tão legal que estava.

Claro que não dá para considerar um épico, porém, a diferença do primeiro para o segundo chega a ser grotesca.

Não sei se é a falta de carisma do Nozaki que dói ou o azar na vida amorosa da Sakura, no entanto, com a introdução de novos personagens parece que o universo se expandiu e eu me diverti bastante.

Os personagens são bem "fora da casinha".
Ele desenha os acessórios e as flores... É só para isso que esse ruivo-tsundere-senpai presta. XD
Nozaki, o cara alto, bonito e calado, nada mais é que um mangaká de shoujo que usa uma "pen name" feminina. Para piorar (ou melhorar, depende do seu ponto de vista) ele nunca teve uma namorada, um primeiro amor ou qualquer experiência parecida e mesmo assim chega a dar conselhos para as colegas de classe.

Sakura é a mais normal do elenco, vai por mim.
Mesmo com altos pensamentos perdidos na moita por conta de seu "doki doki" pelo mangaká tapado, é a personagem que mais tem noção e juízo. Não se engane pelos lacinhos chamativos ou pelo "doki dokismo", a menina é a mais sã.

Passamos então para Mikorin (é mais fácil de decorar). No primeiro milésimo de segundo a gente acha que é um delinquente de personalidade distorcida, quando, na verdade, temos apenas a "heroína" de um mangá shoujo sendo tsundere e se arrependendo de seu comportamento pseudo-charmoso. E o pior que Mikorin é tão ~adorável~ que Nozaki se baseou nele para fazer sua protagonista.

Por fim chegamos em Yuzuki, que parece legal e descolada, só que não passa de uma "cabeça de vento" que arruína com tudo por onde passa e não faz isso de propósito. A sua habilidade "secreta" é que ela tem uma voz de anjo quando canta.

E mais uma vez não consigo apontar "personagens carismáticos", e sim um conjunto. Eu acredito que a série é quem seja carismática. Nozaki-kun para mim funciona como um anime que você começa a assistir na tarde de sexta feira de Carnaval, debaixo do ar condicionado num dia quente.

Aquela impressão de "AI, MEU DEUS, COMO ELE É CHATO" está aos poucos passando. Será que retorna no próximo episódio?


Gekkan Shoujo Nozaki-kun
3º episódio
Quando o shipping é tão enrolado que qualquer ação de um personagem pode virar uma ship war.
Opinião: E aqui somos apresentados a mais dois personagens: o presidente do Clube de Teatro e a Príncipe da Escola!

Foi uma boa trinca, apesar do começo chato.

E mesmo não achando algum personagem carismático em especial, eu acho a história carismática.
Tem uma abordagem divertida, traz uma protagonista que bebe da fonte das protagonistas de shoujo e não irrita (um milagre!!), bons coadjuvantes, humor no ponto e boas possibilidades de shipping.

E que maldade é essa que o Hori-senpai, o presidente do Clube de Teatro, não pode atuar por ser baixinho?
HORI, SAI DESSE CLUBE DE MERDA E VEM PRO CLUBE DE VÔLEI. LÁ VOCÊ PODE JOGAR SENDO LÍBERO OU, SE SOUBER PULAR BEM ALTO, DÁ UMA DE HINATA E FICA SUSSA!

Acho uma palhaçada isso!
Só porque o cara tem 1,64m? QUEM DERA EU TER UM METRO E SE-
Oi? 1,64m? Meu Deus... Como ele é nanico.
Pode chamar de Hori-chaveirinho? #corre

E a Kashima tem 1,76m...
Já ouviram falar de Lovely Complex (Aya Nakahara)? Não, sério.
Moleque baixinho, guria alta.

Informações de altura vistas no MAL.

Que pena que até as artes têm preconceito com gente nanica. É por isso que eu blogo. Se eu fosse alta e magra estava estampando capa de revista, não polêmica na blogosfera animística.

A Kashima é uma ótima personagem também, mesmo brincando de ser galanteadora que sequer sabe o nome das guriazinha que pira nela. Tsc, tsc, já conheci outros galanteadores que eram tão profissionais na arte do xaveco que até as três medidas básicas eles sabiam de cor, com nome e preferências do alvo.

É, pelo visto Kashima-chan vai precisar tomar umas aulinhas. hehe

E acho que essa é a parte legal de Nozaki-kun. Aparentemente são todos perfeitos e desempenham bem seus papéis dentro da história. É uma comparação expectativa X realidade que traz um bom humor.

E mesmo essa história sendo "redondinha", "perfeita", sem grandes pretensões, consegue levar bem o público.

O que eu sabia do anime antes de assisti-lo é que era um shoujo (bom, pelo menos parecia, né?), a menina dos lacinho curtia o cara de cabelo escuro e rolava romance e shippings.

Agora eu sei que é uma boa comédia para quem quer relaxar, rir e ver em quais outras enrascadas Sakura vai se meter...

Pretendo assistir o resto do anime quando tiver mais tempo livre.
Se essa trinca foi divertida, imagine o resto!

E acabou!
Sobre a pen name: digamos que é o nome "de trabalho". Algumas pessoas optam por nomes populares ou de outros gêneros, tudo depende do propósito. Algumas mulheres escritoras para serem respeitadas nos séculos usavam nomes masculinos, pois havia muito preconceito com histórias escritas por mulheres, independente de serem romances ou de assuntos mais sérios.

Enquanto aqueles que tinham nomes difíceis de pronunciar ou escrever, optavam por nomes mais populares. Claro, também existiam os que não queriam ser conhecidos pelo nome verdadeiro por diversos motivos: o conteúdo de seus livros ou escritos poderia comprometer a família, fazer com que os autores fossem presos por terem opiniões desfavoráveis ao governo, entre outras tantas razões.

Um bom exemplo de pen name que eu posso dar a vocês é "Shigeru Mizuki". O autor de GeGeGe no Kitaro, um mangá de terror com mitologia japonesa. O nome de batismo dele era Shigeru Mura.

E para quem se interessou por Nozaki-kun, o mangá é... diferente do que as pessoas estão acostumadas. É um 4-koma, tirinhas de quatro quadros.

Exatamente o que você leu, TIRINHAS DE QUATRO QUADROS.
Isso não é novidade no Japão, nem como uso majoritário, nem como extra.
E vários autores usam 4-koma para fazerem seus extras (Hiromu Arakawa em Fullmetal Alchemist, por exemplo).

Não se esqueça, o melhor Carnaval você passa aqui no Kimono Amarelo!
Pelo terceiro ano fazendo posts especiais para quem quer fugir do "lugar comum" do feriado! o/

Nos vemos daqui a uma hora em Haikyuu!! 2 - #18!

Por Kimono Vermelho aquela que está derretendo de calor10/02/2016

9 comentários:

  1. EU SABIA!MINHA INTUIÇÃO NUNCA ERRA!SABIA QUE VOCÊ IA CURTIR NOZAKI-KUN!surtos á parte,fiquei feliz com post desse anime no blog,é uma das minhas comédias preferidas(já que eu amo shoujo).esse especial de carnaval tá bom demais!é por isso que não consigo terminar minhas séries,esse povo fica postando no fim das minhas férias e fico sem tempo kkkk.devo admitir,a yuzuki realmente me lembrou um pouco você com aquela sinceridade toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, angel!

      Tirando a sua empolgação além da realidade.
      Está no final de férias? Que inveja, não tenho isso.
      OIWJROIWEQNJORINWOEUIRGNTY COMO OUSA DIZER QUE PAREÇO A YUZUKI?! (tu mesma comentou isso no post, Kimono)

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Acho que meu irmão chegou a comentar comigo sobre esse anime! E na época eu tinha curtido a ideia do personagem tapado não entendendo a declaração da mocinha xD

    Achei curioso... Quanto tempo demora para ele entender a paixonite da mocinha? Será que o conteúdo de seus mangás mudam assim que o rapaz experimentar o amor pela primeira vez? XD Aliás, a mina de lacinho não notou que o amado Nozaki nem tchum para a declaração? :v

    4-koma também é o formato de "Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken", da garota ~normal~ casada com um otaku e "Azumanga Daioh", esse último colecionado pelo meu irmão e surrupiado por mim de vez em quando :v Gosto do formato, alguns realmente rendem uma boa história :3

    Último post! Quanto trabalho, quanta dor... Mas valeu a pena o parto? spoakskakspaks

    Até mais! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália!

      Eu acho que essa é a grande piada da série, o povo ser tapado. XD
      O fato do Nozaki não notar é a melhor parte, imagina ainda o tanto de treta que vai rolar por conta disso
      Não, botei um ovo de jacaré. Preferia ter parido um urso panda.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Gosto mais de Oresama Teacher dessa autora, mas algumas coisas viram anime e outras não viram. Gekkan Shoujo é muito engraçado, estou satisfeito =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!
      E tem mangá que vira anime e poderia ter morrido no limbo.
      Não é o caso deste, mas fiz posts de pelo menos dois nesse Carnaval.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Quando eu assisti o primeiro episódio de Nozaki-kun, eu achei ele muito chato. Ele era engraçado em alguns momentos, mas a história era arrastada, o timing de algumas cenas era ruim, esses defeitos provavelmente era por ele ser um 4-koma, e eu tava de saco cheio desses personagens principais sem expressões faciais.

    Mas ai eu vi algumas pessoas falando bem do anime e decidi dar uma segunda chance. QUE ANIME DIVERTIDO!

    Nozaki-kun só se sustenta com todos os personagens. Eu comecei até a gostar do personagem Nozaki por causa da relação dele com os outros personagens.

    Gekken Shoujo Nozaki-kun é um shounen (ele é publicado na Gangan Online, a mesma revista de Barakamon, outra anime recomendadíssimo) que brinca muito com os clichês dos shoujos.

    Se você inverter o sexo dos personagens secundários, você percebe isso perfeitamente. Se a Kashima fosse um garoto e o Hori-chan for uma menina, a relação deles seria igual a de quase todos os mangás de romace (não só shoujos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é proposital. Não apenas a autora tem prévia experiência com shoujo (e comédia shoujo) como durante Nozaki-zum, em mais de uma situação, é citado direta ou indiretamente como esse ou aquele personagens na verdade parecem ser estereótipos de do gênero oposto.

      Excluir
    2. Olá, Magno!

      Ainda bem que não fui a única que achou o primeiro episódio chato.
      O resto do seu comentário foi meu choro livre. XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/