sexta-feira, 11 de julho de 2014

Primeiras Desimpressões: Príncipe do Go Americano

Como sempre os títulos das "primeiras desimpressões" são totalmente sem noção assim como quem escreve os posts.

Esta é a quarta desimpressão TRIPLA!

Você pode conferir as outras Primeiras Desimpressões Triplas na seção de Mangás, enquanto esta vai para o Edital Kimonístico, pois é um "especial" de Copa do Mundo.

Aqui você verá:
Prince of Tennis, originalmente Tennis no Oujisama, de Takeshi Konomi;
Hikaru no Go, história de Yumi Hotta e arte de Takeshi Obata;
E Eyeshield 21, história de Riichiro Inagaki e arte de Yuusuke Murata.

Este post está sendo feito com as sugestões de:
-Adriana Yumi (Prince of Tennis e Hikaru no Go);
-E Inis Barbuio (Eyeshield 21).

Obrigada pelas indicações nos comentários das Desimpressões de Kuroko, meninas!

As regras destas desimpressões triplas serão as seguintes:
-Não posso ter lido nenhum capítulo antes;
-O texto será baseado nos cinco primeiros capítulos.


AINDA ESTÁ TENDO COPA DO MUNDO! Mas se você não quiser curtir com a Seleção Argent-, curta com o Kimono Amarelo que não vai te deixar na mão nesses últimos dias de futebol por todos os lados!
Mais informações: Uma Copa diferente no Kimono Amarelo!


Over Power do Tênis
Gente, é todo mundo na mesma pose mesmo? Vocês estão todos com cara de galã... Parem!
Título original: Tennis no Oujisama
Autor: 
Takeshi Konomi
Publicado no Japão por: Weekly Shounen Jump [revista], 
Shueisha [editora]
Publicado no Brasil por: 
Não foi publicado
Status: 
Encerrado

Eu conheci de nome Prince of Tennis antes de Baby Steps, contudo, nunca tinha sentado para assistir o anime (passava no canal pago Animax) ou lido o mangá.
Então, sim, vão ter comparações, pois falam sobre o mesmo esporte.

Prince nos mostra Echizen Ryoma, um garoto excepcional no tênis, enquanto BS nos apresenta Eiichiro Maruo, um CDF que cai de gaiato no clube de tênis por querer fazer algum exercício físico.

Se você espera uma introdução sobre o esporte aconselho Baby Steps, pois Ei-chan serve como um orelha e vai nos orientando sobre vários detalhes, que não são de conhecimento geral dos leigos.

Acabei lendo até o sexto capítulo para saber como o jogo contra o senpai mala sem alça do 2º ano ia terminar. Legal.

Sempre gosto de lembrar que eu não gosto de animes/mangás de esportes, mas que fui cativada por obras como Yowamushi Pedal e Haikyuu!!, que abriram a minha visão para outros títulos do gênero.

Tênis juntamente com basquete são os esportes que menos prefiro, contudo, isso não torna Prince of Tennis horrível ou qualquer coisa do tipo.
O que eu não curti muito foi que em seis capítulos tivemos a comodidade do Ryoma ganhando de boa, não ficando nem aí com a cor da chita e botando gente bem mais velha que ele para chorar no cantinho da humilhação. Legal e pãns o moleque mostrar que é bom, só que não deu ainda para sentir o gostinho do desafio. Acho que isso vem lá pelo décimo ou vigésimo capítulo talvez.

Eu tenho um certo medo de quem vence direto/sempre. A derrota não é sinônimo de algo ruim ou catastrófico, como a mídia está fazendo com a Seleção Brasileira masculina de Futebol, é sinônimo de que ainda não está bom, de que é preciso melhorar, subir um nível.
Assim como muitas vitórias seguidas podem gerar confiança em excesso e cegar o jogador/time.
É como um veneno que age lentamente. Ou você toma a vacina todas as vezes para que não se manifeste ou morre "sem aviso prévio".

Para quem já conhece o esporte, acho que Prince soa mais interessante. Agora se você gosta, mas não sabe nada, reforço que deve passar primeiro por Baby Steps. Vai fazer diferença!

A arte não é muito do meu gosto, contudo, nem por isso é feia (eu só não curti mesmo). Digamos que ela preza bem os ikemen [homens bonitos].

Tem um personagem, o Horio, que me lembra muuuuuuuuuito o Komatsu de Toriko.

O time regular parece bacana, o capitão como sempre é o mais duro, o protagonista é frio e pãns, o pessoal mais velho que o desafia sem humildade é tudo um bando de retardado, o Takeshi do 2º ano é bacaninha e a menina, a Sakuno, é legalzinha... Típica garota de shounen que não serve para muita coisa e é frágil feito uma pétala de flor de cerejeira.

Vou continuar lendo?: 
Não.
Recomendo?: Sim, mas com algumas ressalvas.




Possessão via tabuleiro
Obata como sempre desenhando bem... Bem até demais, porque eu pegava o Sai e o Akira...
Título original: Hikaru no Go
Autor: 
história de Yumi Hotta e arte de Takeshi Obata
Publicado no Japão por: 
Weekly Shounen Jump [revista], Shueisha [editora]
Publicado no Brasil por: 
Editora JBC
Status: 
Encerrado

Esta é a zebra das zebras neste post. Go não é um esporte ocidental e muito menos o mais conhecido por este lado do planeta, afinal, até matéria sobre futebol americano rola de vez em quando na TV.

Começamos com um garoto sendo possuído.
Ok. Japão é a terra das possessões mesmo.
Fica a dica: não mexa nas coisas antigas dos seus avós, pois a possibilidade de encontrar uma macumba é muito grande.

Acabei lendo dezoito capítulos. Desculpa.

Uma coisa que eu achei bem legal foi o fato de o Hikaru, nosso protagonista com duas cores de cabelo, não curtir nada de Go no começo e acabar até participando do clube do esporte na escola!
E é ainda mais legal o fato de ele não querer depender somente das habilidades do Fujiwarano Sai (o exímio jogador de Go que o possuiu).

Vira e mexe na NHK rola uns programas com o pessoal explicando sobre Go ou comentando movimentos feitos em algum torneio. É interessante e o mangá explica bem o jogo, mesmo eu tendo pulado essas partes por conta de: scans horrendas e informações em inglês (dá uma preguiça).

Acho que além de um mangá de esportes, ele é um bom entretenimento, e conta ainda com a linda arte de Takeshi Obata. O cara desenha muito!
Se você não o conhece de nome, basta citar Death Note ou Bakuman, ambos nascidos de sua parceria com Tsugumi Ohba (o roteirista).

Para quem não está familiarizado, o "xadrez japonês" é o Shogi (também citado na obra) que usa peças com escritas, enquanto o Go usa "pastilhas" brancas e pretas.

Eu curti a história. A leitura não é truncada, a arte colabora, temos muitas cenas divertidas entre sai e Hikaru, e os detalhes técnicos não são irritantes ou excessivos. Tudo na medida certa.

E que gracinha esse Touya Akira. Lindo, mordível e pegável!

Vou continuar lendo?: 
Eu já estou. ALGUÉM ME PARE!
Recomendo?: Sim.


Gente diabólica no clube de futebol americano!
Em tempos de Brasil fora da Copa do Mundo, melhor falar de outro futebol.
Título original: Eyeshield 21
Autor: 
história de Riichiro Inagaki e arte de Yuusuke Murata
Publicado no Japão por: 
Weekly Shounen Jump [revista], Shueisha [editora]
Publicado no Brasil por: 
Não foi publicado
Status: 
Encerrado

Quem diria! Todos os mangás que li para este post foram serializados na JUMP!
Futebol americano com certeza está abaixo de basquete e tênis na minha lista de esportes favoritos, mas isso não quer dizer que eu vá odiar o mangá... Só diz que não estou tão animada para lê-lo mesmo.

Começamos bem, tem um diabo loiro (e não é o Thorfinn) bizonhando o protagonista. Medo.

GENTE.
O CLUBE.
DE FUTEBOL.
AMERICANO.
DÁ.
MEDO.

E fica a lição: nunca aceite a bondade de um senpai aleatório.

Primeiro capítulo tinha mais de 50 páginas e a leitura foi tão rápida que eu precisei parar e refletir o que tinha acontecido.
Mas, gente...

Eu não aguentei e li até o oitavo capítulo, a verdade é que eu dei uma zapeada por cima de boa parte do mangá (depois de ler até o décimo ou décimo segundo), então não parei em um capítulo específico.
Eyeshield 21 é engraçado demais, principalmente por conta do Hiruma, o diabo loiro.

Mesmo com vários detalhes técnicos, eu tenho percebido certo padrão - pelo menos nas histórias que já tive contato -, como Yowamushi Pedal, Haikyuu!!, Baby Steps, Kuroko no Basket, Free!Hikaru no Go e Eyeshield 21. Todos são bem divertidos. E mesmo aqueles onde a diversão fica em segundo plano, é impossível não se remoer de rir em algumas cenas.

Apesar de aqui lermos sobre futebol americano, em cinco capítulos você mais chora de rir com as loucuras do clube do esporte e seus membros do que com qualquer outra coisa. É impossível não se render a gentileza do fofo Kurita ou não rolar pelo chão de tanto rir das "diabrices" do Hiruma. O que é aquele caderninho preto com todos os podres das pessoas, hein?

Os detalhes técnicos são a parte que eu menos gosto em histórias do gênero esportes e aqui eles não soam irritantes ou "toma essa informação, e essa, mais essa, olha essa, e essa aqui".
Os personagens são muito diferentes e divertidos, e a arte... Bom, a arte é perfeita para a sua proposta. Aqui não importa quem é mais bonito, e sim quem tem a cara mais bizonha!

São mangás como Eyeshield 21 que de repente roubam o coração de pessoas aleatórias como eu e nos faz enxergar o esporte com outros olhos. Brota uma admiração adorável de perceber agora que se você assistir uma competição não será mais tão leigo.

Altamente recomendado.
COM HIRUMA TE SEQUESTRANDO PARA LER! hehehehehe

Vou continuar lendo?: 
Pretendo parar e ler com mais calma.
Recomendo?: Sim.

"Fim de jogo!"
Gente, eu li muito mangá de esportes em um só dia, por favor, me deem um tempo para relaxar e refletir sobre a minha escolha de adiar por mais uma semana o post com as primeiras desimpressões da temporada de Julho/2014.

Foi uma ótima experiência! Conheci melhor mangás que antes eu só tinha ouvido falar e nem esperava que fossem tão acima da média como foram.
É bem fato que não me encantei com Prince of Tennis e nem senti seu carisma nos seis primeiros capítulos. É uma história com outro tipo de pegada e eu acabei achando um tanto quanto cansativo, enquanto Hikaru no Go e Eyeshield 21 fizeram a leitura fluir mais rápido do que eu imaginava, ainda mais por serem de esportes muito menos conhecidos.

Por ora vou desanuviar e dormir, afinal, onze da noite é um horário caco para quem andou acordando cedo demais.

Fonte: Batoto - para a leitura; Google Imagens - para as imagens, Wikipedia - para informações adicionais.

Por Kimono Vermelho aquela que adora diabos loiros, pois são os piores - 11/07/2014

8 comentários:

  1. LOL fico feliz que tenha aceitado as sugestões /o/

    Bem, Prince of Tennis é beeeeem morno no começo e se você já não vai muito com a cara do Ryoma melhor desencanar ahuhuhua mas ele já chegou a perder partida sim. Uma coisa que eu tinha gostado em PoT eram os personagens, o começo deles competindo pra vaga de titular é muito cru, a maioria dos veteranos do Seiagku é meio sem sal mas eles começam a ganhar mais “personalidade” com o passar do tempo.
    Só vi o anime inteiro, então tenho mais ele como base pra comentar sobre a série, mas acho que não chega a mudar tanto. E eu sou muito suspeita pra falar mas adoro o traço do Konomi-sensei. XD ele melhora bastante no traço também, se bem que os personagens sempre ficam com cara de mais velhos ahauhua

    Meu amor por Hikaru no Go não tem dimensões. Eu peguei o mangá pra ler um dia porque tava meio sem fazer nada e foi amor à primeira vista LOL Lembro que li uns 30 capítulos tudo seguidão porque é muito bom ahauhuhua
    O Akira é muito fofo <3 E eu também achei muito legal a forma como começou a história, com o Hikaru pouco se lixando pra aprender go e com o tempo, ele mesmo querendo melhorar por ele, e não dependendo unicamente do Sai. Fora o amadurecimento do personagem, que fica bem evidente mais pra frente também. Enfim, o mangá tá no meu top mangás preferidos e pra levar pra posteridade LOL

    Nossa, achei que eyeshield 21 era só de autoria do Murata LOL Puxa, essa é uma série que já vi comentarem bem a respeito, vou ver se pego pra ler o mangá então, ainda mais se tem uma parte de comédia bem bacana.

    Adorei o post triplo! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana!

      Eu que agradeço pelas sugestões enviadas!

      Prince of Tennis realmente não tem o protagonista mais carismático do século, mas se a coisa enrola muito para pegar no tranco, eu também acabo abandonando.
      Ainda bem que todos os mangakás melhoram o traço com o tempo, porque tem muita gente desenhando primeiros capítulos terríveis!

      Hikaru no Go é bem despretensioso e a vontade do Hikaru de jogar go não vem de forma brusca, você vai vendo o interesse surgir aos poucos e essa é uma das partes que eu curti.
      Mas, gente, quem não pegava aquele Akira criança, pré-adolescente e adolescente quase jovem adulto...

      Eyeshield 21 é bem interessante, até porque você nunca espera muita coisa de um molenga como o Sena e muito menos que o Hiruma seja mais maluco do que parece.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. prince of tenis, sempre ouvi falar, mas nunca consegui ter vontade de ler, não sei porque..

    hikaru no go, é aquele que está na lista, a sinopse me interessou e nunca comecei! Agora vou ter de ler!! só terminar de ajeitar minha vida, que esta entrando numa montanha russa de mudanças e aí vou eu!

    e... eyeshield 21!!! então... foi um dos primeiros ou o primeiro de esporte que li, me apaixonei desde o primeiro capitulo, sendo que jamais tinha notado que era tãooo longo! reabri o mangá e nossa! como o traço evolui!!

    o hiruma é sem duvida o destaque do mangá! até porque tudo acontece segundo a sua vontade ou... ele saca o caderno do mal!

    enquanto para mim o humor de haikyuu é algo mais cotidiano, com as zoadas de um personagem com outro, em eyeshield são as loucuras do time de futebol

    agora deu uma saudade de quando li agora!
    quando voltar a ler, me deixe atualizada XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inis!

      De Prince of Tennis acho que você não está perdendo nada. Eu ainda prefiro Baby Steps.
      Também recomendo Hikaru no Go. Pode não parecer tão incrível no começo, mas rapidamente vai caminhando para algo interessante.
      Hiruma é um gênio diabólico daquela escola. Ele pode tudo quando quer e faz acontecer. É com certeza um ótimo gás pra história.
      SIM! Haikyuu!! nem de perto chega nas diabrices que rola no time de futebol americano. Tanaka é só troll, Hiruma é troll, delinquente, fdp, gozador, zoero e tudo mais.
      É provável que demore bastante, mas eu te dou uns toques pelo Twitter. XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Eyeshield 21 e Hikaru no Go são os melhor mangás de esporte que já li! Enquanto Hikaru no Go tem um ar um pouco mais sombrio e em certos momentos até desesperador....Eyeshield 21 é diversão pura!
    Em Hikaru no Go, destaco a rivalidade saudável entre o Akira e o Hikaru...Como as pessoas, através da competição, podem se ajudar a evoluir e a tornar o nível do esporte cada vez mais alto! Isso é INCRÍVEL! E temos a linda arte do Takeshi Obata....esse cara, esse traço....tornam o mangá ainda mais incrível!
    Eyeshield 21, por outro lado, mostra um time como nenhum outro. Deimon Devil Bats....Acho que deve ser o time mais incrível da história...Desde Hiruma e suas diabrices, até o pequeno Sena que, de início corria de valentões, passou a correr pela vitória, pelo time...
    Ambos muito bons, incríveis a sua maneira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuuki!

      Só Prince of Tennis que parece não ter te agradado muito... Ou não chegou a ler?
      Eu adorei Hikaru no Go principalmente pela rivalidade saudável que você citou e pelo Hikaru não ter ficado se achando depois daquela vitória, o que seria algo típico de protagonista otário de shounen. O menino mostrou respeito.
      Eyeshield 21 é hiper-mega-hilário! Apesar das disputas serem complicadas de acompanhar (já que não morro de amores pelo esporte), ainda assim a história é divertida e flui bem.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Bem, em relação a Prince of Tennis, eu não cheguei a conferir o mangá...Eu vi uns 50 episódios do anime, mas não foi algo que me prendeu muito...Vou ver se termino qualquer dia desses pra dar um veredicto mais sólido... E também preciso dar uma olhada no mangá, até porque muitas vezes o anime não faz jus a obra original, não é?
      Eu também achei um pouco difícil acompanhar as jogadas de futebol americano...Também não morro de amores não, mas achei interessante o fato do mangá ter me instigado uma certa curiosidade pelo esporte! Achei emocionante as arrancadas que dão o Running Back, a posição de corredor!
      Até mais! Eu que agradeço pela resposta!

      Excluir
    3. Olá, Yuuki!

      Bom, eu não posso dizer sobre Prince of Tennis, mas sobre Magi, sim, o anime costuma não fazer jus à obra original, tanto em arte quanto em seguir fielmente a história.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/