domingo, 29 de dezembro de 2013

FINAL: Kyoukai no Kanata #12

Bem, este provavelmente vai ser o último post do ano, porque enquanto eu não terminar uns projetos em aberto que estão com o prazo mais apertado do que calça 40 em gorda que veste 52, não poderei prosseguir com os posts e sei que tem MUITA COISA ATRASADA.
Conto com a sua compreensão, nobre leitor, pois assim que eu acabar esses projetos, voltarei com tudo para o Kimono Amarelo e vocês poderão se divertir com esses posts com humor de cunho duvidoso e conteúdo animesco.

Kyoukai no Kanata, por incrível que pareça, vai deixar saudades. Acabei me acostumando com os personagens, me envolvendo com a história e suspirando pelas lindas cenas de luta com coreografias invejáveis. Pode-se dizer que KnK foi um dos melhores animes do ano no apanhado geral.

No episódio anterior Akihito acorda do seu período de "coma" e descobre que Mirai se sacrificou para que ele pudesse viver.
No dia em que toda a treta está rolando, Yayoi Kanbara, mãe do nosso adorável meio-youmu tarado por óculos, aparece e explica que tem um jeito de Akki ajudar a amiga.

Como dizer adeus a uma história com tantos buracos, Kimono?

Kyoukai no Kanata
12º episódio
Mirai Kuriyama, a integrante mais "pancadinha" do Clã dos Óculos Vermelhos...
Opinião: Já dentro do "Além do Limite", Mirai e Akihito se veem, ficam felizes, começam com suas briguinhas de casal e logo correm dos ataques do Youmu que não parece nada contente com a chegada de seu antigo receptáculo.

Enquanto isso Izumi tenta arrancar de Yayoi Kanbara informações sobre a tal história de meio-youmu e etc, mas tão escorregadia quanto uma enguia, ela se aproveita da chegada de Mitsumi e Hiromi e dá no pé, lembrando que a Sociedade dos Guerreiros Espirituais já está mexendo os pauzinhos, além de pedir para os recém-chegados cuidarem de Akki e Mirai.

Para encurtar a história e não encher tanta linguiça contando a novela do meu jeito confuso, vamos aos principais acontecimentos deste episódio em forma de MANCHETE de programa de fofoca! Sim, claro, porque eu sou doida e a proposta do meu blog é fugir da mesmice dos blogs que falam de anime (já que não tenho a competência deles para falar sério).

- EXTRA! EXTRA! Miroku, o Ikaishi suspeito, é cercado pela turminha do barulho, mas faz questão de se isolar com Izumi!

- Hiromi escuta conversa íntima da irmã mais velha com o Ikaishi suspeito e descobre que ela tem um Youmu dentro do corpo!

- Mirai e Akihito lutam dentro de outra dimensão contra "Além do Limite" e rola um climinha entre os dois!

- Akihito-literalmente-sem-pai luta contra o Kyoukai no Kanata e consegue absorvê-lo!

- EXTRA! EXTRA! Mirai se declara para Akihito à beira da morte!
A despedida emocionante da nossa menina do "fuyukai desu"* para Akihito, seu husbando.
É basicamente isso aí que acontece de relevante nas partes mais "OH MEU DEOS MATOBA!" do episódio.
Fiquei encucada ao saber que tanto Miroku como Izumi têm um Youmu dentro deles, sendo que o Ikaishi suspeito visivelmente vendeu sua alma, enquanto a moça manteve sua humanidade.

No final, Akihito retoma o "Além do Limite", Mirai aparentemente morre e tudo "volta a ser como era antes". Hiromi esquentando a mão nas axilas do Akihito, Ayaka negociando preços com a professora loirinha que não gravei o nome, Ai se torna amiga de Sakura, o Clube de Literatura continua firme e forte, Hiromi assume o posto de Izumi para cuidar da família Nase...

Como a única coisa que sobrou da existência da integrante mais doidinha do Clã dos Óculos Vermelhos foi o anel que retinha seu poder, Akihito o carrega consigo. Enquanto estava fazendo seu caminho para casa, ele observa a joia que, de repente repentinamente com repente bacana ou não, some.
Aí com a música maneirinha do encerramento, o rapaz corre até o terraço da escola e encontra sua musa Mirai ali sem óculos.
Provando que a blogueira que vos escreve é uma desmemoriada de primeira linha, a menina também tinha deixado os óculos vermelhos para trás quando se uniu ao Kyoukai no Kanata, e para mostrar o quanto Akihito é um menino doente por garotas de óculos *se esconde atrás do computador* ele pede para que Mirai coloque novamente o acessório.

Aí acabou.

*"Que desagradável"
Final digno, bonito e... Quem diria que eu nutriria carinho e respeito por um anime da KyoAni.
Apesar da linda animação e de uma trilha sonora gostosa de ouvir, a história de Kyoukai no Kanata, ao menos no anime, tem mais furos do que aquela sua roupa velha e carcomida pelas traças que você usa para dormir nas noites quentes do verão.

Ainda não entendemos qual é essa de meio-youmu, já que obviamente após assistir a série fica claro que não é tão fácil assim se relacionar com um (ainda mais do sexo masculino). Parece um experimento, às vezes um ritual... E também não dá para entender qual a rixa entre a Sociedade de Guerreiros Espirituais e a família Nase. O que eles queriam como Akihito afinal?
Como Mirai retornou, já que estava oficialmente morta? Lembram? Ela foi absorvida pelo "Além do Limite" e deu parte do seu sangue para que Akihito sobrevivesse, sumindo depois que o garoto se uniu novamente ao terrível Youmu e ainda por cima dizendo que ela já tinha partido há muito tempo.

Ficaram tantas perguntas sem resposta que não dá para simplesmente bancar o hipster e dizer que a direção preferiu fazer mistério e deixar que o público criasse as suas próprias teorias. Sinceramente cansada de obras que tentam ser pseudo-cults e na realidade não apresentam de fato algum conteúdo.

Kyoukai teve um começo bem fraco, tanto que teve graves ameaças de dropped aqui no Kimono Amarelo, e quando se envolveu mais na história central e nas lutas, mostrou que era capaz de entregar um bom entretenimento ao público, porém, com a sua falta de... "Respeito" seria uma palavra muito forte para o momento, enfim, pareceu que o último episódio deu de ombros para nós e disse "pega que o filho é seu", sem mais explicações.

Os personagens não são os mais carismáticos e o humor em episódios de calmaria excessiva cansou. Ainda assim o considerei um dos melhores do ano contando com a história completa. Acho que fica sem problema entre os 50 melhores animes do ano. Não dá para subir muito no conceito quando faltou tanta coisa. Não dá para arranjar espaço para Kyoukai no meio de um Kill La Kill ou até mesmo Shingeki no Kyoujin. É pedir demais.

Gostei de ter resistido a vontade de mandar o anime cavalgar no dropped. Apesar de um primeiro e péssimo episódio, KnK conseguiu recuperar boa parte do respeito que não fez questão de mostrar na estreia e no sexto episódio, a "metade (mais inútil) do caminho".


Com certeza vou MORRER DE SAUDADES das incríveis COREOGRAFIAS DE LUTA. Sinceramente a melhor coisa desse anime.

Nota: Bom.
Pretende reassistir algum dia?: Talvez.
Recomenda a série?: Sim.
Categoria: Sobrenatural, School Life, Light Novel, Clã dos Óculos Vermelhos, Battle [Luta], Loucura Loucura Loucura
Premiações: Anime com a melhor coreografia de luta e Melhor anime com participação de um integrante do Clã dos Óculos Vermelhos.
Pontos fortes: Coreografia das lutas e história central.
Pontos fracos: Clichês cansativos e algumas tiradas de humor chatas.

Assim se encerra a participação do surpreendente Kyoukai no Kanata no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que não entendeu direito o final do anime, mas ficou feliz em ver a Mirai de novo - 29/12/2013


15 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse anime... e é a mesma coisa que eu disse do fim de Hyouma (do mesmo estúdio)

    ELES DEVERIAM TER SE BEIJADO NO FINAL!!!!!!

    Minha nota final para ele foi um 8,0 (com aquele episódio inútil salvo no meu PC. Sim, eu gosto desses fanservises...)

    Strike the Blood continua épico como sempre... o harem do cara não para de crescer... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi muita gente reclamando disso! XD
      Ah, mas eu acho que o final deles foi muito "estranho"... Eles deveriam ter se beijado enquanto ela desintegrava lá na dimensão do Kyoukai no Kanata.
      Ninguém disse que você não pode salvar episódio de fanservice, calma... XD
      StB... Acho que esse é um anime que dropparei em breve, hein?
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. eI, EXPLICA O QUE QUER DIZER ESSE "DROPPAREI" >.<

      Excluir
    3. AdmGohan, o termo "droppar" é usado para indicar alguma coisa que a gente vai deixar pra lá ou abandonar. No caso, eu estava dizendo que talvez, em breve, eu vá deixar de assistir Strike the Blood. :)

      Excluir
  2. Saudações


    Dadas todas as características e circunstâncias da obra eu achei Kyoukai no Kanata como a melhor obra da KyoAni neste ano (Tamako Market achei muito aquém de qualquer expectativa e Free! me surpreendeu bastante, positivamente falando).

    Pela segunda vez no ano, o estúdio abriu mão de seus trabalhos mais clássicos e aceitou animar uma obra cuja ficção e a ação tinham respaldo. Não iria faltar a oportunidade da KyoAni enfatizar as suas pitadas conhecidas, que se desenvolveram tanto pelos discursos rápidos (e o humor em igual velocidade) como também pelo curioso sexto episódio (que embora tenha tido sua razão de existir, teria se saído bem melhor como um OVA à parte).

    Interessante notar que tu gostou da temática e da ação desta obra, nobre Red Kim. O anime fez por onde merecer estas palavras, na totalidade.

    Aliás, é curioso notar que Kyoukai no Kanata não foi a primeira investida do estúdio na temática fantasia e ação. Um anime de nome MUNTO (janeiro de 2009, com 9 episódios) foi uma obra original da própria KyoAni que trabalhou este gênero. Tenho minhas opiniões formadas sobre tal anime desde então, mas fica válida a dica para você, nonre, caso um dia resolva querer assisti-lo.

    No mais, Kyoukai no Kanata deixou sim sua marca.

    Bom trabalho semanal, nobre Red Kim.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala tão bem de Free!, Carlírio, que eu juro que darei uma chance a esse anime.
      Vou anotar a sua sugestão sobre MUNTO.
      Obrigada pelo comentário e informações técnicas! o/

      Excluir
  3. Ao que me parece (interpretação pessoal) o final da obra é uma deixa pra uma próxima temporada... e pra mim fica subentendido será que realmente era a própria Kuriyama Mirai? Será que ela também se tornou imortal no momento em que salva Akihito? No final ele faz referência a ela e ao primeiro momento em que se viram, mas ela não tem nenhuma reação que dê certeza de que é ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a sua interpretação pessoal, ela preenche mesmo que com perguntas algumas lacunas que ficaram vazias.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Pode ser loucura da minha cabeça, mas eu acho que tudo foi na verdade o tal livro que estava sendo escrito no clube de literatura. Na verdade eu acho que nada aconteceu, e o que vimos era o livro criado pelo clube, contando uma história de amor (do amor que o Akihito sentia pela Mirai.) Mas de maneira "fantasiosa" para atrair mais leitores. Já que no primeiro episódio havia uma "discussão" sobre como deveria ser o livro, que tipo de história atrairia mais os leitores.
    Enfim, acho que a Mirai estudava já na escola assim como os outros personagens, e que o Akihito gostava dela e não tinha coragem de se declarar. Que na verdade o primeiro encontro deles, foi oq aconteceu realmente no ultimo episódio, ele subindo no terraço da escola e entregando o óculos que ela havia esquecido. Mas na história do livro que o clube de literatura criou o primeiro encontro mostra como se ela tivesse tentado se matar... Por isso ele diz no primeiro e no ultimo episodio: "Se aquela fosse a extensão do nosso relacionamento, não acho que existiria alguma história interessante o bastante para ser contada." Como se fosse o seguinte, se ele tivesse contado a história como se realmente tivesse acontecido (o encontro para entregar o oculos esquecido) a história do livro não seria interessante o suficiente.

    #Tonno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, NA BOA, ninguém pode falar que você não é criativo. Sério.
      E leve isso como um comentário sem brincadeiras: eu acho que você deveria usar esse talento para escrever seu próprio livro. Fica o meu conselho.

      Excluir
    2. realmente eu amei isso! kkkkkk fica bem interessante a historia se pensarmos posso esse lado! o final é confuso, o q nos resta é tentarmos criar uma explicacao. A sua faz muito sentido embora seja viajem total, mas eu realmente amei <3

      Excluir
  5. Sei que já passou muito tempo, mas em fim... Eles não se beijam, pq ela morre.
    Eu não lembro qual foi o capitulo, mas eu descobri isso assistindo ele. pelo simples fato dela ter feito um Akihito na mente dela, e fazer de tudo para protegelo.
    Ele fez o mesmo depois que ela morreu, ela a imaginou, a viu e foi atras dela no ultimo capitulo.
    Não foi clichê, foi emocionante, pq ela sabia que iria morrer, e fez isso para salvar ele, e ele não sabia que ela iria morrer, pq se soube-se não deixaria ela fazer o que fez.
    Seria Clichê se seles se beijassem, mas esse é o intereçante, eles não se beijam pq ela esta morta, e ele tem medo que ela suma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacquelinne!
      Obrigada por compartilhar sua opinião/teoria conosco!
      Sim, faz tempo, mas comentários bacanas sempre são bem vindos.

      Excluir
  6. O anime conta os 3 volumes da Light/Visual Novel? (não me lembro o que ela é) e gostaria de saber se ainda esta sendo lanãda a visual/light novel, Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bola!
      Eu não tenho essa informações. Acho melhor você procurar no Google. =/
      Com certeza lá tu acha essas respostas. :)

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/