quarta-feira, 27 de março de 2013

Qual é o seu desejo?

E agora a estreia do blog! Sim, porque post de apresentação não conta.

Nesse final de semana eu assisti os quatro primeiros episódios do dorama de xxxHolic (CLAMP) e levei um belo tapa na cara. Eu já assisti doramas antes (principalmente os da NHK) e sempre achei horrível. Minha impressão sobre as novelas japonesas sempre foi a pior possível até eu levar o meu primeiro tabefe na cara com GeGeGe no Nyoubou (NHK), um dorama baseado no livro homônimo escrito pela esposa do mangaká Shigeru Mizuki (GeGeGe no Kitarou), a Sra. Nunoe Mura, e que contava a vida do casal. Eu tenho o livro, só falta aprender japonês para ler.

Eu gostei bastante, apesar de entender muito pouco o idioma. Adorei as atuações da Nao Matsushita e do Osamu Mukai, que deram vida respectivamente a Nunoe (retratada como Fumie) e ao Mizuki-sensei.

Bem, mas vamos deixar GeGeGe de lado e falar do CLAMP Drama xxxHolic.

Versões, versões e MAIS versões...
Há três versões oficiais de xxxHolica versão do mangá, a versão da animação e a versão do dorama live-action (com atores de carne e osso).
Apesar de todas contarem a mesma história e terem basicamente os mesmos personagens, é fato que cada uma mostra os acontecimentos do seu jeito.

Eu sou daquelas que até assiste o anime, mas a fidelidade vai toda para o mangá. Sou cricri, reclamo disso, reclamo daquilo e tenho meus problemas de perfeccionismo, por isso eu tendo a ignorar a animação (mais pelos conhecidos fillers ou encheção de linguiça).
Quando eu soube do dorama... Bem, aí foi outra novela de preconceito e "vai ficar ruim". Pois bem. Resolvi em uma madrugada assistir os episódios que tinham saído e o meu queixo foi para o chão.

A fotografia (filtros, cenários e tudo que engloba esse quesito) é bonita.
Acabei ficando incomodada com alguns cortes da câmera que visivelmente tentaram fazer algo a mais e deixaram algumas cenas sem nexo ou muito paradas. Uma edição melhor teria resolvido o problema (cena da cliente do dedo mindinho).
Quanto ao figurino... Achei que os uniformes masculinos foram mal costurados, principalmente o do Watanuki. As roupas da Yuuko são lindas, só que achei que poderiam apertar um pouco mais no busto, visto que a atriz não tem seios grandes e é um pouco estranho ver o corpo separado da roupa.
Sobre as atuações, para o nível de um dorama, sinceramente estão muito boas, tirando o Watanuki que muitas vezes dá aquela escorregada.
Em suma, o resultado é agradável até para uma pessoa chata como eu.
Achei de muito bom tom terem feito algo menos espalhafatoso (como seria uma versão totalmente fidedigna ao mangá) e mais crível. É o tipo de história que poderia acontecer na vida real.

Vi algumas pessoas comentando no Twitter sobre a falta do Mokona na série. Eu não senti falta nenhuma. Achei muito melhor não ter do que aparecer algo bem bizarro. É só lembrar do Ryuuku no filme de Death Note (2006).

A tristeza é que serão apenas 8 episódios (padrão minissérie da Globo). Espero que façam um bom trabalho, porque falta pouco para acabar (o quinto episódio já passou - 24/03).

Detalhes técnicos
É a primeira vez que a CLAMP tem uma de suas obras transformada em dorama. A notícia saiu ainda em 2012.

Os atores escolhidos para fazer os protagonistas foram Anne Watanabe (Yuuko Ichihara) e Shota Sometani (Kimihiro Watanuki). Ainda falando sobre os principais, Masahiro Higashite ficou responsável por dar vida ao Shizuka Doumeki e Karen Miyazaki por Kunogi Himawari. E por fim, os atores Naoto Takanaka (Ishi - ayakashi do episódio 5) e Yumi Adachi (Jorougumo).
O diretor do dorama é Kisuke Toyoshima.

EDITADO 2015: Masahiro Higashite e Anne Watanabe se casaram em 2014!!!

A exibição começou em 24 de fevereiro no canal WOWOW Prime (que produziu o dorama) às 11 horas da noite.

Figurinha carimbada de xxxHolic, Suga Shikao ficou responsável pela abertura "AITAI" que é linda e viciante como "19-sai" e "Sofa" (as que eu mais gosto). O encerramento "You tell me" ficou por conta de chay.

A sinopse é a mesma que os fãs estão acostumados e que eu sou péssima em resumir:
Um garoto chamado Kimihiro Watanuki consegue ver espíritos/monstros/afins e acaba encontrando um lugar, denominado por sua dona Yuuko Ichihara como loja, onde ele pode ter seus desejos realizados, no entanto, é preciso dar um pagamento à altura.

Vamos falar do sobrenatural
Eu sou uma pessoa medrosa, EXTREMAMENTE MEDROSA, e acredite, eu me borrei nos primeiros minutos com aquelas ayakashis.
Estava de madrugada, todo mundo dormindo, a luz do quarto tinha queimado, eu estava no escuro... Pior que isso é só pedir para que eu use fones de ouvido e comece a jogar Amnesia: The Dark Descent (Frictional Games).
Tudo bem que aqueles braços fazendo movimentos estranhos na árvore foi engraçado, só que o Japão tem a tendência de tornar tudo muito mais medonho do que realmente é.

A caracterização das ayakashis como as três meninas do Jogo do Anjinho (Angel-san) e o defunto do Hyakkumonogatari (Cem Histórias) ficou muito boa. Nada muito exagerado e nada que fugisse da proposta.

A série passa aquela sensação sombria e até pessimista ao meu ver. É um dos charmes que deixou esse xxxHolic tão incrível quanto os outros.
Como eu disse, o Japão sabe fazer tudo ficar mais medonho.

O que me interessou bastante na obra da CLAMP foi o misticismo, a mitologia, a psicologia por trás do vasto conhecimento da Yuuko e o carisma dos personagens.

Lembrando que o mangá tem ligação direta com Tsubasa: Reservoir Chronicles (das mesmas autoras), o que não acontece no dorama.

Estou ansiosa para ver o resultado e pretendo rever a série completa quando estiver finalizada. Para mim valeu à pena.

Café's temáticos devem dar um dinheiro no Japão...
Isso eu nem tenho dúvida.
Com o lançamento do dorama, veio também o xxxHolic Cafe com toda a temática e até mesmo alguns itens usados na série, como a piteira da Yuuko e o óculos do Watanuki.
O Cafe serve doces, drinks e até mesmo jantar. Os preços não variam muito e não são tão exorbitantes quanto se imagina. O prato mais caro é o Hanito (Honey Toast) de mil ienes (foto no canto superior esquerdo). O mais barato é um soft drink amarelo com nome de lua (o outro kanji eu não sei) que custa quinhentos ienes.

Finalizando, acho que todos que gostam de xxxHolic deveriam dar uma chance ao dorama. É intrigante, engraçado, você reclama com o monitor como se pudesse falar com os personagens, aplaude, xinga, ri, surta, quer bater no professor folgado...
E ainda por cima as tias da CLAMP lançaram uma continuação do mangá, o xxxHolic: Rei que já está sendo publicado semanalmente no Japão.

Agora é só esperar e ver se a JBC acha interessante trazer o mangá e consegue vencer as autoras super-protetoras.

Fontes: Fórum Poupée Girls Brasil - WOWOW Hotsite do dorama - Anikenkai - Paselabo (menu do xxxHolic Cafe)Google Imagens


Por Kimono Vermelho criança problemática - 27/03/2013

2 comentários:

  1. Que bom que curtiu o dorama!
    Tava achando que só eu tinha postando coisas favoráveis a adaptação. ~nem comentam os posts .-.
    Gostei do novo kimono, e que venham as outras cores haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei por incrível que pareça. XD
      *relaxa, também é raro comentarem nos meus posts D:*
      Hohohoho nem diga uma coisa dessa... Tenho outras cores de Kimono apenas esperando o momento certo para aparecer... q -n
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/