quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Magi - Da 231ª à 235ª Noite

Última DOBRADINHA DE MAGI E JUSTAMENTE NO DIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA, padroeira do país mais medieval da América!

Lembrando que entre a JBC e os meus posts foi decidido no Voltando pra órbita! quais os nomes que seriam usados aqui.

Nas Noites anteriores deu muito ruim. Na emboscada contra Davi e os magos ortodoxos, Salomão e sua patota acabou caindo numa armadilha e precisou assistir a cenas de destruição. Ainda assim a batalha final entre pai e filho, os ortodoxos e a Resistência, aconteceu!

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do mangá de Magi e consequentemente da 1ª temporada do anime Magi: The Labyrinth of Magic e da 2ª temporada do anime Magi: The Kingdom of MagicLeia por sua conta em risco.

Magi
~231ª Noite: Para O Mundo na Outra Dimensão~
Parece que o Conselheiro Davi antes de morrer deixou vários estragos nas coleções do pessoal.
Leitor, leitor... Garanta uma caixa de lenços e perca a fé de uma vez por todas na humanidade, pois este post trará O PIOR DO ARCO DE ALMA TORAN.

As boas notícias são:
-O mangá terminou com 369 capítulos NESTA SEMANA (o mangá japonês, as análises aqui no blog continuarão sabe-se lá Deos Matoba até quando);
-Daqui a dez dias tem o meu aniversário e... UM POST SUPER ESPECIAL com a análise dos capítulos 236 à 240 pode rolar!

Agora vamos falar do que está mais próximo: o desgosto que começa neste capítulo e que não vai terminar até o fim dessa história.

Depois de dois dias desacordado e precisando de magia para se manter estabilizado, Salomão desperta com o cetro de Davi na mão.

Enquanto as outras espécies estão vivendo felizes por não precisarem mais se isolar dentro de barreiras, os humanos lamentam a perda dos familiares e aos poucos deixam brotar o sentimento de revolta, como se tivessem lutado apenas pelos outros.

Além disso, Ugo está recluso em seu quarto se culpando por não ter conseguido se desfazer a armadilha de Davi antes. E esse moço é ESPECIALISTA em pirar nas batatinhas.

É o famoso caso do "e se".
É compreensível pensar nas possibilidades perdidas e se remoer por elas, porém, há situações que fogem do alcance de qualquer um e que acabam se tornando inevitáveis.

A partir disso, para evoluirmos e seguirmos em frente, precisamos aprender a lidar com o fato de que somos apenas humanos e muitas vezes não poderemos fazer tudo ao mesmo tempo para todos.

E o Arco de Alma Toran acaba se tornando um exemplo de como ninguém está preparado para lidar com mudanças bruscas, ainda mais se falarmos de morte.

Por isso Salomão não espera se recuperar totalmente para reunir os companheiros e ter uma conversa franca. Por mais que o tempo seja o único a amenizar a dor, o rei de Alma Toran promete encontrar uma explicação para esses sacrifícios a partir do que Davi falou para ele antes de morrer.

Se você ficou confuso durante esses capítulos eu não tiro a sua razão. A impressão que eu tenho é que a Ohtaka começou a derrapar feio na história a partir daqui.

Com base na minha leitura até o capítulo 350, as decisões tomadas pela autora foram fazendo cada vez menos sentido, e olha que aparentemente ela sabia mais ou menos quanto tempo sua história iria durar.

Há pouco mais de dois anos, saiu no ChuNan que Magi entraria em seu Arco Final, dando a entender que a autora não estava alongando desnecessariamente o plot, mas...

Muitos acontecimentos parecem mais encheção de linguiça e clichê jogado do que algo pensado e desenvolvido com um pouco mais de tempo, e o Arco de Alma Toran acaba dando essa sensação.

Continuando com o que vemos neste capítulo, temos várias informações que foram dadas anteriormente e que aqui servirão para alguma coisa.

As dimensões que apareciam apenas nas teorias de Ugo, aqui se manifestam numa viagem de Salomão com o teórico, Sheba e Arba até onde Ill Ilah e os rukhs podem ser vistos.

O Dragão Primordial confirmou a impressão que o cientista mágico e o filho de Davi tinham quando repararam que o magoi recebido de deus parecia mais impuro, trazendo a desconfiança de que seu poder talvez estivesse sendo roubado e que isso possivelmente poderia trazer a morte da entidade.

Até mesmo quando Salomão diz que quer encontrar O MAGOI ROUBADO E DEVOLVER PARA TODO MUNDO como compensação pelas vidas tiradas pelos magos ortodoxos e por seu pai, resgatamos aquele texto enorme do capítulo extra.

Se bem que o entendimento do que comentei aqui só virá no próximo capítulo, né?

E SALOMÃO ESTÁ ACHANDO QUE MAGOI É DINHEIRO PARA SER DEVOLVIDO AOS COFRES PÚBLICOS, NÉ?

O rapaz está tão decidido que resolve voltar ao salão principal da Catedral e procurar por algo que faça sentido nessa forte impressão.

A sorte (e ao mesmo tempo azar) é que por estar com o cetro de Davi, ele pode sentir uma diferença entre as dimensões. E usando-o como chave para esse portal, o rapaz acaba sendo levado mesmo para outro lugar.

Junto dele vão a esposa e os dois fiéis companheiros... Ou seria só um?
Porque a Arba começa a pirar FODA quando vê Ill Ilah.

Aliás, essa é a segunda dica, depois daquela morte horrível do Davi falso, de que essa mulher não é mais tão confiável quanto todos pensavam.

Aqui é com certeza quando as trombetas do apocalipse começam a soar.
Depois disso é só decadência, queda na depravação errada e merda sobre merda.

Magi
~232ª Noite: O Mundo de Salomão~
Olha, Sabá, se eu sobrevivo a gente só descobre no próximo volume do mangá! Brincadeiras à parte, legal o Salomão lembrar do #SantificaOutubro. Bons tempos...
Neste capítulo temos a dissolução de Ill Ilah e a criação de um novo sistema de destino por Salomão. Isso é o resumo básico.

Apesar de ter a impressão de que nada mudou, uma vez que o mundo segue "do mesmo jeito", é interessante perceber que o filho de Davi por meio de uma magia teorizada por Ugo, conseguiu mudar um pouco esse sistema.

É importante ressaltar aqui que a "verdade" transmitida por Ill Ilah só pôde ser vista pelos magos, os possuidores do "terceiro olho", um órgão que permitia que os humanos usassem o incrível poder de seu deus. 

Como ele no comando, o destino de todos estava traçado do começo ao fim, não dependendo do esforço e vontade da própria pessoa para que ocorresse alguma mudança. Sem falar que Ilah funcionava como uma fonte quase inesgotável, porém finita, de poder com grande intensidade.

Ainda que o tempo para o uso fosse limitado, os magos conseguiam fazer um grande estrago com isso.

A partir do momento que Salomão modificou esse sistema, ele permitiu que as pessoas tivessem o "livre-arbítrio" e assim pudessem mudar os seus destinos.

Ele também distribuiu o poder de deus igualmente entre todos, fazendo com que eles não dependessem mais do "terceiro olho" e possibilitando um tempo maior de uso de magia. É claro que com uma intensidade muito menor.

A ousadia da autora está em tirar a crença das pessoas numa divindade praticamente mecânica e colocar nos próprios seres humanos, acreditando que não existe um deus acima de nossas cabeças, e sim dentro de nós mesmos. 

Por causa dessa mudança os rukhs que eram negros se tingem de branco.
Ou seja, dá para interpretar a "queda em depravação" como a não aceitação de que sou responsável pelo meu próprio destino e que prefiro ser guiado por uma divindade.

Ainda que as pessoas que tenham outras motivações em mente, a partir deste capítulo podemos chegar a essa interpretação também.

Sem esquecer que Ill Ilah já estava comprometido pelo uso abusivo de seu poder, ainda que não fosse por vontade própria, e sim "roubo na mão grande" de Davi.

Talvez se eu não tivesse parado minha leitura no capítulo 350 teria alguma noção do que o Conselheiro Davi quis fazer instigando Salomão a "matar" deus. Ou vai ver estou otimista e a Tia Ohtaka jogou tudo para o alto no Arco Final.

Só sei que ainda vai dar MAIS RUIM.

Ainda mais depois de ver a reação da Arba quando descobriu que estava diante de Ill Ilah, né? Ok que a moça fugiu da Catedral com Salomão e sempre o admirou, mas se não tinha ficado claro a obsessão dela por deus, agora com certeza ficou.

Fanática religiosa que só não impediu Salomão, pois Davi previu isso e colocou uma magia em seu cetro.

E a outra que se lascou no processo foi a Sabá.
Apaixonada por Salomão, grande admiradora e esperando um filho dele.

O cara simplesmente foi atrás de seu ideal e... Deixou para trás um corpo envelhecido e praticamente vazio. No processo o próprio Salomão precisou se "sacrificar" para que pudesse voltar se alguma anormalidade acometesse o mundo.

Mal sabia ele que até o final deste post SEU RETORNO SERÁ REQUERIDO.

P.S.: Entre aqueles "balões" com desenhos de pessoas enquanto estamos descobrindo sobre o destino encaminhado por Ill Ilah, uma das imagens mostra Jesus Cristo crucificado. Contando as páginas, corresponde à 63.

Magi
~233ª Noite: A Rebelião Contra A Luz~
Verdade, Ithnan mó vozeirão de HOMÃO CACHORRO/CANALHA! hehe
Sabe o que é pior nisso tudo? É ver a realidade nessas cenas.
As pessoas ATORMENTAM O INFERNO querendo algo e QUANDO CONSEGUEM se revoltam, pois NÃO QUERIAM AQUILO QUE PEDIRAM.

Ser humano parece um bicho que não consegue viver de coerência, como se fosse extremamente mimado que se cansa pela demora de alcançar o objetivo. E quando ele finalmente chega DIZ QUE NÃO FOI AQUILO QUE PEDIU.

Começamos com todos lutando por uma causa em comum: livrar as outras espécies do controle devastador dos magos ortodoxos e criar um mundo perfeito e igualitário.

CERTO, OBJETIVO CONCLUÍDO.

A insegurança começa a tomar conta de todos, uma vez que sentem falta de um líder para guiá-los.

Eles escolhem Salomão e pedem para que ele se torne um rei que possa liderá-los para o mundo perfeito e igualitário, já que ele é o principal mentor da ideia e o único que foi capaz de unir tantas criaturas diferentes sob uma só ideologia.

CERTO, OBJETIVO CONCLUÍDO.

A tristeza e lamento por quem morreu deixa os magos da Resistência desacreditados. Com posse do que parece ser o início para a resolução dos problemas, Salomão finalmente consegue tornar o mundo igualitário até mesmo nos rukhs.

Tirando o esbanjamento de poder que os magos tinham, fazendo com que eles se tornassem mais fracos e assim mais humildes.

O poder foi o que cegou os magos ortodoxos e os fez criar as torres que controlavam as espécies não-humanas.

Com o selamento de Ill Ilah e o magoi remanescente, os magos tiveram que lidar com uma realidade menos fantasiosa e mais palpável, sem falar que não havia necessidade de tanto poder se o mundo agora não tinha mais pelo que brigar.

Wahid é quem traz um questionamento curioso: as pessoas que morrem voltam para deus, logo, aqueles que morreram enquanto Ill Ilah ainda comandava o destino, voltaram para ele.

E agora que deus estava selado, essas pessoas estavam em outra dimensão, inalcançável para aqueles que tiveram seus rukhs tingidos de branco. Ou seja, nem na morte poderiam se encontrar com os entes queridos que perderam.

O preço que todos pagaram pelo tal mundo ideal foi caro.
A começar por Sheba que precisou abdicar do marido e de sua vontade individual para se tornar a representante do rei, alguém que protegeria com unhas e dentes a utopia que tanto desejaram.

Diante de tudo isso, duas facções nasceram: as que não concordavam com o que o Rei Salomão tinha feito e os que apoiavam.

AGORA, LEITOR, se você olhou para a cara da Arba nessas últimas páginas E NÃO LEMBROU DE NENHUMA CAPIROTA DO FIM DO ARCO DE MAGNOSTADT... Você está mesmo querendo se agarrar à ideia errada, né?

Aliás, é neste post que tiramos de uma vez por todas a dúvida de quem representa A GRANDE BRUXA DA AL-THAMEN no mundo onde os nossos protagonistas vivem.

E como deu para ver, alguém ficou TÃO OBCECADA com deus que despirocou foda, né? OLHA AÍ OS PRIMÓRDIOS DAS PESQUISAS E TESTES DA ORGANIZAÇÃO DUMAL!

Magi
~234ª Noite: A Revolta da Estrela de Oito Pontas~
Quem é você nesse time? #SaiPraLáTerceiraTemporada ou #VemTerceiraTemporada?
OLHA SÓ QUEM MERECIA LEVAR UMA TIJOLADA NA CARA!
ELA MESMA, LEITOR, A VERDADEIRA CAPIROTA DA PORRA DA HISTÓRIA: Ren Gyokuen!

Ah, espera... Nome errado.

AH, QUAL É? VAI RECLAMAR DE SPOILER A ESTA ALTURA DO CAMPEONATO? AINDA MAIS UM QUE É TÃO ÓBVIO A PARTIR DESTE CAPÍTULO QUE CHEGA A SER OFENSIVO NÃO DAR NOMES AOS BOIS.

No caso, às vacas.
Ainda que eu ache vaca um bicho mimoso e que dá um leite gostoso, mas... era o que tinha para manter a coerência da explicação.

A Arba é uma personagem que em mais de trezentos capítulos eu ainda não consigo perdoar ou "deixar para lá". POR MIM ELA ESTARIA SENDO FRITA NUM TACHO DE ÓLEO FERVENTE E SERVIDA AO CÃOPIROTO NO ALMOÇO!

Sim, está aí a criadora da Al-Thamen, a primeira magi de rukhs negros e a traidora do movimento #TimeSalomão!

Ela era tão obcecada por Ill Ilah que desenvolveu pesquisas que iam para o lado oposto das do Ugo, encontrou uma forma de tingir os rukhs novamente de preto e ainda conseguiu criar formas de vida artificiais com esses rukhs.

E o mais impressionante é que eles não tinham mais a limitação de tempo para usar magias poderosas como era na época que dependiam do magoi de Ilah, tanto é que a Al-Thamen era capaz de usar das duas qualidades de magoi, as dos rukhs brancos e as dos rukhs negros.

E tudo isso acontecendo por debaixo dos panos.

O desespero de Sabá em chegar ao mundo ideal e mantê-lo nos trilhos fez com que ela não desse ouvidos ao sofrimento ainda muito vívido dos companheiros humanos, percebendo apenas a alegria das outras espécies.

E como o Rei Salomão não era "o mesmo", todo o peso recaiu nos ombros dela.

Ainda nessa época, ela desenvolveu junto com Ugo os recipientes de metal que posteriormente iriam conter os djinns nas dungeons, e que ali tinham o mesmo sentido dos cetros divinos.

Cada espécie então criou uma cidade e foi viver com sua população.
Sim, elas são as necrópoles vistas nas dungeons. Ou seja, quando alguém entrava numa dungeon estava acessando as antigas cidades dos djinns. 

A rebelião começou quando o anúncio dos últimos momentos de Salomão foi dado. E então o grupo contrário ao rei surge com o nome de "Al-Thamen" e usa as criaturas artificiais que criaram a partir de suas pesquisas para destruir tudo o que tem pela frente.

Sheba abandona o leito do marido para lutar contra os rebeldes e acaba tendo que enfrentar Arba, que infelizmente acaba levando a melhor.

Com sua cara distorcida, a mulher toma o adereço de cabeça E O CETRO da rainha que está morrendo, e ainda diz que Sabá tinha sido enganada por Salomão.

A impressão que dá aqui é que a Arba procurou um meio de tornar seu argumento "mais válido" a partir da figura empática da rainha, dizendo que ela era fiel a Ill Ilah e que tinha sido manipulada pelo verdadeiro pecador, o Rei Salomão.

Então... É.
O cetro que vimos no final do Arco de Magnostadt foi ROUBADO da magi que apareceu em flashbacks como se fosse A CULPADA PELA TRAIÇÃO.

A Tia Ohtaka veio querendo dar aquela virada de mesa com o plot twist e... Até conseguiu, se não acabasse soando feia todas as tentativas de nos levar ao erro com as informações dadas.

No começo pensei que a Sheba era a Capirota Desgracenta que vimos no arco anterior, contudo... Cá estava eu shippando Arba e Salomão, e querendo tacar Sheba na fogueira.

Ah!
E aos que acreditavam de alguma forma que Aladdin era filho de Falan com Wahid, que dor, né? QUE DOR VER O ÓBVIO NO MEIO DA CARA e achar que não aquilo.

Assim como no 216º capítulo, vou aqui revelar o SPOILER DISFARÇADO no 100º capítulo!

Quando eu disse que achei que "o pai era o filho", estava me referindo ao susto de quando Sheba é resgatada da torre POR UMA CRIANÇA QUE É A CARA DE ALADDIN! E por acaso capa do volume 22.

Se alguém tinha alguma dúvida de quem eram os pais de Aladdin, acho que este capítulo sanou essa pergunta, né?

E no final a Arba realmente acabou se tornando o lado obscuro que prometeu em outro contexto, não?

Ainda que acabe soando estranho e que agora aquele discurso não faça sentido, é bom entender que aquela Arba era outra. A que temos nestes capítulos é alguém que viu seu deus ser dissolvido e selado em outra dimensão.

Salomão passou dos limites no quesito dela e... Bom, a moça saiu totalmente dos trilhos e perdeu a sanidade no processo.

Olha só como estou ficando observadora!
Na cena em que Ugo e mais algumas criaturas de outras espécies chegam até Sheba, um deles tem um X na testa. GENTE, É O MOMO!

Não imaginam como a cena ficou ainda mais pesada quando eu reparei nisso.
Rapaz, abalou minhas estruturas.

E o mais legal aqui é que a rainha Sabá conseguiu manter Aladdin vivo em seu ventre e pequenino, confiando a criança ao pior e melhor babysitter de Alma Toran.

Se você só leu o mangá até aqui, NÃO SE ENGANE! O Ugo é foda nas magias e talz, mas continua sendo aquele tiozão super atrapalhado que despiroca no menor sinal de turbulência. -> Fará muito sentido no Arco Final.

Magi
~235ª Noite: O Retorno de Salomão~
Verdade, parece a JBC fechou um pacote com o autor de Another para publicar vários mangás dele!
E finalmente estamos vislumbrando os últimos capítulos do Arco de Alma Toran... E SALOMÃO DIZENDO QUE EU SÓ TERMINARIA ESSA ANÁLISE EM 2020! APARECE AÍ, CACHORRO, PRA FALAR ISSO NA MINHA CARA!

Que absurdo... Já não bastasse ficar na boca de Madaura em Adventure of Sinbad, ainda tenho que aguentar as zoeiras do povo desse arco! Vê se pode!

Agora falando de coisas sérias...
Percebendo que a situação pode terminar de forma ainda mais drástica, Salomão retorna e se reúne com as criaturas das outras espécies e Ugo.

Ele pede desculpas por ter tomado uma decisão que os levou aos eventos daquele dia e pede para que eles mais uma vez emprestem seu poder para protegerem aquele mundo.

O mais engraçado aqui é perceber que as outras espécies foram as que menos causaram problemas durante todo o arco. Eles só fizeram algo de errado e grave quando foram INSTIGADOS PELOS SERES HUMANOS.

E isso acaba remetendo ao que comentei mais acima, sobre a insatisfação humana e sua falta de gratidão.

Quando eram perseguidos pelas outras espécies e devorados como se fossem nada, imploraram a deus para que algo fosse feito e então ganharam o poder da magia, o que acabava por consumir a força de Ill Ilah.

Eles só receberam essa dádiva para equilibrarem o mundo e viverem todos em paz, contudo, a ganância humana logo tratou de escravizar as outras espécies e se tornar arrogante abusando do uso do poder dado por deus.

Essa é com certeza uma das mensagens passadas durante este arco.
É triste notar isso, mas infelizmente é a realidade. Nunca nos contentamos e sequer nos mostramos gratos as bênçãos que recebemos.

Tudo bem que a Al-Thamen não contava com Salomão na batalha, então o número de criaturas que usavam o rukh negro foi decaindo rapidamente.

O problema é que imitaram o Arco de Magnostadt e conseguiram concretizar a descendência de Ill Ilah, que tomou a vida de tudo que continha os rukhs de Salomão.

Foi nesta batalha que os líderes das espécies não-humanas se tornaram djinns e foi dada a missão da criação de um novo mundo ao Ugo.

E que bela página dupla, hein?
Dá até para comparar o embate entre Salomão e Arba com o ceticismo (ou uma crença esclarecida) e o fanatismo religioso.

Ao que parece, TUDO PODE PARA A ARBA, menos mexer com o seu deus. A mulher fez e aconteceu simplesmente porque Salomão "matou deus" e selou o que sobrou dele em outra dimensão.

O problema de tudo isso, antes que alguém reclame sobre como a Arba conseguiu fazer tudo em tão pouco tempo, vale lembrar que ela era uma magi.

E assim como "no mundo atual" os magis são magos da criação, muito poderosos e que podem usar os rukhs ao seu redor, a mesma coisa vale para os de Alma Toran.

Por isso Sheba e Ugo são os responsáveis por desenvolver os itens de metal para os líderes das espécies não-humanas, porque eles são MAGIS, e não apenas por termos uma rainha e um cientista mágico.

Curioso também é perceber como a Al-Thamen é mais forte que os seguidores de Salomão. Ela acaba trazendo a mesma sensação que o "Mal" e as coisas ruins possuem, um peso que acaba parecendo mais poderoso do que realmente é.

Nesse quesito já podemos bater palmas para a autora que conseguiu capturar bem esses sentimentos e contextos.

Dia 21 tem mais!
Dia 21/10 (sábado), excepcionalmente NESTE MÊS teremos DOIS POSTS no final de semana!

Um às 13h com análise de dois capítulos de Adventure of Sinbad e outro às 14h com análises dos cinco capítulos de Magi!

Uma dobradinha SUPER ESPECIAL de Magi!!!
Aguardo ansiosamente a sua visita, leitor!

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Aladdin: Aladim
-Alma Toran: Alma Turran
-Aum Madaura: Om Madhra
-Falan: Fulan
-Ren Gyokuen: Lian Yu-Yan
-Sheba: Sabá
-Sinbad: Simbad

*Al-Thamen: é o termo oficial (da JBC) para a Organização que não encontrou unanimidade entre os scanlators, que usavam Al Sarmen, Al Tharmen e variações. Foi escolhido para ser usado aqui também.

Nos vemos nas próximas noites de Magi!

Por Kimono Vermelho aquela que fez este post em três dias e já está começando a chorar para garantir um post legal como esse no meu aniversário - 12/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/