quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Natsume Yuujinchou Go - #09 e #10

QUEM DISSE QUE NÃO IA TER DOBRADINHA YOUKAI? VOCÊS ACHAM MESMO QUE EU QUERIA LEVAR SERMÃO DO KARASU-TENGU DE GRAÇA? Nem a pau, queridos! O que aquele corvinho tem de fofo, tem de severo.

No episódio anterior... descobrimos como Natori e Matoba se conheceram e se estranharam à primeira vista. Um pouco mais sobre o passado dos exorcistas que a gente quer dar uns tapas, mas evita até contato.

Posso abraçar a senhora e o seu marido, Touko?

Natsume Yuujinchou Go
9º episódio
"Eu com pessoas mais altas que eu" - Natsume não tem folga um dia na vida, coitado...
Opinião: Leitor, está meio chateado que Natsume Yuujinchou Go está acabando? NÃO FIQUE! Foi anunciada a sexta temporada para 2017 com o nome Natsume Yuujinchou Roku, segundo o Crunchyroll, aquele lindo que eu não tenho conta ainda.

Sim, se o blog continuar existindo farei análise da nova temporada também huhu Só para dar desgosto a otakusfera!

Queria também comentar outra coisinha com o leitor...
Algum tempo atrás eu comentei sobre os episódios desta temporada e vi que acabei não falando o número deles. Na época que li no MAL eram 13, porém, atualmente está escrito na página do anime que serão 11 episódios.

Ficou confuso? Eu também, leitor, só que pesquisando um pouco mais, descobri que esses dois episódios "a mais" serão OVA's. Um deles já estreou, que seria uma outra "versão" do sétimo episódio com uma história do Nyanko-sensei. Como o Animes Telecine tem esse vídeo, logo logo eu trago a análise para vocês.

Seis temporadas de Natsume Yuujinchou, leitor, e eu ainda acho pouco. TRAZ MAIS! MIDORIKAWA-SAN, BORA TRABALHAR PRO ESTÚDIO TER MAIS MATERIAL!!!

Uma das coisas que mais corroem a minha alma nesta história é esse negócio de AGRIDOCE/BITTERSWEET. Você tem personagens bacanas, alguns que você gostaria muito de proteger, e muitas situações dolorosas e angustiantes que machucam os personagens mais amáveis.

Eu me pergunto: tem necessidade? Não, leitor, não tem, mas a Tia Midorikawa é assim mesmo, é fã de angústia, de sofrimento, masoquismo e amabilidade. De vez em quando dá vontade de puxar a orelha desses mangakás... DE VEZ EM QUANDO.

Neste episódio tivemos Natsume mais uma vez ajudando uma criatura sobrenatural. E em homenagem ao Nyanko-sensei, que foi chamado de "bolota de banha", chamarei o monstrinho lá de "Shiitake". Sim, eu tenho uma memória muito boa e por isso decorei o verdadeiro nome dele... Mitsuzawa ou Mitsu-alguma-coisa.

Quer análise certinha, cheia dos frufrus, vai procurar no Google um blog que não comece com "Kimono" e não termine com "Amarelo". DE NADA, LEITOR.

A história do episódio trabalha com essa tristeza de quem vive em "mundos diferentes" e, leitor, quem dera se estivéssemos falando de rico e pobre, acho que a dor seria menor.
No fim, não importa se você é humano ou sobrenatural, o que importa é a natureza dos sentimentos.


Temos a relação entre youkais x humanos, humanos x humanos e youkais x youkais. Os exemplos dados para cada grupo foram: Taki com o youkai que se perdeu em sua casa e Tanuma com a Sra. Ito, Natsume e o casal Touko e Shigeru, e por fim o Shiitake e o Lorde Shuon.

No primeiro caso, normalmente humanos não conseguem ver os youkais (e aqui eu incluo todos os outros seres sobrenaturais, como ayakashis, yuureis, bakemonos, etc). Ainda que a maioria das relações sejam tóxicas, algumas guardam um encantamento e carinho.

No segundo episódio tivemos aquela linda garotinha da chuva que acabou sendo vista por um humano naqueles instantes que os algoritmos do universo dão glitch.

No quinto episódio tivemos o youkai grandalhão que mesmo sendo ajudado por Taki a sair de sua casa, uma verdadeira armadilha para criaturas sobrenaturais, acabou se afeiçoando a garota e ficou rondando o local.

No sétimo episódio tivemos a Sra. Ito, que na verdade era uma entidade protetora do festival de um templo da área, e que acabou se relacionando com Tanuma desde quando ele era pequeno e tinha uma saúde mais frágil.

É como o youkai grandalhão disse, os encontros entre humanos e youkais é sempre uma memória mais duradoura e carregada de significados para estes do que para aqueles.

A vida dos humanos passa de forma mais rápida, enquanto os seres sobrenaturais vivem em outro tempo.

O exemplo relações entre humanos que engrossa a angústia de Natsume Yuujinchou é entre o protagonista, os pais adotivos, os amigos e os exorcistas.

Mesmo que Taki e Tanuma saibam do poder do rapaz e às vezes peçam ajuda para ele com algo relacionado ao sobrenatural, ainda não conseguem preencher o vazio que o neto de Reiko sente.

Os outros amigos da escola e os pais adotivos não fazem ideia desse dom, o que aumenta ainda mais o peso da história. Natsume passou por muitos lares adotivos e quando mais novo não sabia diferenciar os humanos dos não-humanos, saindo como mentiroso ou coisa pior.

Isso fez com que ele criasse um mecanismo de defesa para não se magoar ainda mais e perder a confiança de quem ele tanto ama. E é por causa dessa omissão que Matoba consegue arrastar Natsume no quarto episódio para ajudá-lo.
Nyanko-sensei é bastante prático, podendo soar duro muitas vezes, mas o tom dele me parece de conselho.


Além disso o garoto também teme pelas pessoas queridas, já que na fila de ameaças elas se tornam as primeiras.
Sério, se você conheceu Natsume Yuujinchou agora e resolveu começar por esta quinta temporada, dê uma olhada nas anteriores e sinta o peso da carga que o neto de Reiko carrega.

Quanto aos exorcistas...
Matoba quer possuir talentos e Natsume faz parte disso, enquanto Natori também já foi mais "Matoba das ideias" e agora parece ter um pouco mais de juízo. Ainda assim ambos prosseguem como pessoas que não dá para confiar totalmente e isso fica reforçado com o nosso lindo mocinho que tapa o olho direito.

Já este episódio trata da relação entre criaturas sobrenaturais e a hierarquia que os separa.

São compreensíveis as palavras duras do nosso Jô Soares felino, o mundo é cruel e nem sempre podemos ter ou alcançar o que desejamos. Porém, numa linda lição de perseverança no final do episódio vemos o "Shiitake" ganhando um manual de treinamento para um dia se juntar ao grupo de seu querido amigo Lorde Shuon.

E este episódio acaba soando quase como uma fábula, uma vez que o "Shiitake" passa por uma provação e tanto quanto escuta uma conversa entre youkais, que sugerem uma oferenda ao grupo divino: uma criança dos homens; um humano.

Mesmo tendo a opção de entregar Natsume, alguém que o ajudou bastante nessas tentativas de "se parecer" fisicamente com criaturas tão elevadas, o monstrinho revela uma nobreza encantadora, sendo sincero e não sacrificando Natsume.

E olha que o Nyanko-sensei estava de olho em tudo.

Foi um episódio muito bonito, daquele que nos enche de esperança mesmo num mundo que parece à beira de um fim trágico.

Natsume Yuujinchou Go
10º episódio
Um casal com uma vida tranquila e felicidade na medida, ainda que com uma pequena carência.
Opinião: Pelo visto o anime não pretende nos poupar desse turbilhão de sentimentos que carrega e vamos com mais um episódio que enche nossos corações de tristeza, angústia, esperança e amor.

O penúltimo episódio da quinta temporada conta a "adoção" de Natsume pelos olhos de Touko e Shigeru. A versão do garoto a gente já acompanhou numa das temporadas anteriores.

A vida desse casal é pacata, sem grandes momentos de turbulência ou emoção. Vivem uma felicidade constante e leve na casa que Shigeru morou desde pequeno.

A impressão que eu tenho na narração da Touko é que há um espaço faltando nessa vida tão maravilhosa, é como apenas um suspiro de algo que poderia ter acontecido, não uma reclamação ou grande decepção.

Os dois não tiveram filhos e os motivos disso nunca ficaram claros, se era problema de saúde ou se simplesmente preferiram assim. Independente da escolha, os dois pareciam conformados e viviam muito bem sozinhos.

Quando estava assistindo o episódio na primeira vez (vi duas, porque sou desmemoriada), eu achava que o corvo na história se interligava com a situação do Natsume: solitários, reservados e ímãs de problemas. O corvo por conta do rabo caído e o Takashi pelas vezes que aparecia machucado.

De fato os dois tiveram uma ligação, porém, não do jeito que eu imaginei.
A generosidade comentada pela Touko poderia ganhar também a palavra "carinho", pois apesar do casal não ter gerado um filho, são extremamente companheiros.
O corvo serviu de ponte para revelar "sem querer" que Natsume podia ver algo além dos outros, afinal, ele viu um corvo branco junto do preto, como se fossem companheiros.

E anteriormente o Shigeru tinha dito que esse animal é daqueles que ficam para sempre com seu amado. Se ele está sozinho é porque não encontrou um parceiro ou já o perdeu. E neste caso era a segunda opção.

No final, mesmo não conseguindo ver esse tal corvo branco, a Touko não brigou com ele ou falou que não via.

Ela e o marido são muito amáveis com o Natsume, mesmo dando umas puxadas de orelha de vez em quando, então a gente sofre por ele não poder contar a única verdade que os afasta dos outros.

E o coitado vem de uma porrada de péssimas experiências em casas de pessoas preconceituosas, egoístas e ignorantes, logicamente ele não vai de forma consciente se tacar no mesmo fogo para queimar.

Existiriam formas de talvez explicar e mostrar como tudo acontece? Eu acredito que sim, no entanto, se ainda me lembro de alguma coisa das três a quatro vezes ou mais que maratonei essa série, o Natsume também não quer que o casal fique preocupado.

Afinal, a partir do momento que ele conta que é perseguido por monstros por causa de seu dom e do Livro de Amigos, a preocupação dobraria. Principalmente depois de ouvirmos da própria Touko que ela e o marido queriam proteger o Natsume.
Aparentemente o Natsume pareceu se abrir pouco a pouco para o casal quando Nyanko-sensei apareceu em sua vida. Eu o considero um "reformador" como o Poco.

Pegaram o menino quando ele não tinha perspectiva de vida, era apático, possuía um olhar vazio, quase um animal que tem medo da aproximação dos humanos por já ter apanhado muito dos outros.

Isso fez com que ele se fechasse de forma absoluta.
Então ver a história principalmente pelos olhos da Touko, foi muito bonito e acolhedor.

A história de Natsume Yuujinchou é permeada pelas relações complexas que Natsume mantém principalmente com os humanos, com as memórias de sua avó compartilhadas pelos youkais e pelo sentimento de não conseguir se definir ou se encontrar no mundo.

É um slice of life tocante e gostoso de acompanhar.

Nos vemos no último episódio de Natsume Yuujinchou Go!

Por Kimono Vermelho aquela que está com tanta cólica que resolveu usar este anime como calmante - 22/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/