quarta-feira, 20 de julho de 2016

SEASON FINALE: Ushio to Tora 2 - #12 e #13

Quase um mês depois, o blog menos preocupado com prazos traz a vocês o encerramento da saga épica de Ushio, Tora e uma bela duma patota para mandar o Hakumen no Mono de volta para o inferno!

De onde ele nunca devia ter saído.


No episódio anterior... os plot twists carpados começaram a cair como bombas na cabeça do Hakumen no Mono e a nossa turminha chegou chegando, mostrando que com açúcar União a gente faz a força!

Qual foi mesmo o melhor final de anime da Temporada de Primavera 2016, Kimono?


Ushio to Tora 2
12º episódio
Eu levei isso tão para o pessoal que quase agradeci a tela do computador. ESSA MENSAGEM FOI PARA MIM!

Opinião: Sabe o que eu tenho a dizer sobre esse anime?
Se você chegou até este post com certeza vai acabar acertando a resposta, pois não é tão difícil descobrir depois de ler minhas análises anteriores.

Eu só ainda tento entender como um anime que começou morno e piorou muito no seu miolo está apresentando um final milhares de vezes mais digno do que esperaríamos.

É isso, pessoal.
Valeu à pena chegar até aqui.

PREPAROU A SUA CAIXINHA DE LENÇOS?
JÁ VIROU MESTRE EM TEARBENDING?

Então vamos tentar não chorar juntos, ok?
(Talvez separados, quem sabe...)

Esses dois últimos episódios, além de terríveis testes cardíacos, arrastaram a sua alma até o fundo para saber quando você começaria a gritar e chorar.

Neste décimo segundo episódio eu já tive que fazer tearbending com certa força ou as lágrimas rolariam sem parar.

E olha que eu só falhei UMA VEZ nesse quesito: foi com Hotarubi no Mori e, da mesma autora de Natsume Yuujinchou, a Sra. Yuki Midorikawa.

Voltando à saga de Ushio e Tora, o cagaço da nossa KIRIDÍSSIMA raposa de nove cus trancados começou a aumentar num nível histórico. Coisa de Guiness Book, sabe?

Estava levando altos cacetes dos monstros, mísseis dos humanos e ainda tinha que aguentar nosso adolescente favorito da temporada chegando junto com a Lança da Besta, sem nunca esquecer o AMOR DE NOSSAS VIDAS, Torasundere.
Seu erro foi atrapalhar meus shippings, a vida do Ushio e querer destruir o Japão.

O bicho ficou tão na revolta que resolveu espalhar um gás venenoso depois de mandar suas cópias malfeitas de Tora espalharem o caos e trazerem de volta o medo dos humanos.

Falando na patotinha de carne, osso e nenhuma macumba, tinha gente televisionando a porra toda e mostrando aos que ficaram no Japão que logo iríamos ver um show de MC Bin Laden e Lucas Lucco cantando "Tranquilo e Favorável".

Isso obrigou boa parte da galerinha a se afastar... Ou pelo menos a que foi rápida o bastante.

Esse gás não chegou nas encarregadas da barreira e acabou pegando a nossa dupla favorita que também não pareceu ser afetada por tal ataque.

Alguns detalhes de Ushio to Tora acabam salvando um pouco a história, mesmo que tenhamos lidado com furos grotescos durante o caminho. Três deles estão ligados a exatamente três personagens icônicos: a Lança, Tora e o Hakumen.

E aqui eu comento sobre as histórias de origem de cada um.
Ushio seria o quarto elemento, porém, a série já é a história dele, então não assistimos nenhuma à parte.

O nascimento da Lança da Besta, o nascimento/passado de Tora e por fim o nascimento do Hakumen no Mono.
São três vertentes importantes e que, para mim, fizeram diferença durante a história. Complementaram o todo e ornaram muito bem entre si.
A metáfora daqueles que estão do lado do Bem, ou melhor, do lado da Luz!

A Lança nasceu para exterminar o Hakumen, que cresceu e tomou forma no corpo humano de Tora, que empunhou a Lança um dia. Os três formaram um ciclo perfeito.

Das impressões que eu tinha e acabaram não se confirmando foram:
-Pensei que a Sumako ia morrer;
-Que a Mayuko ia morrer ou ficaria encarregada de cuidar do Hakumen no Mono "adormecido";
-Que muito mais gente ia morrer;
-Que a Saya ia morrer.

Eu gostei bastante dessa última parte que contou o medo do Hakumen e dos olhos invejosos que possuía. Acabou me lembrando um pouco o final do mangá de Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa) e também certos detalhes do mangá Magi.

Vou tentar não dar muitos spoilers para quem não conhece as duas obras.

Da parte de FMA é ligado ao Pai e aos homúnculos. Aliás, FMA teve um final igualmente épico, ainda que eu considere o mangá muito mais bem desenvolvido e encerrado do que Ushio to Tora. Claro, tem o detalhe do ano que cada um começou e terminou, no entanto, a genialidade de Arakawa ainda é uma das coisas que mexe comigo quando relembro FMA.

Já citando Magi, eu poderia dizer que lembra um dos panos de fundo desse negócio de invejar quem nasceu na luz e estar na escuridão.

Ao Hakumen no Mono sobrou o outro lado da balança, uma vez que os humanos ficariam com o brilho dourado. Era algo tão bonito que a criatura desejava fazer parte e não podia, exatamente para manter o equilíbrio das coisas. Aos poucos o desejo foi se tornando inveja, a inveja se tornando ódio e o ódio desejando o fim.
Uma criatura poderosa e imponente que inveja os que vieram da luz e teme a Lança da Besta.

O real nascimento dele lembra o de Titus Alexius. E o nosso mago quase caiu no ciclo do Hakumen...

Não é spoiler quando a JBC já lançou o volume no Brasil, né?

E se permitem a zoeira...
"Juízo Final" de Alcione. Sim, a abertura da novela das nove A Regra do Jogo (Globo).

"O sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
E o amor será eterno novamente

É o juízo final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer

O amor será eterno novamente
O amor será eterno novamente"

Essa música poderia ter tocado em algum momento no anime e eu não acharia exagero ou loucura, já que é mais ou menos o que vimos nessa "season finale".

Ushio to Tora 2
13º episódio
Gente, o Ushio fez todas as reações que eu teria com este episódio, principalmente no choro!
Opinião: Eu me controlei ao máximo para não escrever todos os meus surtos enquanto assistia esses episódios, então se o leitor esperava aquele meu típico comportamento de louca, sinto muito, ficarei devendo.

Bom, o controle foi para as cucuias quando eu ignorei o fato de que deveria ter dado uma pausa entre os dois episódios, afinal, preciso escrever sobre eles separadamente...

Mas quem disse que eu me controlei?

Este foi o episódio do sofrimento, pois revimos muita gente bacana que acabou morrendo, aliás, VAMOS FALAR DE SAYA E DA ABERTURA DESSA PORTA MACABRA QUE FAZ OS MORTOS RETORNAREM UMA ÚNICA VEZ PARA SALVAR O RABO DA GALERA EM MOMENTOS ALTAMENTE OPORTUNOS. 

O saldo até que foi bom, se pensarmos que em 38 episódios o único grande personagem que morreu e fará muita falta é o Tora. De resto... É, eu ainda não consegui lidar com a morte do tiozinho e do Nagare, porque... GENTE, ELES ERAM LEGAIS E APESAR DAS TRETAS ERRADAS AJUDARAM PACAS A NOSSA DUPLA RETARDADA.

Ainda pudemos ver o pai pintor da guria e o pai piloto de avião da outra...
IMAGINA OS SENTIMENTOS... Já não bastasse levar essa quantidade de tapa na cara, a gente ainda teve que lidar com aquele irmão kamaitachi encrenqueiro.

A QUANTIDADE DE FEELS JÁ BASTAVA PARA FAZER UMA BARRAGEM DE LÁGRIMAS SE ROMPER.
Esse era o tipo de coisa que eu não merecia assistir a essa hora da madrugada. QUANTA DOR!

Ainda que Ushio to Tora tenha pecado bastante no desenvolvimento do plot, o final conseguiu apagar as más impressões e deixar o nosso coração aquecido como se estivéssemos assistindo a um final épico de novela das nove, já que tudo acabou redondinho.

Gostei de ver o Tora morrer? CLARO QUE NÃO, PORRA! Mas vocês queriam o quê? Estava na cara que alguém teria que se sacrificar ali e muito provavelmente seria o nosso youkai de estimação.

Confesso que também imaginei o pior para o Ushio, no entanto, algo dentro de mim via aquele moleque adorável voltando para a escola. Dito e feito.

Jie Mei e seu irmão salvaram Ushio de um futuro como Azafuse, unindo suas almas com a dele e assim impedindo que o nosso protagonista fofo se tornasse um monstro.

Pergunta do dia: como o Balzinho ressurgiu e COM CLONES?
Viu o furo? VOCÊ VIU O FU- Quem se importa? Amei ver aquele bichinho azul de volta.

E não é exagero dizer que tivemos uma luta épica.
Todo mundo deu o máximo de si. Tanto que até o Hakumen no Mono achou que estava tudo fácil demais e resolveu furar seus próprios olhos, dependendo apenas do olfato para meter o sarrafo na nossa pobre dupla.

Tora sacando o que estava acontecendo, e no meio de um discurso tocante atrapalhado pelo Hakumen no "MORRE LOGO, DESGRAÇA", fincou a Lança em si para mascarar o cheiro dela.

No post passado eu já sabia que um dos meus shippings iam bater no iceberg e dar uma de Titanic, mas eu queria me agarrar na tábua onde estava Rose e... Tentei acreditar que o Tora sairia dessa.

Não rolou.
Além de ajudar o Ushio a fincar a Lança na Besta (#piadaerradanomomentocerto) o nosso tsundere preferido ainda deu um belo de um choque na criatura para enviá-la de vez ao inferno.
Minha cara quando... OUTRO SHIPP REVIVE E... Que fofo a Sumako toda toda com o marido...

Bom, pena que o Hakumen, ao que tudo indica, VOLTOU PARA O FLUXO DOS RUKHS. É, aturem Magi agora.

Quando a gente achou que tinha visto de tudo nessa vida, Hakumen no Mono, praticamente o Ithnan, voltou ao Fluxo dos Rukhs.

Bom, fazer o quê? Os próprios Ushio e Tora disseram que nada viria do ódio, então resolveram despachar a criatura para um local onde suas energias fossem transmutadas.

E Hakumen queria ser humano.
FALO NADA E NEM COMENTO MAIS DE FULLMETAL ALCHEMIST.

Obviamente, leitor, Ushio to Tora não foi inspirado em nenhuma das duas obras citadas e, por acaso, escritas e desenhadas por mulheres, visto que traz uma história bem mais antiga.

Eu não vi todos os animes da Temporada de Abril 2016, contudo, admirável leitor que sobreviveu até este momento, dos que assisti, com certeza Ushio to Tora 2 teve o melhor final de todos.

E olha que ainda falta encerrar por aqui Flying Witch, Magi: Sinbad no Bouken e Bungou Stray Dogs.
Ok, tirando Flying Witch, quem se importa com os outros dois, né?

O fato é que a temporada primaveril de animes não estava tão boa este ano, sempre lembrando que é a minha opinião e que ela é absoluta neste blog. Fora dele é só mais uma opinião de mais uma pessoa que não entende nada de nada. 

Agora, leitor, eu peço sua licença para falar de shippings.

Os pais do Ushio.
Ushio comendo a comida da mãe e o pai chamando a esposa para tomar chá. Não sei o que dizer, apenas sentir.
Ushio parece mocinha de novela. A QUANTIDADE DE LÁGRIMAS DELE FOI DE DAR INVEJA AO CANTAREIRA QUANDO ESTÁVAMOS SEM CHUVA NA REPRESA.

É uma cena tão fofa que poderíamos esquecer que estamos assistindo o final de um SHOUNEN. O tratamento que a família recebe ali foi realmente lindo. 

VAMOS FALAR DE KIRIO.

"Kimono, o menino ainda está no Fundamental, você não viu a mochila dele?" - Eu vi, leitor, não sou nenhuma pedófila ou apoiadora da pedofilia, ok? Mas veja o carinho que ele tem pela Mayuko e como seu rostinho cora quando está com ela... DEIXA AS CRIANÇAS CRESCEREM E VIRAREM ADOLESCENTES PARA VOCÊ VER SE EU NÃO SHIP-

Muito fofo o Kirio fazendo de tudo para a Mayuko não chorar cada vez que escuta o nome da comida favorita do Tora.
Falo nada do meu shipping Tora x Mayuko, pois senti o sofrimento e quero esquecer que ele existe por enquanto.

Voltando ao amor, quando o Shigure apareceu para salvar a esposa de um ataque certeiro, quem também já estava por ali era o Kirio todo "fuwa fuwa" com a Mayuko.

Ah sim... E ainda teve aquele youkai que na temporada passada disse que tinha pavor, raiva, chilique, com a mãe do Ushio!!! Gente, ele apareceu!!! Como lidar com toda a patota ressurgindo nesses últimos episódios? Épico demais.

Confesso que senti falta daquele Asako x Ushio, mas como já tivemos tantas demonstrações de afeto, eu vou ficar na minha.

Por fim, leitor, eu adoraria chover no molhado falando como gosto do Ushio e do comportamento diferente da maioria dos protagonistas de shounen. Ele não é o machão todo poderoso que bota ordem, é um menino sensível e adorável.

Bem, já falei de forma exaustiva sobre isso, então vou deixar a chuva para o Velho Chico (Globo). Parece que o povo lá precisa disso para plantar e fazer com que a ideia de Miguel funcione. 

Imaginem quando este post ficar bem datado. Vai ser hilário.

FALANDO EM NOVELA, como a gente lida com o youkai do espelho aparecendo como se tivesse contado esses 38 episódios para a gente? Ainda deixando no ar que o Tora poderia voltar, hein? 
Esse é o menino mais adorável dos animes shounen que já acompanhei. É sensível, tem dom artístico, CHORA FEITO COMPORTA ABERTA DE REPRESA e é carinhoso.
Ah, quase ia esquecendo... Sabe como é, muita coisa para lembrar.

Achei bacana os youkais do Leste e do Oeste se unindo para fazer a base do Japão e assim evitar que o país afunde. Foi um final muito bonito.

Como já comentei, foi um final redondinho, no melhor estilo de novela das nove em sua época gloriosa.

Nota: NÃO SEI COMO ME EXPRESSAR COM PALAVRAS... PODE SER "FODA PRA CARALHO"?
Pretende reassistir algum dia?: Não tenho muita certeza...
Recomenda a série?: Talvez, mas com ressalvas
Categoria: Sobrenatural, shounen de batalha, porrada, lutas, protagonista marrento, artista, youkai, ayakashi, monstro, macumba, japão, macumba japonesa, tearbending, TORASUNDERE, Hakumen no Baka, Kimono no Yari, shipping, foda pra caralho.
Premiações: Melhor Final de Anime da Temporada de Primavera 2016 - Ushio to Tora 2, Melhor Projeto de Shipping - Kirio e Mayuko, Melhor Família - Aotsuki, Melhor Protagonista do Melhor Final de Anime da Temporada de Primavera 2016 - Ushio Aotsuki, Melhor Tsundere de TODOS OS TEMPOS - Tora.
Pontos fortes: TORA, USHIO, CAPSLOCK, SHIPPING, FINAL DO ANIME.
Pontos fracos: Plot inconstante e cheio de furos, plot, morte de gente que eu gostava, não conseguir lidar com essas mortes, plot, NÃO PODER GRITAR AO ASSISTIR ESSE FINAL, POIS ESTÁ DE MADRUGADA, e o Hakumen no Mono (não importa se deu peninha dele no final,
essa peste estragou boa parte da história).

Assim se encerra a participação do FODA PRA CARALHO Ushio to Tora 2 no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que não tem mais condições mentais e só quer abraçar todo mundo desse anime - 20/07/2016

6 comentários:

  1. "não importa se deu peninha dele no final, essa peste estragou boa parte da história" >> É, eu vi à distância que se aproximava um final que o redimisse e quase fiquei puto, porque para todos os efeitos o Hakumen era a representação do mal absoluto, mas a solução final não ficou ruim.

    De resto, lembra que eu falei que o Nagare ia voltar? Eu tinha acabado de assistir o episódio onde o portão foi aberto =D Quando a Saya explicou o que era aquilo a primeira coisa que eu pensei foi "O Nagare vai voltar, uhul!!" =D

    Final melhor que o de Ushio to Tora na temporada, na minha opinião, só Flying Witch e Haifuri, mas não são do mesmo gênero então é difícil e um pouco injusto comparar.

    Em meu artigo sobre o episódio final, depois da dica da formatura, eu decidi escrever que Ushio to Tora é uma desconstrução de Calvin & Hobbes. A sério! ... mentira, não foi a sério, mas é divertido como encaixam alguns pontos-chave. Ao contrário de Magi e FMA, Calvin pelo menos é anterior a Ushio, né? LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!

      Ah, poucos vilões conseguem dar pena na hora da redenção, principalmente esse escroto babaca do Hakumen no Mono. A MÃE DO USHIO DEU UM TAPA NA CARA DELE POR CAUSA DESSA PRAGA, não tem como defender! XD

      E eu te falei que era em versão alma penada (se voltasse).

      Bom, Flying Witch ainda preciso assistir, mas duvido que supere a avalanche de sentimentos que senti com esse anime do capeta.

      Olha, se tem uma coisa que aprendi nesses três anos de blogagem animística é que "cada blogueiro com a sua loucura".

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. É verdade, você disse que ele voltaria como alma penada e eu tive que ficar de boca fechada pra não dar spoiler não intencional porque TÁ BOM SEU SEXTO SENTIDO HEIN??? LOL

      E sim, continuo odiando o Hakumen, mas com aquele final, se até o Ushio desejou algo de bom pra ele, quem sou eu para desejar o pior, né?

      O final de Flying Witch é muito bonitinho, tem Chinatsu, e já esqueci completamente como é porque bom, slice of life né? Por isso digo que não dá pra comparar com Ushio to Tora, são dois bichos completamente diferentes.

      Espero que tenha mais tempo nessa temporada pois adoro seus artigos de episódio, até o próximo anime ;)

      Excluir
    3. Falo nada sobre o blog mais atrasado da blogosfera animística.
      Meu sexto sentido funciona pra muitas coisas, entre elas plot de anime, novela, mangá e por aí vai.

      Ah, está certo. Se até a "luz" aceitou aquela praga quem somos nós para discordar. Melhor transmutar em algo bom do que continuar no ciclo de ódio, né?

      Flying Witch para mim foi uma boa higiene mental. Ushio to Tora 2 foi uma prova de resistência.

      Fico feliz que goste das minhas loucuras. Pelo menos fora do manicômio me dão algum crédito. XDDDD
      (Vou fuçar suas análises de Ushio to Tora um dia desses, inté! o/)

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Escritora Conan Fangirl - pegando o nickname que me deu e que gosto muito - muito feliz por ter chegado até aqui com "Ushio to Tora", então, valeu por ter tido paciência de acompanhar e assistir esta série. Com isso, mais uma série que acompanhamos e estivemos presentes termina...

    Vamos falar do final, afinal, é pra isso que estou aqui: gostei muito, admito que soltei umas lágrimas de emoção pelo que houve com o Tora; bom também que o Hakumen no Mono morreu e este entrou na minha lista de vilões, empatando com o Aion do Chrno Crusade em termos de raiva e ódio misturados - não tenho empatia com estes dois e fim de assunto! - do clima de final feliz para boa parte dos personagens e que sim, "a união faz a força" pra derrotar o vilão.

    Concordo que o Ushio sai do estilo dos protagonistas de shounens de batalha, o que é bom pra sair do clichê típico do estilo de trama, como também de que temos dois protagonistas ao invés de um e outros pontos deram seus diferenciais. Desde "Shijou Saikyou no Deshi Kenichi" que não me empolgava com shounens de batalha, considerando o que vi em 2015, a série foi a melhor entre as que assisti; sei que teve melhores,mas, é a que mais me conquistou, abaixo teve "Osomatsu-san" e "Young Black Jack" que foram ótimos pra mim.

    Voltando pra série, fiquei com a típica sensação de vazio quando terminei de assistir,mas, ao menos, fechou bem e disto não tem como reclamar. Um anime que mostrou que sim!, shounens de batalhas não estão fora de alcance; de que a Shounen Sunday tem boas histórias pra serem conhecidas, sair do mundinho da Shounen Jump/Shounen Magazine da maioria. Tem falhas, claro que tem, qual obra não costuma ser assim?
    E assim, "Ushio to Tora" entra em definitivo na minha lista de shounens de batalha, em termos de animes, que vou guardar com carinho cada um dos seus 39 episódios.

    Mais uma vez, agradeço por ter me aguentado nos comentários e nos vemos por aí. Até a próxima, Kimono Amarelo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora Conan Fangirl!
      (Para diferenciar você dos outros anônimos foi preciso um nickname)

      Sofri pacas no caminho, mas o final até que conseguiu justificar um pouco os meios... terríveis.

      Esse final foi para chorar mesmo. Ushio to Tora sambou legal no nosso coração. :(
      Achei fofo isso do pessoal se unir para derrotar o Hakumen. Acabou dando certo mesmo com a "luta final" apenas entre Tora, Ushio e Hakumen.

      Sim, é uma das melhores coisas dessa história, um protagonista homem que foge dos estereótipos. E não dá para esquecer de um YOUKAI DOMESTICADO E TSUNDERE. É amor demais.

      A famosa sensação de "fim de novela".
      Pior é que nem vou ter tempo de curtir esse sentimento, tem uma temporada de animes ATRASADA me esperando. Acontece...

      Eu não acho que te "aguentei". XD Nem te carreguei para saber se é pesada mesmo. -q

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/