terça-feira, 4 de março de 2014

Primeiras Desimpressões de Anime: Hoozuki no Reitetsu

Este anime estreou na Temporada de Inverno de 2014, aquela que eu disse que não acompanharia por motivos de: É IMPOSSIBRU! *cof cof* Eu estava atrasada com os posts por conta de problemas de saúde no começo do ano *cof cof*

Acabou chamando atenção pelas miniaturas que eu via no Anitube enquanto procurava pelos episódios das séries que estou acompanhando e comentando semanalmente.
Não sei absolutamente nada sobre Hoozuki no Reitetsu, só que tem um cara com um chifre no meio da testa e que parece ser o protagonista.

Assim como foi com Free!, assistirei apenas os TRÊS primeiros episódios.
Vai ter post semanal? Não sei. Se eu não achar que já tenho coisa o bastante para fazer, terá. Se não... Acho que está óbvio.
Ficha técnica
Título: Hoozuki no Reitetsu
Diretor: Hiro Kaburaki
Estúdio: Wit Studio, o mesmo de Shingeki no Kyojin.
Total de episódios: 12

Mais um post do Especial de Carnaval aqui no blog! #SeloLaFolia

Hoozuki no Reitetsu
1º episódio
Você sabe que o cara tem as moral quando ele xinga o chefe e está cagando para isso...
Opinião: Alguém me explique essa abertura... Mais um pouco e esse anime fica no mesmo patamar "Deos Matoba, por que to vendo isso?" de Free!.

Vou lá de boa procurar quem dubla o tal Hoozuki e... MINHA CARA QUANDO... É O KINJOU, PORRA! É O FUCKING KINJOU, CARALHO! É O CAPITÃO DO SOHOKU! É O KINJOU DE YOWAMUSHI PEDAL! VÃO SE FODER VOCÊS AÍ (esse grito é para o estúdio, não para você leitor)! Não podem fazer isso comigo, poxa... Ele também dubla o Agni (Kuroshitsuji - Yana Toboso), o Aotabou (Nurarihyon no Mago - Hiroshi Shiibashi) e o Elffman (Fairy Tail - Hiro Mashima).
Hiroki Yasumoto, você me fez surtar. Vou te bater.

Acabei de fazer o post de Yowamushi e me aparece isso. AH VÁ!

DEOS... MEU SENHOR... É O KINJOU. NÃO EXISTE ESSE TAL DE HOOZUKI. É O KINJOU. É A VOZ DO KINJOU. KINJOU, E O INTERCOLEGIAL? VOCÊ PROMETEU LEVAR O SOHOKU PRO PÓDIO! O QUE RAIOS VOCÊ ESTÁ FAZENDO NO INFERNO?

Gente. Alguém me explica o que é esse anime?
Tem tanta referência que eu sinto vontade de rir... Teve até de HunterXHunter (Yoshihiro Togashi).
Esse Hoozuki é MEDONHO. Sério. Melhor fazer coisas boas enquanto se está vivo, pois a chance de encontrar esse cara no inferno deve ser de mais de oito mil!

Meu Deus... O cara ganhou uma promoção para ficar três dias na Austrália. Gente, não pisa agora no chão que eu acho que perdi a noção desse episódio, digo, desse anime...
O último quadro fala por si só. Apenas aprecie, mortal.
Bom, vamos ver se eu entendi o que raios é essa bagaça.
O anime conta a história de Hoozuki, um demônio/ogro que é o braço-direito do manda-chuva do inferno, e pai de Koenma (Yu Yu Hakusho - Yoshihiro Togashi), Rei Enma [Enma Daioh, no original]. Ele é um PPTO (Pau Para Toda Obra), sai por aí resolvendo os diversos problemas que aparecem, não tem tempo nem para se coçar e tem gostos e hobbies estranhos.

O anime é divertido, a voz do Kinjou não combina com essa criatura diabolicamente horrível e a trilha sonora de Yowamushi Pedal agora grudou na minha cabeça. Valeu aí, Hiroki-san.

É uma história que deve ser mil vezes mais interessante para os japoneses, já que é cheia de referências exclusivas do país oriental, como Momotarô. Se você não teve contato com a lenda dele, se sente um pouco fora do assunto.

Engraçado perceber que o Rei Enma não é o único a se assustar ao saber que Hoozuki gosta de animais mais bonitinhos do que ferozes. Só não queira ter um encontro com ele, pois pode ser três emes [3M's]: melancólico, macabro e bem mórbido.


Hoozuki no Reitetsu
2º episódio
Como lidar com a vergonha alheia de ter gente cantando sobre cuecas em ritmo italiano?
Opinião: Estou escutando a abertura e... MEU DEOS MATOBA NÃO ME DIGA QUE O DUBLADOR DO KINJOU CANTA ESSA COISA... Ai, meu rim.

Cueca de demônio? E eles usam?

Os episódios do anime são divididos em duas partes e não são necessariamente sequenciais.
Apesar de o uso de 3D normalmente me irritar, os peixinhos-dourados da plantação do Hoozuki são bonitinhos. Bem graciosos.

Neste episódio pôde-se ver algumas referências, como Urusei Yatsura de Rumiko Takahashi que tem uma menina que usa um biquíni de estampa de tigre e a franquia Final Fantasy (Square Enix).
Não sei se quando Satã experimentou as iguarias feitas por Hoozuki rolou algo a lá Toriko, já que o nosso caçador gourmet tinha orgasmos enquanto comia. E também não tenho certeza se existia alguma mensagem na cena em que Hoozuki mostra a Satã a sua plantação de peixes. Com a movimentação do vento, as cores observadas eram o branco e vermelho, que simbolizam as cores da bandeira do Japão.

A primeira parte foi dedicada as roupas íntimas e ao ritmo de "Funicoli, Funicola" (Luigi Denza) com a letra mais escabrosa possível. Acontece que no Japão eles usam bastante o ritmo dessa música com paródias, algumas vezes para músicas de crianças. E enquanto Hoozuki explicava a origem deu para notar o Luigi do Super Mario Bros. (Nintendo) na locomotiva, aliás... Luigi é o nome do compositor.
É HORA DO SASHIMI, CAMBADA! Melhor depois mesmo foi a cara do Satã com o sangue do peixe.
A segunda parte mostra um visitante ilustre: Satã, que cuida do Inferno Europeu.
Aquele momento divertido em que o Japão não se livra das outras culturas só para trollá-las(?).

O cara chegou se achando, tirando onda com o Rei Enma e no final saiu pianinho, chorando para Deus, pois imaginava que seria aferventado por Hoozuki. Foi bem bacaninha, achei bastante divertido.

O anime tem um bom humor, uma cota ainda saudável de vergonha alheia e se você assiste Yowamushi Pedal vai rir só pelo fato de o dublador do Kinjou fazer esse demônio palhaço do Hoozuki.


Hoozuki no Reitetsu
3º episódio
Os coitados fizeram barulho e quase tiveram uma síncope quando Hoozuki se virou.
Opinião: Parei para assistir MAIS UMA VEZ a abertura, agora com tradução, e me lembro que o inferno tem 272 seções lá no Japão. Gente, HAJA INFERNO! Vamos ser mais bonzinhos aqui no mundo mortal, vamos?

Fomos introduzidos ao personagem Hakutaku, dublado por Kouji Yusa, que também já emprestou sua voz para: Gin Ichimaru (Bleach - Tite Kubo), Renzou Shima (Ao no Exorcist - Kazue Katou), Lau (Kuroshisuji) e Nurarihyon (Nurarihyon no Mago). Sério, eu adoro os dubladores japoneses, então não fiquem assustados quando eu comentar sobre ou reconhecer suas vozes... hehe

A primeira parte foi Hoozuki acompanhando os antigos parceiros animais de Momotaro até Shangri-La para Shirou (o cachorro fofo) levar um pêssego da imortalidade como presente para seu chefe no Inferno de Torturas Animais.
Engraçado mesmo foi ver o demônio acordando com os pobres coitados lá, depois da história que escutaram do Rei Enma. Aliás, o pai(?) do Koenma(?) já inspirou mais medo antigamente, hein?

E lá no "Paraíso" Hoozuki se encontra com Hakutaku. Os dois se odeiam em um nível que poderiam se matar a qualquer momento. E tudo fica pior quando dizem ao braço direito do Rei Enma que ele se parece com o rapaz da loja de remédios. ELE FICA UMA FERA!

O Hakutaku lembra bastante o Lau de Kuroshitsuji. Chineses sacanas, mexem com remédios/drogas e dão em cima da mulherada ou ostentam-nas.

De qualquer jeito, foi hilário descobrir que o trabalho que o demônio se dedicou a madrugada inteira fazendo era um buraco para que o mais querido inimigo caísse até o inferno. Cara, isso é maldade...
Desde que o Japão se conhece por gente adora tretar com todo mundo, inclusive com a China.
Na segunda parte o Rei Enma conta o que aconteceu para existir esse ódio mútuo entre o seu PPTO e o vendedor de remédios de Shangri-La.

Tudo começou com uma espécie de Olimpíadas entre o Japão e a China, uma tentativa de conciliação (lembrando que o país japonês já fez tanta merda com os chineses que nem eu seria capaz de perdoar em mais de mil anos).
Hakutaku é uma fera mítica considerada a mais poderosa da China e foi escolhido como um dos juízes. O outro obviamente foi Hoozuki.

Curioso o Rei Enma comentar que já na parte japonesa consideravam Nurarihyon como o ser sobrenatural mais poderoso. É algo que ouvi em Nurarihyon no Mago e acreditei pelas circunstâncias da história, visto que, em si, o youkai só entra na casa das pessoas e age como o dono, sem levantar suspeitas. Até aí, uma Yuki Onna (Mulher das Neves) é muito mais nociva, na minha opinião. Enfim, não sei se foi uma citação à obra de Shiibashi ou se o Japão realmente considera o velho youkai tão incrível assim.

De qualquer forma, a treta entre os "parecidos, pero no mucho" começou por causa de uma aposta idiota sugerida por Hakutaku: a próxima mulher que saísse do banheiro, se tivesse um busto grande seria a vitória do chinês, se tivesse um busto menor seria vitória de Hoozuki.
Saiu uma pessoa que eles não conseguiram identificar o sexo e posteriormente uma mulher de busto pequeno.

No final, digamos que deu empate, já que tempos depois descobriram que a primeira pessoa era um transgênero que não tinha feito operação, ou seja, um homem que se imagina como mulher.

É empate, aceitem.

Continuarei assistindo?: Com certeza! É divertido e tem muitos detalhes que me interessam.
Vai ter post semanal?: Não.
Recomendo?: Por incrível que pareça, eu não recomendo.
Fica difícil para quem não conhece um pouquinho mais a fundo sobre a cultura japonesa acompanhar o anime. É bem engraçado, mas pode se tornar cansativo se você não pega parte das referências.

EDITADO: Nunca vi tanta homenagem ao Studio Ghibli! XD No quarto episódio eles falam do Nekobus, o ônibus-gato, do filme Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro - Hayao Miyazaki). Sem falar que o Hakutaku comenta que o Hoozuki acha que faz parte do estúdio Ghibli. hehe

O inferno nunca foi tão estranho...
E bota estranho nisso!

A história é boa, porém, é muito carregada de referências e mitologias, portanto, um espectador que não goste do gênero ou não tenha paciência, poderá se cansar rapidamente.

Não é um anime incrível, contudo, tem sua dose de humor e, apesar da temática pesada, é leve.

Quando eu digo que o Japão é a terra da macumba e as pessoas ficam bravas é porque nunca olharam para a cultura do país com um pouco mais de cuidado. Ritos, festivais, purificações, templos, santuários... A terra do sol nascente tem uma crença forte no sobrenatural e não o trata como algo somente aterrorizante ou impuro. Faz parte do que o Japão é, do que seu povo acredita e do que movimenta sua fé. O sobrenatural faz parte da vida diária dos japoneses e do seu respeito pelo que não pode ser visto por todos.

E um adendo inútil sobre dubladores: no próximo episódio vai aparecer o personagem Minamoto no Yoshitune que é dublado por Yuki Kaji, o dono da voz de Alibaba Saluja de Magi. *0* Estou tão ansiosa...

Bem, curiosidade sanada.
Agora eu vou maratonar Hoozuki no Reitetsu até o episódio atual, pois ainda estamos no Carnaval e eu mereço me divertir um pouco!

Amanhã é Quarta Feira de Cinzas, o final oficial do feriado, mas continue acompanhando o blog e confira o encerramento do Especial de Carnaval!

Por Kimono Vermelho aquela que adora temática sobrenatural desde pirralha - 04/03/2014

10 comentários:

  1. Saudações


    Esta obra tem sido elogiada por muitos blogueiros (do Brasil e de fora). No último podcast que participei sobre a temporada atual, este anime acabou ganhando uma nota alta por parte de quem o assistiu.

    Serei bem sincero em aqui afirmar que a pegada de humor proposta por este anime não me é acolhedora ou chamativa. Também não consigo ver nada que desmereça o anime em si. Possivelmente eu venha a assisti-lo seguidamente, tão logo eu tenha tal oportunidade.

    De momento, ficarei no aguardo.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlírio!
      É um anime para quem gosta dos termos, do gênero e não liga para parte da falta de senso dos personagens. Não vou falar que morro de rir, mas é bem mais agradável de assistir do que Azazel (que acabou virando um saco de tão chato).
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Tentei e não gostei. Curti a abertura e o cara lá(o protagonista). Mas percebi que é um anime de comédia e quando eu passo um episódio INTEIRO sem dar um sorriso, vi que era para dropar (coisa que eu faço MUITO RARAMENTE com animes de temporada...)

    As referencias eu até consegui pegar umas e outras, mas mesmo pegando não me fez rir (e olha que eu me divirto vendo StB, então perceba o quão baixo a comédia tem que ser para me divertir..)

    Enfim, obrigado pelo post e no aguardo para a volta dos seus posts de animes semanais!!

    ~~AQUELE anônimo~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOL Depois de ter sua "identidade" trocada com outro anon, agora tu assina. Só espero que nenhum anon te copie e me confunda novamente.
      Cara, vai do humor de cada um. Eu sorrio com merdas como Azazel Yondemasu-yo (brincadeiras pesaaaaaaadas) e não suporto coisas como Yuyushiki que não me fazem nem querer abrir os olhos para ver.
      M-Mas, aquele anon, OS POSTS SEMANAIS ESTÃO AÍ! VOCÊ ESTÁ FICANDO CEGO? NÃO VIU A LINDA LOLI NATSUKI NO MEU POST DE STB? VOU TE CONDENAR AO INFERNO Nº 269, Hoozuki-sama cuidará de te mandar pra lá!
      HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE!
      Depois tem gente que fala que não trato bem os anons... huhuhuhuhu

      Excluir
  3. Pelos ranks de popularidade que eu tenho visto, os japoneses estão adorando Hoozuki no Reitetsu, no rank feminino ele ficou em primeiro lugar.

    Embora eu não entenda a maioria das referências, eu morro de rir com o sarcasmo do Hoozuki e com seu jeito "delicado" de resolver as coisas. As 2ª e 3ª imagens resumem muito bem a sua personalidade. Sério, o Hoozuki faz bullying com o pobre coitado do Rei Enma A CADA MINUTO em que ele aparece.

    A única coisa em que eu discordo do seu texto é sobre recomendá-lo. Acho que alguém que goste de humor negro e sarcasmo, mesmo com um pouco de nonsense, e queira uma história leve, só para relaxar, vai poder aproveitar bastante esse anime (mas vai sim perder várias piadas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, magno!
      Não é de se admirar, visto que, a história fala bastante da cultura do próprio povo e de piadas internas deles.
      Eu também adoro o Hoozuki, mas os meus motivos vão desde a personalidade bacana (haha) até o dublador por motivos de CAPITÃO KINJOU de Yowamushi Pedal.
      Cara, eu decidi não recomendar, porque nem todo mundo é como eu ou você. E precisar ter um grau de entendimento da cultura e de certas piadas ou se torna cansativo. É como um brasileiro comum assistindo stand-up comedy dos Estados Unidos, o cara não vai entender e vai achar uma merda, mesmo não sendo, saca? Só por isso.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Ahhh eu gostei muiito de hoozuki no reitetsu achei super engraçado e achei o Hoozuki cheio de personalidade,alé de ser lindo né?!(hahaha).....Eu aco que esse é um anime mais recomendado para pessoas que gostem de ''humor negro'' pelo fato de falar de inferno e tal....como você eu não dou rios de gargalhadas mas,é um ótimo anime para passar o tempo!Eu gostei bastante.....


    Obrigado pelo seu post,vc é d+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amanda!
      Olha, eu gostei pra caramba do anime, mas eu iria manter a distância do Hoozuki. Sempre parece que ele vai bater em alguém. XD
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Hozuki no Reitetsu e Tonari no Seki-kun foram minhas apostas pra algo novo e até agora, sinto que eu acertei nas escolhas!

    Falando de Hozuki, eu não entendo muita coisa das referências da cultura nipônica e seus variados mitos, mas a série me cativa por trazer algo realmente diferente enquanto comédia. Não acho que toda comédia é obrigada a te fazer rir (apesar de que meu senso humor não é tão refinado, dou risada de quase tudo XD), mas é nesse ponto que Hozuki vem acertando. Explico. Há um sarcasmo muito bem incutido na estória que vai de encontro com os fatos históricos do Japão e da China e isso é colocado de forma gradual tornando-o uma espécie de slice of life. Acredito que para os nativos da terra do sol poente deve soar mais engraçado ainda.

    Enfim, eu não recomendaria a série pra qualquer amigo. É um anime pra gosto experimental.

    Há também de se destacar o quanto a arte do anime é bonita e chamativa e foi o primeiro motivo que me atraiu.

    Muito bom texto e aproveite a série, vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Com toda a certeza o anime é para quem quer conhecer algo novo e se deixar levar pelo momento, porque imagina recomendar a série para uma pessoa que só curte Naruto, Bleach e One Piece? Pode dar certo, como pode ser um tiro no pé.
      Sim, a arte é muito bonita e chamativa.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/