quarta-feira, 19 de março de 2014

Magi - Da 1ª à 5ª Noite

Não, não é a 1ª temporada do anime, é o mangá mesmo.

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do mangá de Magi e consequentemente de boa parte dos primeiros episódios do anime Magi: The Labyrinth of Magic. Leia por sua conta em risco.

Introdução ao mangá
MANÉ INTRODUÇÃO! BORA LER ESSE POST, MINHA GENTE!
P.S.: Este texto contém análise de CINCO CAPÍTULOS.


Magi
~1ª Noite: Seu nome é Aladdin~
Como alguém em sã consciência pode ter raiva dessa coisa linda?
Nesse primeiro capítulo o Aladdin é tão pequeno, mas tão pequeno, que você se assusta ao ver o tamanho que ele fica a partir do Arco de Magnostadt.

Muito bem, algumas considerações antes de prosseguirmos:
-Os capítulos de Magi são enumerados como "noites" (alusão à As Mil e Uma Noite);
-Optei por traduzi-los porque sim e o blog é meu, então eu faço o que quiser e... De qualquer forma, nosso país é de língua portuguesa, e não inglesa;
-Todas as scans contém modificações, por isso não acredite que são traduções literais ou versões fiéis;
-Eu sei que eu sou sem graça, mas as scans continuarão aí PARA A NOSSA ALERGIA ALEGRIA.

Enfim, bora ao que interessa?

Somos apresentados ao nosso mini-protagonista que gosta de abraços quentinhos durante um momento de comilança que poderia ter rendido a sua cabeça. hehe

Em um oásis no meio do deserto, pessoas de todos os lugares se reúnem para fazer negócios, sejam viajantes solitários ou caravanas (não aquelas que vão ao Programa do Silvio Santos - SBT). #tumdumtss Desculpa. Como tenho uma certa idade quando alguém fala de "caravana" eu lembro das do Silvio Santos.

Quando Leila e Sahsa vão pegar mais mercadorias para vender, elas se deparam com um mini-redondinho que se apresenta como "Aladdin" e que está se abastecendo de melancias (em pensar que seu outro colega enche aquele tanquinho de pêssegos), por acaso os produtos que as moças estão vendendo.

O tampinha então trabalha para pagar o que comeu.
Ainda bem que quem não tinha dinheiro naquela época podia se virar bem, porque hoje em dia...

Ele vai conhecendo um pouco mais sobre o mundo com as jovens (não nesse sentido) e se surpreende até quando explicam que existem bandos de ladrões que atacam caravanas e as saqueiam, vendendo posteriormente as mercadorias no mercado negro.
Nisso o menino apresenta seu amigo Ugo, em um primeiro momento apenas uma flauta, mas que se soprada pelo pequeno faz surgir um par de braços, o que acaba assustando todos em volta.

Na hora de dormir Leila vai checar se está tudo bem com sua amiga, contudo, quando levanta o lençol... SIM, FANSERVICE! Aladdin fazendo sabe-se o que lá com o corpo de Sahsa. Chorei. Shorei pitanguinhas sabor limão siciliano.
A loira se enfeza e retira o moleque rapidamente de lá, que se defende dizendo que a moça é quentinha e por isso foi dormir perto dela. A jovem não engole a "desculpa" e diz para o mini-tarado dormir perto dela, mas Aladdin diz que não por ela aparentar ser mais "dura". Aí é que Leila brinca de puxa-puxa com as bochechas dele, dizendo que Sahsa é uma amiga preciosa e AI DELE SE ENCOSTAR NELA DE NOVO!
O que ninguém esperava era que a moça estivesse acordada e ficasse contente ao ouvir aquelas palavras, agradecendo Leila.

No outro dia, a caravana resolve escolher um caminho para seguir até outra cidade. Leila os avisa que a terceira rota tem bandidos e que é melhor seguirem pela quarta, mais extensa que a outra, porém, segura.
Tudo parecia bem até dois homens suspeitos se aproximaram, reconhecendo a loira e revelando que ela era uma ladra.
Isso abala a confiança que a caravana e Sahsa tinham nela.

Fica meio óbvio o que rola depois, né?
Seguem pela trilha número três, se ferram, Aladdin e Leila chegam para salvar o dia, somos introduzidos ao assunto djinn e tudo termina bem... Até o momento em que a loira sem querer encosta em Ugo e o faz cair envergonhado, entrando rapidamente na flauta.
Aquele momento divertido que eu me pergunto: COMO VOCÊ, SEU -spoiler-, QUE USAVA -spoiler- COM CARA DE -spoiler- É TÃO FAIL ASSIM NA VIDA? BEM QUE O -spoiler- ESTAVA CERTO EM TE CHAMAR DE -spoiler-! Dica: capítulo 217 mandou abraços, beijos e um beliscão na bunda. QUÊ?!

Ficou curioso? Recomendo que acompanhe o mangá logo para poder surtar mais para frente.

Aparentemente dando uma vantagem aos ladrões, Aladdin resolve usar Ugo mesmo com o corpo inerte, fazendo aquele monstrengo enorme cair sobre o bando.

Com tudo finalmente em paz, o mini comedor de melancias parte para sua jornada a procura de recipientes de metal parecidos com a sua flauta e que contenham djinns.

Sei que a análise está mais zoada que aquele seu colega idiota que gosta de pregar peças nos outros, só que fica difícil respirar, tossir, escrever e pensar ao mesmo tempo. Sim, estou escrevendo este post doente, porque fiquei mais tempo na cama do que você no seu dia mais preguiçoso. ODEIO FICAR DE MOLHO!


Magi
~2ª Noite: Seu nome é Alibaba~
Minha missão: continuar deturpando as scans do mangá pelo meu bel prazer.
Alibaba... Como você era feio. *em algum lugar do mundo um pobre Alibaba Saluja sente uma fisgada horrível pelo corpo*
E até agora eu estou procurando os tais quarenta ladrões (citação ao título da história de As Mil e Uma Noites: Ali Baba e os Quarenta Ladrões, é, aqui a gente explica as budega).

Meu Deus, Alibaba como você era feio... DE NOVO?! *Alibaba chora*


Você sabe que o mangá é bom quando no SEGUNDO CAPÍTULO aparecem tentáculos. Será que é o bastante para vocês? huhu

Somos apresentados AO PERSONAGEM MAIS ODIADO PELA PRÓPRIA AUTORA!

De qualquer forma, aqui vemos que o início da série animada destoa da versão desenhada pela Shinobu Ohtaka e, apesar de muita gente reclamar, eu não achei ruim essa diferença. Se não é filler nem sempre me irrita.

Neste capítulo, duas coisas podem ser ressaltadas:
-A humilhação de ter seus sonhos pisoteados por uma pessoa de melhor status que você;
-Que milagres não nascem simplesmente da necessidade, às vezes precisamos ser o gatilho para que eles aconteçam.

Aladdin está viajando em uma carroça com outras pessoas, entre eles um mercador que está transportando ali muitos barris de vinho e é aí que conhecemos Alibaba, o cocheiro puxa-saco. Ele acaba se metendo em uma senhora treta quando Aladdin vai se "fartar" nos peitos do mercador, achando estranho um homem ter peitos daquele tamanho.

E assim o nosso chifrudinho amado conta do seu plano de vida, ser um caçador de tesouros, entrando em dungeons. Aquela que o nosso amigo zoero entrou, lembra?
Tudo isso para poder viver bem.
Aí vemos o valor que o dinheiro tem na cabeça do Alibaba e que também permeia nossa própria mente.

Para quem, por ventura, esteja totalmente por fora, as dungeons são construções misteriosas que guardam um grande poder que é capaz de mudar o mundo.

O mercador então trata o sonho de Alibaba como uma besteira, algo totalmente inútil. É como se fosse impossível para alguém subir de status.
"Você deve aceitar o seu destino" - O que o nobre leitor acha? Que devemos desistir de nossos sonhos para seguir o caminho que os outros escolheram por nós, dizendo que era o... destino?
O nosso loirinho faz que aceita, mas fica óbvio que ele se segura pelo bem de seu pagamento.

E aí.
E AÍ, TU JÁ SE PREPAROU PARA FAPAR?

"Kimono, sua bolinha de pus, como você sai de um assunto sério e vem falar de fap?" - Ora... VOCÊ NÃO VIU OS TENTÁCULOS SURGINDO? #ui

Uma planta bizarra do deserto surge e a caravana quase é levada.
O mercador corre para apanhar seus preciosos barris de vinho, quando dá uma bundada na filha da mulher que viajava com eles.
Alibaba vai com tudo para segurar a menina, contudo, o mercador é mais rápido, agarra um dos barris que também estava caindo e impossibilita a coitada de ser salva. Ela cai diretamente na boca do bicho.

A mãe entra em desespero e o personagem favorito de Ohtaka fica estático, esperando que alguém pule no Jacinto do Deserto corajosamente e salve a pobrezinha.

Eu gosto particularmente do rosto do Aladdin quando o mercador fica oferecendo pagamentos maiores se o loiro recolher o vinho com ele. É como um juiz que percebe o suborno de alguém que acha que a vida de uma pessoa não vale nada. O melhor é que o nosso mini-protagonista faz essa expressão outras vezes e é impagável de tão perfeita.

Cansado de esperar por alguém que não vem, Alibaba dá um socão no gordo chato, digo, mercador e parte com um dos barris em direção ao monstro, conseguindo embebedá-lo por um momento e salvando a garotinha. O que ele não contava era que a planta do deserto despertasse mais rapidamente e o pegasse. Foi aí que o seu milagre veio.

Não conseguindo tirar Ugo da flauta por causa da quantidade de areia que tinha no objeto, ele pegou o seu turbante, colocou todo o vinho nele e despejou no Jacinto do Deserto quando Alibaba já estava perdendo a virgindade, aquela que a maioria dos homens não quer perder nunca.

É um capítulo fantástico e emocionante.
SÓ QUE SEGURE SEU HYPE, MEU AMOR, A AMIZADE DOS DOIS COMEÇARÁ DAQUI A... Acho que eram 40 capítulos, né? Porque na 3ª Noite o Alibaba... Ah, deixa isso para a análise abaixo, né?


Magi
~3ª Noite: Aladdin & Alibaba~
Isso é para você aprender a nunca acreditar em gente loira com chifres, Aladdin, seu tonto.
Como no final da 2ª Noite Aladdin liberou Ugo depois que todos estavam à salvo, Alibaba reconheceu aquele ser como um "djinn" (não se preocupe, mais informações a diante) e uniu o útil ao agradável, bajulando agora Aladdin.

SIM, A AMIZADE DELES NÃO COMEÇOU BONITINHA, FOI POR INTERESSE MESMO. Acho que acabei de acertar o coração de muita gente com uma bigorna... Ou não, se você assistiu a 1ª temporada. huhu

E como fazer o Aladdin ficar todo todo com você? Chame-o de "amigo". Pronto, o coração do menino se derreteu todo.

Depois de deixá-lo mais confortável e oferecer-lhe comida, Alibaba foi direto ao ponto: qual o teu rolo com essa flauta?
O mini-protagonista explica então um pouco de sua história e conta sobre sua parceria com Ugo ao mesmo tempo que o chifrudinho fala mais sobre as dungeons, inclusive citando Rem e Partevia (onde surgiu a primeira), levando ambos a um denominador comum. Aladdin quer encontrar outros recipientes com djinns, enquanto Alibaba deseja o tesouro do local.

Seu chefe, o homem que empresta as carroças, avisa que o nosso loirinho interesseiro está em maus lençóis depois de ter jogado todo o vinho do mercador bolota, visto que eram para um homem poderoso e perigoso que pode transformar o nosso amadinho em escravo. lerê lerê~

Alibaba, muito imponente, apresenta então seu mais novo... SERVO. Sim, é assim que o nosso "grande mago" é chamado pelo "amigo" loirinho chifrudo de uma figa.
Depois de fazer uma bela média com o chefe, o mais velho começa a pensar no que precisará para fazer uma viagem segura pela dungeon, como armas novas, suprimentos, mapas... PFF! Mapas para uma dungeon... NÃO ME FAÇA RIR! ASSIM VOCÊ OFENDE SALOMÃO!
E quando se dá conta percebe que seu "amigo amicíssimo SERVO" está bem para baixo. Ao perguntar o que era e perceber que o baixinho estava virado no Jiraya, ele decide levá-lo AO DISTRITO DA LUZ VERMELHA, ONDE AS MULHERES DA VIDA FÁCIL OS ESPERAM... Cara, chorando apenas.
Mesmo assim o nanico não pareceu reagir.

Não querendo perder o seu passaporte ida-e-volta da dungeon, ele pergunta diretamente o que é e Aladdin diz, como quem está bem revoltado: "não é nada, já que sou ser SERVO". O chifrudo rapidamente se vira nos trinta e explica que era modo de dizer, visto que, ele precisava parecer mais incrível para o chefe das carroças.

Aí os dois se esbanjam, principalmente o anão de trança que se joga nas moças peitudas... Vocês homens não valem mesmo um vintém, no máximo uns dois reais DE MOEDA DE UM CENTAVO. Cara, saudades quando existia moeda de um centavo.

Mostrando que o destino é cruel com quem trolla protagonista nanico, Alibaba recebe Elizabeth, a cortesã mais alta, mais feia e mais forte do mundo.
Aí, para provar que o destino gosta de pesar a mão na zoera, um cara grita "hora do serviço" que basicamente quer dizer... Sabe, "SERVIÇO"... huhu

O nosso pobre aprendiz de protagonista sai de lá praticamente estuprado por Elizabeth, enquanto seu mais novo SERV- amigo saltita de alegria.

É A ZOERA DE OHTAKA COMEÇANDO A CAUSAR ESTRAGOS. Esperem até ver o estado de sanidade do loiro depois do Arco de Magnostadt. ELE VAI SER TÃO ZOADO, MAS TÃO ZOADO, que até um agressor/bullie teria pena do cara.


Magi
~4ª Noite: Entrando na dungeon~
Eis que encontramos pela primeira vez a nossa amadinha Fanalis: Morgiana!
Aí conhecemos Sinbad sem conhecê-lo(?), apesar daquela silhueta ser totalmente dele e da informação "virou rei depois", além de ter FUNDADO O PAÍS DAS BALADAS: SINDRIA! Mas essa é uma conversa para capítulos posteriores...

Depois de uma breve introdução sobre como a primeira dungeon surgiu e quem foi o "bigode grosso" que a conquistou, Aladdin e Alibaba finalmente chegam na que pretendem entrar: a 7ª dungeon pertencente a Amon. Nem o deus egípcio, nem o inimigo da Korra na 1ª temporada da série.

Aliás, que maneiro dar dez passos e encontrar o local que você pretende entrar, né? VIDA FÁCIL, NÉ? ESPERA CHEGAR NA DUNGEON DE ZAGAN, SEUS FÉLADA... Tá, parei.
Vai, fala se não é um horror amor eu dar spoiler em doses homeopáticas?

Meio receoso e com a informação de que se passaram dez anos e ninguém voltou do edifícil (sacou o trocadilho, edifício com difícil... haha #morre), Alibaba dá para trás, porém, logo é encorajado por Aladdin e os dois vão em busca de aventura escada acima! E voltam escada abaixo!
Primeiro nossos aventureiros de plantão precisam de suprimentos e o que o tonto do loiro acha mais em sua lista mental.


Sem querer querendo, o anão-protagonista pega uma espada tão grande que acaba desequilibrando e fazendo seu amigo unicórnio esbarrar em uma moça e derrubá-la, junto com o que ela carregava em um cesto.

É ela.
A dona da beleza exótica que roubará o coração do príncipe chorão -spoiler-.
A mulher que conseguirá chamar a atenção do idiota do -spoiler- naquele capítulo de surto dele.
Morgiana, uma das mais belas Fanalis do mundo de Magi... Depois da -spoiler-.

Os jovens se desculpam e até pensam em ajudar, contudo, a moça é ágil.
Ela acaba se desequilibrando quando Aladdin vê as correntes que prendem seus pés, fazendo com que Alibaba explique sobre o regime de escravidão que acontece em boa parte do mundo.

O inesperado é quando o moleque de trança decide quebrar as correntes da jovem, colocando-os em piores lençóis, afinal, soltar um escravo é como roubar uma propriedade...

Nosso amigo até que faz as coisas certas, só que do jeito "errado".


Magi
~5ª Noite: Aventura~
Relaxa. Mais algumas aparições e esse mala sem alça vai ficar para sempre no limbo.
Eu estava pensando aqui com os meus botões... Devo ser a única louca que mesmo doente escreve posts enormes no tempo que tem acordada e que não está tossindo ou morrendo porque os dois pulmões que têm, trabalham como metade de um. DEUS, ME DÊ MAIS DOIS PULMÕES E DESTA VEZ QUE ELES TRABALHEM COM 100% DA CAPACIDADE, E NÃO 2%!

Aladdin ainda não consegue entender porque é tão ruim libertar uma pessoa que está sendo mantida em regime de escravidão por outra e é aí que o nosso mercador dos capítulos passados volta a assombrar...
Ele se encontra com Alibaba e como um ótimo credor, diz: PAGUE SEUS DÉBITOS OU VIRE MINHA BONECA! Digo... "Pague o que me deve ou irá se tornar meu escravo!"

O nosso mini-protagonista cheio de atitude se enfurece com o comportamento do homem e usa sua flauta para puni-lo e, olha, nunca deixe esse moleque bravo que é LOL.

Humilhado e possesso o mercador grita para os guardas dizendo que o loiro chifrudo e seu amigo de cabelo azul são ladrões de escravos. IMAGINA A ZONA.
Tudo se resolve quando Aladdin assopra sua flauta e com Ugo os tira de lá rapidinho. Rumo a dungeon finalmente...
Quando mais uma vez nosso amigo interesseiro bambeia, o nosso micro-protagonista o empurra com tudo para a entrada.

Enquanto isso somos apresentados a Jamil, o "dono" de Morgiana. E ao que tudo indica o homem está pronto para uma caçada. O alvo será Alibaba?

Introdução ao mangá...agora vai!
No hype do final de The Kingdom of Magic, é ou não é gostoso relembrar como tudo começou?

A obra de Shinobu Ohtaka é fortemente inspirada nos contos As Mil e Uma Noites que possuem personagens de nomes bastante familiares. Aladdin provavelmente é o mais conhecido por causa da animação feita pela Disney que conta com um Gênio azul (igual aos nossos adoráveis djinns) e Jafar, infelizmente na versão do estúdio, um feiticeiro malvado. Além dele, existem diversas adaptações de Sinbad/Sindbad/Simbá, inclusive uma animação da DreamWorks e uma série que já foi citada aqui.
Temos a inesquecível Sheherazade (não a do SBT) contadora de histórias, Ali Baba e os quarenta ladrões, e uma porção de histórias que eu não conhecia, como as aventuras de Judar (uma das grafias para Judal) ou a história de uma escrava chamada Morgiana.

Existem quatro volumes traduzidos diretamente do árabe/pérsio/sânscrito por Mamede Mustafa Jarouche de As Mil e Uma Noites, uma coleção que pretendo pôr as mãos em algum momento, espero que logo.

Além dessa fonte, a autora também pegou uma parte mais obscura para a sua história, algo que pode virar motivo para mil pedras de quem for religioso fervoroso. Como todos que tiveram contato com a obra sabem, existem setenta e dois djinns de um rei chamado Salomão.

Falando sobre História, Bíblia e entrando um pouco na cultura judaica, Salomão foi o segundo filho de Bateseba com Rei Davi, na verdade, o primeiro que vingou, pois o primogênito morreu ainda bebê como castigo pelo adultério da mulher e a má conduta do rei, punição de Deus. Vai lembrar quem assistiu a minissérie que estreou na Record ano retrasado, escrita por Vivian de Oliveira.

Existe uma espécie de "escritura", um livro para ser mais precisa, que dizem ser da autoria de Salomão, porém, os dados são incertos e desconfia-se que botaram-no por ser um nome mais conhecido, o famigerado "A Chave Menor de Salomão" que conta com os exatos setenta e dois nomes que aparecem no anime. Contudo, aí vem a parte meio macabra para quem é do ocidente e/ou é muito fervoroso e cego com religião, esse livro trata de setenta e dois demônios. Sim, os djinns têm nomes de demônios e até algumas semelhanças quanto a habilidades e aparências. O mais engraçado disso tudo é o número dos demônios (sim, cada um tem seu número), pois são os mesmos números das dungeons. Baal, o primeiro demônio, é da primeira dungeon conquistada por Sinbad, assim como Amon, o sétimo, é da sétima dungeon conquistada por Alibaba.

Em suma, Ohtaka usou de várias fontes para criar suas tramas e nem venham com essa papo satanista chato que eu já avisei que o Japão tem uma visão diferente de demônios, fantasmas e criaturas sobrenaturais, eles não são tão limitados e preconceituosos quanto boa parte do ocidente. E sim, eu acredito em Deus, mas burrice não é comigo.

Depois de desvendar o grosso, que tal conhecer outras curiosidades?

A nossa estimada autora imaginava fazer um Alibaba mais sério, fechadão e... Gladiador! Sim!!! Ele teria a altura do Masrur. Já Aladdin seria uma bela mocinha, assim como Sinbad. Há até imagens de Jafar, Masrur e outros generais de Sindria como mulheres! Ah, ia ser um mangá LOLzaço, vai!

Essas e outras imagens podem ser vistas no Ohtaka's Backstage, atualizado todas as quartas, se não me engano, que conta novidades sobre o mangá, animações e etc... No entanto, é em japonês.
Também em japonês o blog da Ohtaka no TEGAKI, uma espécie de Blogger de lá. QUEM SE IMPORTA, O BOM MESMO É VER AS FIGURAS E- Você não entenderá as tirinhas...

Agora se quiser conferir os extras do mangá (que são muito divertidos), você pode lê-los em inglês no tumblr Exploding Implosion!.

Nos outros textos vou trazendo mais coisas bacanas para vocês!

P.S.: Jamil é o nome do irmão de Sinbad em As Mil e Uma Noites.

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Aladdin: Aladim
-Alibaba Saluja: Ali Babá Saruja
-Império Rem: Império Remu
-Judal: Judar
-Leila: Laila
-Sinbad: Simbad
-Sindria: Simbária

Nos vemos nas próximas noites de Magi!

Por Kimono Vermelho aquela que vai te botar no clubinho do surto quando você menos esperar - 19/03/2014

6 comentários:

  1. Que hora boa pra começar essa série de posts, não estou "na frente" do anime no mangá ainda, mas tô lendo. Teus posts são ótimos, abordam a coisa bem e ainda divertem. Vou estar acompanhando o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!
      Fico feliz que esteja gostando dessa novidade do blog.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. incrivel kimono-chan você conseguiu citar bigode grosso,programa do silvio santos e a lenda de korra em um post de magi! e ainda me fazer rir.gosto bastante das meninas de magi porque elas são fofas e fortes ao mesmo tempo.pra falar a verdade acho que magi é o unico anime-mangá em que eu não tenho raiva de nenhum personagem.todos são bons do seu jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, angel!
      Eu sou capaz de citar coisas bem piores em quaisquer outros textos. huhu
      Fico feliz em saber que o post está agradando.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!

      Como expliquei em outra resposta, vou ter que remover o conteúdo do seu comentário por conter spoilers de capítulos MUITO A FRENTE e que NÃO TEM CENAS CITADAS NESTE POST. Eu quero evitar que novos leitores de Magi peguem spoilers sem necessidade.

      Se quiser comentar o que está escrito no post, ficarei contente em receber seus comentários. Sei que está empolgada e quer falar de arcos mais recentes, mas por favor, sem spoilers, tá?

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/