terça-feira, 11 de março de 2014

Adventure of Sinbad - Introdução: Oneshot

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do oneshot/protótipo de Adventure of Sinbad e consequentemente de boa parte dos primeiros capítulos do mangá. Leia por sua conta em risco.

E aí, alguém estava ansioso por este post além de mim? hehe

Introdução ao mangá
A partir desta semana começarão os posts comentados dos capítulos do mangá Adventure of Sinbad, originalmente "Sinbad no Bouken", e traduzido como As Aventuras de Sinbad, já que ele não tem SÓ UMA.

Eu tenho o costume de ler pelo Batoto por motivos de: sai mais rápido e é em inglês. Já tive graves decepções com scanlators brasileiros nos quesitos tradução, gramática e ortografia.

O mangá que conta as aventuras de Sinbad não é desenhado pela autora de Magi, Shinobu Ohtaka, e sim por Yoshifumi Ohtera (uma de suas assistentes). A arte é bonita, mas às vezes acho que ela erra a mão.
Bem, isso vai de cada um, mesmo eu achando macabro o cabelo não cobrir os olhos dos personagens com cabelo na cara... Só comentando!

Eu pensei bem antes de decidir se analisaria o oneshot [um tipo de história com capítulo único] que originou a série e achei importante que o pessoal conhecesse a primeira ideia que a autora teve quando decidiu tirar do papel as aventuras de um dos personagens-ícones de sua série principal. Além do que, é uma introdução perfeita para o que veremos em breve.

O mangá está disponível, por ora, apenas pela internet, não seguindo o caminho de seu predecessor que é serializado na Weekly Shounen Sunday.

E que tal parar com a ladainha e comentar logo esse mangá?


Adventure of Sinbad
~Oneshot~
Awn~ Lindo é você, Sinbad e... EI, O BLOG É MEU!
Muitas pessoas tratam Magi e qualquer outra obra ligada a ele como uma história que serve simplesmente para que as meninas encontrem husbandos e shippings, vejam os fanservices e riam das trapalhadas de seus personagens, no entanto, há uma marca nos dois títulos: História, política e economia. 

Um dos exemplos de "História" é o Império Rem (inspirado no Império Romano e com todos os seus costumes). "Política" no arco de transição entre Magnostadt e Alma Toran quando Alibaba se vê pressionado por Kouen. "Economia" no Arco de Balbad quando Sinbad explica sobre o uso do papel-moeda e suas cotações inconstantes.

"Ainn que papo sério, não combina com mangá" - Está atrasado no tempo quem acha que as revistas em quadrinhos japonesas só tratam de futilidade ou são apenas para crianças. Fica óbvio que não é bem assim em arcos já citados, como: Balbadd e a transição de Magnostadt para o arco atual, na série principal.

Bom, feito este adendo, bora ler as mais de SETENTA PÁGINAS desse oneshot...

Sinbad, mesmo com seus 14 anos, já é um jovem inspirador que vive uma vida sofrida ao lado da mãe na Vila do Mike Tyson Tison, em Partevia, um país majoritariamente militar e que, como a maioria das outras monarquias, não se importa com a população.

Eis que nosso "Capricho de Salomão" está andando pelas ruas da vila quando percebe algumas crianças judiando de uma tartaruga. Ele para a zoera na hora e avisa que Iemanjá pode castigá-los por fazer mal a um bichinho do mar. O que todos não esperavam era que dentro do casco não existia uma tartaruga, e sim um homem chorão que se identificou posteriormente como Graveto Yunan.

O oneshot em si tem uma história bacana, aliás, é a conquista da primeira dungeon [literalmente, caverna, mas na trama é apresentada como um edifício ou uma torre]. E além dos conhecidos Sinbad e do magi viajante na maionese Yunan, fomos apresentados a dois Generais de Sindria na época em que ainda não estavam com o seu rei: Drakon e Jafar.

Acho hilário ver que um era militar de alta patente com a mesma idade do outro que era apenas um marinheiro. E o nosso terceiro membro um assassino de dez anos. Kawa- Kowai... [trocando bonitinho por amedrontador, porque sim]

Com a mãe doente, sendo chamado pelo exército do país e vendo praticamente seu fim, Sinbad é convencido por Yunan a entrar no tal prédio estranho que surgiu na divisa entre Rem e Partevia, local que contém um poder enorme e que pode mudar o futuro do mundo.

Tacando um "Ô BANDO DE BABACA, QUEM VAI PEGAR ESSE PODER MANEIRO SEREI EU" para o exército de seu país, Sinbad entra no prédio misterioso com a cara, a coragem e a espada de seu pai. Enquanto o jovem está acordando e tentando entender o que aconteceu, a tropa de Partevia está virando carvão no primeiro salão da dungeon.

Quando o nosso mini-general ia virar lanchinho de um dos dragões, ele é puxado pelo pé para um buraco no chão. Seu salvador era nada mais nada menos que o desaforado Sinbad.
Nunca subestime o poder da zoera de um plebeu, caro Drakon. NUNCA!! Hahahaha!
É claro que nobre sempre tem que dar aquela esnobada nos plebeus ou a história nunca vai ter graça.
Dragul enche o peito para falar seu nome comprido e sua descendência para o nosso marinheiro das quebradas. Acontece que Sinbad não é ignorante, daquele tipo que teme alguém mais poderoso, e o efeito acaba sendo o contrário, Dragul não só é zoado, como ganha um apelido: "Drakon".

Entre um chilique e outro, os rapazes percebem que não é hora de brincadeira. Nosso amadinho Drakon acha que está com a bola toda e promove Sinbad de plebeu inútil a subordinado direto e escudo-humano. Obviamente o nosso querido herói dá um chega para lá no general e ele acaba resolvendo se arriscar para abrir o tal portão que as criaturas guardam. Aí começa o quebra-cabeça.
Ao contrário da dungeon de Amon que pede uma leitura de escrituras com dicas, o garoto com nome enorme logo pesca o fio da meada, percebendo que no portão existe espaço para duas esferas, as mesmas que estão em um espaço vigiado pelos dragões. Como ele teve a mão leve de roubá-las debaixo do nariz deles, eu nunca vou saber, porém, quando deram falta das orbes e o nosso amiguinho se mostrou desesperado ao notar que nada se movia, era claro que daria caca.
Provando ser um digno soldado de Partevia, pronto para morrer em missão, ele é salvo pela segunda vez por Sinbad que chega no melhor estilo matador de dragão.

O jovem acaba percebendo que as esferas sugam o fogo soltado pelas criaturas e nota que essa pode ser a chave para abrir o portão.
Depois de um mimimi de "me mate, porque nem capaz de morrer pelo menu país eu fui", os dois embarcam juntos para as próximas sessões da dungeon, se ajudando até que...

*tem uma lâmpada em um patamar parecida com aquela do Aladdin da Disney*
*Sinbad vai até lá*
*Sinbad vai tocá-la*
Drakon: Sinbad, não toque em nada!
Sinbad: Opa, foi mal... Já era. *com a lâmpada nos braços*

Sério que ele esperava que a criatura não botasse a mão em nada? MEU FILHO, VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FALANDO COM QUEM? Sinbad não te obedeceu antes, por que obedeceria agora?

E isso acaba despertando Baal, o 1º djinn de Salomão.

Como ambos querem o poder, travam um duelo para escolher o vencedor. Obviamente prevalece aquele que tem mais malemolência.

O problema é que quando Sinbad volta à vila, descobre que sua mãe faleceu e que se passou um mês desde que ele saiu rumo a dungeon.

O rei de Partevia irado em ter perdido o tal poder que os magos da corte tanto falavam, contrata um grupo de mercenários para caçar o marinheiro. Entre o grupo é possível ver Jafar, o anãozinho invocado cheio de faixas de tecido na cara.

E1T4

É um bom começo para entendermos a mecânica de como tudo aconteceu, já que foi por causa de Sinbad que os outros países começaram a caçada às dungeons e o que, inclusive, indiretamente aconteceu com Judal posteriormente (sem dar muitos spoilers).

Sinbad no Bouken é para quem já conhece a série principal e está curioso para saber como o rei de Sindria se tornou o que é e como conheceu seus subordinados. Aliás, há muitos segredos sobre seu destino e nascimento que aos poucos são revelados nesse spin-off e em Magi.

Esse post era para estar pronto bem antes, mas como nesse final de semana acabei caindo de cama por causa de uma dor de garganta imbecil, ele não ficou como eu queria e nem saiu em um melhor horário. Gostaria de me desculpar pelos transtornos e pedir sua compreensão. Até eu me curar o blog passará por problemas com as postagens.

Nos vemos no próximo capítulo de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que quando leu pela primeira vez o oneshot deu uma boa surtada - 11/03/2014

4 comentários:

  1. kkkk ri muito lendo as imagens.vi a 1 temporada de magi a pouco tempo e me apaixonei pelo anime.na verdade eu só vi mais cedo por causa do casal alimor,achei um tumblr só desse casal e achei bem fofinho.me interesei nesse mangá do sinbad,vou ler!^^adoro esse balance bom que o anime tem com o romance, a comedia e a ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, angel!
      Você descobriu Magi assim, eu descobri Nurarihyon no Mago assistindo um AMV e fiquei apaixonada pelo mangá e pelo anime. XD
      Sim, mas ainda é um shounen, ou seja, melhor não esperar muuuuuuuito romance.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu também surtei lendo esse one-shot. Ele foi praticamente um arco do mangá em 70 páginas.

    Por favor continue fazendo essas montagens, eu ri mais com a segunda imagem do que com a imagem do mangá.

    Te desejo melhoras, descanse bastante e volte com tudo nos comentários semanais. Eu adoro os seus textos - acho que já deu para perceber, né?

    P.S.: Sorte a sua não ler Sinbad em português. A versão que eu achei me fez tomar vergonha na cara e ler em inglês de tão ruim que era. Nem o Google Tradutor faria algo tão ruim quanto aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, magno!
      Você não sabe como fiquei desesperada na última página quando vi o Jafar e não vi a continuação! XD
      LOL Eu e minhas montagens sem graça. XD Pode deixar, eu peguei gosto pela zoera...
      Obrigada por gostar dos meus posts. XD Fico feliz em saber que estou gerando conteúdo de entretenimento.
      Um dia te conto a história do útero que virou estômago num scanlator brasileiro.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/