sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ESPECIAL: Primeiras Desimpressões de Pupa - Vale à pena assistir o anime ou ler o mangá?

Vamos falar do que anda causando muito estranhamento e algum rastro de polêmica: pupa.
Depois de um anime estreando com quatro minutos sem pé e com a cabeça perdida em algum lugar, resolvi que era melhor pegar o mangá e entender o que estava rolando antes de mandar pupa passear bem longe do meu Kimono.

A leitura será feita no Batoto em português, traduzido pelo grupo Subete no Tame Ni. Só tem até o sétimo capítulo na nossa língua materna e acredito que com esse número poderei dar um parecer muito mais decente do que QUATRO MINUTOS DE NADA VERSUS NADA.

O ser humano é doente
Confessa, esse tipo de irmãzinha tu não ia querer nem a pau!
Título: pupa
Autora: Sayaka Motegi
Status: Encerrado com cinco volumes

Eu li os sete capítulos com a mente bem aberta e o estômago vazio para não correr nenhum risco.

É um mangá com temática incestuosa e com um pouco de terror + nojeira conhecida por mim como gore.
A arte é bem bonitinha, apesar de alguns problemas de proporção e até de desenho mesmo, contudo, ainda assim não deixa de ser belo.

As cenas com gore não são um escândalo.
Eu sou tolerante até certo ponto e não fiquei apavorada ou enojada, mas levem em consideração que pessoas mais frágeis podem passar mal com algumas imagens, portanto... VOCÊ FOI AVISADO. Eu vou colocar algumas scans do mangá aqui, então se prepare.

A versão em português (como infelizmente é de se esperar) precisa de uma revisão para tornar o texto mais fluído. Está feio, truncado, mas dá para ler.

A história é infinitamente melhor trabalhada nos quadrinhos do que na vergonhosa animação de menos de quatro minutos. Sinceramente um trabalho porco do estúdio e de quem ficou com preguiça de animar essa bagaça e resolveu fazer um lixo ambulante.

Ainda assim a trama não é a coisa mais linda e bem montada do universo. Ela tem um background superficial que funciona para a autora jogar com as situações e os personagens. É mais um mangá para fanservice do que para contar de fato o que raios está acontecendo.

Se você ainda não teve contato com pupa, lá vai um resumo (lembrando que eu sou péssima nisso):
Em um belo dia Yume vê borboletas vermelhas no parque, onde espera seu irmão mais velho Utsutsu, e acaba se transformando em um monstro canibal. Por coincidência do destino (ou do DNA maluco), é justamente seu irmão que pode ajudá-la com esse novo problema. Ele se torna sua principal fonte de alimento.

Achou bacana? Vomitou no teclado?
Bem, todos sabemos que o mercado de mangás no Japão atende a qualquer tipo de cliente, inclusive os com mentes distorcidas.

Incesto já é uma coisa grotesca na minha opinião (seja feliz com a sua) e a autora querendo pagar de cult ou sendo mais doente ainda, joga o casal de irmãos em uma doidera que, sério, nem o drogado mais DROGADO imaginaria.
Melhor é a nota do tradutor me fazendo chorar de rir...
O fato é que esse negócio de o irmão ser o alimento da irmã desabrocha como uma metáfora para o sexo entre os dois.
"Já que eu não quero desenhar os dois transando, pois seria bizarro (ou qualquer outro adjetivo), vou fazer de uma forma que fique apenas implícito", a maluca da criadora de pupa deve ter pensado nisso.

O scan acima mostra a segunda vez que a irmãzinha está se alimentando (a primeira foi em um banheiro público), dizendo que a carne do irmão mais velho é deliciosa e fazendo-o gemer (de dor).
Depois que terminam a seção de tortura, ele pede para a menina se lavar, enquanto olha para os lençóis sujos com seu próprio sangue. Ele chega a comentar que parece menstruação (remetendo a perda da virgindade, quando também pode acontecer um sangramento por conta do rompimento do hímen).

No retorno para a escola, as amigas de Yume comentam coisas típicas de quando as garotas não são mais inocentes, como o "crescimento dos seios". Sem falar nos comentários de Utsutsu sobre a irmã parecer mais madura (depois de outra seção dentro da escola mesmo, em uma sala reservada).
O interessante, ou assustador, é que o papel aqui se inverte. Se normalmente temos irmãos mais velhos sendo os ativos, quem grita e esperneia aqui é Utsutsu, comido vivo e se regenerando por algum motivo ainda não totalmente claro (fica apenas no ar e nas teorias).
Tudo remete ao sexo. A libido exacerbada da menina que precisa ser saciada pelo único em quem confia e divide o segredo.
Sinceramente é doente.

Ainda na história temos um grupo de pesquisadores que estudam essa tal doença de pupa e que são liderados por Maria, a mulher bizarra de vestido preto com o gato costurado a tira colo. Ela percebe a regeneração do irmão mais velho e dá ao adolescente uma droga experimental que pode manter sua irmã controlada por três dias. Ele ingere o líquido que se ativa com células vivas e Yume o devora, absorvendo assim o remédio.

No sexto ou sétimo capítulo aparece uma pessoa que sequestra os dois e causa o maior furdunço (coisa que se você quiser saber mais a fundo é só ler o mangá). Nossa mocinha monstro acaba presa em uma cadeira e tem seus olhos vendados. Quando iria ser levada por pessoas com roupas cirúrgicas, ela é ajudada por um rapaz misterioso. Provavelmente vai dar treta, porque o irmão mais velho não vai permitir que a maninha se aproxime muito desse salvador sem intenções claras. Seria como permitir que ela conhecesse outros homens e não fosse mais sua "propriedade sexual".
"Ai que delícia ter sua carne dilacerada por uma coisa tão..."
Fofa? Fofa sou eu! *bate nas banhas e elas fazem ondas*
Em suma, pupa é uma obra de gosto duvidoso feita para um nicho específico.

O que eu acho desnecessário é fazer um anime porco, independente da história ser maravilhosa ou uma merda ambulante.

O trailer do anime com barulho da Yume comendo é aterrorizador
Se você se interessou por pupa, no Batoto (em inglês) já está no 15º capítulo, que corresponde ao começo do terceiro volume. Ele foi colocado na semana passada, então você não vai ter que chorar esperando por milagres (eu acho).

Agora eu posso dar um veredito sobre o anime sem ser injusta.
DROPPED.
Mal feito, mal contado, mal dá para entender a história em quatro minutos e mal escolhido.

Se recomendo o mangá? Olha, já vi coisas melhores, no entanto, se quiser tentar o computador é seu e a escolha também. Só não recomendo o anime, pois ele não faz jus nem à metade da canela da autora.

Nos vemos nos próximos posts!

Por Kimono Vermelho aquela que agora entendeu pupa - 17/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/