segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Coppelion #03

Coppelion estava em uma situação crítica no post anterior pelo ritmo lento, episódio de encheção de linguiça e tentativa falha de fazer um bom drama.
O anime ficou ameaçado com um dropped. Será que isso vai acontecer?

No episódio anterior Ibara, Aoi e Taeko conheceram sobreviventes que viviam em uma sala isolada sem radiação. O grande problema era que a filha deles tinha desaparecido, então o Esquadrão Coppelion entrou em ação.
E acabou descobrindo que não dá para salvar o mundo sem fazer alguns sacrifícios.

Quando você vai dar um nome para esse cachorro, Taeko?


Coppelion
3º episódio
O culpado pelo acidente na Tóquio de Coppelion: o cientista Shiba Denjiro.
Opinião: Como venho escrevendo em todos os textos sobre este anime: o assunto é atual e representa um medo latente nos japoneses.
Pensem que Fukushima é a Tóquio de Coopelion e que por mais que a usina de lá ainda não tenha "explodido", uma série de problemas já atingiu a população e o mar.

Eu acredito que o anime tenha um bom apelo e trate de um tema muito palpável, aliás, até em demasia.
A radiação é uma desgraça ao mesmo tempo que serve tão bem alguns países, como é o caso do Japão, que produz energia com essas usinas. No entanto, como esquecer as bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, que mataram e adoeceram tantas pessoas?
Na minha opinião, nada disso deveria ter sido criado. Quando o ser humano obtém conhecimento demais, os outros sempre pagam o preço pela sua arrogância e ganância.

A ignorância ainda agora é uma bênção.

O anime por si só já tem certa carga de drama, por isso acho desnecessário quando fazem aquelas ceninhas emocionais que não convencem e se tornam caricatas. Menos aqui é mais. Menos mimimi deixaria tudo no ponto.

Falei tão mal do 2º episódio e ele serviu como complemento para este.
No anterior descobrimos que alguém estava fazendo entregas com suprimentos para os sobreviventes da cidade, só não sabíamos quem era e quais eram suas intenções.
Neste 3º episódio foi revelado que a dor na consciência do cientista responsável pela construção da usina em Tóquio, foi o estopim para que ele resolvesse ajudar quem tinha sido deixado na cidade, como o caso da vovó Ayame, largada em um asilo por sua família.

É bastante comum no Japão idosos morarem sozinhos. De tempo em tempo um grupo de pessoas (não tenho certeza se é da assistência social ou simples voluntários) vão visitar esses idosos e ver se está tudo bem. Não é raro morrerem e seus corpos serem descobertos depois de muito tempo.
Não sei vocês, mas acho essa posição muito louca... E legal pra caramba!
Além do resgate da vovó Ayame e alguma ação, uma aeronave estranha sobrevoa Tóquio e tudo leva a crer que teremos uma aceleração no ritmo dos próximos episódios.

Coppelion abandonou POR ENQUANTO a sombra do dropped. A série parece estar caminhando para algo interessante, mesmo que eu ache que não vá se tornar algo realmente incrível.
O plot é bom. As personagens principais ainda não trouxeram nenhuma empatia e tampouco carisma. Estou assistindo mais pela história do que por elas.

Gostaria de reforçar a minha recomendação para a abertura "ANGEL" de angela. A música é fantástica e merece ser escutada toda vez que você for assistir o anime!

Nos vemos no próximo episódio de Coppelion!

Por Kimono Vermelho aquela que espera que Fukushima não se torne esta Tóquio - 28/10/2013

2 comentários:

  1. Saudações


    Eu faria apenas uma ressalva em vosso post, Red Kim...
    Trata-se justamente do trio de protagonistas.

    No meu ponto de vista, a Ibara tem carregado todas as ações sozinhas (digo até o #3, embora já tenha opinado sobre o #4). Isso me preocupa, pois dá a entender que a Taeko e a Ako são sub-aproveitadas ou algo assim.
    Nunca quis tanto estar errado como agora.

    No mais, dramas sociais e costumes pertinentes apareceram neste episódio, fatos estes bem destacados por ti.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlírio!
      Gostei da sua observação e concordo com ela. Não vejo muita ação vindo da Aoi e da Taeko, a que sempre se joga no meio do perigo é a Ibara. Talvez as duas tenham mais destaque nos próximos episódios.
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/