quinta-feira, 29 de junho de 2017

FINAL: Oushitsu Kyoushi Haine #12

Muitos animes terminando nesta semana e o desespero da blogueira crescendo, já que a temporada nova de animes ainda demorará um tiquinho para começar.

No episódio anterior... descobrimos finalmente o passado de Haine, depois dos príncipes darem uma prensa no autor da notinha sobre "há um criminoso no palácio". E também ficamos sabendo sobre a relação dele com o rei Victor.

Ainda pretende derrubar o Conde Rozenberg, Kimono?


Oushitsu Kyoushi Haine
12º episódio
Um noite preocupante para os quatro príncipes que acompanhamos durante esses doze episódios.
Opinião: Verdade seja dita: o MAL trollou todo mundo quando deixou apenas "comédia" como categoria neste anime. A quantidade de drama deveria ter sido contabilizada.

Comecei não dando muita bola e até suspeitando de um possível futuro dropped nos primeiros episódios, mas para a minha agradável surpresa Oushitsu Kyoushi Haine se saiu muito bem como entretenimento.

Particularmente, ainda que a história tenha "fechado redondinha", o último episódio não me agradou muito.

Sim, leitor, teremos uma análise de episódio, convivam com isso.

MAS ANTES DISSO, PODEMOS FALAR SOBRE DAISUKE ONO?

Pois é.
Ao que tudo indica minha audição continua do jeito que Deos Matoba gosta e... Quem dubla o príncipe Eins(tein) é mesmo o senhor Daisuke Ono. Consegui confirmar nos créditos do final do episódio.

É a segunda vez que faço algo assim. A primeira foi com o Melzangado.

Na verdade estou sempre chutando nomes de dubladores. Algumas vezes acerto, outras erro e tudo sempre fica bem.

Não lembro em qual post comentei sobre as possibilidades de planos da duplinha "Aí tem" e Conde X-9... E era mesmo a pior hipótese. Além de não curtir o carinho do pai bonitão e bravo, o primogênito NÃO É LOIRO.
"小野大輔" no original, é "Ono Daisuke", como você pode ver na página do dublador aqui no blog.
Migo, eu se fosse você não cantava vitória antes do tempo, viu? SEMPRE PODE DAR RUIM. fufu
O que acaba me lembrando Magi.
Os dois primeiros filhos do rei de Balbad são a incompetência pura em governar bem o país, então se tirarmos Magi como exemplo, É BOM DAR UM JEITO DE IMPEDIR O EINS A QUALQUER CUSTO DE SUBIR AO TRONO.

Pode marcar a segunda hipótese.
Se o conde que o protege com tanto afinco faz ou desfaz alguma coisa, o príncipe Eins não liga.

E mantendo o assunto no ramo familiar...
Foi muito bom ver que os quatro irmãos, antes não tão ligados um ao outro, apareceram cada vez mais unidos nos últimos episódios.

Depois de passarem por suas próprias sagas e receberem uma boa instrução do professor, eles se viram cada vez mais empenhados em ajudar uns aos outros, seja na prova que Leonhard precisava tirar uma nota "alta" ou no desafio de Kai começar a se comunicar melhor com pessoas que não fossem de sua família.

Enfim...

O episódio seguiu o esquema:
-Fim do flashback sobre o passado de Haine;
-Última lição com o professor regada a muito choro;
-Despedida sofrida;
-Anúncio da escolha de um novo tutor real;
-Victor chamando Haine para assistir;
-Os príncipes metendo os pés pelas mãos;
-Conde X-9 quase mandando estourar a champanhe;
-Os príncipes têm um surto de inteligência;
-Apresentação do escroto do Eins;
-Votação para escolher o novo tutor real;
-Cenas semelhantes as do primeiro episódio, mas agora com todo mundo feliz.
Ah, Haine, tanto criminoso que ainda não foi preso e já "se esgueirou" pelo Palácio... do Planalto...
Ainda que o anime não tenha feito grandes promessas, confesso que esperei um desenvolvimento diferente do apresentado. BOM, ESTA É A KIMONO ACREDITANDO QUE NO ÚLTIMO EPISÓDIO O ANIME NÃO VAI DERRAPAR NO CLICHÊ.

Haine não é exatamente o melhor exemplo de "quebra de expectativa", ainda assim, nos primeiros episódios, vimos as "primeiras impressões" passadas ao tutor real caírem por terra, principalmente com o Kai.

E mesmo tendo apenas "comédia" no seu perfil do MAL, o anime aprofundou um pouco mais os problemas de cada príncipe e as intrigas palacianas, encarnadas aqui pelo Conde Rozenberg.

Então esse final soou apressado e não muito pensado.

Acredito que existam sim melhores opção para chegarmos no mesmo final: com Haine voltando de forma legítima ao palácio.

"Fechou redondo" quer dizer que cumpriu bem o seu papel e trouxe uma resolução ao caso, supostamente não deixando pontas soltas. É como um final de novela, mesmo que neste caso haja possibilidade de segunda temporada.

Sinceramente? Não que precise.

A parte da emoção não me comoveu, o que é uma pena, pois as cenas dos príncipes chorando, e posteriormente do tutor, têm importância e peso na história.
Tudo o que a gente quer é pegar esse pirralho e enfiar no cargo de tutor A TODO CUSTO!
Compreensível o comportamento dos quatro diante do conselho, ainda que eu tenha imaginado que o Bruno não deixaria os irmãos falarem "pai" em vez de "rei/majestade/afins" ali, uma vez que vimos a trupe se preparando para indicar o nome de Haine a tutor.

Então acabou não "ornando" bem.

"Ah, mas é preciso pressupor que..." - Se começarmos a dar desculpas, digo, explicações a partir de suposições, nenhuma obra precisará de crítica.

Sim, é um problema de roteiro e execução.

Achei lindo quando os quatro disseram exatamente as mesmas palavras que o pai, quando Victor era apenas um príncipe e Haine um ladrão, vítima da pobreza que assolava o país.

E vemos o rei dizer que não pretende entregar seu reino a alguém que traga novamente a pobreza à população e beneficie apenas os nobres. Uma boa dica do que ele pretendia ao trazer seu amigo de infância/juventude para ser tutor de seus quatro filhos mais "problemáticos".

Eins, pelo que pudemos ver nesta única aparição, tem o coração duro e não parece muito interessado no que o povo precisa, e sim no que a nobreza espera dele.

É muito válida a preocupação de Victor no começo do episódio, quando ele conta do acordo com Haine e de um possível questionamento da legitimidade do cargo de rei, já que os quatro ali teria recebido educação de um criminoso.

Para encerrar, digo apenas que foi um ótimo anime para se acompanhar. Pode até não ser o melhor em várias questões, mas trouxe entretenimento e ânimo por aqui.
Se o Haine não segurou a emoção, imagina o rei Victor por dentro, como não estava?
Nota: Vale à pena assistir
Pretende reassistir algum dia?: Sim
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Comédia, drama, realeza, nobreza, gente ryca, palácio, príncipe, rei, princesa, parece um anime de harém, não é um anime de harém, pitada de drama, dubladores adoráveis que dançam bem, intrigas palacianas, conde X-9.
Premiações: Melhor Clipe Musical de 2017 - Encerramento com os dubladores/atores dançando, Melhor Tutor Real - Haine, Melhor Rei Bipolar - Victor, Melhor Príncipe - Kai, Pior Príncipe - Licht Eins, Melhor Cachorro - Shadow, Prêmio do Clube dos Pintores - Haine.
Pontos fortes: Haine, Kai, Shadow, Victor, comédia, Licht trabalhando, Leonhard sendo bobinho, Bruno chamando o Haine de "mestre", o anime praticamente todo (tirando as observações abaixo)
Pontos fracos: 
Conde X-9, não ter avisado que além de "comédia" também tinha "drama", príncipe Eins, falta de proporção na arte das crianças


Assim se encerra a participação do divertido e plot twistíco Oushitsu Kyoushi Haine no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que está tão cansada que tiraria férias de uma semana do blog em julho, mas acabou desistindo - 29/06/2017

4 comentários:

  1. Escritora satisfeita de ter lido estas análises, mais ainda pelas boas pitadas de humor, surtos e drama presentes nesta série. Também não botava muita confiança pela história proposta, até porque de clichês estamos mais que fartos,mas, soube usar isso ao seu favor.

    "Oushitsu Kyoushi Haine" foi uma grata surpresa entre os animes que decidi dar uma chance neste Temporada de Abril, o melhor dos que pude ver; ver que ao menos, deram um final foi mais que adequado, vai que o anime não vai melhorar a repercussão da obra original ou venda pouco nos DVD/Blu-ray - e isto é importante pra maioria dos animes ter novas temporadas - e te falei que ia dar final feliz. Certo que não foi elaborado,mas, valeu a pena.

    Sobre este final, até que houve muita coisa acontecendo e não senti que estavam com pressa, sei lá! quando me familiarizo com a história, não reparo nestes detalhes, apenas curto o que estão mostrando; desde que respeitem o plot e o andamento, o resto dá pra ver de boa. O anime pode se encaixar no perfil "não tinha nada excepcional e mostrou mais que deveria ser", por hora, até que aja o contrário, o segundo melhor anime de 2017 pra mim - o primeiro ainda é a 2ª temp de "Shouwa Rakugo" e dificilmente sai desta posição - o que mostra que não podemos julgar pela sinopse. De personagens, amei o Haine e se reparar, a altura atual dele é bem próxima a do Viktor quando se conheceram; do estilo professor dele de ser, que lembra o Kagami Junichirou de "Denpa Kyoushi" e da faceta chibi cuti-cuti dele, fora a voz que saiu do óbvio em relação a personagens baixinhos. Gostei do elenco da série e pode botar o Conde na lista de detestáveis e pelo menos, mostraram o Eins e sim, penso que seria ruim colocar ele no trono.

    Meus agradecimentos por mais um anime analisado e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora Conan!

      Bom, o pessoal está investindo bem na obra, já que até musical com os dubladores vai ter, então... Se isso não ajudar nas vendas, nada mais ajudará.

      Sentiremos falta de Oushitsu Kyoushi Haine. Vai ficar aí na lista de favoritos de 2017 com certeza!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha! Suas resenhas são sempre bem divertidas :D. Esse anime foi uma surpresa, pensei que seria bobo e fraco, mas acabei gostando bastante. Desde o início me perguntava quem era e onde estava o primeiro príncipe, já só passava muito rápido na abertura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suellen!

      Fico feliz que curta meus posts.
      Mais uma fã de Oushitsu Kyoushi Haine. Verdade, ele dá uma impressão de que vai ser bobinho no começo e... olha só como estamos agora.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/