quinta-feira, 9 de maio de 2013

Primeiras Desimpressões: Classe de Como Fazer Barreiras com Detetive

Conhece algum mangá com esse nome aí do título do post?
Para inaugurar a seção Mangás aqui do blog, eu decidi analisar três mangás escolhidos aleatoriamente.

O primeiro é Assassination Classroom, originalmente Ansatsu Kyoushitsu, de Yuusei Matsui.
O segundo é Kekkaishi de Yellow Tanabe.
E o terceiro é Psychic Detective Yakumo, originalmente Shinrei Tantei Yakumo, de Manabu Kaminaga.

As regras destas desimpressões triplas serão as seguintes:
-Não posso ter lido nenhum capítulo antes;
-O texto será baseado nos cinco primeiros capítulos.

É pouco? Eu diria que não. Em cinco capítulos dá para ver a ponta do iceberg, até porque dez ou vinte seria um número exagerado para PRIMEIRAS desimpressões.

Vamos ver como ficou essa bagunça? :D


Mangá com "classe" e "assassinato" no nome... Pode isso, Arnaldo?
Arnaldo: "Pode."
Título original: Ansatsu Kyoushitsu
Autor: Yuusei Matsui
Publicado no Japão por: Shounen Jump
Publicado no Brasil por: Editora Panini em 2014
Status: Em andamento

A história começa da forma mais improvável possível e é difícil entender como um bando de alunos sem as habilidades da família Zaoldyeck (nunca saberei o sobrenome da família do Killua de HunterXHunter [Yoshihiro Togashi] porque cada um escreve de um jeito) conseguirão matar um alien, se nem mesmo a força militar de diversos países conseguiu.

Basicamente temos um polvo E.T. que planeja explodir a Terra em um ano e os alunos da classe E de E.T. "excluídos" ficará incumbida do assassinato.
Esse foi o resumo, porque eu sou PÉSSIMA com resumos.

Apesar de um início que causa estranhamento (e uma eterna lua crescente por culpa desse polvo alienígena), em cinco capítulos é possível começar a gostar da história e principalmente do E.T. de Varginha apelidado de Korosensei (korosenai de "não pode ser morto" e sensei que é o termo para professor) que pode se locomover a velocidade de mach 20.
Quando terminou o quinto capítulo eu fiquei com aquele sentimento de "poxa, eu queria ler mais" e com certeza, para meu desespero e HD cerebral esquecido, vou continuar acompanhando o mangá.
Eu escutava alguns comentários no Twitter sobre ele, mas, como de praxe, não dei muita bola, até que me ocorreu a ideia de fazer essa zona que são estas primeiras desimpressões.

O mangá tem um humor gostoso, apesar da premissa pesada de "temos que matar o professor ou ele vai explodir a Terra". Korosensei se mostra preocupado com os alunos e se empenha em fazer com que eles sempre se superem. É um carinho especial, ainda mais porque os estudantes da 3-E são fortemente discriminados pelos outros colegas de escola. (Para você ver, até o prédio em que os "excluídos" ficam é isolado em uma montanha)
A história parece prometer bons momentos de tensão e humor.

A arte não é nada "OH MEL DELS", contudo, a ideia de colocar um sorrisão no "rosto" daquela criatura cheia de tentáculos foi boa. Ele é uma ameaça que tem uma cara de tranquilidade/felicidade contraditória.
Destaques para os personagens: Nagisa (chamem o Shinji), Korosensei e Karma (chamem o Kanda).

Nagisa é o observador. Anota em um bloquinho as fraquezas do professor e eu jurava que era mulher até chamarem de "ele".
Korosensei é uma figura hilária, não é preciso comentar muito, pois... TENTÁCULOS QUE NÃO USADOS PARA HENTAI OU ECCHI, ele já tem o meu respeito.
E por fim o Karma que não é Alma tumdumtss, sádico, inteligente, medonho e o que mais encrencou o professor alien.

A obra já tem quatro volumes encadernados e é publicada semanalmente pela Shounen Jump.
Por sorte, eu li em português no Batoto. A tradução ficou por conta do Shin Sekai Scans do Nintakun aquele magro GOOOOOOOOOORDO de espírito.

EDITADO 2015: Continuo lendo, recomendo.

Vou continuar lendo?: Sim.
Recomendo?: Sim.


Keikain, Kekkain, Kekkaishi...
Yura Keikain não curtiu isso.
Título original: Kekkaishi
Autor: Yellow Tanabe
Publicado no Japão por: Shogakukan/Shounen Sunday
Publicado no Brasil por: Editora Panini
Status: Encerrado

O começo é chato. Muito chato. Chato demais...
A temática é boa: MACUMBA JAPONESA sobrenatural. Só que em cinco capítulos, só deu para sentir alguma vontade de continuar lendo no quinto, o que não é um bom sinal na minha opinião.
Antes que o pessoal venha argumentar que o mangá fica bom a partir do quinquagésimo capítulo (ou algo do tipo), releia as regras ali em cima das "primeiras desimpressões", obrigada.
Não estou dizendo que a história é ruim, não seja besta.

Resumo a lá Red Kim... Não quero fazer resumo, sou péssima nisso, sempre estrago tudo... Estou deprimida agora.

Yoshimori Sumimura é um garoto, que de dia é um estudante normal e de noite desempenha um trabalho que eu não sei dizer exatamente o que é, algo entre exorcista, criador de barreiras e caçador de demônios/entidades sobrenaturais. É pressionado pelo avô a ser o melhor e vencer as disputas contra sua amiga de infância e vizinha, Tokine Yukimura, também exorcista, criadora de barreira e caçadora de entidades sobrenaturais.
Os clãs Yukimura e Sumimura são rivais no melhor estilo Romeu e Julieta (Shakespeare).

É isso que acontece quando colocam alguém como eu para resumir alguma coisa. Desculpa, fãs de Kekkaishi.

Acredito que a história vai se desenvolvendo melhor do décimo capítulo em diante. Temos um slice of life com humor leve, climinha de romance, escola e sobrenatural. É um prato cheio para algo divertido.

O Yoshimori me lembra um pouco o Yusuke Urameshi de Yu Yu Hakusho (Yoshiro Togashi) no primeiro capítulo, ele tá meio de saco cheio desse "trabalho" e... Caramba, o menino só tinha nove anos, né? É uma responsabilidade e tanto para uma criança.
A Tokine é dois anos mais velha que o Yoshi (alto nível de intimidade) e sempre fez o papel da irmãzona que salva o irmãozinho chorão, e por conta disso acabou ganhando cicatrizes feias no braço direito, o que faz Yoshimori correr atrás do prejuízo e se tornar mais forte.

O mangá está sendo publicado pela Panini e está no seu volume 19 (finalizado no Japão com 35 volumes).
Eu escolhi esse título, pois estava pensando em comprar a versão brasileira e por isso li alguns capítulos online. Sempre faço isso antes de cometer o erro de dropar o mangá na metade e perder minhas dilmas em vão.
Eu li Kekkaishi em inglês no Batoto, porque... Fazer download é um porre pra mim.

Vou continuar lendo?: Provavelmente não.
Recomendo?: Sim. Não é porque eu não gostei que você não vai gostar.


Da série: mais um bishounen...
que eu não pegarei...
Título original: Shinrei Tantei Yakumo
Autor: Oda Suzuka
Publicado no Japão por: Nihon Bungeisha/Asuka
Publicado no Brasil por: Editora Panini
Status: Em andamento

WOW... A WILD BISHOUNEN APPEARS... WHAT YOU'LL DO?
[ ] CATCH IT - [ ] FIGHT - [ ] LOVE IT - [X] FUCK IT

O começo... Sei lá, parece que estou vendo uma versão de Crepúsculo (Stephenie Meyer) sem vampiros... "Ai, quem vê esse meu olho do Capeta se assusta, sai correndo, grita, dá pirueta... E você disse que ele é bonito. Você é diferente deles, porque não saiu correndo quando o viu"...
Aí você vai lendo, vai vendo clichês, vai se enchendo da protagonista TÍPICA MENINA RETARDADA boazinha e blá blá blá, do protagonista bonitão sarcástico e blá blá blá, e das primeiras desimpressões porrentas e blá blá blá.

Resumo: Yakumo Saitou nasceu com um olho esquerdo especial, além da cor vermelha, ela o habilita a ver espíritos. Por causa de sua fama, ele é procurado por Haruka Ozawa que precisa de suas habilidades para salvar uma amiga.
Acho que agora que vocês chegaram até aqui, eu não preciso dizer o quanto sou péssima com resumos, certo?

A arte é bem bonita.
É arte de shoujo, né? 
Se a arte não for AO MENOS bonita, boa parte do público nem olha para o título.
O humor... Não é aquelas coisas de fazer você morrer de dar risada, é razoável. Bem, mas se você ri fácil, aí a história é outra.
A trama é aquilo: o cara vê espíritos, a menina vem procurando ajuda, ele vai resolvendo casos junto com a polícia... Até o quinto capítulo é isso que vemos. Se tem background ou não, só continuando a leitura até sabe-se lá Deus qual capítulo.

Em suma, Yakumo é só um rostinho bonito para mim. Não agregou nada, não surpreendeu, não trouxe um "UAAAAAAU" ou "OBAAAA" e sobrenatural por sobrenatural tem mangás melhores por aí.

O mangá está sendo publicado pela Panini e está no seu segundo volume.
Eu quis ler Yakumo pelo mesmo motivo de Kekkaishi, enfim... Eu li em inglês no Batoto.

Vou continuar lendo?: Não.
Recomendo?: Sim, se você gostar de shoujo SHOOOOOUJO (aquele SHOOOOOOUJO) com sobrenatural.

RED RED REDEMONIANDO... E GIRANDO!!!
Oi. Sobreviveu até aqui? Tá com ódio? Vai botar meu nome no site da Hell Girl (Miyuki Etoo)? Espero que não.

Esta foi uma experiência engraçada igual a da temporada de animes de abril de 2013. Pretendo fazer mais vezes, apesar de dar um pouco de trabalho.

Se aceito recomendações? Bem, eu prefiro não aceitar.
É muito ruim quando a pessoa recomenda algo com aquele ânimo, eu vejo, não gosto e preciso dizer para ela que não gosto. Não é o tipo de coisa que me faz bem, então prefiro declinar. (Se bem que com certeza vai aparecer alguém sugerindo de qualquer forma)

Bem, é isso que tem pra hoje e pra amanhã e pra depois de amanhã e pra depois de depois de amanhã e pra depois de depois de depo...

E TEJE DE OLHO NO BLOG, TEJE DE OLHO NO TWITTER E não teje de olho quando eu for no banheiro...
Em breve redemoniando novamente para o seu Beel desprazer.

Fonte: Google Imagens para as imagens - Batoto para a leitura dos mangás - Chuva de Nanquim para informações adicionais

Shinji (Ikari) e Kaworu Nagisa são personagens de Neon Genesis Evangelion (Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto).
Yuu Kanda e Alma Karma são personagens de D.Gray-man (Katsura Hoshino).

Por Kimono Vermelho guria loka que ninguém entende - 09/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/