quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Natsume Yuujinchou San - #01 e #02

"Metade do caminho" para terminar as análises da série Natsume Yuujinchou. Já pensou nisso, leitor?

Como a partir da quinta temporada o blog já fez posts semanais, só faltam a terceira e a quarta temporada para fecharmos a saga de Natsume... Até o anúncio da próxima, né?

Na temporada anterior... continuamos acompanhando as aventuras de Takashi Natsume, um garoto capaz de ver criaturas sobrenaturais, e seu guarda-costas Nyanko-sensei, um poderoso youkai que vive na forma de um "gato da sorte" (maneki neko).

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Quando você vai começar a criar juízo, Nishimura?


Natsume Yuujinchou San
1º episódio
E começamos a temporada muito bem! Pena que você não faz nada e mesmo assim o Nishimura ~suspeita~.
Opinião: Quem curte este anime com certeza está aproveitando bem a festa que o blog tem proporcionado.

Além de acompanhar as temporadas mais atuais, também pode relembrar as mais antigas. E quem não conhecia Natsume Yuujinchou e se interessou, agora pode ler as análises do começo da série.

A abertura é "Boku ni Dekiru Koto" de HOW MERRY MARRY e o encerramento é "Kimi no Kakera" de Kousuke Atari com Miyamoto Emiri.

Não sou muito fã dessas músicas, mas... Vale à pena escutar a trilha sonora dessa série, sejam as cantadas ou apenas as instrumentais.

Natsume Yuujinchou San conta com treze episódios e marca a mudança na arte do protagonista. Se nas duas primeiras temporadas contamos com uma versão "mais feinha" e parecida com a original do mangá, agora temos um Takashi Natsume mais moe.

Sim, o anime continua no mesmo estúdio, o Brain's Base.

Não vou saber dar altos detalhes do staff sobre isso, porém, é bom comentar essas pequenas mudanças.

Agora vamos conferir a estreia da terceira temporada!

ONDE TEM NISHIMURA TEM INSINUAÇÃO DE SACANAGEM! É IMPRESSIONANTE! Esse menino parece que anda com o pipico na testa, 24/7!

E depois de reclamar do Nishimura "Preciso de Uma Namorada", vamos falar sobre esse episódio amorzinho com aquela básica pitada de sofrimento, que já estamos acostumados. 
Mesmo que ele tivesse, você não tem bagagem para dar conselhos, Nishi querido.
A cara do Natsume é daquelas que diz: "Eu não sou você, Nishimura. Tenho problemas realmente preocupantes na vida, EU VEJO CRIATURAS SOBRENATURAIS e tenho um gato youkai".
Há quem não aguente mais essas introduções do Natsume dizendo que vê coisas de outro mundo, explicando sobre o Livro de Amigos e essas coisas típicas. Aliás, essa repetição parece mais sofrível no mangá, uma vez que há certa distância entre uma temporada e outra do anime.

Aqui encontramos uma Xícara de Chá das Trevas, que nada mais é que um tsukumogami, item que ficou abandonado e acabou ganhando poderes sobrenaturais. 

E mais uma vez contamos com a Enciclopédia de Macumba Japonesa, Nyanko-sensei, deixando aquele gancho, que seria puxado no final do episódio, ao dizer que aquela criatura corre pela casa para avisar sobre a vinda de algum desastre.

E ao contrário do que o protagonista e boa parte das pessoas imaginaram, o "desastre" veio pelas mãos de um youkai que estreou esta temporada procurando por Natsume.

Aquele barulho de algo quebrando era exatamente o sacrifício da xícara, que foi salva na noite anterior pelo neto de Reiko.

E FALANDO NA AVÓ CAPIROTA, porque por onde ela passa as fofocas aumentam, vemos mais um momento da juventude problemática da moça.

Rechaçada pelos humanos e apreciada algumas vezes pelas criaturas sobrenaturais, dá para pensar que Reiko não queria distância dos humanos por simples vontade própria, o problema era o preconceito e julgamento desonesto deles.

"Ah, faz isso para chamar atenção" - É a frase que provavelmente mais se repetiu na vida dos dois Natsumes. Tanto que Takashi começou a omitir essas informações e precisou lidar com os problemas causados por essas criaturas do jeito que dava, sendo considerado na maioria das vezes um rebelde, criança mal-educada e ainda mais estranha. 

Interessante no final do episódio quando o protagonista comenta sobre a senhorinha achar que Reiko era um espírito e a moça achar que aquela mulher era uma humana. Sobre a avó ficar feliz por um instante, acreditando que uma pessoa estava se importando com ela.

Ainda que as ayakashis, youkais e afins tenham um papel mais maléfico em boa parte das lendas contadas, podemos ver um pouco mais de compaixão em alguns de seus atos do que quando temos humanos se relacionando entre si.
Já teve muito print de flor caindo, que tal agora uma revoada de BORBOLETAS LINDAS E PRIMAVERIS?
Aquele ferimento no rosto da Reiko foi causado por uma pessoa, como dito pela senhorinha. E isso não é bem novidade nesta série, né? Já vimos algumas cenas da avô de Natsume sendo agredida por outros humanos.

Bom, também não tinha muito como as criaturas sobrenaturais se imporem com a moça, né? É só ver que por conta de seu grande poder espiritual, ela conseguiu encher um caderno com VÁRIOS NOMES de youkais E ATÉ MESMO PEQUENOS DEUSES!

Ainda assim, o tema principal da série continua sendo a solidão sentida por Reiko. Por isso que o final de Natsume Roku fez com que ficássemos ainda mais interessados na história da família mais misteriosa do anime: os Natsume. 

Não, leitor, não precisa gritar, NÃO VAI TER SPOILER da sexta temporada, relaxa! Bom, quem assistiu deve saber do que estou falando.

Foi um bom episódio, bem menos capirótico que alguns que nos pegam de surpresa no meio ou quase final da série.

AH! Antes que eu esqueça, VAI TER SEIJI MATOBA NESTA TEMPORADA. Sim, a peste aparece pela primeira vez na TERCEIRA TEMPORADA. Lembrando que ele já foi mencionado anteriormente e causou calafrios na galera.

Não confundir com "Deos Matoba", por favor, é só inspirado.
Deos Matoba é uma criatura boa, maravilhosa, protetora deste blog... e zoeiro, que é a parte mais importante.

P.S.: Estava olhando a lista do elenco e... O SHIBATA APARECE NESTA TEMPORADA TAMBÉM. É, AQUELE SHIBATA!

Natsume Yuujinchou San
2º episódio
Gente, vamos colocar menino Tanuma num porta-joias, ele precisa ser protegido A TODO CUSTO!
Opinião: NATSUME. E. TANUMA. SE CUMPRIMENTAM. COM. BROFIST!
Eu sempre fico encantada quando vejo como a amizade desses dois evoluiu e... JÁ DISSE QUE AMO ESSES MENINOS E QUERO PROTEGÊ-LOS?

Este episódio é mais do que prova para as fujoshis shipparem o Tanuma com o Natsume. Confesso que a mão do shipping aqui chegou a tremer, mas eu me controlei.

E foi falar do Shibata ali em cima que já fiquei sabendo na prévia que o próximo episódio é com aquele sacripanta. O CÍRCULO DO CÃO QUE ME SEGURE OU IREI ENCHER SHIBATA DE... Não, não vou fazer essa piada pobre e ruim, EU SOU MELHOR QUE UMA PIADA COM CHIBATA, aliás, DUAS CHIBATAS, NÉ?

Ah...
Como ter fé numa blogueira da Limbosfera Otaku, não é mesmo? hoho

Acho que nem preciso falar sobre a amizade mais linda desse anime, preciso? Tanuma e Natsume com certeza serão do tipo que chamam para ser padrinho de casamento (isso se eles não se casarem - sim, aqui eu tenho que cumprir uma cota para fujoshis e fudanshis).

Saindo da área das palhaçadas, é incrível acompanhar essas sutilezas intrigantes, como é o caso de Natsume não sabendo se "deve se intrometer" em assuntos familiares. Como ele nunca teve muitos e verdadeiros amigos, existem essas situações curiosas que acabam o deixando sem ação.

Talvez seja essa preocupação em incomodar que tenha dado a impressão de que o adolescente não gosta muito de "se misturar" ou de ser arrogante e não querer conversa com ninguém.

A verdade é que ele simplesmente não sabe como agir.

Do outro lado temos Tanuma que igualmente não quer incomodar ou talvez envolver o amigo em situações perigosas com criaturas sobrenaturais, por isso ele acaba não contando sobre o youkai que ronda sua casa e que quebrou o cadeado do depósito do templo. 

Se tem uma coisa em anime de tag sobrenatural que a gente não pode deixar de fora É O TAL DO DEPÓSITO. Sempre tem essas casinhas com altas macumbarias ali dentro e que não devem ser adentradas levianamente.

Foi numa dessas que menino Ushio descobriu que precisava salvar o mundo. Sem falar na quantidade de gente amaldiçoada ou aberração saindo de lá.

É por causa dessas sutilezas e talvez respeito exagerado que os dois acabam se desencontrando. Bom, por enquanto tudo bem, quero ver o negócio ferver essa dupla passar por perrengues...
Adorei essa ideia: TRANSFORMAR CRIMINOSOS EM RAMOS DE FLOR DE CEREJEIRA!
Aliás, é algo que vai acontecer mais dia menos dia, então prepare seu coração.

Apesar das minhas brincadeiras com "macumba japonesa", um fato precisa ser esfregado na cara de quem ainda não acordou para a vida ao assistir animes como Natsume Yuujinchou: o Japão é um lugar de muitas lendas e uma mitologia vasta.

Bruxaria e magia fazem parte de sua história, como Abe no Seimei e a arte do onmyoudo, então não fique possesso com a brincadeira que carrega um fundo de verdade. 

Alguns festivais apresentam danças ritualísticas e na crença dos japoneses elas podem tanto purificar como abrir "portais para o outro mundo". Esse tipo de coisa não é tão estranha, afinal, outras culturas têm datas e rituais específicos que falam sobre portais do além que se abrem e deixam criaturas sobrenaturais soltas por uma noite ou algumas horas.

E é bem isso que acontece com o youkai que sai por aí espalhando miasma, uma espécie de aura que faz mal aos outros. Ele e sua irmã, encantados por uma dança de festival, acabaram passando dos limites de sua vila sobrenatural e caíram no mundo humano.

O problema é que um criminoso banido dessa mesma vila resolve se passar por irmãzinha desse youkai e quase rouba o Livro de Amigos e acaba com a vida de Natsume.

Por essas e outras que... SANTO MISUZU, hein?
Acho uma gracinha esse youkai gigante em forma de boi. Sim, sou estranha e você está na Limbosfera Otaku, então não reclame.

No fim tudo termina bem e mais uma criatura tem seu nome retornado.

Por enquanto começamos a temporada com episódios mais amorzinhos do que dolorosos. Vamos ver até quando essa aura gostosa permanecerá por aqui.

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou San!

Por Kimono Vermelho aquela que anda querendo dormir o dia inteiro por conta desse frio chato - 23/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/