terça-feira, 25 de novembro de 2014

Shigatsu wa Kimi no Uso #04 e #05

Assim como prometido e comentado no post Recesso forçado, aqui está o último post de Shigatsu wa Kimi no Uso.

No episódio anterior... o Megane pianista se abriu com a violinista Levada da Breca e foi escolhido por ela para ser seu fiel acompanhante na próxima apresentação.

Como é se sentir livre, Kaori?


Shigatsu wa Kimi no Uso
4º episódio
E como diz minha mãe: "A música alimenta a alma".
Opinião: Desesperador. Com certeza a palavra perfeita para traduzir este episódio de Shigatsu.
Toma seu fôlego como uma das melhores corridas de Yowamushi Pedal ou um dos mais disputados jogos de Haikyuu!!.

Apesar da comparação com duas histórias de esportes, Shigatsu me deu o mesmo sentimento angustiante do começo ao fim.

É claro que algumas mudanças na vida têm que vir de forma brusca, mas eu realmente me preocupei em ver o Kousei (Megane pianista) tendo que enfrentar o piano em uma apresentação. Era um dos gatilhos de seu trauma e nem sempre usar esse tipo de artifício para se superar, é sinal de boa coisa.
(Não) É assim que você tira alguém da depressão e desespero de fazer tudo errado, moça!
O anime quase perdeu a mão nessa escolha, no entanto, estamos falando de uma história com uma visão bem diferente das possibilidades tenebrosas que eu tinha em mente, o que é realmente ótimo (ainda que na vida não tenhamos essa opção mais leve).

E concordo com a Kaori (loira levada da breca), a música é liberdade. Mesmo que seja necessário aprender muita teoria e tocar certinho na hora das provas, não há nada mais libertador do que criar uma música, seja a sonoridade ou a letra. Essa é a prova de que podemos nos entregar de corpo e alma, mesmo que estejamos acorrentados física ou psicologicamente. A música tem o poder de mexer com os nossos sentimentos. Por isso não é de se estranhar os aplausos de pé da platéia. Quando somos encantados, raramente esquecemos.

Para o Kousei a música é algo plano, que deve ser tocado com perfeição, sem tons indisciplinados. Para Kaori a música tem várias formas, tons, e deve respeitar não apenas uma partitura, e sim também a vontade do músico. É algo mais vivido e sentido do que apenas aprendido. A música é como o ar.

Apesar de começar bem e depois seguir para algo desastroso por entrar em desespero ao não ver as notas e muito menos escutá-las enquanto estava tocando, no final, deu (quase) tudo certo.
A Kaori é um raio de sol em meio às nuvens escuras, pesadas de chuva, que cobrem o céu.
Para o nosso querido Megane pianista ainda é muito difícil passar pela quebra da redoma sem ter os estilhaços do vidro fincados em alguma parte de seu corpo. Remontar esse quebra-cabeça vai ser uma escolha e um bom aprendizado para ele voltar a ser "amigo" do piano.

E espero que a Kaori esteja bem. Ela desmaiou no final da apresentação!!! D:


Shigatsu wa Kimi no Uso
5º episódio
Depois de uma apresentação com começo bom, meio catastrófico e final surpreendente, Kaori agradece.
Opinião: Ela está viva. Ufa... *o único ser humano na face da Terra que achou que a menina tinha morrido: eu*

Aos poucos as coisas vão se encaixando.

Tsubaki (a amiga do beisebol) vai notando que no seu coração Kousei não é só um reles "irmãozinho" ou um amigo de infância. Por mais que ela minta para si mesma, seu sentimento agora é bem diferente. Ela sente uma boa ponta de ciúmes da Kaori (por ela e Kousei compartilharem de um assunto em comum, a música).

Watari parece ter pego algum fio da meada. Não tenho certeza se ele sabe qual a importância da Kaori para a vida do amigo pianista, contudo, algo naquela conversa na grade me deixou com a pulga atrás da orelha.
E também, tantas meninas gostam do cara, por que não libera a loira musicista para o amigo? PARA DE SER GANANCIOSO, SR. "CAPITÃO-NÃO-LARGO-A-BRAÇADEIRA"! Sem Thiago Silvês aqui, por favor!

*Deos Matoba: Kimono, sem piadas com a Seleção, por favor, antes que eu te lembre a vergonha e a humilhação de SETE CONTRA UM.*
Nem sempre tão adorável, né, Matchoba?
E músicos se entendem... Bem... NEM SEMPRE, SABE? Só algumas... raras... vezes... q
Ainda aposto num breve romance entre o pianista e a violinista... MANTEREI MINHA ESPERANÇA NESSE SHIP ATÉ QUE ELE AFUNDE COMO O TITANIC! Ou não!
Que o novo gatilho para novas e boas experiências agora seja a Kaori, e não mais a imagem da mãe rígida e cega por seus próprios sonhos frustrando o nosso adorável pianista.

Será que ele um dia superará o fato de não poder escutar sua própria música ou terá que viver com isso até sua morte?

Ainda que eu esteja droppando esta série, recomendo novamente que o leitor, se se interessar, dê uma boa olhada e acompanhe o anime que terá 22 episódios. A história é muito bonita e bem contada, além de ter personagens interessantes (ainda que nem todos sejam um poço de carisma) e uma mensagem bonita sobre música, primavera e amor à vida.

Não quero parecer profeta de más notícias, mas acho que no último ou penúltimo episódio a menina loira morre, porque ela disse que desmaiou "de novo". Sei não... Esse anime tem cara de suffering (sofrimento).
Quando essas meninas vão parar de se apaixonar pelo escroto garoto do futebol e olhar para o Megane pianista, né?
VAMOS TODOS TORCER PARA QUE EU ERRE ESSA PREVISÃO ASSIM COMO SEMPRE ERRO OS SEIS NÚMEROS DA MEGA SENA! \o/

Infelizmente 
Shigatsu wa Kimi no Uso está sendo droppado e não terá mais posts semanais no Kimono Amarelo!

EDITADO [21/03/2015]: Eu sou burra e eu sei disso. Pensei que tinha feito um adendo sobre vocês lerem as análises deste anime no blog do Netoin!, porque se vocês não conhecem a doçura do Carlírio Neto em comentar animes, perderam muito tempo na vida.

E um pedido de coração: se eu droppei o seu anime favorito, não me peça para dar outra chance e assisti-lo, porque eu vou precisar ser uma escrota filha da puta para não fazer um post de má vontade e perder o seu respeito.
Na coluna lateral do blog tem os parceiros e os blogs recomendados, clique neles e veja gente bacana analisando as obras que vocês curtem. Obrigada.

Por Kimono Vermelho aquela que adoraria saber tocar piano, mas é muito indisciplinada11/12/2014 (post rebaixado para o aviso de recesso ficar em cima)

2 comentários:

  1. Para mim, esse é o melhor da temporada :)
    Post mto gostoso de se ler, como sempre!!

    ResponderExcluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/